Bom dia, pessoal!!!! Na sexta-feira passada eu revelei meu novo destino de viagem quando publiquei a receita da salada toscana. Vamos passar um pouco menos de duas semanas na Itália como complemento das nossas férias de 20 dias para a Austrália e Nova Zelândia em maio desse ano. Apesar de eu já ter dito pra onde vou, o tradicional concurso vai acontecer sim, mas dessa vez será um pouquinho mais difícil, rs! Antes de divulgar as regras e mostrar um dos prêmios, gostaria de contar a vocês sobre a escolha desse país como destino das novas férias.
Eu e minha irmã Flávia em Pisa, Roma e Veneza - Itália, 1996
Eu e minha irmã Flávia em Florença, Roma (Coliseu) e Veneza - Itália, 1996
Estive na Itália em julho de 1996 com meus avós maternos e minha irmã do meio. Foi minha primeira viagem à Europa e na época passamos por mais seis países: Inglaterra, França, Mônaco, Espanha, Portugal e Suíça. Dessa lista, os lugares que mais gostei foram a Inglaterra, Mônaco e Suíça, mas Portugal também foi muito especial porque tenho parentes em Viseu e adorei a oportunidade de conhecê-los pessoalmente em uma divertida festa de casamento.
Eu tinha 23 anos e estava completamente apaixonada pelo Marcelo, que havia começado a namorar menos de um ano antes. No início da viagem, tudo era novidade, mas lá pro meio do passeio começou a bater a maior saudade e acho que isso deve ter influenciado a minha percepção de alguns lugares.
Sempre ouço as pessoas dizerem que amaram Veneza, que acharam a cidade linda e romântica. Eu normalmente fico calada porque vou confessar que não gostei nem um pouco de lá, mas tinha vergonha de admitir. Aos 23 anos, achei a cidade suja, decadente e sombria. Fizemos um passeio pelos canais à noite e me senti em um trem fantasma de parque de diversões. Cheguei a ficar com medo de verdade! Pois é, pessoal, acho que fui a única pessoa do mundo que teve essa impressão, né? Roma também não me agradou. A impressão que tive foi a de um lugar com trânsito caótico, pessoas impacientes e ríspidas. Nossa, quantas bandeiras vermelhas! Nem parecia que eu trabalhava com intercâmbio e pregava a tolerância cultural…
A impressão geral que tive das outras cidades pelas quais passei na Itália foi de uma quantidade absurda de turistas, filas enormes e bastante tumulto. Bom, isso é natural, já que julho é alta temporada e o país recebe muitas visitas o ano todo. A escolha da Itália para essas férias curtinhas foi do Marcelo, que sonha em conhecer o país há muitos anos. Eu sempre tentava emplacar outro destino e conseguia, mas dessa vez me rendi à vontade dele, rs!
A expectativa para esse retorno à Itália é a de que minha percepção mude bastante. Nas andanças que fiz pelo mundo nesses 40 anos de vida, notei que alguns lugares considerados sujos, confusos e tumultuados me agradaram muito porque consegui passar por cima dessa visão superficial e enxergar as belezas e riquezas que ali existiam. Um bom exemplo disso é o mercado VER-O-PESO em Belém do Pará, uma cidade que amei e para onde voltaria mil vezes! Para muitos, a gigantesca feira a céu aberto é um lugar a ser evitado por turistas, mas eu encontrei ali um mundo de novidades, cores, aromas e sabores que não conhecia e que me encantaram!!!! Publiquei o post sobre essa viagem no ano passado e vocês podem conferir a minha empolgação NESSE RELATO. Além disso, depois que entrei para a Faculdade de Desenho Industrial e tive aulas maravilhosas de História da Arte, comecei a me interessar por cidades medievais e pela produção artística da época. Por isso tudo, sei que a minha mentalidade hoje em dia é bem diferente daquela da garota de vinte e poucos anos.
Sendo assim, embarcarei amanhã com o coração aberto e livre de preconceitos!!!!
A MINHA MALA ENXUTA
Pessoal, sei que vocês ficam pasmos com o tamanho da bagagem que levo em viagens longas, né? Em 2012 bati meu recorde ao viajar por mais de 20 dias pela Rússia, Turquia e Grécia com uma mala de mão e isso me deixou animadíssima! Fiquei com vontade de repetir o feito em 2013, mas esse ano as comprinhas (VEJA AQUI) não permitiram. Não foi só pelo volume, mas porque alguns itens eram proibidos na cabine do avião.
Nessas férias de 12 dias, resolvi encarar um novo desafio: levar pra Itália a mesma mochila que uso pra viajar pelo Brasil nos finais de semana!!!!! Eu pensei bastante antes de tomar essa decisão, mas achei que seria viável e segui em frente. De acordo com o site WEATHER CHANNEL, vamos pegar temperaturas entre 10 e 26 graus, o que pra mim é bastante agradável, já que adoro um friozinho e, se pensarmos bem, só faz 10 graus de madrugada. Na maior parte do tempo, a temperatura deve ficar em torno dos 15-20 graus. Então percebi que não precisaria levar roupas de frio tão pesadas e volumosas.
Minha lista é a seguinte:
- 1 casaco na mochila e outro no corpo
- 2 calças (uma jeans na mochila e outra de malha no corpo)
- 2 calçados (um tênis confortável na mochila e minha botinha de trekking – mais pesada e volumosa – nos pés)
- 2 meias calças térmicas
- 2 pares de meias de lã e 2 pares de meias grossas de algodão (porque lavo essas peças no banho)
- 6 calcinhas e sutiãs (porque lavo essas peças no banho)
- 6 blusas quentinhas (de lã e outros materiais mais leves)
- 1 blusa térmica tipo “segunda pele”
- 4 camisetinhas básicas e velhinhas que podem ser descartadas ao longo da viagem
- 6 cachecóis
- 1 boina para me proteger da chuva fina
- Nécessaire contendo estojo de maquiagem e itens para toilete
- 1 bolsinha tipo porta-níqueis com brincos e anéis
- Carregadores de celular e câmera + bateria extra
As seis blusas quentinhas
Os seis cachecóis
O tênis mais confortável do mundo e o casaco que vai na mochila
A mochila
Quando viajo, o que mais valorizo nas peças de roupa que uso é o conforto e, infelizmente, apesar de achar as botas de cano alto lindas e super elegantes, meus pés reclamam demais e por isso elas nunca entram na minha lista. Gosto de andar o dia inteiro e meus pés doem muito se eu não usar calçados bem macios. Por esse motivo, sapatilhas e sandálias também não entram em bagagens para viagens que durem mais do que um final de semana.
E isso é tudo, pessoal! Não tenho segredos ou truques para montar uma bagagem enxuta, mas existem duas palavras-chaves: DESAPEGO e SIMPLICIDADE. Não tenho nenhum constrangimento em repetir roupas, mas faço combinações diferentes com as blusas de manga comprida, os cachecóis e os casacos que levo. Dessa forma, dá pra usar um look diferente por dia, mesmo tendo pouca coisa à disposição.
Vocês devem estar pensando: “Onde a Bonfa vai colocar as comprinhas?”. Dessa vez eu não pretendo comprar nada, até porque em dezembro vou passar 17 dias visitando a minha irmã nos Estados Unidos e lá não tenho como escapar de uma mala bem grande e espaçosa, rs! Acho que tudo é tão interessante, diferente e barato nos EUA que vale a pena economizar agora.
O NOVO CONCURSO “PRA ONDE VOU”?
Esse concurso vai ser parecido com o que promovi em 2011, quando visitei 7 países do Leste Europeu, lembram?
Mapa da Itália retirado DAQUI
O primeiro leitor (e somente o primeiro leitor) que acertar as 7 cidades pelas quais passarei durante a viagem à Itália ganhará um presente que trarei do país, além desse conjunto de peças em porcelana pintadas à mão pela minha mãe, que podem ser usadas para servir azeitonas, pastinhas ou petiscos em geral:
Mami gentilmente ofereceu essas louças únicas que pintou com muito carinho especialmente para um dos leitores do blog. A inspiração dela foi a culinária italiana e os tons terrosos que lembram a região da Toscana.
Para ajudar na brincadeira de adivinhação, nos próximos dias (onde houver WIFI gratuito, claro, rs!), pretendo publicar algumas fotos da viagem no Instagram e/ou no Facebook. Mas os palpites só vão valer mesmo quando eu voltar de férias e postar as fotos oficiais de todos os lugares por onde passei em um NOVO POST no dia 4 de novembro ao meio-dia, OK?
Para as regras ficarem bem claras, elaborei a seguinte lista de considerações sobre o concurso:
1. Só vale quem acertar o nome da cidade equivalente à imagem que eu publicar quando retornar das férias. Não adianta colocar o nome das cidades certas nas fotos erradas.
2. Só vale participar uma única vez e não há possibilidade de mudar a resposta.
3. Não esqueçam de deixar seus e-mails/blogs para contato juntamente com os palpites.
4. É vetada a participação de pessoas para quem dei alguma dica sobre os lugares por onde vou passar.
5. A participação nesse concurso é restrita a quem possui endereço de entrega no território brasileiro.
6. O post com as fotos das 7 cidades será publicado no dia 4 de novembro de 2013 ao meio-dia. Só a partir de então e só no formulário de comentários do NOVO POST é que vou aceitar as respostas.
Pessoal, se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para deixar suas perguntas no formulário de comentários desse post. Vou respondê-las na medida do possível porque, depois que eu embarcar, não sei quando terei acesso à internet.
Pra terminar, gostaria de avisar que a loja COISAS DA BONFA ficará fechada durante o período de férias e eu só acessarei a minha caixa de mensagens do GMAIL a partir do dia 4 de novembro.
Um grande beijo pra todos com votos de que outubro seja um mês maravilhoso e bastante produtivo!
Boa sorte e até a volta!!!!