quarta-feira, 2 de outubro de 2013

AVIAÇÃO & VIAGENS: os preparativos para a festa do meu aniversário de 40 anos!

IMG_3538

Conforme prometido, hoje vou mostrar a vocês algumas peças gráficas do kit digital FESTA AVIAÇÃO recortadas, montadas e prontas para decorar o meu evento, além da surpresa/brincadeira interativa que preparei para animar os convidados.

Na foto acima, vocês podem ver  os 4 modelos de toppers para cupcakes que incluí no kit, sendo que os aviões tem 4 cores (2 tons de azul, vermelho e amarelo) e as placas de sinalização aeroportuária possuem 6 ícones diferentes. O uso desses itens como toppers é apenas uma sugestão, já que é possível usá-los de diversas maneiras para decorar a festa. Eles podem se transformar em adesivos para pirulitos ou para embalagens de lembrancinhas, podem ser colados nas paredes, espalhados pela mesa do bolo, fazer parte de um móbile etc. O objetivo dos meus kits digitais é exatamente esse: incentivar a busca de soluções criativas para preparar uma festa temática usando as peças do jeito que vocês preferirem!

Para vestir os cupcakes/muffins, usei uma padronagem listrada em dois tamanhos diferentes.

IMG_3522

Usei as padronagens no formato A4 que vem no final do arquivo em PDF para recortar algumas tiras de papel com as quais encapei bolinhos de chocolate da marca Bauducco. Retirei a embalagem original e coloquei os bolinhos em saquinhos plásticos transparentes. A estampa listrada garantiu que as guloseimas ficassem com a cara da festa e se parecessem com os lanchinhos oferecidos aos passageiros em voos curtos.

IMG_3550

Parti do mesmo princípio para confeccionar esses saquinhos contendo amendoim do tipo japonês. Coloquei um punhado em cada embalagem e fechei o pacote com a solapa que incluí no kit, desenvolvida com essa finalidade. Além de amendoim, também é possível servir biscoitinhos salgados ou doces, pipoca, balas de coco, mix de frutas secas, minipretzels etc.

IMG_3536

Separei algumas taças de espumante para oferecer a bebida aos convidados assim que eles chegassem ao meu apê. A ideia era fazer com que meus amigos se sentissem passageiros da Primeira Classe da “Bonfa Airlines” (rs!) sendo mimados com um drink de boas-vindas assim que embarcassem no “voo”. Para personalizar as taças, colei bandeirinhas na base das hastes.

IMG_3519

Meu vidro de mostarda reciclado está sempre presente nas festinhas que organizo: ele já foi encapado com inúmeras padronagens e  sempre combina com a identidade visual do evento. Os talheres também mudam de cor conforme o tema da festa e dessa vez optei por garfos e facas amarelos e colheres de sobremesa azul marinho.

IMG_3583

Encontrei um pacotão de canudos coloridos por um preço ótimo no mercado PÃO DE AÇÚCAR, separei os azuis e coloquei-os em uma jarrinha pequena ao lado de três outras jarras com sucos na mesa principal.

IMG_3607

Aproveitei a “desculpa” de que hoje em dia os talheres, os pratos e os copos usados dentro das aeronaves são todos descartáveis pra não ter que lavar louça depois da festa, rsrs! Comprei os acessórios na cor azul marinho e escolhi dois modelos de velas para a hora do “Parabéns”: uma dupla de números e outra com os dizeres: “Tô no enta”, que achei bem divertida e despojada! É tudo da minha papelaria preferida, a JLM.

IMG_3529

As plaquinhas identificadoras dos comes & bebes possuem borda listrada e miolo branco no qual escrevi os nomes de tudo o que servi. Para sustentá-las, usei meus porta-recados com base de acrílico vermelho, também velhos conhecidos das festas lá em casa.

IMG_3491

O prato principal do almoço foi o “Estrogonofe à moda da Bonfa”, uma variação maluca que inventei e adoro!!!! O engraçado é que eu não sou fã de estrogonofe, mas gosto da minha receita que leva molho inglês, gorgonzola, vinho tinto e um mix de cogumelos in natura salteados na manteiga, além dos ingredientes originais. Comprei a salada Waldorf pronta no EMPÓRIO FARINHA PURA e elaborei uma salada grega com base nos ingredientes mais usados na culinária do país: tomate, pepino, pimentão, azeitona preta, queijo feta, hortelã e azeite. A salada caprese foi servida como “amuse bouche” em colheres de degustação e os tradicionais salgadinhos de festa foram levados pela minha mãe. Os muffins e bolinhos recheados foram servidos como sobremesa antes de cortarmos o delicioso bolo da festa!

IMG_3489

Tenho dois porta-retratos no formato A5 (14,8 cm x 21 cm) que uso em quase todas as festas como base para o cardápio ou para alguma ilustração, frase, grafismo etc. que faça parte da identidade visual. Nesse caso, coloquei o desenho da comissária de bordo servindo uma taça de vinho ao lado das taças para espumante que ofereci aos convidados assim que eles entraram no meu apê.

IMG_3497

O que não pode faltar numa festa lá em casa é lembrancinha para os convidados! Penso que uma anfitriã atenciosa deve “mimar” os amigos com um presentinho em agradecimento à presença deles. Inspirada pelo tema AVIAÇÃO, comprei caixinhas vermelhas que lembram maletinhas e inseri uma etiqueta de bagagem amarrada com fita em cada uma delas. Fiz 3 modelos de etiquetas: uma com o desenho do piloto, outra com a comissária e outra neutra com a padronagem de listras. Deixei um espaço em branco para escrever o nome dos convidados à mão livre.

IMG_3501

Pessoalmente, eu prefiro presentes que não sejam somente decorativos, mas tenham alguma função prática. Dou prioridade a coisas que possam ser usadas depois da festa e que não fiquem guardadas dentro de uma gaveta. No caso da festa AVIAÇÃO, procurei por algo que tivesse a ver com viagens e tive a sorte de achar exatamente o que eu queria, do tamanho perfeito e cor idem: um kit de viagem de bolso! Ele é composto por uma sacolinha plástica, dois potinhos para cremes com uma pazinha, uma embalagem para perfume e outra para shampoo. Achei ótimo para uma viagem curta de fim de semana e comprei um pra mim também na loja que fica na Rua Dona Mariana, 99 – Botafogo-RJ.

IMG_3515

Incluí no kit digital FESTA AVIAÇÃO, 4 modelos de peças simulando placas de sinalização aeroportuária no formato 10 cm x 15 cm para serem colocadas em porta-retratos. Eu tenho usado bastante esses que a minha mãe comprou na IKEA por 99 centavos de dólar (baratíssimos!!!!). No dia da festa, posicionei a placa de bagagem ao lado das lembrancinhas e a placa de refeição na mesa principal, junto com o estrogonofe e seus acompanhamentos.

IMG_3506

Ao lado da placa de alfândega (Customs), coloquei uma pilha de cartões no formato 10 cm x 15 cm com verso em branco e uma caneta para que meus amigos pudessem deixar uma mensagem para a aniversariante! Brinquei com a frase “Algo a declarar?” (Anything to declare?) da mesma forma que a Lynlee fez em sua festa com o tema PAN AM, na qual me inspirei bastante!

IMG_3511

Quando contei para a amiga Milena o tema da minha festa de aniversário, ela sugeriu que eu desenhasse uma capa de passaporte e montasse um bloco como lembrancinha para os convidados. Amei a ideia e inseri tanto a capa quanto duas folhas recheadas de carimbos de vistos no kit digital FESTA AVIAÇÃO, mas como eu já havia preparado as lembrancinhas, optei por usar esse material somente de forma decorativa. Para isso, imprimi as artes separadamente, recortei e colei as duas folhas com cola spray, fazendo uma dobra no meio e simulando uma série de passaportes de cidadãos bastante viajados, rs!

IMG_3591

A decoração da festa não ficou limitada à sala de estar porque as portas do meu quarto, do quarto de hóspedes/escritório e do banheiro receberam elementos da identidade visual do kit digital FESTA AVIAÇÃO: três placas de 19,5 cm x 19,5 cm contendo pictogramas. A sinalização de bagagem foi usada para indicar que os convidados deveriam deixar suas bolsas e mochilas guardadas no escritório, já que minha sala é pequena.

IMG_3596

Colei a placa do avião decolando na porta do meu quarto e o banheiro recebeu a sinalização correspondente. Fiz mais 3 placas para o kit e adoraria poder colocar a sinalização de refeitório na cozinha, mas a porta não é lisa e por isso não tive como usar esse recurso.

IMG_3557

Apesar de ter inserido no kit alguns modelos de bandeirolas com campo editável para escrever SAÚDE, PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO, BEM-VINDOS, BOA VIAGEM, a idade e/ou o nome do aniversariante, eu normalmente prefiro usar somente as peças com ilustração e padronagem.

IMG_3564

Entretanto, tive uma ideia de última hora e decidi usar uma dessas bandeirolas com espaço em branco para texto como base para colar um aviãozinho recortado e, dessa forma, agregar a ideia de volume e movimento à peça.

IMG_3567

Close da bandeirola com o aviãozinho recortado

IMG_3571

Como mencionei no post anterior, acho que alguns acessórios são indispensáveis numa festa com tema AVIAÇÃO ou VIAGENS e um deles é o globo terrestre. Essa peça tem um grande valor sentimental pra mim porque a comprei quando trabalhava em uma organização intercâmbio em meados dos anos 90. Na época, eu havia prometido a mim mesma que passaria um ano sem comprar nenhuma roupa, sapato, bolsa, acessório etc., a fim de colocar meu salário integral numa poupança e viajar para a Europa pela primeira vez. Foi o que fiz. Não é nada fácil para uma mulher passar um ano inteiro sem vestir uma roupa nova, né? Imaginem o quanto eu estava comprometida com o meu objetivo de viajar!!!! Mas vou confessar a vocês que saí da linha duas vezes: quando comprei um blaser bege na C&A e quando vi esse globo terrestre! Achei que ele ajudaria a manter o foco no meu objetivo e não cair em tentação, rsrs! Deu certo: no fim daquele período viajei para a Europa pela primeira vez com meus avós maternos e minha irmã do meio. Meus avós pagaram a minha passagem e eu só gastei com hospedagem, comprinhas e refeições. E essa poupança rendeu, gente!!!! Consegui viajar para Nova Iorque sozinha e usar o dinheiro restante para várias viagens aos Estados Unidos na época em que o Marcelo trabalhava numa companhia aérea americana e tinha direito a passagens baratíssimas (50 dólares a ida e volta à NY, pasmem!!!!). Foi um sacrifício que valeu muito a pena!

IMG_3578

Outro acessório que não pode faltar em uma festa AVIAÇÃO são maletas decorativas. Essas foram emprestadas pela minha mãe, mas vi vários modelos fofos na JLM. Aproveitei pra usá-las como base para as colheres de degustação nas quais servi a salada caprese.

Bom, eu havia dito no post anterior que a estante da sala seria integrada à festa, né? Usei as três prateleiras do meio para servir petiscos, a mais alta recebeu seis taças de vinho e a mais baixa abrigou as lembrancinhas. Vou mostrar a decoração completa pra vocês no próximo post, OK?

IMG_3600

Agora vamos à surpresa que preparei para os meus convidados? Eu queria propôr uma brincadeira divertida e tive a ideia de imprimir a identidade visual da festa junto com um mapa mundi e uma frase que revelaria o objetivo do jogo…

IMG_3605

Elaborei um arquivo com 1,15 cm x 1,65 cm para ser impresso em um banner a ser colocado em frente a um espelho grande com a mesma medida.

IMG_3553

Adorei a qualidade da impressão, o atendimento e a pontualidade da gráfica MENON, que tenho recomendado a alguns clientes. Escolhi o acabamento com tubetes e corda e pendurei o banner logo que voltei da loja!

IMG_3598

A frase já dizia tudo, né? O objetivo da brincadeira era acertar “Que países visitei nos últimos 40 anos?”, ou pelo menos a maior parte deles. Meus convidados se organizaram em duplas e cada casal escolheu uma cartela de bolinhas adesivas de cores diferentes. Eles tentaram adivinhar quais foram os 41 países que visitei ao longo dos meus 40 anos de vida colando as bolinhas nos lugares correspondentes do mapa. Foi muito divertido observar os erros, acertos e chutes dos meus amigos, rs!

comissaria2

Pra terminar o post, gostaria de compartilhar com vocês a foto que tirei na cabine da loja SÓ FANTASIAS, onde aluguei o “uniforme” de comissária de bordo que vesti no dia da festa. Fiquei bem diferente da modelo alta, magra e loira, né? Que pena, rs! O vestido ficou curto e bem mais justinho, mas deu pra tirar algumas fotos e rir bastante!!!!

Um super beijo pra todos, espero que tenham gostado dos preparativos e aguardo vocês aqui na segunda-feira para mostrar a continuação desse relato e as fotos da festa!!!!

Bonfa-ass

34 comentários:

Cy disse... [Responder comentário]

Arrasou, Kátia! Muita linda sua festa de aniversário! Que cuidado!

Aproveito para desejar-lhe felicidades! Parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@CyMuito obrigada, querida Cy! Fico feliz que tenha gostado dos preparativos! Segunda-feira tem mais!!!! Mil beijos!

Flávia Mergulhão disse... [Responder comentário]

Quero ver a festa e aquela Loiruda que apareceu de penetra!!kkk
Tudo muito caprichado!
beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlavinha, volta e meia uma loira misteriosa aparece de penetra lá em casa, rsrsrs! Beijos!

Francine Tribes disse... [Responder comentário]

Mas que capricho, moça! Ficou lindo demais!!! Ah... adorei a fantasia... huahuahuaha...
Ai ai... isso me anima a fazer algumas coisinhas pro meu futuro chá de cozinha :)
Beijinhos...

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Francine TribesObrigada, Francine! Esse ano foi pauleira! Quis colocar em prática vários kits de festa e acabei fazendo uma festa e/ou jantar temático por mês, rs! Mas que bom que pro meu aniversário tive duas semanas pra me organizar... eu estava tendo uma semaninha só pra fazer tudo nas últimas festas! O ruim é que quanto mais tempo eu tenho, mais eu invento, rs! Um super beijo e segunda-feira tem mais!

Flavia Farias disse... [Responder comentário]

Amei!!!!!!!!!! Simplesmente a sua cara essa festa!
E mesmo que atrasada, parabéns por mais um ano de vida!!!!! Desejo que você continue essa pessoa alegre, generosa e festeira!!!! E que venham mais e mais viagens!!!! Bjs

Eu que fiz... ou quase isso disse... [Responder comentário]

Katia quanta criatividade e alto astral nas suas festas,a doro as coisas que vc inventa sorte de seus amigos

bjs

Gélia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flavia FariasMuito obrigada, Flávia! Realmente o tema foi muito pripício!!!!! Acho que vou continuar sendo festeira sempre rsrs! Só não sei se vou conseguir fazer tantas festas em 2014 quanto fiz esse ano, vamos ver... Um beijo enorme!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoGélia, muito obrigada, querida!!!!! Eu adoooooro colocar as ideias sem prática, rsrs! Por mim, se eu não tivesse contas pra pagar, faria uma festa a cada 15 dias, rsrs! Um super beijo!

Suellen Lança disse... [Responder comentário]

Adoreiiiiiiii, você tem muita criatividade!!! Parabéns..

Beijinhos! ♥

http://suellen-ll.blogspot.com.br/

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

Eu respiro profundo...
... a cada post ...
... cada ideia ...
... cada capricho ... Parabéns, que venham mais entas ... kkk

bjs ...

Novembro esta chegando ... hehehe
Kelly Nomura.

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha,
ficou tudo muuuuito lindo!!! Amei o uniforme, um charme! todos os detalhes da decoração foram super criativos e a combinação de cores foi incrível, eu amo azul! Ah, o kit de viagem também foi a lembrancinha ideal, né? Perfeito, parabéns, por mais essa festa incrível!!! Quero ver mais!
Beijos, querida!

gisele disse... [Responder comentário]

Katia,
Arrasou em cada detalhe. Ficou demais! E a roupa, adorei!
Eu entro no "enta", dia 30/10....pensei em festa, meu sonho seria uma festa à fantasia, estilo medieval, mas nao vai rolar, eu vou só abraçar o Mickey. Tá bom né?rs

bjos e parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Suellen LançaMuito obrigada, Suellen! Fico feliz que tenha gostado dos preparativos! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Kelly NomuraKelly, vc é uma fofaaaaaaaaa! É usso mesmo, novembro está chegando e vamos nos conhecer pessoalmente, obaaaaaa! Estou na contagem regressiva para as viagens dos próximos meses... vem coisas boas por aí! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammSimone, muitísismo obrigada! Você tem criatividade correndo nas veias e um elogio seu é valiosíssimo pra mim! Fico muito feliz que tenha gostado dos meus preparativos! A lembrancinha realmente foi perfeita e eu ia saindo da loja quando resolvi perguntar se tinha algo parecido com um kit de viagem... estava tão escondidinho que nem percebi, veja só! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@giseleGisele, medieval????? EU AMO A ÉPOCA MEDIEVAL!!!!! Adoro as roupas, a literatura, o clima de mistério e contos de fadas... ai, que ideia sensacional, criativa e original! Mas viajar é bom demais! Como mencionei no post anterior, eu troquei uma festa maior por uma viagem e não me arrependo! Um super beijo!

Go Artes disse... [Responder comentário]

Katia, você arrasou mais uma vez!!!
Estou anciosa para que chegue logo a segunda feira, para vê essa festa linda!
Parabéns e tudo de bom e positivo para você!!
Xerocas
Go

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Go ArtesObrigada, querida! Segunda-feira eu conto tudo, rsrsrs! Um super beijo!

Casar é assim... disse... [Responder comentário]

Aee..quase acertei o joguinho rsrs....Mto legal =)

Adoro essas malas decorativas no estilo vintage!!

Beijoss!!!
Gábi

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casar é assim...É verdade, Gábi! Você chegou bem perto, rsrs! Eu também acho essas maletinhas bem fofas! Minha mãe me prometeu de presente de aniversário uma cesta de piquenique mais ou menos nesse estilo, mas está em falta na loja. Tomara que chegue logo, rs! Beijos!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita!!!
Adorei as peças! E o mapa com a idéia doa países visitados foi bem bacaba!
A fantasia ficou super sexy!!!! Marcelo deve ter adorado..rssss
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaObrigada, Martinha! Que bom que gostou das peças! O Marcelo gostou da roupa sim, mas a gente estava tão cansado que nem aproveitou, rs! Um beijão!

Anny (Cristiane) disse... [Responder comentário]

Haja criatividade e talento. Amei.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Anny (Cristiane)Anny, muito obrigada! Um beijào!

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Olha, Kátia, eu vejo muita festa de aniversário maravilhosa neste mundo do blogs, mas te confesso, que criatividade, habilidade e talento como você ainda não vi.
É incrível a sua capacidade de pensar em tantos detalhes e minúcias, você é perfeita neste quesito.
Parabéns pela genialidade e também pelo aniversário, seja muito feliz.
Um beijo.

Petria disse... [Responder comentário]

Oi Katia,
eu fico encantada com tanta criatividade, vc pensa em tudo, cada detalhe, ateh adesivo para as portas, incrível ! Adorei a brincadeira, original e divertida ! Ah ! nas fotos do aniversario do Eric q te enviei tinha a lembrancinha que ofereci ? Eu encomendei tacas de champagne gravadas com o Mundo e dois aviões se cruzando ...na epoca nao sabia muito bem o q fazer e nao achava muita ideia na internet, comprei pronta umas etiquetas de bagagem pra amarrar no pe das tacas, e o saquinho nao enontrava ...ainda nao conhecia muito bem a regiao e locais onde pudesse comprar itens de decoracao...agora achei um lugar bem legal chama-se Cultura. ah ! deveria ter escrito pra vc na epoca, mas ficava sem jeito, nao queria incomodar...Agora a sua ideia com os kits, achei super util ! Vou dar uma olhada no seu blog ver se tem deco de natal, esse ano vai ser o primeiro da Audrey q eu mesma vou organizar, vou tentar fazer algo bonito. Bisous de la Provence , Petria

Deia Bisaggio disse... [Responder comentário]

Tudo lindo, como sempre!
Me mata uma curiosidade: sabe os porta retratos da Ikea? Eu comprei 3 e eles vem c um acetato, certo? Os meus 3 vieram com um simbolo de reciclagem bem no meio dos acetatos... Então eu tenho que colocar a foto por cima.. Estranho né? Mais estranho ainda serem os 3!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Deia BisaggioDeia, que legal vc me fazer essa pergunta! Eu tive a mesma dúvida que você!!!! o acetato vem com uma película super fina e eu também achei estranho esse símbolo de reciclagem.... aí fui arranhando a ponta do acetato com a unha e descobri que essa película sai!!!!! Eu quase joguei o acetato fora, acredita? Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@PetriaOi, querida Petria!!!! Realmente amei as suas ideias! por isso adoro esses temas genéricos! Mesmo com a mesma inspiração, é possível fazer festas completamente diferentes, né? Muito obrigada pelas fotos! Acho que não cheguei a ver as lembrancinhas... vou olhar de novo! Ah, tem festa de Natal aqui sim! Mais de uma! Dá uma olhada nesse link, tem todas as festas que já mostrei no blog:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/p/festas-da-bonfa-jantares-lanchinhos.html

Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Maria CéliaMaria Célia, que comentário mais gentil e animado! Muito obrigada mesmo, fico super feliz que vc goste das minhas peripécias e ideias! Um grande beijo!

Elaine Pires disse... [Responder comentário]

Eita katia,como sempre tudo maravilhoso,mal posso esperar pra ver as fotos da festa.

Olha vc ficou muito mais bonita com o "uniforme" de comissaria do que a modelo loira.rsrs

Ansiosa pra chegar segunda-feira.
bjinhooss

Panelinha da Fafah disse... [Responder comentário]

Oi Katia!

Perdi o voo e perdi a festa!
Parabéns super atrasados!
E parabéns tb pela criatividade! Vc é um gênio!

bjnhs e abraço apertadinho

Fafah

Related Posts with Thumbnails