quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Quem sou? De onde venho? Pra onde vou?

Ilustração feita com lápis de cor. Parte de um storyboard. Trabalho acadêmico. Junho de 1999.

Ilustração feita com pastel oleoso em agosto de 1999. CLIQUE PARA AUMENTAR A IMAGEM.

Acho que meu interesse por design começou bem cedo. Quando criança gostava de ler os quadrinhos da Turma da Mônica e imitava os traços do Maurício de Souza num caderno de desenho. Aos 7 ou 8 anos comecei a fabricar meus próprios quadrinhos, inventando tramas e personagens. Minha prima Carla, que era também minha melhor amiga, escrevia os diálogos e me ajudava com as ilustrações. Criamos uma editora que batizamos de Katcar e vendíamos as revistas pros nossos pais, avós e tios, que pagavam alguns cruzeiros por cada edição e engordavam nossos cofrinhos!

Alguns anos mais tarde, desanimada com a faculdade de Letras que cursava na UERJ, decidi abandoná-la de vez e experimentar algo novo. Conversei com amigos que estudavam Desenho Industrial pra entender que diabos era aquilo e cheguei à conclusão de que a idéia me agradava...

Quatro anos depois meu projeto final da faculdade de Desenho Industrial foi a identidade visual de um bar e restaurante cubano. Tudo fictício, é claro. Adorei desenvolver o projeto, desde a fase inicial de pesquisa até a finalização e criação de brindes, camisetas e postais com a logomarca do bar. Foi nessa época que eu tive a certeza de que tinha escolhido a carreira certa! Nos finais de semana, trabalhava no projeto das 7 hs da manhã às 7 hs da noite sem parar mas nem via a hora passar. Eu estava completamente envolvida!

Logomarca, prato fundo e de sobremesa e camiseta CAFÉ CUBANO. Projeto final de graduação.

Nessa época já trabalhava num escritório de design que contava com bons clientes e projetos. O problema é que eu era simplesmente uma operadora de computador que tinha muito pouca autonomia e liberdade de criação. Com o tempo, a experiência e uns freelas na bagagem, fui ficando mais segura do meu trabalho e resolvi partir pra carreira solo, mesmo sabendo dos riscos e da instabilidade de ser um profissional autônomo. Por uma conjunção de fatores, terminei sendo contratada pra trabalhar numa editora especializada em publicações científicas, onde estou até hoje.

Eu gosto do trabalho que faço, me sinto reconhecida e respeitada como profissional e tenho autonomia criativa. Mas sinto que falta um quê de realização pessoal. Tenho vontade de expressar a minha criatividade de uma maneira mais solta, despojada e independente. Na vida real, algumas vezes o cliente modifica tanto a proposta original de um projeto que, no final das contas, o trabalho não tem mais a sua cara. Isso pode ser frustrante.

Ilustração digital, março de 2002.

Há algum tempo comecei a fazer convites e lembrancinhas de festas pra família e amigos e percebi que estava gostando disso! Voltei a fazer ilustrações, dessa vez, digitais. Como adoro receber os amigos em casa, passei a pesquisar receitas de drinks e comidinhas além de decorar o apê pra cada evento. Adoro preparar uma festa temática, pensar nas cores dos guardanapos, dos copos, da louça, no convite, na decoração, no que vou servir e etc.

Placa pra porta de entrada, placas identificando os "belisquetes", cartão de boas-vindas e bowls em cerâmica pintados à mão. Tudo feito por mim!
Espetinho vegetariano (damasco, manjericão, tomate seco, queijo, azeitona preta e pimentão amarelo) acompanhado de dip de mostarda e mel e roll de parma com gorgonzola.

Quero usar esse espaço pra mostrar um pouco do que faço, do que penso, trocar idéias, dar sugestões e buscar inspiração nessas minhas companheiras de blog super talentosas e criativas!

Drink feito com vodka, blue curaçao e soda.



Um brinde à nós!

18 comentários:

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Sou absolutamente eclética na leitura. Fora o que é profundamente piegas, de resto gosto de quase tudo. Em especial os textos, ficção ou não, que permitam a emoção como o timão do barco. E é porisso também que adoro textos e citações autobiográficas. Já sei alguma tempo da tua história, Katia, mas vê-la descrita e ilustrada soma um novo sabor ao bom drink.
Adoro a idéia de te ver fazendo maior o espaço dos que vão desfrutar do teu talento. Enjoy yourself!!!!

Lucia Laureano disse... [Responder comentário]

Amei, amei, amei!
Uma delícia de post! Me deixou desde já esperanto o próximo!
Você é um sucesso garota!

Beijos,

Lucia

Beta Bernardo disse... [Responder comentário]

Primeiro que o texto está uma delícia de ler. Leve, leve!!
Segundo que essa ilustração está um LUXO!!!! Você já está ciente de que terá que fazer uma dessa do quinteto, né? rsrsrsrs.
Excelente post!
Bjks

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Meninas, obrigadíssima pelos elogios!!!! O texto original estava super longo, eu começo a falar de uma coisa e acabo me desviando do assunto o tempo todo! Mas estou empolgadíssima, já divulguei o blog pra um monte de amigos e fiz uma lista de tópicos que pretendo explorar nas próximas quartas... Beijão!!!

Karla Lemos disse... [Responder comentário]

Puxa, acho que podemos trocar e muito você é a mais talentosa designer que conheço e como adoro festas, vai ser um mix de sucesso!!
Todas nós...criativas!

wagner disse... [Responder comentário]

Ótima idéia este blog!
Acho que vai ser interessantíssimo acompanhar a trajetória de vocês!
Parabéns pela iniciativa!

Beijo,
Wagner.

Anonymous disse... [Responder comentário]

Adorei o blog!!
Vou passar aqui todas as quartas pra ler os seus posts...
beijos.. Ju Bonfadini

Prosopopéias Cintilantes disse... [Responder comentário]

Meninas
Adorei o blog!
Parabéns!
Vou acompanhar sempre.
Bjs,
Stela

Mamãe da Alice disse... [Responder comentário]

Olá! Parabéns pela criatividade, vcs realmente formam uma equipe e tanto!! Muiot Sucesso!

Anonymous disse... [Responder comentário]

Parabéns a todas! Já virei fã. Este BLOG está maravilhoso. Alguns adjetivos: Cheio de estilo, limpo, super atual, muito bem escrito, etc,etc...com certeza "vai bombar" mesmo. Meninas isso reflete uma grande mudança nas mulheres. Muito mais soltas, criativas e deixando o talento fluir e realizando sonhos outrora inimagináveis! AVANTE! abraços carinhosos a todas.
Rosa magalhães.

Anonymous disse... [Responder comentário]

Parabéns a todas! Já virei fã. Este BLOG está maravilhoso. Alguns adjetivos: Cheio de estilo, limpo, super atual, muito bem escrito, etc,etc...com certeza "vai bombar" mesmo. Meninas isso reflete uma grande mudança nas mulheres. Muito mais soltas, criativas e deixando o talento fluir e realizando sonhos outrora inimagináveis! AVANTE! abraços carinhosos a todas.
Rosa magalhães.

Lu Brasil disse... [Responder comentário]

Oie, vim aqui pelo blog da Beta e achei o máximo, ja assinei o feeds, ta muito xique e vai ser fonte de muita inspiração.

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Kátia, foi muito legal conhecer uma parte da sua trajetória que não conhecia. Sua iniciação, engraçado, foi parecida com a minha. Comecei desenhando também. Na verdade entrei na faculdade de Desenho Industrial achando que ía desenhar mais ainda. Porém, a carreira de designer estava num período onde ficávasse cada vez mais distante do lápis e muito mais conectado ao computador. Dalí pra frente nunca mais desenhei.
Bem, de qualquer forma fica aqui todo meu incentivo para continuarem a se dedicarem à esse espaço que tá a cara de vocês. Boa sorte!! bjs

Anonymous disse... [Responder comentário]

Kátia, você sabe o quanto admiro sua capacidade criativa — o nada vira matéria prima na sua mão.
Sucesso sempre!
Super beijo.
Jane

Evelyne disse... [Responder comentário]

Kate,
Simplesmente adorei!! Uma delícia ler seu post!! Lembro muito bem dos quadrinhos que vc desenhava, já mostrando talento e criatividade desde cedo... E agora, inovando com suas festinhas de happy hour, com decoração, drinks e comidinhas super caprichadas!! Muito interessante, parabéns!!

janb disse... [Responder comentário]

oi katia!
fiquei impressionado com a sua criação e genialidade. vejo que tem muito talento e sucesso pela a frente. as vezes nossos projetos mudam de cara devido a exigencia dos clientes!
deveria conhecer seus tons tempos atrás, ajudaria muito nos eventos que organizava para o exército. com inovação, criatividade e beleza harmonioza. concerteza tens muito a nos dar com este seu brilho. na familia tb tem o fernandinho, filho da lila. estuda design e fabrica objetos e jóias. mesmo ramo que o nosso querido tio publio bonfadini que Deus o tenha.
sucessos e um beijão a ti!
antonio bonfadini

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia. Sou amiga da Carol Peixoto, e ela me passou o blog de vcs p a votação das fotos, q já achei uma idéia bem original. Estou navegando pelo blog e acabei me deparando c este seu texto. Fiquei encantada c seu trabalho, mais ainda pois venho aos poucos, trocando de área profissional e me enveredando p o design. Ñ sei desenhar, mas seu usar bem o photoshop e tenho idéias q sempre são muito elogiadas, o q me estimulou mais ainda minha decisão. Tenho feitos alguns convites e já fiz a toda decoração e cardápio da festa de 1 ano da minha filha Sophia e ajudei nas da minha sobrinha. Agora estou empolgada nos preparativos p a os 2 anos de Sophia. Se me permitir gostaria de entrar em contato c vc p tirar algumas dúvidas sobre gráficas, e outras "coisitas" mais. Poderia me passar seu e-mail? Obrigada e sucesso! Fabiana

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Fabiana!

Obrigada pelos elogios! Esse é meu e-mail pessoal, você pode me mandar as perguntas por aqui: katiabonfadini@gmail.com.

Eu também comecei a estudar Letras mas depois me interessei pela faculdade de Desenho Industrial e aqui estou hoje! No dia-a-dia faço trabalhos mais sóbrios e, por isso, estou adorando o espaço Criative-se pra mostrar o que mais gosto de fazer e trocar idéias. Na quarta-feira vou colocar imagens da última happy hour temática que fiz lá em casa, no Natal. E já estou preparando outra pra essa sexta! Espero a sua visita!

Beijão e boa sorte!

Katia

Related Posts with Thumbnails