segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Primavera em Praga: atrações turísticas, aventuras gastronômicas e curiosidades – Parte II


Bom dia, pessoal!!!! Se vocês gostaram da primeira parte do post sobre a viagem à Praga, acho que vão gostar mais ainda desse segundo, que engloba nossas aventuras pela cidade durante os outros três dias em que estivemos nela. Na foto acima, vocês podem observar o local em que era servido o café da manhã no Hotel Anna, onde ficamos hospedados. O hotel é simpático, simples, barato e fica razoavelmente perto da estação de trem, o que pra nós era importante, já que esse foi nosso meio de locomoção entre os quatro países que visitamos.

Depois de tomar o café da manhã, saíamos do hotel em direção ao metrô. Se eu estivesse sozinha, preferiria pegar um daqueles ônibus de dois andares que circulam pela cidade cheios de turistas, mas como o Marcelo é um cara “safo”, deixo que ele tente se entender com as máquinas que vendem bilhetes de metrô nas quais não se encontrava nada escrito em outra língua que não fosse tcheco. Tirando o “tickets”, é claro.


Para chegar até a plataforma do metrô em Praga, precisávamos descer uma longa e íngreme escada rolante que parecia não ter fim.

 
Adoro andar de metrô em diferentes lugares do mundo porque acho muito interessante vivenciar um pouco da rotina de quem mora nas cidades que visito e também aproveito para observar a arquitetura e design das estações.


E como sou apaixonada por ilustração, não pude deixar de reparar nesse pequeno trailer que vendia cachorro-quente e tinha um simpático desenho adesivado em uma de suas laterais.


Várias lojas de souvenirs vendiam ovos pintados com diferentes motivos e cores. Fiquei tentada a comprar alguns porque eram bem típicos do país, mas me pareceram tão fininhos e frágeis que achei que eram feitos de casquinha de ovo mesmo e fiquei com medo deles não sobreviverem à viagem de volta. Ah, os ovinhos aos quais estou me referindo eram bem menores do que o ovo da foto!

Quando lembrei que um dos ícones da arquitetura moderna se encontrava em Praga, fui correndo perguntar ao Marcelo se ele conseguia localizar a CASA DANÇANTE no mapa da cidade.


A Casa Dançante (Tančící dům) é um prédio de escritórios que fica no centro de Praga e foi desenhada pelo arquiteto canadense, naturalizado americano, Frank Gehry, em cooperação com Vlado Milunić. Originalmente era chamada de Fred e Ginger porque a casa lembra vagamente um par de dançarinos e em sua cobertura existe um restaurante francês com vistas magníficas da cidade.
Desde a primeira vez que vi uma exposição com as obras do Frank Gehry no museu Guggenheim de Nova Iorque em junho de 2001, me apaixonei pelo estilo orgânico que o arquiteto imprimia em suas criações e fiquei louca pra conhecer a “Casa dançante”. Mas descobri que existe um ângulo específico pra captar toda a “malemolência” da obra e as fotos que tiramos ficaram meio sem graça. Para ver imagens mais interessantes dessa obra, basta clicar no seguinte link:

http://www.google.com/images?hl=en&q=dancing%20house&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi


Continuamos caminhando pela parte “nova” da cidade e contemplando as lindas fachadas que encontramos pelo caminho, como essas da foto acima. Será que vocês são como eu que fico imaginando quem mora nessas coberturas? O que essas pessoas fazem da vida? Como deve ser a decoração dos apartamentos? Se eu vejo uma janela aberta, tento observar discretamente os móveis, objetos decorativos, luminárias e afins. Acho que sou meio bisbilhoteira, né? Faço a mesma coisa aqui no Rio…


O monumento à esquerda foi construído em homenagem à vítimas dos regimes totalitaristas e do despotismo e a torre à direita chama-se Petrin e foi inspirada na Torre Eiffel, mas é cinco vezes menor do que a original. A torre tem 60 metros de altura e pesa 175 toneladas. Subimos vários degraus até atingir o alto da construção, mas o esforço valeu a pena por causa da linda vista lá de cima.

Subindo a torre… é por isso que eu emagreço quando viajo, gente!

 

Vista da cidade de Praga do alto da Torre Petrin.


Depois da atividade física veio a recompensa: chopp GAMBRINUS bem geladinho!

Nos arredores do Monte Petrin, nos deparamos com a construção da foto acima, onde havia um labirinto de espelhos super interessante que por pouco deixamos de conhecer. Ficamos na dúvida se a experiência valeria a pena, mas foi muito divertida!!!!!


O labirinto de espelhos foi a parte menos interessante porque não dava pra se perder de verdade. Já a sala de espelhos que distorciam nossa imagem renderam muitas fotos e boas gargalhadas! Tive uma noção de como eu seria com uns quinze ou vinte quilos a mais…

  
Como eu e o Marcelo temos 20 cm de diferença de altura, foi interessante perceber que, dependendo de quem tirava a foto, o resultado era completamente diferente!

Descendo o monte Petrin, nos deparamos com vários bares fofos com cadeirinhas na calçada. Como o dia estava quente, decidimos parar em algum lugar para tomar outra cerveja.


Bom, estávamos na República Tcheca e os guias de viagem recomendam experimentar todas as cervejas locais possíveis porque são de ótima qualidade. Acho que já havíamos feito isso quando não resistimos a duas Kilkennys bem geladas em um PUB irlandês. O Marcelo adora cervejas encorpadas e cremosas e a Kilkenny, além da Wexford, são as campeãs, na opinião dele.

Eu levo minha máquina pra qualquer lugar, inclusive pro banheiro… pois é!!!! Já tirei um monte de fotos de banheiros diferentes e inusitados por aí afora!!!! Nesse caso, gostei do cartaz da VODAFONE com dois lagartos(???) bem coloridos e animados e tive que registrar o momento!


Um passeio imperdível em Praga é uma caminhada pelo Bairro Judeu, onde a comunidade judaica de Praga é a mais antiga da Europa e o bairro existe desde 1179, ano em que o Papa Inocêncio III decretou que cristãos deveriam afastar-se de judeus. A comunidade judaica viveu durante 700 anos confinada em um gueto cercado por um muro que só foi derrubado em 1848, sem contudo por fim aos conflitos.*


Enquanto lugares judaicos no resto da Europa eram sistematicamente destruídos, o Bairro Judeu, Josefov, foi preservado pelos nazistas que pretendiam usá-lo como um museu sobre o povo que exterminaram.


Este bairro é hoje super popular em termos de turismo, com suas sinagogas e seu velho cemitério impregnados por séculos de história.*


E que tal esse prédio lindo, lindo, lindo, lindo, lindo, lindo, lindo, lindo, lindo!!!!!!!

Ele fica nos arredores do Bairro Judeu, mas não consegui descobri se era residencial ou se tratava de um museu. De qualquer maneira, achei que a fachada era deslumbrante!


Voltando ao maravilhoso centro histórico de Praga, percebemos que existe a possibilidade de passear de charrete pelas estreitas ruelas da cidade ou então…


… de pegar carona em um desses carros antigos que eu ADORO!!!!! São charmosíssimos!


Amei essa pracinha onde os turistas aproveitavam o início da temporada de sol na Europa para se acomodarem nas mesas e cadeiras espalhadas pelas calçadas.Observem que o topo das fachadas são bem diferentes de um prédio para o outro.

Amei o poço cercado por essa estrutura de arame cheia de desenhos e símbolos… ai, que cidade linda! Estou escrevendo esse post com a maior nostalgia e com vontade de voltar em breve…


Que tal o desenho dessa fachada que fica em cima do Hard Rock Cafe de Praga? Absolutamente espetacular!


Também amei essa escultura com ares de anos 30 que fica na lateral de um café charmosíssimo no centro histórico.


Procurando algo para comer, nos deparamos com vários lugares convidativos, como os restaurantes que vocês podem ver nas fotos acima.


E enfim encontramos um restaurante brasileiro! Eu tenho a impressão de que existem restaurantes brasileiros em todas as capitais do mundo!


Mas felizmente, ou infelizmente, nos decidimos por um restaurante turistão no meio da Praça Central. Confesso que o Marcelo torceu o nariz pro lugar, mas consultando o cardápio, constatamos que os preços eram razoáveis e os pratos pareciam interessantes.


O restaurante em questão pertencia ao Hotel U Prince e tinha um cardápio onde podíamos ver as fotos dos pratos além da descrição dos mesmos em várias línguas.

 
Para beber foi fácil escolher a cerveja Tcheca que mais gostei, STAROPRAMEN!


A vista que tínhamos no restaurante era sensacional!

Não lembro exatamente o que pedimos, mas sei que o prato do Marcelo tinha carne de porco com batatas e estava bem gostoso…


… e o meu era composto por uma massa recheada de queijo com molho de cogumelos. O menu completo está no seguinte link:

http://extrakatalog.cz/archiv/hoteluprince/2008/7/

O que nos desagradou nesse restaurante foi o atendimento muito impessoal e ainda tivemos a impressão de que o garçom que nos atendeu estava impaciente. E também ficamos chateados por terem cobrando um valor pelo couvert que constava somente de pães sem nenhum acompanhamento, no qual nem tocamos!

Eu não sou muito fã de doces, mas o Marcelo adorou o TRDELNIK, que já mostrei no seguinte post sobre Cesky Krumlov:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/05/cesky-krumlov-uma-pequena-joia-no.html


Trata-se de uma espécie de massa folhada envolta em açúcar, canela e lascas de amêndoas que pode ser recheada ou não. É um doce típico da Eslováquia e também muito comum na República Tcheca.

E lá foi o Marcelo se esbaldar com a sobremesa típica!


Gosto muito de fotografar detalhes que me chamam a atenção. Adorei essa porta de metal toda trabalhada da foto à esquerda e a fachada à direita.


Quando cai a tarde, a paisagem na Ponte Carlos muda completamente.

Artistas montam suas barracas oferecendo aquarelas, caricaturas, ímas de geladeira, bijouterias e outros souvenirs ao mesmo tempo em que músicos realizam suas performances enquanto centenas de turistas cruzam a ponte. Alguns param, emocionados, como eu, pra curtir o finalzinho da tarde ouvindo uma melodia deliciosa que me fez lembrar a BOSSA NOVA (meu ritmo preferido!!!!!). Esse foi um daqueles momentos em que tive uma vontade enorme de chorar de alegria e de agradecimento por ter a oportunidade de estar em um lugar tão mágico!

 
Retornando ao hotel à pé, passamos pela Praça Wenceslau, que é na verdade, uma Avenida grande e o ponto mais importante da Cidade Nova, com o tradicional monumento eqüestre dedicado a São Wenceslau, destacando-se ao fundo o Museu Nacional.

No caminho, vimos uma barraquinha que servia vinho quente com canela e especiarias… quase experimentei!!!

 
A fachada do Grand Hotel Europa é uma jóia da Art Noveau e, em frente a ele, fica um vagão de trem aposentado que funciona como restaurante.


No dia seguinte, voltamos ao bairro onde fica o Castelo de Praga e pudemos observar mais detalhes arquitetônicos interessantes.


Essa vista é muito bonita e a foto acima foi tirada a partir de um bosque que fica próximo ao complexo do Castelo de Praga.


Algumas ruas são extremamente íngremes (mais até do que as ladeiras de Ouro Preto, que destruíram minhas panturrilhas!!!!).


Encontramos curiosas lojas de bebidas alcóolicas com foco no Absyntho em várias partes da cidade. Nesse estabelecimento específico, podia-se comprar sorvete feito com a bebida que parece ser super forte!

Enfim, chegamos à nossa última noite em Praga e experimentamos nossa maior aventura gastronômica durante toda a viagem de férias! Permitam-me explicar o porquê disso: perguntamos ao rapaz que ficava na recepção do hotel onde poderíamos comer um prato típico em um restaurante local sem ser “turistão”. O simpático recepcionista nos indicou um restaurante temático dos Simpsons(??????) como sugestão de boa comida tcheca a bons preços. Tudo bem, ficamos meio desconfiados, mas fomos lá conferir…


Parece que HOUMRA significa HOMER (de Homer Simpson) e a figura do patriarca da família estava em todo lugar. Para nossa surpresa, descobrimos que não havia cardápio em inglês e nenhum dos funcionários do restaurante falava outra língua que não fosse tcheco… Começamos a ficar preocupados, mas encontramos um cardápio onde lemos “STEAKY NA GRILU”, que parecia significar “BIFE NA GRELHA” e ficamos animados! Mas isso foi antes de descobrir que esse cardápio só era válido para a hora do almoço.

Como já estávamos lá, resolvemos arriscar e pedimos algo que parecia ser um tipo de carne com molho ROKFORTY e outro PICKANTY (ou algo parecido). Fizemos isso porque achamos que se tratava de molho roquefort e molho picante. E tínhamos razão!!!!!! Que bom, os pratos estavam muito saborosos, os molhos eram fartos e a carne era frango grelhado!


E o melhor de tudo é que nossos pratos custaram o equivalente a 11 reais cada um! Ótimo preço para uma ótima refeição!

Pra finalizar, deixo aqui fotos de duas comprinhas que fiz no mercado e que, infelizmente, não pude levar pra casa… Esse suco de cereja era MARAVILHOSO!!!!! Fiquei imaginando os drinks interessantes que eu poderia fazer usando essa matéria-prima…

Espero que vocês tenham gostado de viajar comigo por essa cidade maravilhosa da qual sinto muitas saudades!!!!!

Um grande beijo e uma linda semana pra todos!!!!

Bonfa ass

 

 

 

* Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/europa/republica_tcheca-praga-atracoes.shtml
http://www.eujafui.com.br/3067696-praga/18274-igreja-de-nossa-senhora-diante-de-tyn/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Praga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_S._Vito
http://www.pragaturismo.com/?p=479
http://www.guia-em-praga.com.br/fotos.htm
http://viajeaqui.abril.com.br/vt/materias/vt_materia_582490.shtml?page=2

83 comentários:

Tati disse... [Responder comentário]

É sempre uma deliciosa viagem poder ler seus relatos e ver suas fotos...parece até que tava segurando vela para vc e o marcelo...rsrsrsrs
Ainda bem que as comidas eram boas, hein? já pensou se viesse algo bem "exotico"? mas com certeza uma emoção sem igual esta viagem!
bjs, bjs
Ah! pq as bebidas não vieram? alfandega?

Marly disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia,

"Viajei" com você novamente! E que delícia de viagem! rsrs. Eu também tenho essa coisa de querer conhecer, realmente, a rotina e as particularidades das vidas das pessoas de uma cidade ou país, rsrs. Sabe que eu - apesar de sempre ter gostado de geografia e de conhecer lugares - não me interessava muito pela Tchecoslováquia? Mas, era porque a idéia que eu fazia desse lugar, nem se aproximava da realidade. Então eu li o livro autobiográfico da atriz Ali MacGraw, no qual, a certa altura, ela diz ter amado Praga. Isso despertou a minha curiosidade e, desde então, só tenho lido e ouvido boas impressões de quem esteve lá.
Adorei o relato, viu?

Beijão e boa semana

Andanhos disse... [Responder comentário]

Adorei "viajar" com você por Praga através de seus relatos e fotografias.
Beijos.

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Olá Katia
Que legal este roteiro!
Ainda não conheço Praga,
fiquei tentada.
Boa semana querida,bjkas

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Bom dia, meninas!!!! Eu estava tão envolvida com outras coisas na época da viagem que quase não pesquisei nada sober a cidade. Por isso também me surpreendi de maneira bastante agradável com Praga, assim como Cesky Krumlov. Ah, não fomos à Telç nem Karlovy Vary, mas dizem que essas duas pequenas cidades também são fantásticas!!!!!!!

Tati, não trouxe as bebidas porque viajamos de mochilão e eu fiquei com o maior medo que minhas roupas ficassem manchadas com o suco de cereja. Além do que, nossa pequena bagagem já estava cheia com as roupas de inverno, além de comprinhas mais interessantes!

Grande beijo e uma ótima semana!

Karla G. F. disse... [Responder comentário]

Ai eu adoro acordar na segunda e vir direto pro seu blog, com a certeza de ver um post novo pra eu me deliciar!!!
As fotos tao belíssimas!!! Eu fiquei num hostel perto da foto da segunda estacao que vc mostrou, o namesti miro (ou algo parecido :P). Que vontade de viajar de novo!!!
Mas o suco é de cereja e nao de cerveja, nao?
Beijao!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Karla, obrigada pela correção!!!!! O suco era de cereja sim!!!! Acho que misturei as duas fotos!!!!!!! Eu nem ia reparar! Grande beijo!

Aline Amthor disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Amthor disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Que demais esse post!
Como vc e o Marcelo sabem explorar bem os lugares que visitam!!!
Continue mesmo explorando a Europa... e eu e o Thomas vamos seguir seus passos... vcs descobrem e nós pegamos as dicas, entende? Hehehe...
Ano que vem quero ir à Praga... e juro que vou comer a massa recheada de queijo com molho de cogumelos que vc comeu e passear naquele bairro judeu... maravilhoso!
Beijocas e valeu pelas dicas!

Sônia Pb disse... [Responder comentário]

As fotos estão maravilhosas... Que lugar lindo.... Você é uma garota feliz de poder vivenciar essa experiência... aproveite muito.
bjs
Sônia

chica disse... [Responder comentário]

Quanta coisa linda,heim? Adorei tudo e me impressionou o prédio dançante.Tudo legal e adorei viajar junto!beijos,linda semana,chica

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Praga realmente encanta! Tem tantas coisas para se ver, comer e fazer... Preciso conhecer com urgência!!! Teu relato me deu ainda mais vontade.
Tenha um dia lindo!
Beijo
Claudia

Ana Matusita disse... [Responder comentário]

Que viagem de sonho! Praga certamente é um encanto!
bj

Aninha Padredi disse... [Responder comentário]

Tudo encantador!! Fiquei doida pra provar o sorvete de absinto!!
Beijocas

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Bom dia, Katinha!
Que delícia ver seu relato de viagem. Como vc tem paciência! E depois de tanto tempo é impressionante como vc não esqueceu os detalhes.
Um beijo enorme!
Claudinha

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Pelos seus relatos Praga é linda. Deu até vontade de conhecer. As fotos nos espelhos que retorcem as imagens deve ser bem divertidas. Quando chego de uma viagem, minha vontade é viajar cada vez mais. Conhecer outras culturas é tudo de bom. Tudo é novidade.A porta de metal trabalhada é linda! Adorei suas fotos. Boa semana. Bjs

Elaine Milhomem disse... [Responder comentário]

Nossa que lugar maravilhoso...amei...adorei tb as comidinhas...ahhaha

Bjs

Fatinha disse... [Responder comentário]

Nooossa adoro o seu blog, sua generosidade em transmitir tudo que aprende e que sabe!!!
Passo sempre por aki...
Adorei o post de hoje!!!
como sempre...
bjao

Francine Stein disse... [Responder comentário]

Que lindo Bonfa!!!!
Vendo essas fotos e teus relatos tenho a sensação de estar em cada lugar ali, junto com vocês.
Praga deve ser maravilhosa mesmo.
Você citou aquele momento em que teve vontade de chorar de alegria por poder estar ali naquele momento, olha, eu teria chorado na cara dura mesmo hehehe (sou manteiga derretida rsrs)
Obrigado por dividir tudo isso com a gente, viu?
Uma excelente semana.
BJS

Ah, testei a receita que a Claudinha fez para teu blog e ficou delicioso.

Ana Karina disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Adorei saber um pouquinho mais dessa tua viagem! As fotos lindas, que lugares hein? As comidas parecem muito saborosas pelo visto.
E a sala de espelhos?? Eu ia me divertir muito tbm :)

Bjinho e boa semana.

Larissa Lieders disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Que delícia ver tantas fotos lindas! Para vc, esse post serve como recordação da viagem, né? Muito gostoso!
Bj

Jana Marson disse... [Responder comentário]

Kátia, já posso dizer que conheço Praga!!!
E quase sinto aromas e sabores!

Excelente post!

Camila S. Carvalho disse... [Responder comentário]

Oi linda!! Nossa, que demais as suas fotos!!! A gente viaja um pouco junto com vocês!!! =) Adoreeeei a casa de espelhos hahahaha... Rendeu ótimas fotos e risadas!!!!
Sobre o bicho do banheiro, é um camaleão não é?! hahahah
Também gostei muito da escultura no café, lindíssima!!!
Agora.... Ler um post desses logo pela manhã é injusto porque me deu muita fome!! hahaha =)
Beijos!!!! =)

Fernanda Reali disse... [Responder comentário]

Que post completo! Adorei viajar com vocês!

Praga está na nossa lista de viagens futuras. Meus sogros amaram e dizem sempre que foi o lugar mais bonito que já conheceram. Assim que as crianças estiverem maiores, iremos.

Parabéns pelo bom gosto nas fotos!

Bjs

Raquel Gomes disse... [Responder comentário]

Katia, menina, tem muita coisa pra comentar disso tudo.
Mas o que me deu comichão de cometário foi o labirinto de espelhos. E eu conto o motivo: a míope aqui foi uma vez ao PlayCenter, e como parque de diversões e óculos não combinam, não levei os meus (só os de sol).
Resolvemos entrar no labirinto deles, que é de vidro e espelhos, e recebemos a orientação de andar sempre com as mãos adiante do corpo para evitar acidentes com testas. Já lá dentro, uma amiga se perdeu e me chamou, e eu virei para tentar encontrá-la. No meio do caminho tinha um espelho e eu meti a cara nele. Sim, eu consegui bater de frente com um espelho! A ilusão de ótica que esses lugares criam deixam a gente mais cega do que já é. rs
E esse seu suco de cereja, heim??? Não pôde trazer??? Não podia colocar na bagagem ou ia vencer?
Que bom que essas férias renderam tantos pratos bons, heim? Não dá vontade de tentar copiar em casa???
Beijocas

Deborah Eller Rocha e Costa disse... [Responder comentário]

Que delícia viajar com vc... rsrs...
Ótima semana pra nós!!
Bjim,
Deborah Rocha Oh

Mirella disse... [Responder comentário]

Bonfa,
Desde que eu fazia cursinho que meu professor de geografia colocava na minha cabeça que eu tnha que conhecer Praga... despois de ver essas fotos, eu que vou colocar na cabeça do meu namorado pra gente ir pra la! huauhahuhuahua =)

Que coisa liiiinda!!!


Bjao

Elaine disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
amei o post!! q fachadas maravilhosas, hein? a cidade parece de brinquedo!
bjoes

Fuxicando Sobre Artes disse... [Responder comentário]

Eu fiquei até emocionada com esse post, stive em Praga em Maio desse ano e posso te dizer que fui uma das melhoes experiências da minha vida. Tudo lá é encantador e vc realmente consegue entrar no clima da cidade. Tbm pretendo voltar lá muitas vezes e vou anotar cada uma das suas dicas. Beijinhos.

Maitê disse... [Responder comentário]

Oi querida !!!!!

Estou meio sumida não é mesmo ??? Mil desculpas pelo desaparecimento, mas andei tendo uns problemas e acabei me afastando um pouco da internet.

Mas ... tudo já está em ordem e estou voltando com força total (rs....)

E como terei coisinhas interessantes para ler por aqui hein ??????

Nossa ... este seu post me deixou babando e sonhando. Que lugar LINDO !!!!!!!!!!!! Me apaixonei ainda mais por Praga e acho que terei que colocar ela como uns dos primeiros próximos lugares que quero conhecer (rs..............).

Vou ler tudo com calma e depois volto para comentar TUDO.

Beijinhos gigantes !!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu adoro seus posts de festas, mas os de viagens eu AMO porque são tão perfeitos e completos que a gente VIAJA junto... fiquei maravilhada com a arquitetura desse lugar, cada construção mais bela que a outra... aque prédio marrom que vc classificou como LINDO, LINDO... me encantou, e aquela CASA DANÇANTE, parece mágica! Muito divertido o labirinto de espelhos...Tudo lindo, e suas fotos pereitas... obrigada por dividir conosco esse seu momento.

Fer Lorenzoni disse... [Responder comentário]

Nossa Katia, vc merece um cachê por nos apresentar a Praga de uma maneira tão emocionante, kkkk. È impossível n se apaixonar pela cidade e querer conhecê-la depois de ler o seu relato.
Post maravilhoso e super caprichado.
Bj e boa semana.
Fer Lorenzoni

Dani Brito disse... [Responder comentário]

Que delícia de lugar! Que delícia de fotos!!!

Viajei sentada lendo seu post.

Mari disse... [Responder comentário]

Bonfa, viajei de novo rsrsrs! Seus relatos só aumentam a vontade que tenho de ir lá!! Amei as fotos das comidas, e o suco, realmente, dá pra ficar bolando um mooonte de drinks, né?

Beijocas mil e uma ÓTIMA SEMANA!!

Nanda Eloy disse... [Responder comentário]

Ola, adorei o post Praga parece ser uma cidade encantadora mesmo...Imaginei que fosse so eu que ficava imaginando como seria dentro das casas, e quem morava nelas, ainda bem q não sou só eu ..rsrs

Bjs ..Boa semana

Heloísa Sérvulo da Cunha disse... [Responder comentário]

Katia,
Que viagem maravilhosa. Depois de acompanhá-la, conclui que tenho que dar um jeito de voltar a Praga.
Adorei as brincadeiras nos espelhos.
E o restaurante dos Simpsons, fez com que lembrasse minha viagem. Quando estive por lá, há bastante tempo, tudo, tudo, era escrito só em tcheco. Comer era bem difícil.
Beijos.

Katia,
Dê uma passadinha no meu blog, para ver o que estou falando sobre uma feira de antiguidades em SP. Acho que você vai gostar.
www.blogdavovohelo.blogspot.com

Vanessa disse... [Responder comentário]

Que viagem linda! Amo viajar, mas ainda não tive a oportunidade de viajar para fora do país.

Adoro seus posts, pois "viajo" junto com vc e o Marcelo (me sentindo intima do casal.. Rs)!

Que vc tenha muita saúde e tempo para fazer mais e mais viagens maravilhosas para poder postar muitas fotos e dicas para todas nós, leitoras do seu blog!

Bjinhosss

Anna disse... [Responder comentário]

Fiquei lendo e viajando com você , adoro seus relatos, você transmite tão bem.
Como você descobre estes lugares, eles não são os tradicionais que agencia faz, conte como prepara estas viagens.
Ovinho pequeno para levar para casa em...Eu tenho um pequenino que minha irmã trouxe.
Hotel com café da manhã com meu nome que fofo.
Enfim cada detalhe que você descreve eu adoro.
Ensine como planejar uma viagem, por exemplo para este lugar; pretendo ir se Deus permitir , você deve falar a lingua perfeitamente para poder entender tudo.
Conte mais, é muito bom ler seus relatos, adoro.
Beijos

Ana Carolina Peixoto disse... [Responder comentário]

Katia, que delícia de viagem! Grávida, fiquei aqui aguando com o sua massa! rs! Quero muito ir à praga qq dia! Mas sei que ainda vou ter que esperar um pouquinho já que o João Pedro nasce no início de outubro.
Que saudades! Eu sempre leio os posts no e-mail, fico aqui babando, mas não tenho tido muito tempo para comentar.
bjs,
Carol
PS: Uma amiga está indo para Turquia, pesquisei no seu blog, mas não consegui achar... Vc não esteve por lá? Se puder, me passa o link do post.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Nossa.. esse lugar simplesmente parece um sonho. Um lugar mais maravilhoso que o outro. Amei o labirinto de espelhos.. aishiuahsuhs.. muito engraçado.
E cada comida deliciosa de dar água na boca. Quem dera eu podesse viajar assim, ainda não posso mas espero um dia conheçer muitos lugares novos, amo viajar. Bem.. enquanto não posso fico babando aqui nas suas fotos, e é como se eu tivesse conhecendo mesmo, porque você sempre mostra tudo com uma riqueza de detalhes, sem deixar de mostrar nada. Parabéns por isso. No seu blog cada post é mais incrivel do que o outro, nunca falta nada! :D
Um beijo grande!

Mila

Lu Tavares disse... [Responder comentário]

Oi katia,
Não conheço Praga, mas tenho muita vontade de ir. A terra das Pilsners. Você falou pouco das cervejas. De maneira geral te agradaram? Você encontrou muitos brews pubs por lá?
beijão
Lu

Karine disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!
Conheci teu blog na semana passada e estou encantada... com tuas viagens ( que acabo "viajando" junto)tuas festas.. tudo preparado com tanto amor...
Parabéns pelo blog que é espetacular!

bjos
Karine

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Kátia
Viajar é tudo de bom não é?
Eu amo,fico a procura dos feriados
para planejar uma viajizinha por cá.A europa é pequena tenho varios paises ao meu lado.
Katia,imagina,moro a 230 km de Paris.uhuh..suspiros.
Portugal é mesmo lindo.
Eu morei no sul em Portimão,vc vai amar,é interessante ir lá na primavera e no verão,aparti de abril na pascoa até setembro é bom.Depois começa a ficar friozinho,o bom de lá são as praias.
Amo teus guias tão brem explicadinho,bjkas

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Lu!!!! Eu gosto mais dos tipos PORTER e STOUT, rsrsrsrs! Acho que foi por isso que as cervejas tchecas não me agradaram tanto! Bjs!

Edlena Franklin disse... [Responder comentário]

Kátia, é sempre enlevante acompanhar a narrativa de suas viagens, extasiante contemplar suas fotos e imaginar os sabores que você experimentou! Adoro sua simplicidade e seu sorriso alto-astral.
Beijos

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia, vc como sempre nos presenteando com otemos post sobre viagens e Praga é lindo, adorei a arquitetura da cidade, a cervejinha não podia faltar e adoro pratos com mto caldo, tdo de bom.
Bjs e boa semana

Pedro disse... [Responder comentário]

Essa viagem deve ter sido realmente fantástica! Coisas maravilhosas pra inspirar! :)

Bjs, Eliane

Simone - Mariana minha flôr disse... [Responder comentário]

Que cidades linda, adoraria conhecer um dia, e as cervejas então, hummmm, deu agua na boca, que bom que existe ela em qualquer lugar do mundo né? rsrsrs.
Adoro suas narrativas, parece que estamos viajando junto.
Beijos

Dani disse... [Responder comentário]

além das belas fotos, sua forma de descrever cada detalhe me faz parecer estar lá vivendo esse click.

Muito legal essa viagem!

Bela disse... [Responder comentário]

Impressionante como eu viajo com vocÊ nos seus posts. E ainda parece que somos amigas de longa data... só por causa do jeitinho q vc escreve. OBRIGADA por isso, amiguinha virtual!

A-DO-REI saber que, como muitas de minhas amigas reais, você observa os banheiros dos lugares (rs). Mas o que mais me divertiu nesse post (sim, eu fui bem informada sobre muitas coisas, mas gosto mesmo é da diversão) foi a série de fotos nos espelhos! HAHAHAHAHA :D

Que bom que você compartilha tanta coisa boa e gostosa nesse blog. Continue, por favor, sendo feliz e espalhando essa alegria.

Beijoca

Ana Carla Benet disse... [Responder comentário]

Menina, amei ... cada lugar lindo !

Acho q se eu pego um cardápio todo em Tcheco ... sento e choro ! kkkk

Amei os espelhos, mto engraçado !

Bjo

Margaretss disse... [Responder comentário]

Pense num post enormeeeeee e que eu li lentamente, me deliciando como se eu tambem estivesse la.
Muitos predios lindos, aquele iluminado que tu nao decifrou se era moradia ou nao, lindissimoooo...
Agora nas fotos dos espelhos me acabei na risada....
Eu teria que ir em um que emagrecesse pra lembrar como eu era magrinha...
Amei...amei...amei...
beijinhos
Margaret

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

Fui lendo esse post e agradecendo a Deus pelo invento da máquina digital... quanta foto bonita e fotos de detalhes que se não fosse a não restrição do numero de clics, não teríamos a oportunidade de ver... sou igual a você: tiro foto dos pratos que como, dos outdoors que acho legais, do banheiro, das plantas, de tudo tudo tudo... é tão bom levar pra casa coisas que achamos legais né?
Adorei o post e amei a arquitetura dos lugares... A áisagem de cima da torre realmente é um prêmio pra quem sobe tudo né? E o labririnto de espelhos, que legal... ficaram otimas as fotos de vocês principalmente a que o Marcelo está agaixado...
Belo post! Muitas histórias pra contar... adoro ouvir!
beijos

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

Que cidade incrível!!!
É uma delícia ler os seus posts de viagens e conhecer um pouquinho de cada lugar pelo qual já passou.

Sobre o restaurante brasileiro... Atualmente moro em Ottawa - Canadá - e aqui não temos nenhum restaurante brasileiro. :o(

Beijos!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ao vivo Praga dever ser ainda mais linda do que aparece nas fotos, Bonfinha. Que fachadas!!!
Adorei ver (uma vez mais) as fotos de vocês nos espelhos deformantes: impossível não se divertir!
Belo post!

Beijo,
Wagner.

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi katia,
Não conheço Praga, mas tenho muita vontade de ir,assim como toda a europa.
Toda vez que vc posta sobre viagem ,me sinto presente...muito legal!!!
Bjs e bom final de semana

Jussara disse... [Responder comentário]

OI KATIA ,COMO VC MESMA DISSE,EXISTEM MOMENTOS QUE NOS FAZEM CHORAR DE TAO TOCADOS QUE FICAMOS COM A SINTESE DE TDO NE? DA PAISAGEM DO CLIMA DO ACONCHEGO DO LUGAR DA BRISA QUE SOPRA DE LEVE E PASSA POR NÓS!!NOSSA QUE DELICIA,MAS O QUE EU ADOREI MMO FOI VER OS MUSICOS NA PONTE FAZENDO SUAS PERFORMANCES AINDA MAIS OUVINDO ALGO COMO NOSSA BOSSA NOVA QUE TBEM AMO !! ADOREI MIL BJOS !!

Andréa Palomo disse... [Responder comentário]

Oi Katia, tudo bem? Nossa que delícia de passeio. Acho que viajar é a melhor coisa do mundo, é uma experiência que ninguém tira da gente. Bom passei pra dar um oi e dizer que tem um selinho pra você lá no meu blog.
Um beijo

Leticia disse... [Responder comentário]


Estava esperando este post!!! Muito! Fiquei emocionada quando vi a obra do Gehry!!!! Eu era apaixonada pelo trabalho dele nos primeiros anos de faculdade. É claro que o estilo dele mudou muito com os anos... mas esta obra é um símbolo ainda do trabalho dele.
A cidade é um arraso total... dá ainda mais vontade de ir viajar. Pena que não teremos lua de mel... só no ano que vem. Começo a organizar a viagem logo depois do casamento, vamos pra NY... velho mundo só em 2012!
Beijos
lelê

Flavia disse... [Responder comentário]

que cidade linda!!!!
da vontade de viajar tb...
adorei as fotos
bjsss
Flavia
http://cheiadecoisinha.blogspot.com/

Vero Kraemer disse... [Responder comentário]

Ká, eu já tinha lido o post parte um , me desculpe não comentar sempre, viu?
Você sabe que sou sua fã número um!!!
Menina que viagem MARAVILHOSA!!!
Amei todas as imagens e vou te confessar que eu tbm. penso o que as pessoas fazem em suas casas, como são, como é a decoração... rsrsrsrsrs
Ká, amei o restaurante com cadeiras de cores diferentes, que você tirou a foto da frente dele, sabe?
O bairro judeu é lindo, emocionei com tudo, e emocionei também na ponte na qual você chorou, a manteiga derretida aqui chorou contigo, deu pra sentir sua emoção!!!
POr isso que eu gosto tanto de ti, você é verdadeira, simples e maravilhosa!!!
Beijosssssssssssss minha amiga linda, e uma semana incrível pra ti!!!
Vero

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Que delícia de viagem Kátia, aliás, todas as suas viagem são maravilhosas...rs
As fotos nos remetem, ainda que momentaneamente, a todos esses lugares que vc visitou.
Nossa, é tão bommmmmmmmmm!!
Quando vc sai de férias de novo???hehehe
Beijinhos e boa semana!

Lu disse... [Responder comentário]

Katia,
adorei o post. As fotos estão lindas! Adorei a sala dos espelhos... mto legal!
bj! e boa semana

Patrícia Martins disse... [Responder comentário]

Kátia,
ai que saudade, pelo visto quase nos esbarramos mesmo lá! Pegamos muito frio mas em Praga tivemos dias absurdamente ensolarados! Muito bom relembrar essa joia de cidade! As Ruas, o fato de olhar as placas e não entender N-A-D-A (hahahah) no tram qdo anunciavam Krymiska (eu pensava - eba é o meu ponto). As estações de metrô (as que vc foi são lindas) as que eu fui eram feias (como quase toda estação) parava sempre na I.P Pavlova e Haje. Ai amei seu post!
Que saudades.... passear, ir no bairro judeu, na praça central, no castelo.
Parabéns pelo texto e pelas fotos, exemplificam e fazem jus ao clima e a beleza de Praga!
beijo
Tri

*-...-* Ana Anita *-...-* disse... [Responder comentário]

eu viajo quando venho até aqui...

nossa Katinha, que postagem mais linda! adorei tudo...

bjs amiga

marcel gussoni disse... [Responder comentário]

Que viagem hein?!
Praga está na minha lista de "próximos destinos". Obrigado por compartilhar conosco!

bja

Marcel

Camila Caum disse... [Responder comentário]

Olá
Descobri seu Blog a pouco e me encantei logo de cara.... hoje dei uma passadinha para ver e resolvi elogiar, você é uma fofa, me senti praticamente em praga que por sinal é um belissimo lugar, obrigada pelo carinho com que compartilha suas experiências com sua leitoras... adorei as fotos... cheguei a ficar com fome vendo os pratos com belas refeições...hdauihdasu
Abraços

Rafaella Mesquita disse... [Responder comentário]

ameeeeeeeeeeei... q vontade de experimentar esse suco de cereja, n consigo nem imaginar qual deve ser o sabor!

bjxxx

AmoAndreiaJoias disse... [Responder comentário]

Oiii querida!
waw que viagem lindaaaaa e que fotos perfeitasss coloridas diferentes em perfeita sintonia!! amei e fiquei com vontade de conhecer!!!
parabens pelo bom gosto como sempre!!
bjinhusss

AmoAndreiaJoias disse... [Responder comentário]

Oiii querida!
waw que viagem lindaaaaa e que fotos perfeitasss coloridas diferentes em perfeita sintonia!! amei e fiquei com vontade de conhecer!!!
parabens pelo bom gosto como sempre!!
bjinhusss

AmoAndreiaJoias disse... [Responder comentário]

Oiii querida!
waw que viagem lindaaaaa e que fotos perfeitasss coloridas diferentes em perfeita sintonia!! amei e fiquei com vontade de conhecer!!!
parabens pelo bom gosto como sempre!!
bjinhusss

AmoAndreiaJoias disse... [Responder comentário]

Oiii querida!
waw que viagem lindaaaaa e que fotos perfeitasss coloridas diferentes em perfeita sintonia!! amei e fiquei com vontade de conhecer!!!
parabens pelo bom gosto como sempre!!
bjinhusss

AmoAndreiaJoias disse... [Responder comentário]

Oiii querida!
waw que viagem lindaaaaa e que fotos perfeitasss coloridas diferentes em perfeita sintonia!! amei e fiquei com vontade de conhecer!!!
parabens pelo bom gosto como sempre!!
bjinhusss

AmoAndreiaJoias disse... [Responder comentário]

Oiii querida!
waw que viagem lindaaaaa e que fotos perfeitasss coloridas diferentes em perfeita sintonia!! amei e fiquei com vontade de conhecer!!!
parabens pelo bom gosto como sempre!!
bjinhusss

AmoAndreiaJoias disse... [Responder comentário]

Oiii querida!
waw que viagem lindaaaaa e que fotos perfeitasss coloridas diferentes em perfeita sintonia!! amei e fiquei com vontade de conhecer!!!
parabens pelo bom gosto como sempre!!
bjinhusss

AmoAndreiaJoias disse... [Responder comentário]

Oiii querida!
waw que viagem lindaaaaa e que fotos perfeitasss coloridas diferentes em perfeita sintonia!! amei e fiquei com vontade de conhecer!!!
parabens pelo bom gosto como sempre!!
bjinhusss

AmoAndreiaJoias disse... [Responder comentário]

Oiii querida! menina como vc é linda!! ! e esta sempre sorridente passando um alto astral total!
waw que viagem lindaaaaa e que fotos perfeitasss coloridas diferentes em perfeita sintonia!! amei e fiquei com vontade de conhecer!!!
parabens pelo bom gosto como sempre!!
Bjinhusss

Cissa Bezerra disse... [Responder comentário]

Amei o blog.
Sou nova neste universo mas amei "bater papo" com você.
Sucesso.

bj
PS: Vou te seguir, tá?

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha,
seus post de viagens são sempre encantadores! Viajamos junto com você! Adorei todo o relato, as lindas fotos, aquele ovo enorme e lindíssimo, os prédios fantásticos...e a aventura de pedir um prato que não se tem certeza do que é.Rsrs! memórias que ficarão pra vida toda, né?
Beijos!

Francy disse... [Responder comentário]

Adorei os relatos de Praga. Já estivemos lá por três vezes, mas quando leio algum blog que fala naquela linda cidade, como aqui o fizestes tão bem, dá vontade de voltar novamente. Acredito que ainda este ano, antes de retornar ao Brasil, vamos até lá... penso que lá para outubro ou novembro... na próxima semana vamos a Bali, Singapura(outra vez) e Bangkok...
Êta vida mais ou menso!!!
bs,

Raissa Kahn disse... [Responder comentário]

Nossa lindíssimas as fotos!!!
O verão na Europa é maravilhoso, não? Estou doidinha pra voltar...e fiquei bem curiosa por Praga - eu nunca tinha visto nada por lá mas achei lindíssimo...nossa, maravilhosas as sinagogas de lá!!!

Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Katia, olha só que interessante... estava procurando uma foto da loja de absinto para ilustrar uma publicação que fiz hoje e, vi essa uma sua ai, acabei vindo parar nesse 'post' ... bem legal essa loja né? Pelo menos no ponto de vista visual...rs
Muito bacana suas viagens, deixa eu perguntar, voce tem patrocinador?...ahaha Queria um tb!!
Beijo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cintia FumagalliOlha que coincidência, legal!!!! Puxa, infelizmente não tenho patrocinador não, eu mesma banco as minhas viagens... acho que se eu tivesse patrocinador não pararia em casa, ia viver viajando, rsrs! Beijão!

Related Posts with Thumbnails