quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Degustação de molhos e geleias com queijos, torradas, salsichas, damascos e banana

Pela foto aí de cima já deu pra saber se alguém acertou a função que designei para a placa de mosaico feita pela Vero Kraemer, né? Pois bem, pessoal, assim que vi a linda criação no atelier, fiquei pensando em como poderia usá-la, porque tinha certeza de que a levaria pra casa!!!!

Posicionei algumas colheres de porcelana branca em cima da placa e ela se transformou em uma base bem alegre e colorida para promover uma degustação de molhos e geleias!!!!

A ideia de promover uma degustação de molhos e geleias é antiga. Posso dizer que já preparei mini-eventos do tipo, mas dessa vez, havia uma variedade maior de ingredientes. Eu tenho mania de comprar toda semana no mercado um vidro de molho, geleia, pastinha ou condimento diferente para experimentar. Os potes estavam se acumulando na despensa e, como não dá pra abrir tudo de uma só vez em uma casa onde mora um casal, resolvi convidar os amigos para a degustação. Da esquerda para à direita na foto acima, vocês podem observar um pouco do que servi na festinha: mostarda forte, pesto calabrese, pesto de abobrinha, molho de alcachofra para bruschetta, molho de azeitona para bruschetta, chutney picante de groselha, geleia de gengibre, patê de alcachofra, geleia de pimenta dedo-de-moça, molho de pimenta ají com azeitona e alho, molho de pimenta ají com laranja andina, molho de framboesa e chutney de manga com frutas secas.

Depois de separar os molhos e geleias, parti para a escolha de ingredientes simples e “neutros”, que teoricamente combinariam com todas as opções oferecidas.

Sendo assim, decidi preencher meus potes e panelinhas de cerâmica com cubinhos de queijo, salsicha aperitivo defumada, damascos secos e bananas, além de torradinhas, grissinis e biscoitos do tipo “água e sal”.

Sinceramente, não sei dizer porque optei por banana e damasco, simplesmente segui minha intuição e acho que acertei!!!! Em seguida, coloquei os molhos dentro das colheres de degustação e posicionei minha linda bandeja em uma das extremidades do buffet.

Reparem que as colheres de degustação que tenho em casa são meio grandinhas e, por esse motivo, receberam uma quantidade generosa de molho. No detalhe, vocês podem observar que coloquei uma colherzinha de plástico bem pequenininha, do tipo que é usada em brigadeiros de copinho, para ajudar os convidados a se servirem.

As panelinhas e potes de cerâmica branca abrigaram os ingredientes-base para degustação. A banana ficou deliciosa com a geleia de pimenta!!!!

Como nem todos os meus convidados gostavam de pimenta e a maioria dos molhos era picante, nem que fosse “de leve”, eu encomendei à ANA NÉRI (21 9501-5888/ 21 2695-7448/21 2695-7448) um pão recheado com presunto + queijo + catupiry e outro com linguiça calabresa + queijo + catupiry pra garantir que ninguém ficaria com fome. Esse belisquete é uma unanimidade lá em casa e nas festas da família. Eu já havia provado os pães no chá de bebê da minha irmã mais nova e no BRUNCH DO DIA DOS NAMORADOS lá em casa. Todo mundo comeu, repetiu e se desmanchou em elogios. Obrigada, Ana, você é um amor!!!!

Aproveitei a oportunidade para fazer a estreia dos suportes de vela indianos que ganhei da minha irmã do meio e que produzem um efeito bem interessante. As contas coloridas presas nos orifícios da peça ficam iluminadas e refletem uma luz âmbar/avermelhada em seu entorno.

Também usei as panelinhas que ganhei no sorteio da www.cozinhafesteira.blogspot.com para servir cubinhos de queijo, salsichas e damascos na mesa de centro, ao redor da qual meus amigos se reúnem para um bate-papo descontraído em dias de festa.

Gente, nem sempre minhas invencionices dão certo, claro… mas gosto de dividir essas experiências com vocês mesmo assim. Achei que o delicioso licor de pêssego PEACHTREE combinaria bem com vinho branco seco, mas não foi o que descobri. A mistura ficou com gosto de remédio (argh!) e preferi não misturar os dois ingredientes, oferecendo-os separadamente. Tenho a impressão de que, com espumante, o resultado seria bem diferente.

A Ana Néri também fez essa torta de damascos maravilhosa, com receita original de uma tradicional loja de doces localizada na zona sul do Rio. Pra quem não gosta de doce “muito doce”, ela é perfeita! E aqui o licor PEACHTREE fez sucesso: meu amigo Wagner derramou um pouco do líquido em cima de sua fatia, todo mundo copiou e aprovou!!!!

E assim terminou mais uma festinha lá em casa… daqui a pouco tem outra e mês que vem, mais outra… aguardem!!!!

Então quem chegou mais perto da resposta correta e acertou a função da placa de mosaico foi:

ADRIANE PINHATE, com o seguinte palpite:

“Acho que em cada quadradinho colorido do mosaico, vc colocou um tipo de molho para experimentar!! Será?”

Parabéns, Adriane! Muita gente chegou quase lá e eu mesma fiquei na dúvida de quem deveria ganhar o mimo… ô, libriana indecisa, rsrsrsrs! Então fui pedir a ajuda de alguns amigos e chegamos à conclusão de que você foi a leitora que forneceu mais detalhes primeiro.

Agora basta enviar seu endereço para o e-mail katiabonfadini@gmail.com para receber em casa o hidratante LUSCIOUS KISSES, da marca Victoria´s Secret.

Antes de terminar o post, posso pedir a opinião de vocês em uma questão? Eu amei a placa de mosaico e planejo continuar usando-a como base para servir petiscos dentro das colheres de degustação, mas o que vocês acham desse acabamento rústico? Particularmente, eu gosto dela assim mesmo, mas também pensei em mandar fazer uma caixinha de madeira para encaixá-la e poder transportá-la melhor, que tal?

Um grande beijo, obrigada a todos os que participaram do concurso-relâmpago e tenham um lindo dia!!!!

P.S.: Esse mês promete mais concursos/sorteios em breve!!!!!

Bonfa ass

53 comentários:

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

Eeeeeee... Que delícia!!!
Que festinha booooa!

Parabéns, Adriane!

Também adoro a placa de mosaico assim, rústica... Mas manda fazer uma caixinha e aí você poderá usá-la dos dois modos! : )

Grande beijo!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Que delicia de degustação!
Amei as idéias criativas!!
Bjus

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Adoro passar por aqui e me deliciar com seu bom gosto e capricho em receber,tudo lindo katinha como sempre,lindo dia querida,bjkas

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Amei as colheres de porcelana branca em cima da placa, que acredito ficar melhor com o acabamento em madeira, dará vida longa a peça. Não sou chegada numa pimenta como bem sabes, então caíria de boa no pão recheado...rsrsrs. Beijocas!

Bia Jubiart disse... [Responder comentário]

Bom dia Bonfa!

Outro dia visitei sua linda loja, mas não consegui fazer comentários.

Bella, quer matar a gente cedo com tantas gostosuras?

Para variar, receitas, combinações, decoração, tudo estilo Bonfa (muito bom gosto e criativos).

Um lindo dia p/ vc!

Beijãooooooooooo

Katima disse... [Responder comentário]

Oi, Bonfa.
A mesa linda já diz tudo, a degustação foi maravilhosa e a prosa também.rsrsr
Beijos e parabéns pelo bom gosto.
Kátima.

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Huuuhhhuuu!!! Acertei!
Queridona!
Quantos molhos e geleias. Cada reuniaozinha que vc faz , me deixa anestesiada de tudo tão belo e gosotoso, sem contar na vontade de comer tudo. Sério, nao sei se só ficaria admirando ou se comeria tudo...rsrsrs

Acho que ficaria legal vc colocar a peça de mosaico numa base de madeira branca, assim o destaque sempre será as cores do mosaico!

Bjs
Dri

Mania D' Marie disse... [Responder comentário]

Uma delícia de degustação,parabéns pra sortuda,quanto a placa deixaria assim mesmo
Cheiro!!

Aline Sabes disse... [Responder comentário]

Bom dia Katia!

Essa festa me deu agua na boca! Estou com vontade de chamar os amigos em casa e fazer algo do gênero, mais dó depois que os pedreiros abandonarem a minha casa! rs e espero que não demore!

Um ótimo dia para você!

Beijos

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Por um momento achei que eu tivesse sido a ganhadora do palpite...rsrs..

Experimentaria todos esse molhos e geleias que contem azeitona...rsrs..

Beijosss!!
Gábi

Nathalia disse... [Responder comentário]

Oi Katia! Que pena que eu não ganhei, mas parabéns à sortuda!
Fiquei encantada com o porta-velas que você ganhou, o efeito é incrível!

Beijo!

Bruna Leite disse... [Responder comentário]

Katia, que ideia deliciosa! Fiquei morrendo de vontade de participar! aliás, vc tem que fazer um concurso que o prêmio seja um jantar na sua casa! rs Mas de todas as delícias, fiquei curiosíssima pelo chutney picante de groselha!

E quanto a sua pergunta, tmb acho rústico mais legal, mas por uma questão de praticidade, acho que a moldura vai te permitir usar muito mais! Já pensou um café da manhã na cama servido nesse mosaico? rs beijos

Doce Sucre disse... [Responder comentário]

Tudo muito lindo!!! =)

Bella disse... [Responder comentário]

Bonfa, você arrasa até nas mini produções...daria tudo para ser convidada vip dessas degustações!
:D

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Ai Bonfa pra variar não deu, mas acho que cheguei perto e sobre o suporte para o mosaico acho uma boa pq vc protege mais e não corre o risco de quebrar ou algo parecido. E molhos adoro e toda vez que eu saio e vejo uma organização de molhos lembro de você.
bjos e adorei o post de hj.

Giselle Baeta disse... [Responder comentário]

Ahhh, eu amo tanto essas suas festinhas! É mta inspiração! rs
Parabéns pelo capricho de sempre!
Bjs

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, amiga,
Que degustação incrível! hummm!
Visual perfeito! Eu não mudaria a rusticidade da peça! O charme está aí!
Beijos! Adorei tudo!

Milena disse... [Responder comentário]

Bonfa,ficou um charme!
Adorei!
E quanto a moldura,acho que preservará mais a peça,

bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Meninas, obrigadíssima pela sugestões! Realmente acho que uma caixa de madeira protegeria mais a peça e eu gostaria de algo bem neutro pra que o mosaico sobressaísse. Agora a dúvida é a cor da caixa: tom natural ou pintada de branco????? Acho que o branco combina mais com o mosaico, mas minha sala não tem muito a ver com a cor... Ô libriana indecisa, rsrsrsrs! Beijão!

Allison French ! disse... [Responder comentário]

Você sempre ahaza *_*

Leane Luiza disse... [Responder comentário]

Meu deus, Bonfa! Quanta coisa boa, hen? Tudo ficou divino, parabéns! Minha mãe também adora fazer esses "lanchinhos básicos" para as amigas. Não sei se você se lembra da Cacá, ela já foi para o "Bonfa Convida".
Um beijo, Leane.

Izis Borck disse... [Responder comentário]

Essas festinhas de degustação nos deixam com água na boca, beijocas
Izis

Larissa Motta disse... [Responder comentário]

Hummmm, que delícia menina, ficou muito lindo e aposto que uma delícia.
Acho que se vc fizer uma caixa pra proteger a placa ficará lindo e vai preservar a peça.
Bjks.

wcampelo disse... [Responder comentário]

Eu não apenas vi tudo de perto como ainda pude provar um pouco de cada. Adorei o pão recheado (excelente!), e o molho que mais chamou minha atenção (ainda que a princípio eu não estivesse levando muita fé) foi o Chutney de manga com frutas secas: realmente muito bom.
Sobre a placa de mosaico, acho que uma borda de madeira não só daria melhor acabamento, como ajudaria a proteger o trabalho. Talvez a madeira de cor média apenas encerada combinasse mais com o seu ambiente.
Beijo,
Wagner.

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

Eu ia dar a sugestão de cor da caixa, mas fico com a opinião do Wagner!
Beijos!!!

Carolina da disse... [Responder comentário]

Acho que o acabamento em madeira somente encerada (conforme o Wagner escreveu)ficaria bem legal, mas se quiser ousar, mande fazer um em aço inox, ficaria um luxo só.... e quem sabe com um vidro em cima?
Parabens pela produção , ficou divina...
beijos da Carol

Marina Mott disse... [Responder comentário]

Katia, tudo lindo, como sempre! Eu deixaria a placa da Vero tal qual esá. Gosto dela assim! beijo!

Sandra Lima disse... [Responder comentário]

Mais uma mesa maravilhosa pra me servir de inspiração!
Esse mosaico da Verônica ficou um show com o colorido dos molhos sobre ela!
Adorei a fruteira que você ganhou, simples e estilosa.
Beijos

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. amei a festinha e as guloseimas.. esses pães são bons demais!!!! E a decor ficou fofa... lindo como sempre!!!!
Beijos

Casa com Pimenta disse... [Responder comentário]

Eu simplesmente estou APAIXONADA pelo seu blog!!!!!!! Descobri o seu cantinho ontem quando estava procurando dicas de Festa Mexicana para o meu aniversário, desde ontem não consigo parar de ler seu blog, principalmente no ítem Festas.
Você é uma pessoa muito criativa, e eu admiro muito isso. Eu sou péssima,, não tenho criatividade nenhuma, mas tenho bom gosto e sei reconhecer esse talento nas pessoas. Estou encantada!

Estou com um notepad aberto no meu computador e conforme vou vendo suas arrumações, usos das louças vou anotando, rssss...

Seus posts irão me ajudar muito daqui pra frente, já estou pensando em várias festinhas, brunchs, etc...

Parabéns!!!! :)

Unknown disse... [Responder comentário]

Aiaiai, que esse Casos e Coisas da Bonfa tá um caso sério com tanta comida gostosa semana atras semana! Kátia, eu fiz o drink substituindo o whiski pelo licor! Menina, foi um sucesso aqui em casa!!!!!

O blog tá o máaaaximo! Eu to numa fase bem cozinheira e to amando! :D O ruim é que a gente vai comendo, comendo e engordando, engordando....ow pecado.. hahaha

Olha só, minha opinião é que voce coloque o mosaico numa base de madeira sim. Porque acho que fica mais prático e, além disso, nao acho que a peça perca esse ar rústico só por causa da base. Vai ficar "ecochic" hehehehe

Maiara Voltarelli disse... [Responder comentário]

Olá! Bonfa
descobri seu blog tem alguns dias,através do blog da claudinha e estou adorando tudo e já planejando algumas "bagunças em casa", obrigada por dividir esses momentos alegres e suas invenções conosco.
Bonita a placa mais prefiro com madeira.
Bonfa mês que vem é niver do meu esposo e como bom cachaceiro estou querendo fazer uma noite de drink pra laguns amigos em casa, gostaria de algumas sugestões, tem que ser coisa leve por aqui em cuiaba é muito quente.
Bjokas e parabéns!

Camilla Nesti disse... [Responder comentário]

Adorei a utilização do suporte!! Vou te mandar uma geleia de pimentão que eu faço.. uma delícia!!

beeijos

Denise Padoan disse... [Responder comentário]

Que degustação mais linda e saborosa! Vc arrasa! =D
Adoro!
Beijos!

depadoan.blogspot.com

Teodoro disse... [Responder comentário]

Oi, amei a loja! Mami quer marcar um encontro contigo - ela sai de férias e volta dia 14. vai para macchu picchu. você já foi? tem dicas? bjs

Angela Escritora disse... [Responder comentário]

Adorei tudo!!

Delicatto Atelier disse... [Responder comentário]

Oi Katia,

Adoro suas postagens cheias de bom gosto. Essa tábua da Vero ficou perfeita para a utilização que vc fez! Mais uma vez você arrasou!

Bj,

Bertha

Livia Curi Fernandes, disse... [Responder comentário]

Katinha..estou me inspirando em seu blog para fazer um jantar lá em casa onde eu e meu noivo iremos convidar nossos padrinhos de casamento!!! Coloquei até uma enquete lá no blog pedindo ajuda com algumas opções!!!
www.cozinhafesteira.blogspot.com
Estou na dúvida entre, uma noite no Boteco, Italiana, Indiana, Romantica e mexicana!!!
Beijos e parabnes..suas mesas sempre ficam lindas!

arquitetando disse... [Responder comentário]

Menina...lindas suas idéias e comprinhas...adorei o post...

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, essa degustação deve ter sido ótima.
Realmente você deu um ótimo uso para a sua placa, que com a caixa de madeira, realmente ficará mais bem planejada.
Que pena que eu não acertei o concurso, vou tentar nos próximos, quem sabe.
Bjos.

Cozinha Perfumada disse... [Responder comentário]

Ai que placa de mosaico linda!!!Adoro as fotos das suas festinhas em casa, super caprichada, super linda...adoro!!! E foi uma ótima essa degustação, que com certeza adoraram!! Te acho super criativa !! Beijos e lindo dia pra vc !! Tereza

http://cozinhaperfumada.blogspot.com/

Borbulhas Literárias disse... [Responder comentário]

Demais!

Beijosss!
Bia ♠♠
bibiabueno.com.br

KEKA disse... [Responder comentário]

já experimentou o chutney de banana da companhia das ervas? adoro!
bem exótico!!!

beijos

Elza Carrara disse... [Responder comentário]

Katia, sabia que eu demorei a perceber que a 1° foto era um espelho do lado? Parecia que você arrumou tudo em dose dupla, rsrsrs
As panelinhas coloridas são MARAVILHOSAS, quem sabe eu encontre algumas por aí dando "sopa".
Sobre a bandeija, você tem razão, ela é bonita rústica assim, mas um suporte ajudaria a transportar melhor e com certeza, ela não perderá seu charme :)
Sobre o post do filme, que bom que você gosta desse filme. Eu sabia que você sabe reconhecer um filme quando ele é bom!
Bjs e uma ótima sexta-feira pra vocÊ

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Keka,chutney de banana? Adorei a ideia, vou correndo procurar! Muito obrigada pela dica!!!!! Um beijo pra todos!!!!

Jô Bibas disse... [Responder comentário]

Katia, achei ótima essa ideia de degustação! É praticamente uma reinvenção do fondue! E sobre o mosaico: caixa. Trabalho com madeira portanto sou suspeita, mas sendo só encaixada, fica como opção.

Maria disse... [Responder comentário]

Que festa deliciosa. Eu iria adorar os molhos bem picantes. Por mim a tábua está linda assim, mas se fizer uma caixa alem de transportar e guardar melhor nõão tera problema em riscar a mesa. Bjus.

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia, seu evento foi divino, hein? Quanta comida, bebidas e molhos... eu estou aqui babando no computador, rsrrs.
Adorei o mosaico... não sei se daria para colocar umas pastilhas de vidro na lateral, apesar de achar que a tábua fica ótima.

Bjs e bom fim de semana.

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, tudo ficou lindo, com todo capricho de semrpe. Adorei sua peça de mosaico. Estou cada vez mais nervosa por preparar algo pra vc, não sou assim tão apoteótica na mesa, gosto de gastar meu tempo é nas panelas mesmo... Acho que consegui escolher o menu. Fui reler todos os meus posts de culinária, em busca de pistas suas sobre seus gostos e os gostos de Marcelo. Acho que encontrei o que queria.
Bj

Samantha disse... [Responder comentário]

Oi! Adoro o seu blog, que já serviu de inspiração para algumas festinhas aqui em casa. rsrs Adorei a desgustação e mais ainda os copinhos de bolinhas. Onde vc comprou? Parabéns! Samantha

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Samantha! Obrigadíssima pelo comentário! Os potes são bem fofos mesmo, né? Comprei-os em uma floricultura que fica perto do Hortifruti de Botafogo, mas sempre volto lá e nunca mais encontrei a peça. Na verdade, são cachepots! Um grande beijo e seja sempre muito bem-vinda!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Samantha! Obrigadíssima pelo comentário! Os potes são bem fofos mesmo, né? Comprei-os em uma floricultura que fica perto do Hortifruti de Botafogo, mas sempre volto lá e nunca mais encontrei a peça. Na verdade, são cachepots! Um grande beijo e seja sempre muito bem-vinda!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Samantha! Obrigadíssima pelo comentário! Os potes são bem fofos mesmo, né? Comprei-os em uma floricultura que fica perto do Hortifruti de Botafogo, mas sempre volto lá e nunca mais encontrei a peça. Na verdade, são cachepots! Um grande beijo e seja sempre muito bem-vinda!!!!

Related Posts with Thumbnails