quarta-feira, 21 de março de 2012

O centro budista de Três Coroas, RS: um pedaço do Tibete no sul do Brasil

Um dos lugares mais surpreendentes que conheci recentemente foi o centro budista KHADRO LING em Três Coroas, no Rio Grande do Sul. Como havíamos estado em Gramado e Canela há dois anos durante o Carnaval e adoramos a experiência, decidimos voltar não só para rever essas duas lindas cidades, mas também para conhecer outros lugares nos arredores.

Eu tinha visto uma foto do templo principal no GUIA DO VIAJANTE NO RIO GRANDE DO SUL, que levamos no passeio, mas o que eu não sabia é que essa construção faz parte de um complexo muito maior do que eu imaginava. O Khadro Ling é, na verdade, um centro budista que também conta com vários outros monumentos em estilo arquitetônico tibetano. Uma comunidade de praticantes mora no local e em suas terras fica o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina dedicado ao ensino e à prática do budismo.

Logo depois que estacionamos o carro, fomos instruídos a seguir para a recepção a fim de assistirmos ao vídeo institucional no qual a atriz Lucélia Santos narra a história do guru Rinpoche e da construção do templo, além de explicar alguns fundamentos básicos do budismo.

O budismo prega que trazemos em nós uma fonte inesgotável de compaixão e sabedoria, mas a encobrimos com medos, frustrações e atitudes negativas. Para entrar em contato com nossa essência e alcançar a paz interior, devemos cultivar atitudes positivas como generosidade e disciplina.

O templo abriga sessões diárias de meditação, retiros e ensinamentos. Começamos a visita por esse edifício e, em respeito às pessoas que estavam meditando, tiramos os sapatos, desligamos os celulares e contemplamos a cerimônia silenciosamente por menos de 2 minutos, tempo suficiente para que eu ficasse deslumbrada com a qualidade e a quantidade de detalhes das pinturas do grande salão.

As rodas de orações são cilindros preenchidos por rolos de papel nos quais milhões de mantras são impressos. Os budistas acreditam que quando uma roda é girada, os mantras contidos em seu interior são recitados simultaneamente, tendo suas bençãos levadas pelo vento que se encarrega de espalhar a paz e a harmonia pelo mundo.

As bandeiras de oração tem um significado parecido e em seu tecido também estão escritas orações que são irradiadas pelo vento.

As estupas são monumentos que representam a mente iluminada de Buda.

Na casa das lamparinas são feitas oferendas de luz com o objetivo de purificar a ignorância dos seres humanos dando lugar à clareza e à sabedoria.

Estátua de Padmasambava, mestre que levou o budismo ao Tibete.

Estátua do Buda Akshobia.

Fonte de Tara Verde, uma das deidades do budismo tibetano.

Além do templo principal, descobrimos que no complexo há um segundo templo idealizado pelo guru Rinpoche, o Terra Pura de Padmasambava.

Artistas e lamas do Nepal e Butão vieram morar no Khadro Ling para decorar e abençoar o prédio durante sua construção.

A quantidade de detalhes é impressionante. Eu que adoro pinturas cheias de minúncias e fachadas cheias de recortes, fiquei encantada com esse templo: quanta paciência e dedicação!!!!

A construção de uma estrutura tão elaborada e incomum foi feita para inspirar aqueles que a vêem ou que se lembrem dela, e para ressaltar nossa própria riqueza de potencial interior.*

*Fonte: http://padmasambhavapureland.com/terrapura.php

A arquitetura deste templo é baseada em uma réplica localizada em Kongpo, no Tibete. Os três andares têm muitas estátuas e pinturas que representam os habitantes iluminados do palácio celestial. Cada estátua é preenchida com rolos de mantras e incenso em pó, o que confere uma potência consagrada às imagens.*

O Marcelo adora fotos panorâmicas e registrou a vista lá de cima, que  é sensacional e parece convidar o visitante à meditação. Na loja do centro budista, encontramos livros, incensos e objetos decorativos.

Acho que o passeio vale muito à pena e é mencionado em diversos guias turísticos, sendo uma das atrações mais visitadas na serra gaúcha atualmente. O endereço do centro budista é o seguinte: Linha Águas Brancas, 1211 Cx. Postal 121 CEP 95660-000 - Três Coroas - RS – Brasil. Telefone: (51) 3546-8201.

Para saber mais sobre a história do Khadro Ling e do budismo, além das indicações de como chegar ao local e os horários de visitação, basta acessar o seguinte link:

Um grande beijo pra todos com votos de um dia de muita paz!!!!!!!!!