Crostini de figo com queijo de cabra e creme de balsâmico; crostini de cream cheese, mel e noz pecã e crostini de queijo de cabra com pimenta do reino
Crostini de caponata de berinjela; crostini de tapenade de azeitonas pretas com lasca de Grana Padano e crostini de Parma com gorgonzola
Crostini de geleia de figo caseira e crostini de queijo de cabra, mel e framboesa
No dia seguinte da última degustação de Queijos & Vinhos que organizei lá em casa, me vi cercada de baguetes, queijos, geleias, pastinhas e frutas que sobraram da festa. Tenho tentado conter o exagero das compras porque meu lema sempre foi “melhor sobrar com folga do que faltar”. Até agora não tive sucesso na empreitada, mas, pelo menos, consegui fazer a conta certa dos frios, que foram quase todos consumidos. Só restaram algumas fatias de presunto de Parma.
Para aumentar a durabilidade das baguetes, resolvi transformá-las em crostinis, ou seja, torradinhas incrementadas com azeite, sal marinho e pimenta do reino, que por isso ganham um nome “chique”. Foi a própria Martha Stewart que definiu os crostinis desse jeito quando publicou a receita em seu site:
http://www.marthastewart.com/340368/simple-crostini
Ingredientes
- Baguetes cortadas em fatias com mais ou menos 1 cm de espessura
- Azeite extra-virgem
- Sal marinho (usei sal marinho defumado)
- Pimenta do reino moída
Modo de preparo
Pincele as fatias de pão com o azeite e, em seguida, acrescente sal e pimenta à gosto. Leve ao forno pré-aquecido num tabuleiro e doure o pão por 15 ou 20 minutos. Se for necessário, vire as fatias ao contrário na metade desse tempo para que elas dourem uniformemente dos dois lados. Retire o pão do forno e espere esfriar totalmente antes de guardar num recipiente de vidro com tampa, se não for consumir imediatamente.
Depois de prontos, os crostinis podem ser servidos com uma infinidade de acompanhamentos. Encontrei tantas ideias na internet que foi impossível anotar tudo. Para aproveitar as sobras da festinha, testei (e aprovei) as seguintes combinações:
- Crostini de caponata de berinjela
- Crostini de tapenade de azeitonas pretas com lasca de Grana Padano
- Crostini de Parma com gorgonzola
- Crostini de figo com queijo de cabra e creme de balsâmico
- Crostini de cream cheese, mel e noz pecã
- Crostini de queijo de cabra com pimenta do reino
- Crostini de geleia de figo caseira (receita AQUI)
- Crostini de queijo de cabra, mel e framboesa
Gostei de todas as misturas improvisadas, mas fiquei com vontade de fazer algo mais incrementado e então pensei em convidar os amigos para uma degustação de crostinis. Procurei referências na internet e separei as ideias mais legais para compartilhar com vocês.
Fonte: http://www.yummymummykitchen.com/2012/08/backyard-summer-dinner-party-100.html
A ideia de um buffet de antepastos no estilo “monte o seu crostini” me agradou muito. Assim como uma degustação de queijos, é algo simples de organizar porque não há necessidade de ir pra cozinha preparar pratos mirabolantes. Basta comprar os acompanhamentos e concentrar os esforços na decoração (minha parte preferida!).
Fonte: http://themelideos.com/weddings/theresa-chriss-smogshoppe-wedding
Fonte: http://www.heirloomdc.com/
Os dois buffets de crostinis das fotos acima oferecem os petiscos já montados. Acho a ideia interessante, mas não funcionaria nas minhas festinhas. Prefiro que meus convidados montem seus belisquetes na hora porque só assim dá pra garantir que o crostini permaneça crocante.
Fonte: http://www.brit.co/creative-wedding-buffets-to-save-your-budget/
Fonte: http://peachesandcake.com/beautiful-buffets/
Tenho visto muitos buffets nos quais gavetas são usadas como elementos decorativos e/ou bandejas e/ou cachepôs para arranjos florais. Taí uma coisa que todo mundo têm em casa: gavetas! Já anotei a ideia para usar em alguma festa futura.
Fonte: http://birdisthewordpdx.com/category/appetizers/
Se o número de convidados for pequeno, as matérias-primas para os crostinis podem ser dispostas numa única tábua, como o exemplo acima.
Fonte: http://waitingonmartha.com/la-crema-virtual-vitner/
Uma ideia legal é deixar alguns crostinis montados como referência. Perto deles, seria interessante colocar uma lista contendo sugestões de ingredientes que podem ser combinados, como por exemplo: cream cheese, salmão defumado e alcaparra. Seria somente um guia de sugestões, já que as possibilidades são inúmeras e o objetivo desse tipo de evento é justamente comparar experiências e compartilhar as combinações que deram certo de maneira informal e divertida.
Fonte: http://waitingonmartha.com/outdoor-entertaining-ideas/
Temperos como azeite aromatizado, creme de vinagre balsâmico e molho de pimenta são sempre bem-vindos num buffet de crostinis.
Fonte: http://www.onewed.com/food/
No fim das contas, o espaço self-service de crostinis se assemelha a um buffet de antepastos. O crostini em si é somente a base para montar diversas combinações, sejam elas tradicionais ou inusitadas.
Espero que tenham gostado dessa compilação de ideias e desejo a todos uma semana deliciosa!!!!
Tudo lindo e gostoso
ResponderExcluirbjokas =)
Adorei as imagens inspiradoras e as torradas! Gosto de fazer em casa tb! Fiz ontem para comer com creme de ervilha!!! Beijos
ResponderExcluir@BellObrigada, Bell! Estou doida pra fazer uma festinha usando essa ideia! Beijão!
ResponderExcluir@MartaQue bom, Martinha! Hummm, eu adoro sopa com torradinhas. Com esse friozinho que tem feito nos últimos dias, é perfeito! Beijão!
ResponderExcluirImpossível não gostar, Kátia, você e suas ideias sensacionais, gostei demais, numa oportunidade colocarei em prática algumas destas sugestões.
ResponderExcluirValeu mesmo.
Um beijo.
gostei acho que vou receber minhas amigas com essa ideia da próxima vez, faço alguns antepastos, umas duas sobremesas o resto é só decoração, muito boa ideia bjs
ResponderExcluirQuantas festas voce faz por ano?
ResponderExcluirEu tenho receio de faher muitas festas e que meus amigos e familiares começem a cansar.
Beijinhos
@Ana LopesOi, Ana!!!!! Ah, mas festa é tão gostoso... acho que ninguém cansa não, rs! Eu concentrei muitas festas próximas recentemente, mas geralmente faço uma a cada 2 meses e vario os grupos de amigos e familiares. Beijão!
ResponderExcluirEu nunca havia pensado nisso. Adorei as sugestões! Seu blog é um dos mais inspiradores que eu vejo, nunca vou me cansar de dizer isso.
ResponderExcluirKatia, quanto tempo os crostinis podem ficar guardados num vaso com tampa? O tempo deve ser menor do que de torradas comuns, não é?
Bjokas!
Manu
www.simplichique.com.br
@Manuela LopesOi, Manu! Muito obrigada pelo carinho!!!! É fácil de montar um buffet de crostinis, né? Gosto desse tipo de belisquete prático e rápido, que não dá muito trabalho. Sobre o prazo de validade dos crostinis, infelizmente não sei dizer... eu consumi tudo nos 3 dias seguintes e ainda estavam frescos. Um Beijão!
ResponderExcluir