Bom dia, pessoal! Fiquei curiosa pra saber a reação de vocês ao lerem o título do post porque, quando pensei em experimentar essa combinação de Brie com chocolate, corri imediatamente para o Google a fim de saber se eu estava louca ou se essa receita já havia sido testada por alguém. O que eu encontrei foram muitas ideias inusitadas e misturas interessantes, que vocês podem conferir clicando AQUI. Tem de tudo, desde tarteletes de brie com chocolate amargo e frutas vermelhas até sanduíches.
Como eu gosto muito da mistura harmoniosa de salgado e doce resultante da combinação de brie com geleia de damasco ou de pimenta, caqui, amora, morango etc., achei que a sobra da calda de chocolate cuja receita publiquei na semana passada (confira AQUI) poderia ser um bom acompanhamento para o queijo que estava na geladeira. Animada com os resultados da minha pesquisa na internet, parti para mais uma peripécia culinária!
Ingredientes
- Uma peça de queijo brie
- Calda de chocolate (receita AQUI)
- Amêndoas laminadas
- Biscoitos neutros ou crackers de arroz para acompanhar
Modo de preparo
Há várias maneiras de torrar amêndoas laminadas e vocês podem ver algumas dicas AQUI. Eu fiz assim: aqueci uma frigideira e coloquei as lascas, revirando-as a cada 30 segundos em fogo baixo até que estivessem bem torradinhas. É preciso ficar de olho para que as amêndoas não queimem. Deixei esfriar enquanto fui preparar o queijo. Retirei o topo do brie, acrescentei uma porção generosa de calda de chocolate e coloquei o queijo numa assadeira por 15 minutos no forno a 180 graus. O ideal é que ele derreta por dentro, mas não desmanche. Retirei o brie da assadeira com a ajuda de uma espátula, posicionei-o no centro de um prato e decorei o topo e as laterais com as amêndoas tostadas.
As amêndoas torradas ganharam um aroma terroso, rico e intenso. Adorei o resultado que fica bastante diferente do sabor original.
Gostei demais dessa combinação que pode parecer inusitada e esquisita à primeira vista. O que pensei foi o seguinte: se a gente come brie com geleia, será que o queijo também fica bom com chocolate? Depois dessa experiência, a minha resposta é “sim”! Entretanto, eu mudaria uma coisa na receita: deixaria a calda de chocolate mais doce ou acrescentaria mel. O interessante é o contraste entre os sabores doce e salgado e então, nesse caso, eu abriria mão do chocolate amargo que tanto gosto em prol de um resultado mais equilibrado entre sal e doce. Fica a dica de um petisco para entreter os convidados nas festas e confraternizações de fim de ano.
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana surpreendente!!!!
Jesus, adoreiiiii
ResponderExcluirBeijos
@MartaOi, Martinha! Experimenta e depois me conta, fica muito bom mesmo! Beijão!
ResponderExcluirhum deve ser sensacional, Duas paixões juntas.... O post está sem o link da calda de chocolate. Pelo menos pra mim :-(
ResponderExcluir@UnknownFica bem gostoso mesmo! Sobre o link, estou enfrentando algumas dificuldades técnicas pra postar e não consigo editar o texto, mas você pode ver a receita aqui: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2015/12/banana-com-chocolate-no-palito.html
ResponderExcluirBeijão!
Nossaaaaa!!!! Fiquei com água na boca!!!! Já está salvo e com certeza vou fazer!
ResponderExcluir@Marcela PontesObaaaa, Marcela! Depois em conta como ficou? Beijão!
ResponderExcluir