segunda-feira, 30 de maio de 2016

A Festa da Pizza

DSC_0944A

DSC_0897

DSC_0835

DSC_0716a

DSC_0128

A FESTA DA PIZZA aconteceu lá em casa numa sexta-feira à noite, dia da semana em que a gente normalmente pede pizza e abre uma garrafa de vinho para colocar o papo em dia e contar as novidades. Dessa vez, nossa rotina não foi tão diferente, mas foi muito mais animada e divertida!

DSC_0547A

A vantagem de preparar a própria pizza é poder escolher ingredientes selecionados, misturá-los à vontade e decidir sobre a quantidade de cobertura ideal. E quando recebemos os amigos em casa para nos ajudar nessa tarefa, a noite vira uma festa! Conforme mencionei no post sobre os preparativos para a “pizzada”, achei muito interessante a ideia de cada convidado montar a própria pizza por meio de um buffet self-service.

DSC_0553

Organizei o buffet de forma prática e funcional, posicionando as taças de vinho e os temperos em um dos lados do móvel, enquanto os ingredientes principais ficaram na outra extremidade. No meio da peça, coloquei uma tábua de madeira redonda para ser usada como base no preparo das pizzas. Para criar uma atmosfera rústica e aconchegante de cantina italiana, usei a mesma toalha verde quadriculada que apareceu por aqui no JANTAR ITALIANO. Escolhi louças e acessórios nas cores branca e vermelha e enfeitei a parede do buffet com um móbile feito a partir das peças do kit digital PIZZA em dois tamanhos.

DSC_0748

Detalhe da extremidade do buffet que abrigou as taças de vinho e os temperos

DSC_0577

Detalhe do porta-retrato decorado com uma das impressões do kit digital PIZZA no formato 10 cm x 15 cm

DSC_0757

Os temperos que selecionei para realçar o sabor das pizzas foram manjericão, tomilho e pimenta calabresa, além de pimenta chipotle, pimenta do reino e sal, que coloquei dentro da cestinha de palha.

DSC_0610

Do lado oposto do buffet, organizei os ingredientes principais para a cobertura das pizzas em seis potinhos brancos. Precisei limitar a quantidade de itens porque o meu móvel não é muito espaçoso, mas acho que foi o suficiente para garantir uma boa variedade de combinações.

DSC_0811

Compramos massas de tamanho médio numa boa padaria perto de casa e, desse modo, pudemos testar várias misturas, repetindo os sabores que fizeram mais sucesso.

DSC_0871

Ralei dois pedaços grandes de muçarela, que inseri num pote de vidro transparente. Uma pequena pá de metal facilitou a colocação do queijo sobre a massa e deu um toque de charme à decoração. Os outros ingredientes que disponibilizei para os meus convidados foram gorgonzola, tomate cereja, salaminho (era pra ser linguiça calabresa, mas não encontrei no mercado), cogumelos Paris in natura, pimentão vermelho e amarelo picadinho e azeitonas pretas temperadas.

DSC_0999

A pizza da foto acima foi a primeira que fiz para inaugurar a noite e sua cobertura era composta de muçarela, cogumelos, tomate cereja, azeitonas pretas e tomilho. O molho de tomate, assim como o azeite, estavam disponíveis, mas foram servidos à parte e por isso não aparecem nas fotos do buffet.

DSC_0018

As pizzas receberam bandeirinhas do kit digital PIZZA assim que saíram do forno. Esse item do kit possui um campo de texto editável para escrever os sabores das pizzas. No final da noite, quando havia vários pedaços misturados, esse recurso foi útil para identificá-los.

DSC_0818

Havia duas opções para a sobremesa e a primeira que preparei foi a “salada caprese doce”, uma brincadeira com a receita original que leva muçarela de búfala, tomate e manjericão. Na minha versão doce, a “salada” resulta da mistura de queijo Minas com goiabada cascão e uma folhinha de hortelã. Usei um cortador de biscoitos para obter esse formato redondo.

DSC_0678

Detalhe da “salada caprese doce”

DSC_0659

Inseri os docinhos de queijo, que comprei prontos, nas forminhas quadriculadas do kit digital PIZZA. Os pratinhos altos de metal, que eu acho fofíssimos e versáteis, são da Titi Juchem.

DSC_0972

Nossa FESTA DA PIZZA teve um saldo positivo, sabores inusitados e muita animação! Terminou com pedidos de repeteco e, como achei a ideia prática e fácil de organizar, fiquei com vontade de produzir outras versões no futuro. Enquanto esse dia não chega, escrevi no meu caderninho de inspirações a sugestão de um buffet de sanduíches self-service. Estou empolgada com essas festinhas interativas porque elas têm sido as mais divertidas! No ano passado, fiz duas: a mexicana do Día de Los Muertos e a Happy Hour com buffet de crostinis. Em 2013, fiz um buffet de cachorro-quente e em 2012 fiz um buffet de saladas. O mais legal é que os ingredientes e a decoração podem variar a cada versão da festa.

Um grande beijo pra todos com votos de uma ótima semana!!!!

Bonfa-ass

14 comentários:

  1. Bonjour!
    A sua leitora do Valais (suiça) tem um perguntinha!
    Para esse tipo de festa o forno tem de estar ligado por muito tempo imagino?

    ResponderExcluir
  2. @BonvinOi, querida! Nesse caso, a festinha foi só pra mim, pro Marcelo e mais um casal de amigos. Então não ficou ligado por tanto tempo não. Mas, numa festa com mais convidados, aí acho que deve ficar ligado direto mesmo. Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Sempre tudo tão lindo e gostoso.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Katia... faz uma festa ou um kit de hambúrguer... to louca pra fazer uma festinha dessas... bjks

    ResponderExcluir
  5. @Erika RECAVErika, ameeei a sua ideia! Nunca tinha pensado nisso, mas eu também adoraria fazer uma festinha com esse tema! Vou colocar na minha lista agora mesmo, obrigada!!!! Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Lindo demais!!! Adorei tudo!!! Dá vontade de sair correndo e fazer uma festa da pizza!!! Hummmm
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ai Katia que bom que vc gostou... ia ficar tão feliz e seria a primeira a comprar... ja tenho tudo meio planejado na cabeça...kkkk.. uma chapa pra fritar e tostar os pães e vários acompanhamentos pra cada um montar o seu sanduba... seria mara...rsss... bjks

    ResponderExcluir
  8. @Erika RECAVObaaaa, Erika!!!! Vamos trocar figurinhas, eu realmente amei a ideia! Tinha pensado num buffet de sanduíches em geral, mas hamburguer é mais legal, rs! Vc sabe fazer hamburguer gourmet? Um amigo do meu marido faz e estou doida pela receita! Só não sei quando terei tempo de fazer o kit, mas a ideia é mara!!!! Realmente adorei e já está no topo da lista! Beijão e, mais uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi Katia vou fazer um rodízio de pizza para 30 pessoas no meu espaço Gourmet para comemorarmos o aniversário da minha filha posso usar este kit para fazer a decoração da mesa? Sugira adaptações da sua montagem.

    ResponderExcluir
  10. @UnknownOi, claro! Pode usar sim e vou adorar ver as fotos depois! Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Nossa ficou tão inspirador que pegarei a ideia para fazer uma festa de pizza no meu aniversário em abril... :)

    ResponderExcluir
  12. @Solange AndradeQue bom que gostou, Solange!!!! Pizza é praticamente uma unanimidade!!! Adoro! Beijão!

    ResponderExcluir