A receita de hoje foi inspirada em um prato que experimentei na Tailândia, durante a última viagem de férias. Procurei na internet algumas receitas similares e usei a seguinte como base para a minha “invencionice”:
http://www.tudogostoso.com.br/receita/49857-frango-com-shoyu-e-gengibre.html
Acrescentei alguns ingredientes, eliminei outros e adaptei procedimentos, de forma a chegar a um resultado que me agradou e que vocês podem conferir a seguir.
Ingredientes:
- 300 g de filé de frango cortado em cubos
- 75 ml de shoyu
- 100 g de gengibre ralado grosso
- Suco de 1/2 limão
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 xícara de água
- Gergelim (opcional)
Modo de preparo:
Coloque o frango cortado em cubos juntamente com o shoyu, o gengibre ralado e o suco de limão numa tigela e deixe marinando por 3 horas para absorver bem os temperos. Passado esse tempo, refogue metade da cebola com 4 dentes de alho e, em seguida, acrescente o frango sem o molho. Espere o frango dourar e junte o molho, cozinhando em fogo baixo e acrescentando a água aos poucos, até que fique totalmente cozido. Nesse meio tempo, adicione a outra metade da cebola, cortada em rodelas.
Obs.: O molho shoyu já é bem salgadinho e por isso não é necessário usar sal na receita.
A minha sugestão é servir o frango com bifum, que é um macarrão feito de arroz, encontrado em lojas de produtos orientais. É leve e pouco calórico, sendo assim uma boa opção para substituir a massa comum feita de trigo. Segui a orientação escrita na embalagem e hidratei o conteúdo por 2 minutos em água fervente, para depois provocar um choque térmico com água fria e escorrer.
Usei um bowl para servir o frango, que posicionei sobre uma camada generosa de bifum. Se desejar, coloque mais shoyu por cima de tudo e salpique um pouco de gergelim branco para dar uma “crocância” ao prato.
Fiquei bem feliz com o resultado da receita porque essa foi a minha segunda tentativa. Na primeira, usei frango desfiado e exagerei na quantidade de shoyu. A apresentação do prato não me agradou e o frango ficou salgado demais. Que bom que consegui me redimir e preparar uma refeição atraente e saborosa!
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana deliciosa!!!!
Curto muito seu Blog, sua simpatia e talento! Adorei a receita, estava a procura de algo diferente e simples para servir dia 04/06 na comemoração de 10 anos de namoro (eu e meu marido nos casamos há dois anos, mas gostamos da ideia de continuar comemorando a data do inicio do namoro) :)
ResponderExcluirObrigadaaaaaa
@Libélula ArtesQue legal!!!! Muito obrigada pelo carinho, elogio e seja sempre muito bem-vinda! Faço o mesmo que vc, ano passado comemorei 10 anos de casada e 20 de namoro! Espero que goste do resultado da receita! Um super beijo e muitas felicidades!!!
ResponderExcluirAdorei a receita. Facil de fazer para um jantar com amigos. Bjus.
ResponderExcluir@MariaOba, Maria! É uma receita bem fácil de fazer! Espero que seus amigos aprovem! Beijão!
ResponderExcluirFiz ontem e ficou d e l i c i o s o !!! Obrigada!!!
ResponderExcluir@Naya LimaNaya, que legal, fico feliz em saber que vc aprovou a receita!!!! Obrigada por vir aqui compartilhar com a gente a sua opinião! Super beijo!
ResponderExcluirMe deu uma idéia boa pro jantar de hoje!!Bjos
ResponderExcluir