Estou conseguindo cumprir a minha meta de testar uma nova “comidinha de festa” por semana e, na quinta-feira passada, procurei na Internet uma receita de pesto de ervilha. Adoro pesto e, desde que descobri que a receita original poderia ter variações interessantes usando diferentes legumes, comecei a pesquisar algumas possibilidades. A receita de pesto que mais gostei até hoje foi o de beterraba, que fica com uma cor linda e sabor incrível. Compartilhei o passo a passo AQUI.
No caso do pesto de ervilha, encontrei um bom número de receitas, e a que mais me chamou a atenção leva ricota, conforme vocês podem conferir no seguinte link:
http://pimentaesal.com.br/receita-de-pesto-de-ervilha-com-ricota/
Segui o passo a passo quase à risca, apesar de ter dobrado as quantidades de todos os ingredientes, já que eu queria usar a lata inteira de ervilha (200g) e o indicado era somente 100g.
Ingredientes
- 200g de ervilha fresca
- 150g de ricota
- 6 colheres de sopa de azeite
- 2 dentes de alho
- Suco de 1/2 limão siciliano (coloquei um limão inteiro e achei o sabor muito proeminente)
- 2 colheres de sobremesa de hortelã picado
- 4 colheres de sobremesa de queijo parmesão
- 6 castanhas do Pará
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Modo de preparo
Lave as ervilhas e cozinhe em água salgada por 3 minutos. Use um escorredor de macarrão para secá-las e esfriá-las. Num processador (usei o liquidificador mesmo), coloque as ervilhas, o azeite, o suco de limão, a ricota e o dente de alho amassados. Bata bem e, em seguida, junte as castanhas, as folhas de hortelã e o queijo parmesão. Bata mais até conseguir uma consistência homogênea e tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva com torradinhas.
Coloquei o pesto numa mini caçarola bonitinha, salpiquei um pouco de pimenta do reino moída por cima e finalizei com um raminho de hortelã.
Para acompanhar, indico essas torradas deliciosas que comprei pela primeira vez no Hortifruti. São da marca Florio e têm gostinho de alecrim.
O que eu mais gostei nessa receita foram os ingredientes diferentes (castanha do Pará, limão siciliano e hortelã) e o fato de incluir a ricota. Adorei o resultado e a única coisa que eu faria diferente seria reduzir o suco de limão. Como dobrei as quantidades de cada ingrediente, coloquei o suco de um limão inteiro e acho que o sabor ficou mais proeminente do que deveria.
O próximo pesto que eu gostaria de testar é o de abobrinha, será que alguém teria uma receita para compartilhar? Se quiserem deixar a dica aqui no formulário de comentários, agradeço muito!
Um super beijo pra todos com votos de uma semana produtiva!!!!
humm, parece ser muito bom e melhor, sai dos tradicionais patês que a gente esta' acostumada a servir.
ResponderExcluirBjk
Ficou com um aspecto apetitoso. Desejei.
ResponderExcluirGosto das suas receitas por serem fáceis.
Bjs, Katia.
@Karine PossariÉ verdade, Karine! Como gosto de surpreender meus convidados, adoro procurar por receitas novas e testá-las. Essa ficou bem bacana! Super beijo!
ResponderExcluir@Ana Maria BragaOi, Ana! Obrigada! Ah, menina, vc tem toda razão, só faço coisas fáceis e bem práticas, rs! Não sou muito prendada na cozinha, mas mesmo assim, gosto de testar essas receitinhas que qualquer pessoa pode fazer sem susto, rs! Beijão!
ResponderExcluirOi Katia,
ResponderExcluirAdorei saber que seguiu a receita lá do blog :)
é muito gostosinho este pesto
O seu ficou lindo
bjs
@Pimenta e SalQue visita ilustre, muito obrigada por compartilhar com a gente essa receita deliciosa, amei! Seu blog é ótimo, adoro receitas diferentes! Super beijo!
ResponderExcluirQue delicia, adorei a dica. Não conhecia ervilha ao pesto. Comprei umas bolachas uruguaias e estava procurando uma pasta, muito legal.
ResponderExcluirBjos, tenha uma ótima semana.
@Anajá SchmitzOi, Anajá! Eu também não conhecia, descobri a receita e fiquei animada para testar. Ficou bem saborosa! Se fizer, depois me conta o que achou? Beijão e seja sempre muito bem-vinda!
ResponderExcluirCom relação à pastas ou pesto como preferir chamar, a base deve ser sempre com um queijo fresco, e com relação ao que for acrescentar se soltar água deve utilizar tipo confintada/o com ervas ( como no caso da abobrinha) e utilizar um queijo com um sabor mais forte para atenuar o sabor, sem esconder a abobrinha
ResponderExcluir@Julio Alves de SouzaOi, Julio! Muito obrigada pela dica, estou doida pra testar essa receita com abobrinha! Adorei as dicas! Beijão e seja sempre muito bem-vindo!
ResponderExcluir