No mês passado experimentei um delicioso prato de entrada do restaurante MAUÁ, que fica no terraço do MAR (Museu de Arte Moderna do Rio). A descrição no cardápio era “abóbora cozida em especiarias gratinada com brie, amêndoas e mix de folhas”. Achei a combinação de ingredientes diferente e saborosa. Então fiquei empolgada para tentar reproduzir a receita em casa, até porque o prato me pareceu bem fácil de fazer.
Embora a versão original fosse cozida, resolvi assar a abóbora e o resultado foi melhor do que eu esperava. Aliás, modéstia à parte, achei a minha adaptação mais gostosa do que o prato do restaurante, o que nunca acontece. Acho que dei sorte!
Ingredientes:
- Metade de uma abóbora tipo caravela
- Queijo brie
- Amêndoas laminadas
- Azeite
- Sal marinho
- Pimenta branca
- Para acompanhar: salada de folhas
Modo de preparo:
Cortei a abóbora (sem tirar a casca) em fatias compridas porque a apresentação do prato original era assim. Forrei uma assadeira com papel alumínio untado com azeite, sobre o qual posicionei as fatias de abóbora. Em seguida, temperei a abóbora com sal marinho e azeite aromatizado com alho, alecrim e pimenta branca (porque eu já tinha essa mistura pronta em casa). Levei a assadeira ao forno a 200 graus por mais ou menos uma hora, até que a abóbora estivesse bem macia e começando a dourar. Para finalizar, coloquei um pedaço de brie por cima de cada fatia de abóbora e levei a assadeira novamente ao forno por mais 10 minutos para que o queijo derretesse.
Na hora de servir, preparei uma salada de folhas e salpiquei algumas lascas de amêndoas torradas por cima das fatias de abóbora. Para tostar as amêndoas, basta aquecer uma frigideira e colocar as lascas, revirando-as a cada 30 segundos em fogo baixo até que estejam bem torradinhas.
Experimentei pela primeira vez esse molho de vinagre com polpa de manga da marca francesa A L´OLIVIER e adorei o gostinho de fruta na salada de folhas.
E assim ficou pronto um prato que sugiro como entrada para um jantar caprichado, mas que também faz bonito num brunch. Para acompanhá-lo, que tal uma taça de espumante geladinho? Acho que combina bem!
Hoje é o dia do aniversário do meu pai e é pra ele que ofereço essas flores. Meu pai adora testar novas receitas e inspira as minhas peripécias na cozinha, já que minha mãe nunca gostou muito desse cômodo da casa, rs. De qualquer maneira, não tenho paciência pra fazer nada mirabolante e é por isso que aqui vocês só vão encontrar receitinhas fáceis. Meu foco é comida de festa: petiscos em geral, antepastos, canapés, sanduíches, bruschettas, pastinhas, geleias, docinhos, sobremesas e drinks. Para ver tudo o que testei e aprovei nesses sete anos de blog, basta acessar o menu “Comes & Bebes”:
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/p/comes-e-bebes.html
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana maravilhosa!!!!
Parece delicioso,vou levar a receita!
ResponderExcluirFeliz semana amiga,beijinhos
@Patricia MerellaObrigada, queridona!!!! Eu adorei o resultado e vou no mercado hj comprar mais abóbora pra repetir a receita! Super beijo e ótima semana!
ResponderExcluirUma delícia e simples Katita!!!! Adorei!!!
ResponderExcluirBeijos
@MartaObrigada, Martinha! Bem simples mesmo! E saborosa... Beijão!
ResponderExcluir