Gosto muito de sair na sexta-feira para relaxar e curtir o comecinho do final de semana, mas também adoro ficar em casa e preparar algo gostoso para comer, enquanto assisto a algum programa ou coloco o papo em dia com o Marcelo. A cerimônia de abertura dos jogos olímpicos foi a desculpa perfeita para montar uma tábua de queijos, frios e acompanhamentos bem caprichada. Dois dias antes, saí para o mercado munida de uma lista de possibilidades e lá encontrei outras opções interessantes. Complementei as compras do Hortifruti com pastinhas, frios e pães da Dépanneur, uma delicatessen charmosa que fica perto de casa.
Como gosto de variar os ingredientes a cada tábua que preparo, dessa vez escolhi quatro tipos de queijos que nunca havia provado:
Prima Donna é maturado – assim como os melhores vinhos – até atingir o máximo de sabor. Por esse motivo, os queijos não maturam em um determinado período de tempo, mas, em vez disso, eles o fazem até adquirirem uma determinada composição de aromas e sabores. Durante a maturação, há três diferentes variedades para se descobrir: “fino”, “maturo” e “leggero”, cada uma delas com sabor exclusivo. Devido à maturação especial do Prima Donna, principalmente na variedade com maturação extra longa, como o “maturo”, as características visíveis da maturação aparecem – as pequenas manchas brancas no queijo, chamadas de cristais de maturação. Os cristais brancos e finos parecem se acumular nos orifícios do queijo. É por isso que, quando se fatia o Prima Donna, é possível ver faixas brancas sobre a seção cortada do queijo. Isso caracteriza o Prima Donna, assim como sua maturação exclusiva e específica. Por conta disto, o Prima Donna é considerado uma verdadeira iguaria. Experimente com uma boa taça de vinho tinto, como o Cabernet Sauvignon, o Pinot Noir, o Syrah ou o Zinfandel.*
Fonte: http://www.primadonnaqueijo.com.br/sobre-o-prima-donna-queijo
O Camembleu é um queijo tipo Bleu de Bresse pertencente à família de queijos azuis, fabricados com leite de vaca. Este queijo originou-se na província de Bresse, na França, e combina dois tipos de fungos: Penicillium Candidum e Penicillium Roqueforti. A superfície é macia e apresenta uma casca de mofo branco aveludada comestível, como a do queijo Brie, e o seu interior é marcado por fungos azuis, como a do queijo Gorgonzola. Possui aroma intenso e sabor suave.*
*Fonte: http://www.queijosaovicente.com.br/produtos/camembleu/
Queijo de origem alemã, chegou aos Estados Unidos pelas mãos de imigrantes, onde adquiriu personalidade própria. O Tilsit Sun Valley é apresentado na versão com sementes de Kümmel, que proporcionam um delicioso contraste com a massa do queijo.*
*Fonte: http://www.queijosdonovomundo.com.br/produtos
Inspirado nos queijos da Serra da Estrela, o Amanteigado de Ovelha tem uma massa cremosa e amarela. O sabor é levemente ácido e saboroso. Saboreie esse queijo como queijo de mesa com pães e torradas.*
*Fonte: http://www.sitiosolidao.com.br/produtos/ovelha-2/queijo-de-ovelha-curado-tipo-amanteigado/
Só não me empolguei com o Tilsit, que achei meio “artificial”, mas adorei todos os outros queijos, com destaque para o de ovelha, cujo sabor realmente lembra o maravilhoso Serra da Estrela (embora seja mais molinho). O Prima Donna Maturo é bem curado e por isso foi o preferido do Marcelo.
Para acompanhar os queijos, escolhi as seguintes delícias:
- Presunto alemão da Dépanneur
- Culatello da Salumeria Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves-RS
- Patê de nozes da La Pianezza
- “Caviar” de tomate seco da Dépanneur
- Framboesas
- Nêsperas
- Nozes
- Chocolate Lindt 70% de cacau
- Mel
- Azeite aromatizado com alecrim, mix de pimentas e alho
- Raminhos de alecrim fresco para decorar
- Biscoitos de gergelim e linhaça da marca Fibratto
- Pães de azeitona, rústico e multigrãos da Dépanneur
Para identificar os queijos, usei mini lousas que ganhei de presente da amiga Martinha (@lugardecadacoisa), nas quais escrevi com caneta de tinta branca. É bem mais fácil do que usar giz (fica a dica!) e depois basta limpar a superfície com um pano molhado.
Os palitinhos de madeira para pegar petiscos foram customizados com tacinhas de vinho recortadas em papel purpurinado, que mostrei pela primeira vez na Degustação de Queijos e Vinhos de Outono em 2015.
Detalhe do queijo Camembleu (cujo sabor se assemelha mais ao brie do que ao gorgonzola) e do caviar de tomate seco, que na verdade é o tomate triturado. Fica bem mais fácil de comer e de misturar a outros ingredientes, adorei a ideia!
Se eu tiver que escolher a combinação que mais gostei entre os ingredientes dessa tábua, meu voto vai para o Camembleu com a geleia de laranja cheia de pedacinhos do produtor Marcos Lawrenz ([54] 9952.5890 / marcoslawrens@hotmail.com). A mistura ficou saborosíssima e o contraste é perfeito!
O patê de nozes também merece destaque. A base é de biomassa de banana verde e leva, entre outros ingredientes, azeite, manjericão, alho-poró e pimenta calabresa. O resultado é surpreendente. E, por último, o chocolate amargo da marca suíça Lindt fez o maior sucesso! Depois de ver a guloseima presente em algumas fotos de tábuas de queijos que encontrei na internet, decidi arriscar e valeu a pena. Foi o encerramento perfeito para a nossa festinha particular de abertura das olimpíadas.
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana inspiradora!!!!
Ameiiiiiiiiii essa tabua e adoro fazer isso tb em casa! Que bom que gostou e usa as mini louças! Deram um charme! Beijos
ResponderExcluir@MartaMartinha, ameeeei os meus presentes! São super fofos e combinaram demais com essa tábua! Estou ansiosa para usá-los novamente! Beijão e super obrigada!!!!
ResponderExcluirAs fotos estão lindas! Gostaria de saber o tamanho e espessura desta tábua onde os petiscos foram servidos. É madeira natural? Vc comprou no Brasil mesmo? Parabéns pelo blog: é um colírio para os olhos!
ResponderExcluir@naraOi, Nara! Muito obrigada pelo comentário, carinho e elogio! Seja sempre muito bem-vinda! Comprei a tábua na Crate & Barrel, nos EUA, em 2013 e depois ganhei uma parecida da minha mãe, comprada na loja Michael´s, também nos EUA. Aqui no Brasil deve existir sim, mas infelizmente ainda não vi. Essa da foto custou 14 dólares, tem 30 cm de diâmetro e 2 cm de espessura. É de madeira natural. Beijão!
ResponderExcluirArrazou na chiquesa, e como sempre nas fotos.
ResponderExcluirbeijos e bom final de semana.
@Patrizia MontiObrigada, querida Patrizia! Super beijo e um ótimo final de semana pra você também!!!!
ResponderExcluir