Antigamente eu achava que tábuas de queijos e acompanhamentos só combinavam com os meses frios. Porém, quando comecei a buscar referências e inspirações para criar as minhas próprias combinações, descobri que estava totalmente enganada e que esse tipo de degustação pode ser feita em qualquer época do ano, usando frutas típicas da estação e queijos suaves ou encorpados, dependendo da temperatura. Por exemplo, as pessoas adoram fazer piqueniques nos parques europeus no auge do verão. Em Paris, numa passagem rápida num domingo há alguns anos, lembro que me chamou a atenção a grande quantidade de gente estendendo toalhas nos gramados e até mesmo nas laterais das pontes sobre o Rio Sena. A cidade parecia mais viva e feliz do que em outras visitas, porque minhas férias geralmente acontecem no inverno europeu. O “menu” era praticamente o mesmo: queijos, frios, frutas frescas, frutas secas, baguetes e uma garrafa de vinho. No caso, branco ou rosé por serem mais leves.
Quando percebi isso, passei a montar tábuas durante o ano inteiro. Gosto tanto de sair quanto de curtir o aconchego da minha casinha e, por isso, acho que um ótimo programa de sexta-feira à noite é assistir TV com o maridão beliscando coisas gostosas acompanhadas de um bom vinho. Hoje compartilho aqui três combinações que me agradaram bastante nos últimos meses. Vocês vão observar que algumas tábuas são fartas e outras são bem simples. Quando tenho tempo, elaboro uma lista e saio à procura dos ingredientes, mas às vezes a gente decide ficar em casa na última hora e então faço uma busca na nossa “despensa gourmet” para escolher patês, antepastos e geleias. Normalmente temos uma boa variedade de produtos porque gostamos de trazer esse tipo de “souvenir” das nossas viagens.
A tábua da foto acima tinha a seguinte combinação de ingredientes:
- Patê de castanha de caju
- Chocolate amargo
- Alho assado com temperos
- Parmesão curado
- Queijo Prima Donna maturado
- Presunto alemão
- Camembert
- Torradinhas
- Chutney de banana com especiarias
- Mix de frutas secas
- Tomate cereja
- Geleia de cebola roxa
- Alecrim para perfumar e decorar
Para acompanhar, baguete cortada em rodelas e vinho, claro!
O destaque dessa tábua foi o chutney de banana e a geleia de cebola roxa do Sítio Humaytá. Os dentes de alho assados com temperos produzidos pela marca também estavam deliciosos e, em geral, gostei muito da qualidade dos produtos.
Essa tábua ficou bem mais simples, não estávamos com muita fome e então queríamos algo leve:
- Queijo Parmesão
- Queijo da Serra da Canastra
- Geleia de Ruibarbo
- Salpicão de presunto alemão
- Maçã fatiada
- Patê de azeitonas verdes
- Biscoitos integrais de tomate seco
- Azeite aromatizado com alho e mix de pimentas
O destaque dessa tábua foi a geleia caseira de ruibarbo do Sítio da Oma (Gisela Schroeder, Colônia Witmarsum, Palmeira-PR, Tel. [42] 3254-1182). “O Ruibarbo é uma planta comestível semelhante ao aipo, com talo longo e folhas finas. O talo, que no caso do ruibarbo é rosa, é a principal parte do alimento. Em alguns países, como a Inglaterra, o ruibarbo é consumido como fruta, e não como vegetal.”*
Fonte: http://www.bbc.co.uk/blogs/portuguese/amesa/2009/12/o-doce-sabor-do-ruibarbo.html
Eu só conhecia o ruibarbo de nome porque vi muitas sobremesas feitas com a fruta nos Estados Unidos. Não sei porque não tive a curiosidade de experimentar por lá, já que no Brasil é difícil de encontrar algum doce feito com a planta. Por sorte, vi um vidro de geleia quando visitamos a Colônia WItmarsum na cidade de Palmeira-PR e aproveitei a oportunidade para comprar a guloseima. Achei deliciosa!!!! Tem um sabor doce e azedinho ao mesmo tempo, o que me agrada muito porque meus doces preferidos são todos assim.
Outro destaque foi o salpicão de presunto alemão, perfeito para comer com torradinhas. A responsável por essa iguaria é a delicatessen Le Dépanneur.
A tábua da foto acima também foi improvisada, mas ficou bem gostosa:
- Fondue de chocolate amargo com banana e maçã
- Queijo da Serra da Canastra
- Mortadela defumada
- Culatello
- Nozes
- Azeite aromatizado com alecrim
- Pastinha de calabresa
- Geleia de Ruibarbo
- Biscoitos de gergelim e linhaça
-
Alecrim para perfumar e decorar
O destaque dessa tábua foi o fondue de chocolate amargo, que preparei derretendo uma barra de Lindt 70% de cacau no microondas com um pouco de leite até ficar bem cremoso. Adoro misturar doce com salgado e gostei muito de ter incluído o chocolate derretido nessa produção.
Além de variar os ingredientes, também gosto de variar a tábua usada como base para os petiscos. Essa da foto abaixo é meu sonho de consumo, uma peça bem grande para servir de 6 a 8 convidados. É como uma festa pronta na tábua! A foto é do perfil do The_Paradise_Project no Instagram.
Por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado das minhas sugestões. Já estou com duas novas ideias de tábuas para colocar em prática em breve… adooooro!
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana maravilhosa!!!!
Katita, tb amo comer essas coisas e acho que podemos fazer o ano todo adaptando as comidinhas e até mesmo o vinho! Lindas bandejas!!! Beijos
ResponderExcluir@MartaÉ verdade, Martinha! Adaptando os ingredientes, uma tábua de queijos faz bonito em qualquer época do ano! Beijão e ótima semana!!!!
ResponderExcluirQue ideias lindas!!! Amei as sugestões, vou guardar pra fazer em casa! Acho que você virou expert em tábuas amiga! Eu até tento,rs, mas não consigo esse equilíbrio e visual incrível! Mas vou continuar tentando, adorei o post! Beijos!
ResponderExcluir@Simone ScharammAaaaaaaah, imagina, vc é ótima, Si! Cozinha bem e capricha muito no visual dos seus pratos, está sendo modesta, rs! Muito obrigada pelo carinho e elogio! Beijão!
ResponderExcluirOi!! Queria comprar esta tábua redonda gigante! Sabe onde encontro?? Bjs
ResponderExcluir