Tive a ideia de assar uvas verdes depois que vi a seguinte foto de um perfil que sigo no Instagram. A publicação é de uma coreana que trabalha com catering e monta lindas tábuas de queijos, frios e canapés. Adoro as produções dela, que são bastante delicadas e se caracterizam pela simplicidade elegante.
Fonte da imagem inspiradora: https://www.instagram.com/_doyori/?hl=en
Eu já havia me inspirado num belisquete que ela serviu (canapé de gorgonzola com uvas verdes, nozes e alecrim), cuja receita mostrei NESSE POST. O único problema de reproduzir as criações dela é que o Google Translator não funciona muito bem na conversão do coreano para o português. As legendas sempre ficam esquisitas e então eu preciso interpretar o resultado. No caso da foto acima, descobri que o queijo usado como base para os canapés era camembert e as uvas verdes foram assadas no forno com azeite e ervas frescas. Fui procurar na internet alguma receita parecida em português e não encontrei nada, mas como a curiosidade é uma das minhas características de nascença, lá fui eu comprar os ingredientes para testar essa combinação curiosa.
Ingredientes:
- Uvas verdes sem caroço
- 1 Camembert
- Azeite
- Tomilho fresco
- Uma pitada de sal
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Corte o camembert em fatias triangulares. Lave bem as uvas e coloque-as numa assadeira untada com azeite. Despeje mais um pouco de azeite por cima das uvas e, em seguida, salpique alguns raminhos de tomilho, sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Misture tudo e leve ao fogo baixo por 15 minutos ou até as uvas amolecerem e começarem a dourar. Retire do forno, espere esfriar e sirva as uvas por cima dos triângulos de camembert ou prepare canapés como os da segunda foto desse post.
Achei o resultado delicioso! As uvas assadas ficaram adocicadas, apesar dos temperos, e combinaram super bem com o camembert.
Depois que finalizei esse post, tive a ideia de procurar por “roasted grapes” na internet e aí sim, encontrei algumas receitas bem bacanas, como essa da foto abaixo:
Fonte: http://www.thekitchn.com/try-this-roast-grapes-for-cheese-plattersthe-cheesemonger-172267
Nesse caso, as uvas eram vermelhas sem caroço e ficaram no forno por mais tempo (30 minutos), o que resultou num sabor mais intenso e na quase “caramelização” do suco liberado pelas frutas. Definitivamente, fiquei bastante animada para repetir a receita e compartilhar essa iguaria com os amigos! O melhor é que dá pra preparar as uvas com antecedência e guardar na geladeira por até quatro dias.
Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana saboroso!!!
Que linda apresentação minha querida! Parece delicioso, grata por partilhar, beijinhos
ResponderExcluir@Patricia MerellaMuito obrigada, Patricia!!! Fica tão saboroso e diferente! Quero muito testar com outros tipos de uva! Beijão!
ResponderExcluirQue coisa maravilhosa, Kátia! Vou fazer com toda certeza :) Parabéns.
ResponderExcluirParece uma delícia!
ResponderExcluir@Rejane AbreuObaaaa, experimenta sim e depois me conta o que achou! Um beijão!
ResponderExcluir@GabiFica ótimo mesmo e o que eu mais gostei foi da praticidade! Beijão!
ResponderExcluir