Com as sobrinhas da tábua de queijos, frios e acompanhamentos que montei para o Dia dos Namorados, organizei outra noite de degustações em celebração ao início do inverno. Nos dias frios, gosto de acender velas aromáticas e decorar a sala de maneira aconchegante. Como choveu um pouco, o clima estava perfeito para abrir um vinho e receber o marido que chegou cansado de uma viagem a trabalho.
No meio da semana passada, tive a ideia de usar cortadores especiais e uma folha de papel purpurinado prata para produzir esses cristais de neve, que espalhei sobre a toalha na mesa de centro da sala, onde coloquei os belisquetes. Em seguida, separei duas tábuas de madeira e dois bowls, além de travessas de metal e petisqueiras de vidro para compôr a decoração.
Escolhemos um vinho chileno (Aves del Sur) para acompanhar as comidinhas, que posicionei ao longo da mesa comprida e estreita.
Na tábua principal, servi o seguinte (de cima para baixo):
- Queijo Roquefort (estava uma delícia, infelizmente esqueci de anotar a marca)
- Uvas verdes sem caroço
- Nozes pecã
- Presunto de Parma
- Castanhas caramelizadas
- “Caviar” de tomate seco da Le Dépanneur
- Orégano fresco, alecrim e manjericão para decorar e perfumar
Vou aproveitar esse post para registrar que amei esse queijo de ovelha com pimenta e descobri, através do site da Val Di Fiemme, que existe uma variação com vinho e outra com figo… uaaaaaaaau, fiquei com água na boca!
Os cubinhos de queijo que aparecem em primeiro plano são de coalho (que sobraram da Festa Junina) grelhados no azeite.
Outra novidade que testei e gostei foi o molho de curry com manga da marca Heinz. Acho que combinou super bem com o queijo coalho. O brigadeiro de copinho era de chocolate amargo com Vinho do Porto, cuja receita publiquei AQUI. Ficou M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!
Na foto acima, vocês podem ver uma ideia que tive de última hora e foi aprovada pelo marido: pão de queijo fatiado, que substituiu as tradicionais torradinhas. Esse do Hortifruti é uma delícia!
Adorei o efeito desses tomatinhos grape de duas cores espetados em palitos com manjericão. Além de bonitos, são suculentos e saborosos.
Na outra extremidade da mesa, posicionei uma travessa com pão de centeio com cereais e sementes (tipo alemão), grissinis de azeite da Le Dépanneur e mais pães de queijo fatiados do Hortifruti.
Na tábua menor, servi o seguinte (de cima para baixo):
- Biscoito de beterraba com sementes de chia, quinoa, girassol e pimenta da marca Banana Brasil
- Queijo artesanal curado da Queijo com Prosa
- Chocolate Lindt 70% de cacau
- Mel
- Salame espanhol El Pozo da Le Dépanneur
- Castanhas caramelizadas
- Tomates Grape amarelos do Hortifruti
- Queijo tipo Bleu de Bresse da Polenghi
- Orégano fresco, alecrim e manjericão para decorar e perfumar
Essa petisqueira de vidro abrigou duas delícias: o antepasto de alho poró da marca Italia in Barattolo (muuuito bom!) e a geleia de pimenta da marca Queensberry.
E assim terminou mais uma sexta-feira gostosa lá em casa. Espero que esse ano o inverno nos brinde com dias mais frios porque, apesar de ser “carioca da gema”, adoro as baixas temperaturas.
Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana saboroso!!!
Você sempre arrasa, mas essa mesa ficou sensacional!!! Amei cada detalhe e os flocos prateados fizeram toda diferença. Parabéns querida!
ResponderExcluir@Fernanda FurtadoMuito obrigada, querida! Eu estava doida pra usar esses cristais de neve em papel purpurinado, rs. E já guardei pra usar novamente, assim que aparecer outra oportunidade, rs! Beijão!
ResponderExcluirAmei essa mesa! Que delicia! Adoro fazer aqui em casa tb! Hummmmmm.. beijos
ResponderExcluir@MartaEssa época mais fria é perfeita, né? Beijão!
ResponderExcluir