O diferencial dessa mesa que montei para receber os amigos há algumas semanas foram os belisquetes que preparei pela primeira vez. Separei algumas receitas e decidi testar todas no mesmo dia, conforme compartilho com vocês a seguir.
O guacamole eu já havia feito algumas vezes e a receita que normalmente uso, quando não misturo os ingredientes na intuição, é a seguinte:
Ingredientes:
- 1 abacate maduro e molinho (o suficiente para amassar com um garfo)
- 1 cebola média picadinha
- 1 tomate sem a polpa, picadinho
- 1 dente de alho triturado
- suco de 1 limão
- 3 colheres de sopa de salsinha picada
- 1 colher de sopa de coentro picado
- 1 colher de chá de pimenta chilli picada (sem sementes e sem filamentos internos)
- sal a gosto
Modo de preparo:
Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Raspe toda a polpa do abacate sobre uma tigela com um garfo, tomando o cuidado para não utilizar os fios internos que ficam nas pontas do abacate. Acrescente a cebola picada, o alho, o tomate e os temperos. Por fim, regue com o suco de limão, ajuste o sal a seu gosto e misture bem. Finalize com a pimenta picadinha e sirva acompanhado de tortilhas de milho.
Dica: Caso pretenda preparar a guacamole com antecedência, para evitar que o abacate escureça depois que a guacamole estiver pronta devolva os caroços dos abacates à mistura, cubra com um papel filme e leve à geladeira até o momento de servir.
*Fonte da receita original: http://www.figosefunghis.com.br/2010/01/guacamole-perfeito-para-dias-de-verao-e.html
Os queijinhos aperitivos que fizeram sucesso no meu perfil do Instagram (@coisasdabonfa) são da marca francesa Apérifrais.
Para o antepasto de pimentões vermelhos, verdes e amarelos, bastou levar os legumes picadinhos ao forno com azeite, alho, sal e uma pitada de açúcar.
Para a panelinha de cogumelos, separei uma bandeja de portobello fatiado que juntei a um refogado de cebola, alho e azeite. Mexi bem e acrescentei algumas colheres de sopa de shoyu. Cozinhei até o líquido secar por completo e servi quente.
O queijo feta assado com a caponata de tomate da Casa do Tomate foi um dos meus petiscos preferidos. Levei tudo ao forno com dois dentes de alho e uma pitada de pimenta calabresa até o queijo derreter. Decorei com folhas de manjericão.
Além dos antepastos caseiros, preenchi a tábua principal com presunto de Parma, tostatas de alecrim, biscoitos de noz pecã, biscoitos integrais com castanhas e passas, tortilla chips, gorgonzola e queijo de cabra curado. Para decorar e perfumar, usei raminhos de tomilho fresco.
A última receita que testei foi esse queijo de cabra cremoso envolto em fatias de Parma, que reguei com azeite e tomilho e levei ao forno até derreter. Na hora de servir, espremi um pouco de limão siciliano por cima e ficou maravilhoso!
E assim ficou pronta uma mesa bem especial, decorada com carinho e cheia de coisas gostosas para compartilhar com os amigos queridos.
Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana saboroso!!!!
Bom dia, Katia,
ResponderExcluirDepois de afastada durante bastante tempo do universo dos blogs, voltei motivada pelo 10º aniversário do meu Blog da vovó ...mas não só.E estou vindo cumprimentá-la por seu blog tão interessante e agradável. Muito bom recordar os anos passados, quando a convivência pelos blogs era bem intensa. Beijo.
@HeloísaHeloísa, que saudades! É verdade, que época gostosa foi aquela! Eu nunca deixei de blogar, mas muita coisa mudou. Raramente entro em outros blogs e passei a ser bem mais ativa no Instagram. Se quiser dar uma olhadinha no meu perfil, é o @coisasdabonfa. Beijão e seja bem-vinda de volta!!!
ResponderExcluirKatita.. um arraso como sempre!!! Adorei!!!! Beijos
ResponderExcluir