Logomarca na versão CMYK completa e versões com uma cor sobre fundo azul e laranja
Padronagens desenvolvidas a partir dos elementos gráficos de apoio da Identidade Visual
Aplicação da Identidade Visual em aventais e luva de cozinha
Aplicação da Identidade Visual em embalagem, sacola de lona e canetas
Bom dia, pessoal!!!! Hoje compartilho com vocês mais um trabalho recente que finalizei logo após retornar das férias. Minha cliente queria uma Logomarca clean que passasse o conceito de algo planejado, personalizado e inovador. Como designer, vejo muitos projetos bons por aí, mas há outros que pecam por excesso de elementos, resultando em uma poluição visual que compromete a assimilação da marca pelo consumidor. A compreensão da Logomarca deve ser realizada logo no primeiro olhar, a fim de que o cliente fixe a imagem da empresa sem muito esforço e a reconheça imediatamente em diferentes ocasiões. Resumindo: uma boa marca deve ser simples, limpa, clara e objetiva.
Antes de pensar em um símbolo para a empresa ARQUITETAR, parti para a escolha das fontes. Selecionei algumas que considerei bastante legíveis, elegantes e retas, descartando as letras arredondadas, que poderiam passar uma ideia de algo orgânico e pouco estruturado. Como um dos conceitos da empresa é o planejamento associado à criatividade, ao bom design e à competência na construção de eventos, optei por uma fonte bem estruturada, com um bom desenho, proporcional e sofisticada na medida certa.
Fontes e cores utilizadas na Logomarca
Particularmente, eu adoro esse "Q" com o tracinho no meio porque o considero diferente e original. Fiz pequenas modificações em algumas letras da palavra ARQUITETAR para que o conjunto ficasse ainda mais equilibrado. Para o "eventos personalizados" escolhi outra fonte com desenho alongado e letras igualmente bem desenhadas. Fiz também uma pequena modificação em algumas letras que possuíam hastes muito longas a fim de buscar uma proporção mais adequada.
Usei as cores sugeridas pela minha cliente, que por sinal, também adoro porque são complementares. Isso sempre garante um bom contraste e harmonia.
Em seguida, parti para a elaboração do símbolo que acompanha o Logotipo. Usei como base o "A", inicial do nome ARQUITETAR, e estilizei a letra de forma a "vesti-la" com elementos que remetem à de festa: chapéu (para uma ideia de diversão, alegria e curtição) e gravata borboleta com botões (para uma ideia de elegância, de "roupa de festa", de "evento especial"). Dessa forma, o A foi projetado e personalizado para acompanhar o nome ARQUITETAR de forma coerente e consistente.
Para incluir o conceito de arquitetura no desenho (minha cliente possui formação nessa área), simulei duas réguas nas hastes da letra A e elaborei versões da Logomarca sobre fundo azul, laranja, P&B positivo e P&B negativo, antes de voltar atrás e achar que os tracinhos brancos usados para representar as réguas eram desnecessários e dispensáveis, além de comprometerem a legibilidade da marca quando reduzida a limites mínimos. Sendo assim, fiz uma versão sem os tracinhos brancos que se revelou mais clean e não perdeu nenhuma informação relevante no que diz respeito ao conceito da marca.
Em seguida, isolei os elementos de apoio e criei seis padronagens simples a partir deles, antes de aplicá-las em alguns itens a fim de que minha cliente pudesse visualizar sua Identidade Visual em ação. Simulei dois modelos de cartões, um folheto no formato A5 (14,8 cm x 21 cm), caixas para presentes, camisetas, aventais, luva de cozinha, bolsas de lona e/ou sacolas reutilizáveis, canetas e marca d'água para proteger as fotos publicadas no site/blog da empresa.
A seguir, vocês podem observar as versões P&B em fundo claro e escuro que a cliente poderá utilizar em assinaturas de patrocínios quando as peças gráficas forem impressas somente nesses tons.
Versões P&B da Logomarca em fundo claro e escuro
Todas as versões estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida se a cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.
Simulação da aplicação da Logomarca em cartões de visita com frente e verso
Simulação de aplicação da Logomarca em folheto institucional no formato A5 (14,8 cm x 21 cm)
OBS.: O mix de imagens no folheto foi usado somente como exemplo de aplicação da marca. Não são imagens de eventos organizados pela minha cliente.
Fonte das imagens: http://weddingsofteal.blogspot.com.br/
Simulação da aplicação da Identidade Visual em camisetas
OBS.: As duas fotos acima foram usadas somente como exemplo de aplicação da marca. Não são imagens de eventos organizados pela minha cliente.
Fonte das imagens: http://www.thesweetestoccasion.com/2010/10/an-outer-space-baby-shower/blue-cupcakes/
Logo após o OK da cliente, finalizei o projeto desenvolvendo o estudo dos limites de redução da marca, algo que não pode faltar em um projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.
Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com.
Um grande beijo pra todos com votos de um dia bastante criativo!!!!
Salut Katia !!
ResponderExcluirTo passando por aqui pra dizer que eu recebi uma TAG nesta semana, ...e preciso repassar para outros 5 blogs, escolhi voce ! Mas nao se sinta obrigada a responder, somente se tiver tempo e quiser, sei que sua vida esta corrida ! Eu mesma, fiquei indecisa, mas acabei dando sequencia na brincadeira pois recebi a TAG de uma alema simpatica que divulgou meu blog na Alemanha. Da uma olhadinha la no meu blog Le Petit Coeur Bresilien...Beijos, Petria
É muito legal quando você explica o conceito dos seus projetos. Continue compartilhando, é uma delícia de ler!
ResponderExcluirFicou demais. Vc é realmente muito criativa. É uma imagem que fica na memoria e lembra exatamente a empresa e o que ela fornece. Parabens. amo seus trabalhos. Bjus.
ResponderExcluir@Petria MendesObrigada, querida!!!! Vou lá dar uma olhada! Beijão!
ResponderExcluir@Família Alves LisMuito obrigada! Realmente por trás de cada projeto há um trabalho de pesquisa, análise de mercado, de público-alvo e de conceituação da marca. Fico feliz que goste desses posts. Semana que vem tem mais um! Beijos!
ResponderExcluir@MariaMuito obrigada, Maria! Que delícia de feedback, fiquei muito feliz com o seu comentário! Beijão!
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