Acho que tem quase dois anos que comecei a modificar a minha alimentação, procurando ingerir comidas mais saudáveis e menos calóricas durante a semana. Nos finais de semana e feriados continuei enfiando o pé na jaca, mas pretendo maneirar nesse aspecto também. Afinal, começo a chutar o balde na sexta-feira e então a conta não fica equilibrada com 4 dias de refeições sensatas e 3 dias de comilança insana. Uma das resoluções para 2017 é cozinhar mais em casa e comer menos na rua. Não sei se vou conseguir cumprir a meta porque tenho muita preguiça de ir pra cozinha se não for para preparar drinks, petiscos ou comidinhas de festa, mas prometo tentar!
Sendo assim, a receitinha de hoje é saudável, pouco calórica e saborosa. Tudo começou quando vi uma embalagem de espaguete de palmito pupunha no Hortifruti. Eu já havia experimentado a iguaria num restaurante, acompanhada de um suculento molho de camarões, e então fiquei animada para experimentar em casa. O espaguete de pupunha tem apenas 36 calorias a cada 100 gramas (*fonte), o que é muito pouco! O sabor não tem nada a ver com o espaguete de verdade porque trata-se de um legume, claro, mas a apresentação engana e o sabor é ótimo.
Ingredientes:
- 250 g de palmito pupunha em forma de espaguete
- 210 g de cogumelos Portobello fatiados
- 4 a 6 colheres de sopa de molho shoyu light
- 2 dentes de alho
- Azeite
- Folhas de manjericão
- Sal
- Pimenta-do-reino (opcional)
Modo de preparo:
Ferva 1 litro de água na panela com um fio de azeite e uma pitada de sal. Em seguida, acrescente o espaguete de pupunha e deixe ferver por 3 minutos, escorra e reserve. Coloque os cogumelos numa panela com o molho shoyu, dois dentes de alho espremidos e um filete de azeite em fogo baixo. Mexa de tempos em tempos e cozinhe até que os cogumelos amoleçam e absorvam os temperos. Não gosto do Portobello muito mole e então devo ter deixado a mistura no fogo por uns dez minutos somente.
Depois de apagar o fogo, acomodei o espaguete num prato e espalhei o molho de cogumelos sobre ele, antes de terminar a apresentação com algumas folhas de manjericão e pimenta-do-reino moída na hora.
Esqueci de acrescentar as lascas de parmesão antes de fotografar o resultado, mas deixo aqui a dica. Fez toda a diferença, amei!
Por hoje é só, pessoal! Se eu testar e aprovar outras receitinhas leves como essa nos próximos dias, volto aqui pra compartilhar o resultado com vocês.
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana deliciosa!!!!
Olá Katia, que bonito que ficou. Preciso ver se encontro este espaguete de palmito por cá. Obrigada por partilhar e boa semana, beijinhos
ResponderExcluir@Patricia MerellaOi, querida! imagino que seja um pouco difícil encontrar pupunha por aí... até por aqui é meio difícil encontrar, mas é bem gostoso mesmo! Se tiver a oportunidade de experimentar, me conta? Um super beijo e uma ótima semana!
ResponderExcluirParece muito bom.
ResponderExcluirVou ver se encontro para comprar e esperimentar.
bjs
@Maristela GuilhermeOi, Maristela! Tem também em cubinhos, fica muito bom! Beijão!
ResponderExcluirOi Katia, td bem flor? Prove o espaguete de abobrinha, tenho feito e cada vez é uma nova surpresa. Simples e muito bom, vale a pena! Esse é pupunha ainda não provei, vou atrás. Bjs
ResponderExcluir@Rosangela BeOi, Rosangela! Muito obrigada pela dica, adoro abobrinha! Ainda não vi já cortadinho assim em tiras no Hortifruti, mas vou procurar! Um beijão!
ResponderExcluir