Vocês sabem que eu adoro montar tábuas de queijos, frios e acompanhamentos, né? A praticidade desse tipo de degustação é o que mais me agrada, além do resultado estético que faz a gente comer o prato com os olhos. É possível elaborar combinações diversas e por isso uma degustação nunca é igual a outra. Acho que é uma ótima opção para uma reunião com os amigos ou mesmo para curtir à sós com o parceiro. Não por acaso, é isso que eu e o Marcelo fazemos nas sextas-feiras à noite quando estamos cansados para sair de casa.
Os descansos para copos que inspiraram a decoração.
inventei esse tema que batizei de “urbano” por causa dos descansos de copo com ilustração do skyline de Belgrado, a capital da Sérvia, onde estivemos em 2015. Um dia encontrei-os na gaveta e me dei conta de que eles ainda não haviam sido usados. A partir da vontade de fazer a estreia das peças, surgiu a ideia do tema. A intenção era fugir do rústico, dar uma folga para as tábuas de madeira e usar somente louças e acessórios pretas e brancas, o que incluiu garfinhos para petiscos e guardanapos decorados.
O menu da nossa degustação foi o seguinte:
- Brie
- Grana Padano em lascas
- Gorgonzola
- Queijo de cabra cremoso coberto com ervas
- Presunto de Parma
- Presunto Alemão
- Pastinha de berinjela com nozes
- Compota de laranja com whisky
- Azeite aromatizado com mix de pimentas e alho
- Damascos recheados com gorgonzola
- Uvas verdes
- Tomates cereja
- Physalis
- Damascos
- Nozes
- Mel
- Torradas
- Grissinis integrais com gergelim
No domingo anterior, havíamos comemorado o aniversário da minha avó com uma degustação de Queijos & Vinhos de Verão ao ar livre na casa dos meus pais e as sobrinhas foram direto lá pra casa.
Queijo de cabra é algo que não pode faltar! Adoro esse tipo de queijo, que fica ainda mais gostoso quando é cremoso e coberto por uma crosta de ervas. Nesse primeiro prato também servi Grana Padano em lascas, physalis, tomate cereja, torradinhas e uma compota de casquinha de laranja com whisky escocês maravilhosa produzida pela CARAMELODRAMA em Curitiba.
Dica: mergulhe as lascas de Grana Padano no mel, a combinação é surpreendentemente deliciosa!
O Gorgonzola é um dos meus queijos preferidos e gosto de cortá-lo em cubinhos para poder mergulhar os pedaços em pastinhas e geleias a fim de testar o resultado das combinações. No segundo prato tinha tomate cereja, presunto alemão, torradinhas, grissinis e uma pastinha de berinjela com nozes que um senhor italiano vende há anos na feirinha de Teresópolis-RJ (contato: 9607-1713).
Dica: se você ainda não conhece, experimente o presunto alemão (Westfälische Schinken). Tem um sabor bem diferente do presunto comum e é delicadamente defumado com madeira de junípero (zimbro), planta usada para aromatizar bebidas. Não é muito fácil de encontrar e por isso vou indicar três lugares no Rio onde já comprei: FARINHA PURA, LE DÉPANNEUR e TALHO CAPIXABA.
No terceiro prato coloquei brie, presunto de Parma, nozes, uvas verdes, damascos, tomate cereja, torradinhas e grissinis.
Dica: use o presunto de Parma para enrolar cubinhos de queijo (preferencialmente de massa mole como gorgonzola, brie e muçarela de búfala), cubra com molho Pesto e finalize com um palitinho em cada “trouxinha”. É um petisco diferente e saboroso.
O quarto e último prato recebeu colheres de degustação com damascos recheados de gorgonzola, que podiam ser incrementados com mel ou azeite aromatizado com mix de pimentas e alho.
Dica: compre uma baguete quentinha, corte-a em rodelas e mergulhe as fatias no azeite aromatizado… fica sensacional!
Para acompanhar essas delícias, abrimos uma garrafa do vinho português Mateus Rosé, que é leve, fresco, levemente frisante e perfeito para as noites quentes de verão.
Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana especial!!!!
Amei! Tb adoro essa comidinha. Esse vinho é delicioso!!! Otimo para os dias quentes deste nosso verão! Podíamos combinar um encontro nosso assim despojado!!! Beijos
ResponderExcluir@MartaPerfeita a sua ideia, Martinha! Vamos fazer um encontrinho assim, já topei! Também adoro esse vinho, é super saboroso e refrescante! Beijão!
ResponderExcluirHummm...que dlicia!!!
ResponderExcluir@GláObrigada, Glá! Um ótimo final de semana!
ResponderExcluirOiii!!! Nossa estou aqui me deliciando no seu blog!! Amooo! Quero fazer o azeite aromatizado com alho e alecrim! Pode me ensinar? Obrigada!
ResponderExcluir@Dri DrummondQue legal, seja muito bem-vinda!!! Para o azeite, basta você colocar esses temperos em um recipiente de vidro, completar com o azeite e deixar marinando por 3 dias. O azeite vai absorver os sabores e aromas. O ideal é usar todo o azeite em, no máximo, 15 dias. Fica delicioso! Beijão!
ResponderExcluir