quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Produção para o almoço de aniversário do meu pai e algumas receitas

Uma semana antes do Chá entre amigas, fui convocada a produzir um convite virtual e um cardápio impresso para o almoço em comemoração ao aniversário do meu pai. O almoço aconteceu em outubro, quase dois meses depois do dia 29 de agosto, o dia do aniversário em si. Nessa data, meus pais estavam visitando minha irmã do meio nos Estados Unidos, festejando também o aniversário do genro, conforme mostrei nesse post.

De tempos em tempos, meu pai gosta de se aventurar na cozinha pra preparar pratos elaborados, usando principalmente frutos do mar como matéria prima. Há pouco tempo houve uma reforma na casa e na área externa surgiu uma segunda cozinha equipada com panelas novas e utensílios diversos.

Na lista de convidados, havia a família (que já é bem grande), além de alguns amigos de infância e do trabalho.

A ideia era produzir um convite bem-humorado, enfatizando o fato de que era meu pai quem iria preparar o almoço especial. A partir daí, foram surgindo algumas ideias e optei por usar imagens de alimentos crus, como se fossem os ingredientes que seriam usados na preparação dos pratos. Fui buscar essas fotos num banco de imagens e me deparei com uma sacola de papel cheia de verduras, legumes, alho, azeite, tomate e macarrão. Depois pensei em caracterizar meu pai como um verdadeiro Chef de cuisine, mas como ele não possui um uniforme completo, resolvi buscar na internet a foto de um profissional e fazer uma montagem usando somente o rosto do meu pai. Depois da minha ideia ter sido aprovada, fui colocá-la em prática e o resultado é o convite virtual aí embaixo.

frente

conviteverso2

Depois de enviar o convite por e-mail, parti para a elaboração do cardápio, que foi baseado nesse modelo do post da Angie, do blog Joaninha Bacana. Adorei a ideia e guardei na minha caixinha de inspirações pra usar algum dia. O almoço de aniversário do meu pai foi o momento perfeito. E preparei a arte final da seguinte maneira:

cardapio frente

Cardápio (frente)

cardapio verso

Cardápio (verso)

Na parte externa do cardápio, usei os elementos do convite virtual, acrescentando o desenho de um selo já pronto, onde inseri a imagem do meu pai. Na parte interna, usei a imagem de um prato branco com talheres como fundo, sobre o qual escrevi o menu do almoço.

selobeto

Detalhe do selo

Seguido o modelo original, dividi o cardápio em 3 partes, utilizando duas dobras. Na parte externa, usei a imagem da sacola de compras na capa do lado esquerdo, a imagem do meu pai do lado direito e o selo no verso, como se fosse uma assinatura.

Fiz um furo com furador simples mais ou menos na metade do folder e finalizei com um laço de fita laranja número zero.

Detalhes do cardápio montado.

Detalhes do cardápio montado.

DSC03202

Detalhe do cardápio posicionado em uma das mesas.

No dia do almoço, só precisei posicionar os seis cardápios no centro das mesas espalhadas pelo quintal. Fiquei bem feliz com o resultado e ainda mais feliz porque os convidados quiseram levar o material impresso pra casa como recordação do evento!

DSC07306

Na foto, o aniversariante com seu chapéu de Chef bebendo o drink que preparei e que sempre faz sucesso nas festinhas lá em casa. É o Sunrise, que já mostrei junto com outros drinks nesse post.

DSC07319

O efeito degradê chama a atenção e a bebida é muito fácil de preparar. É o drink preferido dos meus amigos. A seguir, compartilho com vocês a receita:

DSC03216

Sunrise

Ingredientes:

1 dose de tequila ouro ou 1 dose de vodka
3 doses de suco de laranja
1 dose de suco de abacaxi
Um filete de grenadine ou groselha para decorar

Modo de fazer:

Despeje num copo alto a dose de tequila ou vodka, o suco de laranja e o de abacaxi.

Misture bem e coloque um pouquinho de grenadine ou a groselha pra dar o efeito degradê.

Pra falar a verdade, meu pai esqueceu de comprar o suco de abacaxi e substituímos esse ingrediente por suco de maracujá. Mas sabem que também ficou gostoso?

OgAAANhEtAFqtWDgjg9srSisheBBLIhT04K7LhxiHU9gxwcZ9Hcfip7vZXA1Uoul5z-yv7zriw9TQz1l5RnRhegcHxIAm1T1UAxMciTjhod9Ll0tccHehaM93y3g

Essas costeletas de cordeiro ao molho de hortelã fizeram parte do cardápio e foram servidas como aperitivo. Na foto, elas estão temperadas e prontas para ir ao forno.

OgAAAMZ1NQSg2uBwOrG1CWEKKb50JMgY9OwEmW704iw6E0k8GZCfV--QhO_1m3ArDDAZPnYWRF4YcdNlG10aKjwFK1QAm1T1UPO03sIq9GSyIjdJyFrfy7cWAgg5

O molho de hortelã estava fantástico! E a seguir, compartilho com vocês a receita testada e aprovada pelo meu pai...

OgAAAGLIaIIK70fb8XdUyJ9l_RBsAnCIpHK5Z-vPzZOrBeqSDO84-llM9El6zkHxeF7khFodLu94-vu9uzGfFFLx7UIAm1T1UNgBli2hABbsuoLVjdPWLwalg2hZ

Costeleta de Cordeiro ao Molho de Hortelã

Ingredientes:

1 1/2 kg de costeletas de cordeiro
2 colheres (sopa) de manteiga
1 maço pequeno de hortelã picado
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de vinagre
Óleo Sal Pimenta-do-reino

Modo de fazer:

Tempere as costeletas com sal e pimenta-do-reino.

Regue com um pouco de óleo e a manteiga derretida.

Coloque em uma assadeira e leve ao forno quente para assar.

Regue algumas vezes com o molho depositado no fundo da assadeira.

A parte, junte as folhas de hortelã picadas, o açúcar, o vinagre, 3 colheres (sopa) de água, sal, pimenta-do-reino e misture bem.

OgAAAC-r4KQjG3J-Q-N5-OvyF_9igPltatY7we90lIQI00o-HXYHxk12tamCUnAFXzC6AtySy-l7cxGrC_YQRGBWgQ0Am1T1UFO_kgSZyLOKVBbGECj49XO6rppA

Esse cheesecake é uma tradição nas festas da família. A receita original já se perdeu, porque meu pai foi trocando e experimentando novos ingredientes e, na minha opinião, chegou a perfeição! O que mais gosto nessa sobremesa é que não é muito doce nem enjoativa. Pedi a ele que me mandasse a receita por e-mail pra que eu pudesse dividi-la com vocês.

OgAAAAEzdQdty9tGdVMoJNO8gKS-jlabxBgKcQQ3QxH47kt05mSOTk4z-y5CpVl39GR_RcdCdtE4X4r42uS5I_tJUTsAm1T1UMWWSAn5GxWc7eWNOiH-e0e96U3u

Cheesecake de cereja

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
250 g de cream cheese
1 ricota
2 gemas de ovos
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 vidro de cereja ao marrasquino
1 vidro de geléia de cereja
Leite integral

Modo de fazer:

Bater tudo no liquidificador, menos a geléia e o marrasquino, até obter uma mistura homogênea. Completar o copo do liquidificador com leite.

Untar e polvilhar farinha na forma. Bater as claras dos dois ovos em neve. Colocar a massa mais as claras na forma e levar ao forno na temperatura máxima por cerca de 1 hora.

Retirar e levar ao congelador imediatamente por 15 minutos. Reduzir em forno brando a cereja e a geléia adicionando bastante suco de limão. Isso faz com que a geléia fique menos doce e mais azedinha.

Retirar a torta do congelador e despejar a calda de cerejas em cima. Voltar ao congelador por mais 15 minutos.

Retirar do congelador e colocar na geladeira até a hora de servir.

Gostaram das receitas? Alguém se animou de preparar o Sunrise, as costelas e o cheesecake? Em caso afirmativo, depois conta pra gente o que achou?

rococo

E agora, segue a primeira dica do novo Concurso Criative-se que vai premiar o vencedor com um objeto decorativo que trarei da minha próxima viagem à África.

Dica 1

Algumas palavras da língua portuguesa, como alquimia, química, adobe, saco, papel, gazela e girafa, têm origens na língua desse país.

E então? Essa dica foi válida? Calma, não responda ainda!!!! Guarde seu palpite até eu ter postado as cinco dicas!!!!

Beijão e até a próxima quarta-feira!

assinatura

42 comentários:

Tati Alberti disse... [Responder comentário]

Katia... Parabéns!!!!
Quantas idéias... Essas inspirações fazem bem a alma, transforma qualquer dia banal em algo especial com um simples "carinho", aqueles que vcs. nos transmitem diariamente.
Felicidades!!!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia muito legal a ideia criativa para o cardápio, adorei, qualquer hora faço um igual.

E como sempre você arrasa! Quero ser você amanhã!

Bj!

Tomara que eu acerte para onde você vai.

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Hehehe - a idéia do seu pai vestido de chef ficou ótima, montagem perfeita :-))) E, que legal que ficou a sua execucao do cardápio!!! Muito prático porque ele se auto-sustenta na mesa, né? Adorei :-)))
Beijos, Angie

Kaka Antunes disse... [Responder comentário]

Olá Katia!
Realmente ficou mto legal o convite, o cardapio, adoreiii
... só uma dúvida é vc msm que imprimi os cardapios??? Qual o modelo da impressora??? Qual o tipo de papel???
Adorooo suas festas, sempre um luxooo, Bjs

Karine Antunes

Kaira disse... [Responder comentário]

Katia, até na hora de realizar um concurso você é criativa!!!
Que delícia, eu vou participar, com certeza! Imagina ganhar um mimo seu!
E sobre o aniversário do seu pai, fico pensando que os convidados devem pensar: como será que ela vai nos surpreender desta vez???
Deve ser uma delícia fazer parte das suas festas!
Bjs!!!

Nicinha disse... [Responder comentário]

Bom Dia Kátia!
Que post legal!
O homem adora inovar na cozinha, sendo muito criativo, porque não dizer que lugar de homem também é cozinha.São verdadeiros chefs..Nossa seu pai deve fazer cada prato..Eu adoro frutos do mar, até porque não sou muito chegada a carne, já gostei muito, mas o paladar mudou.:)
Tenho um colega que deixou a engenharia civil e se tornou chef de cozinha...Deixo aqui o site para vocês conhecerem: http://www.chefandrefalcao.com.br/
Ficou muito legal a montagem...Você é muito criativa menina!
Estou querendo organizar uma festa de natal, não sei se vou ter toda essa criatividade. Gosto muito do seu trabalho,afinal você que fez a marca Naturaleza e as pessoas elogiam muito seu trabalho.
Como te falei fiz meu curso de coquetéis, e adorei o efeito Sunrise, vou fazer, já tomei nota.
cheesecake que delicia!!

Tenho uma dica de onde seja o lugar, mas guardarei até chegar a vez de revelar.
Tenha uma ótima semana.
Bjs Nicinha!!

*-._.-* Anita *-._.-* disse... [Responder comentário]

Muito boa escolha do menu, e o detalhe do cardápio foi excelente como sempre...

A criatividade chegou aí e parou hein amiga??? hehehehehe

bjsssssssssss

PS.: obrigada pelas visitas e comentários em meu blog na minha ausência...

Mari disse... [Responder comentário]

Bonfinha, ficou muuuito legal o cardápio, adorei!!!

AAAAHHH!!! Finalmente a receita do famoso cheesecake!!! UÊÊÊBAAA!!!!

Beijocas mil!

Professor Rubens Luiz disse... [Responder comentário]

Qual programa vc usa para fazer tudo isso? Parabéns pela idéia super criativa!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, professor! Eu uso os softwares In Design e Illustrator, ambos da Adobe. Seja bem-vindo!

Cibelle disse... [Responder comentário]

Adorei o cardápio, ficou show!!! Agora, que cheesecake é aquele, rsrsrs... estou com agua na boca!!!

Parabéns atrasado para seu pai!!! Ele parece ter se divertido bastante, e tem cara de ser um ótimo Chef, rsrsr...

Vou esperar as próximas dicas para dar o meu palpite, rsrsr...

Beijos!!!

Rita Vieira disse... [Responder comentário]

Lindona! você arrasa sempre!
Quando eu vi a foto, jurei que você vestiu seu pai todinho! não parece montagem! perfeito!
E super obrigada pelas receitas, elas vão pro meu arquivo e usadas assim que possível!

Muitos beijos!

Talita Marques disse... [Responder comentário]

Kátia Querida,
Bom Dia!!!

Como sempre você se superando nas produções... Minha "Musa inspiradora" por culpa sua até tomei coragem de entrar em uns cursos de Design Web para aperfeiçoar as minhas criações loucas e combina-las com as minhas festinhas particulares para amigos onde eles sempre são as cobaias para os pratos que eu crio... rs

Amei o Cardápio!!!

Ah! E sobre a sua próxima viagem... Não seria para... Ops!!! Deixa eu esperar as outras dicas né! rsrs

Bjinhus e Parabéns sempre pela sua arte!!!

Cacá disse... [Responder comentário]

Katia, arrasou!! Parabéns!
Nossa, eu fico encantada com o seu trabalho e das outras Criativas!! :)
Adorei as receitinhas tb!! Hummm...

Beijocas!

Gisela disse... [Responder comentário]

Vou experimentar a receita da sobremesa,me agradou.
Bj

Wagner disse... [Responder comentário]

Muito legal a ideia de usar as imagens (e montagens), além do próprio cardápio em si.
As fotos também ficaram ótimas. Adorei aquela do Cheesecake de cereja tendo a piscina como fundo!
Beijo.

Lucila Zahran Turqueto disse... [Responder comentário]

Cá entre nós que se vc servisse até uma sopa de batata ela teria um gosto especial com esse cardápio rssss Adorei a idéia!
Já peguei a receita do codeiro para tentar fazer no final de semana. Será bem arriscado, mas vou tentar rsss Beijos Lú

Beto disse... [Responder comentário]

Olááááá Katia!!!

Tudo tão bonito...
Que ficaria muito tempo somente olhando, antes de comer. rsrsrsrs
As criações bem claras e limpas, dando o toque de arte ao sabor, como deve ser em toda cozinha.
Quando cozinho (todo dia), costumo dizer que comemos primeiro pelos olhos, aí depois sim...
Parabéns demais!!!!
Reafirmo os votos de fanatismo pela sua arte.

Beijo Grande e fique com Deus.

Beto

Priscila disse... [Responder comentário]

Katia,
Que me perdoem todas as criativas, que eu tanto adoro, mas você é a pessoa mais criativa que eu já conheci na vida.
Maravilhoso!
Seu pai deve ter adorado.
Bjs.
Pri

Marta disse... [Responder comentário]

Katia!!! Amei o cardápio.. e ainda mais o seu pai vestido de chef! Ficou excelente!
A sacola com legumes ficou demais também! Tudo a ver com o evento!
Parabéns, parabéns... adoro seus posts :)

Beijocassss

Falecomadaiana disse... [Responder comentário]

Meninas estou aqui para parabenizar o site de vcs. Está lindo e viciante... Abraços

Ahh tava esquecendo, já sei o pais....rssrsr

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia! :)

Parabéns pelo resultado ótimo do convite. Você é muito talentosa, não há dúvidas mesmo. :D

Obrigada também por dividir as receitas e pelas dicas... vou começar a pensar... ehehehe...

...
Kátia, também concordo que os serviços domésticos não sejam algo exclusivamente feminino. Os maridos podem pilotar fogão, sim. Podem encarar o aspirador de pó, sim. Fazer feira, colocar roupa na máquina e estendê-las, e está tudo certo. Não cai a mão nem são menos homens por isso. E uma bicha fêmea inteligente não casa com um homem que faça exigências quanto ao trabalho doméstico, né? Pelamor!!! Acho que no casamento tem mesmo que haver parceria, como disse a Elaine, e nenhuma responsabilidade assumida deve ser por obrigação, mas por uma acordo entre ambos. :

Beijos!!!

Prosopopéias Cintilantes disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia

Hoje consegui ver o post!
Não sumi, não rsrsrsrs
Vi o seu comentário lá no blog, Vamos marcar alguma coisa.
Que delícia de almoço, hein?
Além de gostoso, tudo muito lindo e caprichado! Alías, como tudo que você faz!
Um beijo,
Stela

Lucia Laureano disse... [Responder comentário]

Katia,

A festa deve ter sido ótima! Estava tudo muito bonitinho!
Quanto ao sunrise eu confirmo é uma delícia e fica sempre lindo no copo!

Sissi disse... [Responder comentário]

Essa menina tá impossível, hein?! Beijos, querida...adoro suas ideias e feitos.

Marcella disse... [Responder comentário]

ameii o sunrise!
vou fazer para minha proxima festa!
obrigada beeijão

Aline Amthor disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Amei o convite do seu pai... muito, muito criativo.Entregar m convite desses é de muita responsabilidade, porque o convidado chega a festa esperando TANTO, TANTO.... rssss
Mas tudo que vi parece estar a altura...rsss
Parabéns mais uma vez. Ahhh... e seu pai é muito simpático.
E obrigada pelo comentario sobre a Bauhaus... eu nao sei responder o comentário via e.mail como vcs fazem...
Ahhhh... eu ainda nao tenho idéia para onde vai passear... ainda tá frio..
Bjssss

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Minha amiga querida,

Eu te quero um bem enorme. Por hoje também. beijo

Ana Paula Batista disse... [Responder comentário]

Katia, como sempre, vc arrasou! Ficou lindo esse cardápio. Com certeza irá para a caixinha das boas ideias, como diz vc... rs
As receitas também estão bem atrativas! Se um dia eu estiver inspirada arriscarei.
Ofereci um selinho pra todas vcs Criativas. Está lá no meu blog. Dê um pulinho lá...
Beijos

Verônica Masson disse... [Responder comentário]

Oi katia!
Que criatividade!!!!
Parabéns...adorei...
beijos

Dri disse... [Responder comentário]

Katia, que tudo!!
hehhe, ando me inspirando em vc.
Até já fiz umas coisinhas aqui no quartel em um evento com prefeitos...e outras autoridades. O pessoal adorou...e ainda comentaram, tinha que ter uma mãozinha feminina nisso ahahhahha. Graças ao criative-se!!! EBA!!!!!!!!!!!!!!

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

O convite personalizado ficou um barato! Seu pai de chef tá hilário e divertido! No bom sentido é claro! E as receitas dele, já estão anotadas no meu caderno, afinal não é todo dia que um chef revela seus segredos assim!
Paula adora o cheesecake da Torta e Cia, e agora com a receita do seu pai na minha mão, vou poder tirar um onda com ela. rsrsrs!!
Valeu Katinha! Parabéns por mais um post ilustrado, criativo e gastronômico!! Oba!!! bjs!!

Ellen disse... [Responder comentário]

Lindo o cardápio, você consegue transformar coisas simples e normais em puro luxo e encanto.

hahaha já sei pra onde você vai....com certeza absoluta. Já pode até garantir meu presentinho...

beijos

Alethéa Casal disse... [Responder comentário]

Perfeito, Kátia, tudo perfeito como sempre! Abraços.

Claudia disse... [Responder comentário]

Menina, sou louca por chesse cake e achei e4sse super bacana porque é diferente dos que aquela massinha por baixo, tipo torta. Já copiei a receita e vou fazer, daí te conto.

beijocas

Marcia Regina Arão disse... [Responder comentário]

Olá Kátia,
Sou Márcia, moro em Fortaleza-Ce, sou uma admiradora do Criative-se, todos os dias tenho que passar por aqui, para acompanhar os posts de vcs.Ah, esperei anciosamente pelo seu post essa semana, vou participar do concurso, as dicas da semana foram preciosíssimas, já tenho um palpite, mas vou esperar mais dicas!! bjos e boa semana!!

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Katia, que fofo seu pai, hein? Tem uma cara de quem adora uma boa festa! :) E vc, como sempre, arrasando nos detalhes. Ele deve ficar todo bobo, hein? Beijão, Fabi.

NaT disse... [Responder comentário]

Que receitas deliciosas, e que cardapio fofo!

Se quiser dá uma passadinha no meu blog e no meu Bazar (sempre tem novidades de marca, tudo super baratinho)!

http://bazarlebon.blogspot.com/

Bjs

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Que show, adorei o novo blog :-))) Beijos, e muito, muito sucesso (e diversao!) com ele :-)
Angie

Jorgeane Lustosa disse... [Responder comentário]

Olá!

adorei as receitas...fabulosas e também adorei o blog...com ele tive várias ideias e percebi como é bom receber os amigos...parabéns e vc acabou de ganhar mais uma fã....
bjos

Jorgeane Lustosa disse... [Responder comentário]

Olá!

adorei as receitas...fabulosas e também adorei o blog...com ele tive várias ideias e percebi como é bom receber os amigos...parabéns e vc acabou de ganhar mais uma fã....
bjos

Ana Paula Motta disse... [Responder comentário]

FANTÁSTICO! Tuudo perfeito!
PArabéns!
http://mimodaap.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails