segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Preparativos para a FESTA DE VERÃO e o NOVO CONCURSO DA BONFA

Apesar de o verão não ser minha estação preferida, adoro inventar motivos para promover festas temáticas em casa. Nos últimos 3 anos, comemorei a Primavera e o Outono em eventos que renderam os seguintes posts:

FESTA DA PRIMAVERA: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/search/label/Festa%20da%20Primavera

FESTA DE OUTONO: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/search/label/Festa%20de%20Outono

Ano passado eu estava animadíssima para organizar uma FESTA DE INVERNO e cheguei até a esboçar um desenho bem-humorado com personagens que seriam usados nas peças gráficas do encontro. Mas 2011 foi um ano bastante produtivo e, por conta do trabalho, não pude dar continuidade a esse projeto. Então o tempo voou, 2012 chegou e uma nova estação começou: o Verão!!!!

O calor dessa época pede comidinhas leves e bebidas refrescantes, né? Pensando nisso, resolvi oferecer aos meus convidados um almoço com buffet de saladas e mini-sanduíches, além de sorvetes na casquinha para a sobremesa. Pra matar a sede, vou disponibilizar água aromatizada e sucos, além dos drinks que cada convidado deverá preparar com a vodka ABSOLUT RIO para concorrer ao prêmio do DESAFIO COQUETEL. Lembram da primeira edição dessa festa que mostrei AQUI? A brincadeira foi muito divertida e achei que valeria à pena um repeteco!!!!

Eu normalmente começo a preparar uma festa temática a partir da criação de sua identidade visual, composta de grafismos, padronagens e/ou ilustrações que vão estampar o conjunto de peças impressas utilizadas no evento.

sereia2

Listei mentalmente algumas palavras que me lembram o verão: praia, mar, sol etc. e logo surgiu a ideia de desenhar uma sereia como personagem principal e “anfitriã” da FESTA DE VERÃO, que acontecerá no fundo do mar.

cenario2

Fiz um esboço bem tosco na revista de palavras cruzadas que levei comigo no voo Rio–Navegantes a caminho de Blumenau, SC. Aliás, descobri que adoro desenhar no avião… essa atividade me distrai e faz o tempo passar bem rápido!!!!

todos

Desenhei a sereia cercada por personagens coadjuvantes como o polvo, a estrela do mar, o peixe, o cavalo marinho e o caranguejo à mão livre antes de vetorizar a ilustração. Como a festa inclui a brincadeira do Desafio Coquetel, as criaturas marinhas estão preparando, servindo ou bebendo drinks coloridos.

convite

O passo seguinte foi adaptar a arte do desenho completo (personagens + cenário) para criar um convite virtual a ser enviado por e-mail. Decidi isolar a ilustração no topo da peça para que ela ficasse mais arejada e aumentei a extensão da faixa de areia, sobre a qual inseri o texto convocando meus amigos a participarem da festa. No rodapé escrevi o seguinte: “Não esqueça de levar os ingredientes para preparar seu coquetel! Taças, canudos e acessórios diversos estarão disponíveis no local.” 

A partir de agora preciso pensar em como usar os personagens que criei na decoração da festa, elaborando outras peças gráficas como cardápios, placas identificadoras de comidinhas, bandeirinhas para canudos, etiquetas para lembrancinhas etc. Se vocês tiverem alguma sugestão, fiquem à vontade para deixar um comentário nesse post, eu adoro uma troca de figurinhas!!!! E aos poucos vou postando os preparativos para o primeiro evento temático do ano, OK?

 

CONCURSO DA BONFA

Vocês lembram do texto sobre o próximo concurso que publiquei no post das comprinhas na Suíça? Vou refrescar a memória de vocês:

“No Free Shop francês, comprei mais um azeite aromatizado com alho e tomilho da marca A L´OLIVIER, além de dois kits com 4 potinhos de mostarda Dijon da marca EDMOND FALLOT com os seguintes sabores: natural, estragão, pimenta verde e cassis. Aguardem as coordenadas porque um desses kits pode ser SEU!!!!!”

Pois é, pessoal, enfim chegou a hora das coordenadas!!!! Mas antes tenho uma surpresa pra vocês: esse não será o único prêmio do concurso. Além do kit de mostardas, o(a) ganhador(a) receberá também…valeilustra

…um VALE-ILUSTRAÇÃO, que dá direito a um desenho exclusivo (da categoria A*) feito por mim.

*Categoria A: Um (1) personagem sem elementos de cenário. Alguns exemplos na lateral do blog: boneca Tainah, anjinho, menina de dez anos e sereia.

Regras do concurso

Os leitores que quiserem participar da brincadeira deverão preparar uma Salada de Verão enviando foto e receita para o e-mail katiabonfadini@gmail.com até o dia 13 de março à meia-noite. Simples, né?

Os jurados serão eu mesma e os amigos que participarão da FESTA DE VERÃO: Marcelo, Wagner, Mari, Joan e Kapin, além do voto popular por meio de enquete, que terá peso 2, ou seja, serão 6 votos (= 6 pontos) dos jurados + 2 pontos para o(a) vencedor(a) da enquete aberta ao público.

Os critérios que levaremos em conta para eleger a melhor receita serão:

1. A criatividade da mistura/combinação de ingredientes
2. A apresentação da salada
3. A foto em si

Não há restrição quanto aos ingredientes: vale incrementar a receita com queijo, frango desfiado, presunto, ovo, batata palha, pão, frutas, flores, sementes, grãos etc. e Salada de Frutas também está valendo!!!!

Obs.: Serão aceitas até duas receitas com fotos por participante, OK?

Como exemplo, vou colocar aqui algumas fotos de saladinhas que preparei ao longo da existência do blog. São simples de fazer e ganham um charme especial quando servidas em porções individuais dentro de taças ou copos de vidro (verrines).

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/05/meus-primeiros-verrines-porcoes.html

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/10/verrine-de-tomate-pepino-e-morango-com.html

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/10/saladinha-incrementada-e-improvisada.html

Minha salada mais recente foi publicada na semana retrasada:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2012/01/um-encontro-especial-variacoes-de.html

Se tiverem alguma dúvida, basta deixar a pergunta no formulário de comentários que eu respondo aqui mesmo.

Um beijão e BOA SORTE!!!!

Bonfa ass

53 comentários:

Rose Maria Simoes disse... [Responder comentário]

Katia, nao moro no Brasil, mas gostaria muito de participar.
Posso?

eloiza disse... [Responder comentário]

Katia,adorei a entrevista com a Flavia Mariano e fui correndo ver mais dicas,pois estou muito anciosa esperando a hora de viajar para os EUA,está faltando algumas coisas para ajeitar e enquanto isso só fico sonhando...sonhando...Apesar de ser péssima na cozinha(gosto mais de arrumar casa)vou tentar fazer essa salada,tá bjos

Karla Coutinho disse... [Responder comentário]

Uiiiiiiiii !!!!

Acho que só vai salada aqui em casa, rsrssrsrsr. Vou ter que ir ao mercado urgente para selecionar meus ingredientes mágicos.
Um charme o post da Festa de Verão...a sereia poderia ser morena, eu acho. Afinal somos morenas, né ?
Obrigada pela oportunidade de participar de um concurso com um premio legal assim.
Excelente semana para vcs.
Beijinhosssssss

cintia disse... [Responder comentário]

Arrasou Katia, que delícia de festa, e a brincadeiras das saladinhas, adorei, vou participar com certeza, beijinhos, ficou um charme sua sereia,até

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, pessoal! Que legal que se animaram a participar!!!! E salada combina bem com o verao, né?????? Rose, você pode participar sim!!!! Já foram premiadas em concursos do blog duas leitoras que moram no exterior: uma na Alemanha e outra em Cabo Verde. Boa sorte, beijão e uma ótima semana!!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

É claro que vou participar! Estou "treinando" com este calor e fazendo sladinhas quase todos os dias! rs...Só faltam as fotos!!kkk
Bjão

Ciane disse... [Responder comentário]

Apesar da neve ter voltado por aqui e das semanas "siberianas" que passamos, vou querer participar! Espero me inspirar com pensamentos "quentes" para a salada. Beijos

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Adorei!!! O problema é que aqui em Brasilia nao para de chover. Saladinha, verão, sol, e principalmente praia, passam longe daqui! Mas vou tentar me inspirar para preparar algo bem legal, a altura deste Blog mara!!!!!

Bjao e boa semana
:Dri

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi linda
Que fofura essa ilustração!
Com certeza essa festa será show, como as outras!
Amei a ideia do concurso, principalmente pela ilustração, pois sou tua fã!
Mil bjos
Léia

Joana Hertel disse... [Responder comentário]

Adorei a sereia e os outros personagens! Ficou LiNdO! E, bem que seus convidados poderiam entrar no clima né?! Vestidos e camisas florais, chinelos, rasteirinhas, óculos de sol... Vai render ótimas fotos!rsss ^^
Já estou pensando nas minhas saladinhas para o concurso, com certeza vou participar!!
*Adorei o post sobre viagem para mulheres! Inspirador!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Joana, amei a ideia!!!! Vou convocar meus amigos a virem vestidos dessa maneira! Obrigada pela dica!!! Biejão!

Unknown disse... [Responder comentário]

ganhar uma ilustração da Bonfa?????!!! estou dentro!!!

vou preparar minhas saladinhas pra te mandar! ah.. vou caprichar porque quero ganhar uma ilustração para O Móvel!!

beijinho
Juju

www.omovel.com.br

Milena disse... [Responder comentário]

Katia,essa ilustração ficou super divertida,com cara de verão!!!
Adorei o polvo,porque você não utiliza ele para segurar a placa de identificação de comidas já que ele tem várias "perninhas"?

bj

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Mi, vc adivinhou meus pensamentos!!!!! Não é a toa que a gente tem muita afinidade!!!!!! Realmente pensei nos personagens segurando plaquinhas!!!!!! Na parte 2 vou mostrar eles prontinhos!!!! Bjs!

BubbleDesign/Bruno disse... [Responder comentário]

olá kátia tudo bem?
bem que você podia postar junto as ilustrações digitais seus sketches né rsrs
nós designers ficamos loucos para ver como tudo surgiu.
com relação ao concurso vou chamar a thalita para gente bolar algo :)
abs

bruno

Denise Padoan disse... [Responder comentário]

Oi, Katia!
Ai, céus... quanto tempo que eu não visitava seu blog... me enrolei tanto por aqui, que acaberi deixando de visitar os blogs que tanto adoro! =(
A festa de verão vai ficar ótima... claro! A ilustração é linda... a sereia charmosíssima!

E quero participar desse concurso de saladas... adoro! =)
Beijocas e ótimo dia!

Agora, vou ver os outros posts seus... to meio por fora. Odeeeeo! rs

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Bonfa, adorei e sabe acho que vou tentar fazer uma saladinha assim. O visual fica outro totalmente, mto mais bonito mesmo. E você como sempre detona, manda mto bem.
Bjos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Pôxa, não vou poder participar dessa promoção! Sou uma negação na cozinha! Mesmo com toda criatividade com certeza seria um fiasco! rs

Boa sorte a todas!

Beijos

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Que luxo Katia! Adorei as ilustrações e o concurso então nem se fala...
Te enviei um email, assim que puder dê uma olhadinha.

Bjos e ótima semana,
Dani

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa, amei a criação da peça principal para sua 1a festinha.
desde q conheci seu blog venho aqui sempre saber das dicas de viagens e de festinhas tb. Tenho ousado preparar algumas coisinhas lá em casa e tomo vc sempre como minha 1ª fonte de inspiração para os temas, mas é lógico, estou aprendendo. Hsss
Vou tentar criar alguma receitinha, mas só enviarei à vc se ficar original e criativa, como vc. Hssss
Bjokas e sucesso sempre. ;D

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

Nesse concurso eu vou participar com certeza!
Tá Tudo muito maravilindo, parabéns!
Kátia, lembrei de uma decoração fundo do mar, que vi a tempos na net, usaram algumas bexigas transparentes com gás imitando bolhas! Que tal?!
Excelente semana !
bjs
Kelly Nomura

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Pessoal, respondendo a uma dúvida sobre o concurso: VALE SALADA DE FRUTAS também!!!! Beijão!

Bianca disse... [Responder comentário]

Ui... vou me esforçar ao máximo para esta "hot salad"! E ser agraciada com uma ilustração fofa! :) bj

Meu Canto Na Cozinha disse... [Responder comentário]

Oi Katia
Eu amo o verão e sofro bastante aqui nos inverno do EUA, adoro suas festas temáticas e essa do verão é a minha cara.
Porque você não traz um pouquinho da praia para dentro do apto. Pensei em areia em vazinhos ou potinhos decorados com conchinhas que poderiam servir de suporte para as plaquinhas. Pensei também em pedacinhos de imã que você pode colar no verso das figuras do mar e usar border nas paredes como decoração ou mesmo como lembrancinha... São tantas ideias, gosto demais das suas festas e fico super inspirada sempre que venho aqui nos eu blog... Ahhh gelatina azul faz um bom desempenho também para as plaquinhas, você pode até fazer meio mar meio areia da praia, usar cadeirinhas, mini bonequinhas de biquine, aqueles guarda-chuvinhas como guarda sol, enfim, aposto que você já pensou em tudo isso rssss
Boa sorte com tudo, vai ser um sucesso!!
Bjs
Paty
ps. Vi que posso participar do concurso mesmo não morando no Brasil e fiquei mega feliz, em breve mando minha receita.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Paty, muito obrigada pelas dicas! Puxa, quantas ideias legais! Essa do azul com areia me deu uma boa ideia!!!!! Obrigada mesmo por compartilhar com a gente tanta criatividade! E boa sorte no concurso, vou esperar sua receita! Beijão!

Elaine Perelló disse... [Responder comentário]

Eu não sou boa de cozinha e criatividade culinária. Mas, desejo a todas boa sorte. E no dia 13 de março, estarei em Lua-de-Mel rsrrs.
Mas querida Katia consegui comprar a suqueira que eu tanto queria para o meu enxoval pela wanny essencias email é wanny_essencias@globo.com comprei por R$ 18,50.

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Aiii...vou tentar preparar uma saladinha! (espero nnao esquecer dessa vez...kkk)...

Beijos!!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Um cocktail que eu adoro, e que tem tudo a ver com a cor do mar da ilustracao, é o Blue Lagoon (uma delícia)!
http://supercocktails.com/recipe/blue-lagoon
Beijocas, e boa semana!
Angie

Ana Boaventura disse... [Responder comentário]

Oi Katia, tudo bem? Quanta novidade por aqui :) Adorei!
Vou falar desse concurso para o maridão, aqui em casa ele é quem manda na cozinha.
Beijo grande pra você.

Ana.

Mandy Savoy disse... [Responder comentário]

Nossa, você leva festas a sério hein, eu adoro dar festas mas confesso, não sou tãaao organizadinha quanto você.

Mamae no blog disse... [Responder comentário]

Ai que tentação!! Uma ilustração sua, nem sabia que tava rolando!!! Ai ai acho que vou arriscar!!Sou fã!
um beijão

Rejane Custódio disse... [Responder comentário]

Kátia adoro seu blog, estou sempre por aki e ter uma ilustação sua é tudo!!! Mas eu estou na dúvida de uma coisa.
A festa será 10/03, e podemos mandar a receita ate dia 13/03?
Tem algo de errado ou eu que vi de mais?
Vou fazer de tudo para descobrir uma receita de salada especial para participar.
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Rejane! É isso mesmo! Nós não teríamos como provar todas as receitas e elas serão avaliadas conforme os critérios que listei no post:

1. A criatividade da mistura/combinação de ingredientes
2. A apresentação da salada
3. A foto em si

Então não faz diferença o prazo para envio das receitas ser depois da data da festa. Eu pensei em 13 de março para que os leitores tenham um mês inteirinho para participar!!!!!

Oi, Mandy! Tudo bem? Menina, não sou tão organizada assim, rsrsrsrs! Na verdade, eu gosto de preparar as festinhas com antecedência porque são um hobby pra mim, algo em que me concentro e que me dá prazer depois do trabalho. Nesse meio tempo, vou pesquisando com calma, tendo ideias, recebendo sugestões, colocando-as em prática pra ver se dão certo etc. Preparar uma festa é uma ótima terapia! Beijão!

Liliane disse... [Responder comentário]

Katia....esse concurso vai ser o máximo. Já estou no clima. vou colocar a cabeça para funcionar e criar uma salada.
Um grande beijo
www.caminhodagula.blogspot.com

Regina Fatima disse... [Responder comentário]

katia adorei o concurso, vou participar, mas a concorrência é grande!!! mas vou tentar.
Se vc precisar posso fazer uns bichinhos do fundo do mar em Quilling para decoração, ficam super fofos.
Bjsssssssss

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. acho que até lá consigo participar... tenho é que até lá fazer uma salada dessas...rsssss
Beijos e adorei o tema e o desenho da próxima festa!
Beijos

Mandy Savoy disse... [Responder comentário]

Animar até me animo mas, do jeito que minhas comidas estão dando todas errado...

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Acho que com esse prazo dá pra eu participar! Adorei a ideia do concurso e o prêmio!
Beijocas! bom Carnaval!

kat silva disse... [Responder comentário]

Amei a ideia, quero muito uma ilustração da Bonfa. Então estou dentro dessa, sou Africana e vou abusar das cores e sabores que existem no meu país...beijinhos!

Raissa Kahn disse... [Responder comentário]

Que pena que sou uma negação na cozinha :(

Beijinhos e bom findi!

Raissa Kahn
@recemjuntada
www.recemjuntada.blogspot.com

Beto Ribeiro disse... [Responder comentário]

Olá Katinha!!!

Tô de volta por aqui!!!! Tava com saudade muitão!!! rs
Vou tentar inventar uma saladinha de frutas e enviar pra ti. rsrsrsrs

Beijo grandão!!!!

Fique com Deus!!

Beto.

Remenry disse... [Responder comentário]

Nossa!!!! Uma ilustração sua?? Puxa! O.O Estou dentro dessa promotion! Vou pensar e tentar fazer algo criativo, a sua altura!

Deixa eu te falar, vc me inspirou muitíssimo!!! No começo desse mês foi o meu aniversário. Fiz uma festa mexicana totalmente inspirada na sua! hahahaha Tentei criar uma arte gráfica para as plaquinhas, os cardápios etc. (Não copiei as suas, ok? Embora tenha tido muita vontade! rsrsrs) Os convidados ficaram boquiabertos, muito impressionados com os detalhes. Juro que nunca tinha imaginado que preparar uma festa fosse tão divertido e que tudo pudesse ficar tão bonito. Agradeço muitíssimo a vc!
Nesse embalo, já estou tentando organizar a festa junina! Faz uma tb!! hehehe

Beijão!!!

@xxxxx_uuuuuu disse... [Responder comentário]

Acho que chegou o meu momento nesse blog!! Vou dedicar meu fim de semana a esse concurso!

Se segurem que eu venho com tudo para ganhar!!

Bjs Bonfa, vc é demais!

Elaine
http://florefuxico.blogspot.com/

Marly disse... [Responder comentário]

Katita,

Agora que eu vi que você tem uns copinhos iguais aos meus, rsrs. Lindas as suas saladas, amei!
E, sim, vou querer participar do concurso, aguarde aí as minhas fotos, rsrs.


Beijoca e boa semana, querida!

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Quem é vivo sempre aparece, olha eu aqui!!! :)

Bem no meu ponto fraco, culinária!!! Vou tentar pensar em alguma coisa, com estes prêmios tem que vir alguma inspiração hahahaha!!! Vale se inspirar em outras receitas ou tem que ser criação exclusiva?
Beijinhos!!!

Julia Gabas disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Já fiz uma receitinha!! Mas to brigando comigo mesma para escolher a foto rsss É uma foto só por receita?!
Beijos,
Julia
estarbemmelhor.blogspot.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

Katia, essa ilustração está linda demais! Deu vontade de 'apertar' o polvo, a estrela do mar, o peixinho e caranguejo de tão fofos! Ahh... e o cavalo marinho. Amo eles! Beijos, Paula

RUTE disse... [Responder comentário]

Ok, já estou por dentro das regras do "jogo" :)
Vou pensar com amor e carinho. Sabe que aqui está um frio tremendo, mas se está valendo tudo, também vale uma salada semi-quente ;)
Beijinhos.
Obrigada pelo convite.
Rute

Karina Monteiro disse... [Responder comentário]

Adoro as suas festinhas, sempre que faço alguma coisa em casa lembro da forma como você prepara tudo com carinho e dedicação.
Vou preparar uma receita de salada para enviar e gostaria de saber se podemos enviar mais de uma.
Beijos.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

oI, kARINA! Pode sim! São duas por pessoa, pode enviar que estou aguardando ansiosa! Muito obrigadaaaaaaaa! Beijão!

Wanessa Melo disse... [Responder comentário]

Olá, Kátia! Acompanho o seu Blog há um certo tempo e confesso que você foi uma das minhas inspirações para que eu tomasse coragem e criasse o meu próprio blog, o Açúcar e Afeto, para falar de coisas que eu gosto de fazer, enfim... Não sei se terei a sua desenvoltura para postar, mas
, um dia, chego lá! Parabéns pelo seu Blog e por seus trabalhos, viu?
Mas, estou aqui porque vi umas fotos no Blog Lá em Casa, da Revista Casa e Jardim, que trazem algumas ideias interessantes, que combinam demais com a tua Festa de Verão, passa lá e dá uma olhadinha!
O link é o:http://colunas.revistacasaejardim.globo.com/laemcasa/2012/01/24/direto-da-natureza/.
Um beijo carinhoso no coração.

Lia e Vi disse... [Responder comentário]

Ai Kátia, já mandei... doidinha para ganhar uma ilustração sua !! rssr

bjus 100 querida

Rose Maria Simoes disse... [Responder comentário]

Oi Katia, ja criei minha receita pra o Concurso de verao. Posso postar no meu blog anunciado seu concurso ou devo mandar as fotos e a receita pra voce primeiro?
Bjs!!

Related Posts with Thumbnails