segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Uma festa de boas-vindas para o marido

Uma degustação de queijos, frios e acompanhamentos para duas pessoas pode ser considerada uma festa? Batizei essa produção de “festa para dois” e tenho gostado muito desse tipo de programa na sexta-feira à noite quando estamos com preguiça de sair ou simplesmente com vontade de curtir a casinha.

O Marcelo passou duas semanas a trabalho na Noruega e nas três semanas anteriores havia viajado pelo Brasil, retornando ao Rio de Janeiro somente nos finais de semana. Então eu estava com saudades e decidi fazer essa recepção surpresa quando ele chegou do aeroporto no mês passado.
O primeiro belisquete que preparei foi essa bolota de queijo de cabra* com salame, parmesão, azeitonas pretas, alho e alecrim. Uma delícia!
Basta picar, ralar, espremer e misturar os ingredientes na quantidade que você desejar (faço tudo de olho, por isso é difícil sugerir as medidas), acrescentar o queijo de cabra cremoso, fazer uma bolota e embalar com filme plástico. Leve à geladeira e só retire de lá na hora de comer. Sirva com torradinhas, pães ou grissinis.
*Uso o queijo de cabra para dar liga porque é o tipo que mais gosto, mas vocês podem substituí-lo por catupiry, cream cheese ou requeijão.
Na petisqueira com três compartimentos servi uma pastinha de cenoura com ricota, azeitonas pretas e antepasto de berinjela.
O gorgonzola e o queijo de ovelha com recheio de ervas e pimenta da marca Val di Fiemme foram decorados com bandeirinhas da papelaria do kit DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS.

As bandeirolas que usei para enfeitar a parede do buffet também fazem parte da papelaria do kit DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS.

Coloquei torradinhas, grissinis, pão pita e pão sueco em potes de vidro com raminhos de alecrim.

No dia seguinte, fiquei pensando no que fazer com as sobras da festinha. Sei que nem sempre é possível aproveitar tudo o que não foi consumido, mas gosto de tentar. Com o alecrim que sobrou e o manjericão que acabei não usando, temperei alguns dentes de alho que levei ao forno com azeite, sal marinho e pimenta branca. Deixei no forno em temperatura média até ficarem bem douradinhos, mexendo de tempos em tempos.
Percebo que eu deixo mais tempo no forno do que o sugerido pela maioria das receitas, mas é uma questão de gosto pessoal porque dessa forma o alho fica bem molinho, quase pastoso. Se preferir menos assado, basta retirar do forno antes. Esperei esfriar e comi o antepasto com torradas e grissinis. Fica bom demais!
Também usei o alecrim e o manjericão para preparar azeites aromatizados. Da esquerda para a direita, no primeiro vidro tem alecrim e pimenta branca, no do meio tem manjericão, alho e pimenta calabresa e no terceiro tem um pouco do alho assado da foto anterior, além de alecrim e pimenta preta. Escolhi vidros bonitos que guardo em casa para essa e outras utilidades, higienizei todos e fui colocando os temperos um por um antes de preencher os recipientes com azeite. Ficam ótimos na pizza, massas ou torradinhas.
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana maravilhosa!!!

1 comentários:

DE TUDO UM POUCO disse... [Responder comentário]

Huuummm o alho está com uma cara otima
Amei tudo
Beijokas

Related Posts with Thumbnails