quinta-feira, 11 de abril de 2019

Uma tábua verde e vegetariana

Bom dia, pessoal! Preparei essa tábua no mês passado, exatamente na semana em que se comemora o Dia de Saint Patrick ou São Patrício, santo padroeiro da Irlanda, homenageado por ter levado a religião católica para o país.
Atualmente, o St. Patrick's Day é bastante celebrado nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Embora a América do Norte abrigue as maiores produções, o Dia de São Patrício é também festejado em outros locais distantes da Irlanda, incluindo o Japão, Singapura, Rússia, Argentina e algumas cidades do Brasil. Em toda parte, as pessoas dançam, cantam e bebem "green beer" (cerveja verde) nos pubs irlandeses*.
*Fonte: https://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/cultura/holiday_saint_patrick.php

Há dois anos estivemos em Singapura no dia da festa de São Patrício e realmente a comemoração foi intensa. Passamos por uma rua repleta de pubs e pedimos duas cervejas verdes para entrar no clima. Foi bem divertido!

A ideia de montar algumas tábuas monocromáticas (nesse caso, usando tons de verde) já existia, mas antecipei a produção pensando em sugerir essa combinação de ingredientes para quem gosta de festejar a data. Publiquei as fotos no Instagram no dia 12 de março e a festa aconteceu no dia 17.
A seguir vocês  podem conferir o que servi nessa tábua verde e vegetariana:
  • Brócolis cozido
  • Pepino japonês cortado em rodelas
  • Queijo Brie
  • Uvas verdes sem sementes
  • Casquinha de limão cristalizada
  • Queijo de cabra cremoso com molho pesto (misturei esses dois ingredientes na hora)
  • Amendoim japonês condimentado sabor salsa e cebola
  • Kiwi desidratado
  • Azeite aromatizado com um raminho de alecrim
  • Carambola
  • Maçã verde
  • Kiwi in natura
  • Relish de pepino
  • Pastinha de abacate (abacate, limão, alho, azeite, sal e pimenta branca)
  • Alecrim e manjericão para decorar

Nos arredores da tábua, posicionei alguns potinhos com antepasto de aspargos verdes, queijo minas frescal com molho pesto, pastinha de ricota com manjericão, molho de pimenta jalapeño com lúpulo, torradas e grissinis. Comprei tudo pronto, a única coisa que preparei foi a pastinha de abacate. Para acompanhar as comidinhas, optei por servir espumante nas taças clássicas que herdei da vovó Carmota com uma uva verde espetada em cada palito de metal.
Para incrementar essa publicação no Instagram, a amiga e cliente @nutricionistacarolvieira aceitou o meu convite para escrever sobre mindful eating:

"De repente você está olhando esta tábula linda e deliciosa, pensando: Nossa, se eu comer isso eu vou engordar ou, quando eu começo a comer eu não paro! Quando falamos em comer intuitivo, estamos falando em atender nossos sinais internos, fome e saciedade. Nós nascemos respeitando os nossos sinais internos, acontece que vamos perdendo-os ao longo da vida por vários motivos como: regras da casa, escola, família.

Como eu posso colocar em prática, caso eu estivesse na casa de um amigo e ele tivesse preparado essa tábua para comermos?

Primeiro passo: se libertar da dieta restritiva, da mentalidade do alimento bom e ruim, porque isso desregula nossos sinais de fome, saciedade e apetite;

Segundo passo: depois você precisa se conectar, sentir seus sinais de fome e não se culpar em sentir fome;

Terceiro passo: com calma você analisa o que tem nesta tábua, se realmente gosta de tudo, de repente você percebe que não é tudo que te chamou atenção, mas se tudo te agrada, você pode começar a comer algo que achou mais diferente ou que nunca comeu. Antes de comer sinta o aroma deste alimento, coloque na boca e sinta a textura, vai saboreando este alimento, mastigue devagar. Se ainda sentir fome, coma mais daquilo que desejar e da mesma forma, prestando atenção no que está comendo e na sua saciedade;

Quarto passo: quando se sentir saciado, pare de comer. Ah, mas se tiver algo muito gostoso? Você pode pedir para levar um pouco para casa e comer no dia seguinte, você pode pedir a receita e fazer em casa, pode perguntar onde foi comprado e depois em outro momento comprar.

O ato de comer é muito além de atender as necessidades físicas. Respeite seus sinais, coma com prazer e sem restrições!"

Carol Vieira (CRN3 - 56911)
    Um grande beijo pra todos com votos de um dia inspirador!!! 

    0 comentários:

    Related Posts with Thumbnails