segunda-feira, 20 de julho de 2020

O buffet de finger food para o Dia dos Namorados

Eu me propus um desafio para o Dia dos Namorados na quarentena, inspirada pela amiga @beta.nacozinha, que produziu uma mesa de finger food bem variada para uma festa em casa com os amigos antes da pandemia.

No Natal de 2019 eu havia feito algo parecido com pintxos (ou pinchos), um petisco tradicional do País Basco que se diferencia das tapas normalmente por serem servidos em cima de um pedaço de pão com um palito espetado. Nos bares de pinchos, encontrados por toda a Espanha, os petiscos frios ficam expostos no balcão do bar e cada cliente se serve, acumulando no prato apenas os palitos para posterior contagem e cobrança. Confira a minha festa de Natal AQUI.
A ideia da Beta me agradou muito por causa da apresentação charmosa, delicada e cheia de detalhes dos belisquetes. Confira essa produção linda no perfil dela do Instagram.

Segundo o site MEU BISTRÔ, “Finger Food, ao pé da letra, pode ser traduzido como: comer com os dedos. Essa modalidade de comidinhas ou pequenas porções são pensadas para serem consumidas em uma mordida ou duas. Isso quer dizer que Finger Food são todos aqueles pratos servidos em mini-cumbucas, copinhos, pratinhos e palitos em uma pequena porção individual. A proposta principal do Finger Food é a praticidade, ou seja, não há necessidade de montar uma mesa completa com talheres e pratos para que os convidados possam degustar as delícias servidas. É tudo mais espontâneo e simples!”
No meu canal do IGTV salvei uma série de vídeos mostrando todo o processo de escolha das mini louças, dos acessórios e do menu. Vou tentar resumir aqui o meu modus operandi.
As três primeiras peças que selecionei para essa decoração foram as lindas bandejas de azulejos estampados da artista Flávia Del Pra.

Coloquei o modelo retangular com 45 cm x 15 cm no centro do buffet e posicionei os modelos quadrados com 20 cm x 20 cm nas laterais.
Atrás da bandeja retangular coloquei um arranjo de flores e dois blocos de vidro com espaço para encaixar 5 velas de réchaud. Dessa forma, criei uma interessante iluminação indireta por trás da peça principal.
As louças que selecionei para abrigar os belisquetes foram colheres de degustação, copinhos e taças de vidro, mini bowls, canecas de cobre e um pequeno prato alto de cerâmica. Também usei palitinhos, garfinhos e colheres de madeira.
A fim de que eu tivesse tempo de preparar todos os petiscos sem correria, separei três dias para me dedicar às receitas e à montagem dos canapés. Vocês podem conferir todo esse passo a passo no meu canal do IGTV.

O menu completo foi o seguinte:
  • Fatia de baguete com catupiry e pasta de atum com azeitona, finalizada com alho frito e uma azeitona recheada com pimentão vermelho
  • Taça com pesto de manjericão e chips de tortilha
  • Antepasto de linguiça calabresa com couve flor e focaccia da marca @da_amiga
  • Abobrinha grelhada e temperada com limão siciliano e hortelã + queijo Feta em rodelas
  • Creme de abóbora com queijo de cabra cremoso coberto com pesto de shitake
  • Creme de brócolis com queijo de cabra + biscoito de arroz integral temperado com sementes e açafrão
  • Mini wrap de gorgonzola com presunto de Parma e rúcula
  • Fusili integral com molho de tomate, gorgonzola e cebola roxa
  • Batatinha recheada com catupiry e cebola crocante
  • Salada caprese no palito com molho pesto
  • Mini peras ao vinho
  • Pão de queijo de tapioca com parmesão recheado com o antepasto de linguiça calabresa da marca @da_amiga
  • Rolinho de tapioca com recheio de queijo meia cura e geleia de cupuaçu com pimenta
Alguns antepastos eu mesma fiz, mas comprei muita coisa pronta pra ganhar tempo e poder me concentrar na montagem dos petiscos e na decoração.
Posicionei ao lado do buffet uma mesinha de apoio (butler table) com uma garrafa de espumante brut rosé, licor de framboesa Chambord, uma tacinha com framboesas congeladas, palitinhos de metal para espetar as frutinhas e duas taças de coquetel.
E assim aconteceu a nossa comemoração de Dia dos Namorados na quarentena, dois dias antes da data oficial porque eu queria compartilhar essas sugestões no Instagram como inspiração.

No dia 12 de junho montei uma pequena tábua com alguns ingredientes que sobraram dessa produção. No próximo post vou compartilhar essas receitas aqui.

Um grande beijo pra todos com votos de muitos momentos românticos nas nossas vidas!!!

1 comentários:

Claudio disse... [Responder comentário]

Boa tarde.
Navegando e matando a saudade de blogs, me deparei com essa ideia sensacional.Obrigada pelas dicas e por compartilhar com tanto detalhe essa experiência.
Um grande abraço.
Ana Claudia.

Related Posts with Thumbnails