quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

As minhas primeiras experiências com canetas para porcelana

cactus-e-tomate

Hoje vim compartilhar com vocês um pouquinho das minhas peripécias no mundo da pintura em porcelana. A minha mãe exerce essa atividade há mais de 30 anos e é expert no assunto. Eu tive uma única experiência e pintei um porta-jóias quando tinha 12 anos. Na época, me faltava paciência e não me empolguei com o resultado.

Há uns quatro anos, comecei a pensar em aprender a pintar telas, o que a minha mãe também faz, e deixar a ilustração vetorial um pouco de lado para voltar a desenhar a mão livre, o que eu adorava fazer na adolescência. Depois que conheci e me familiarizei com o Illustrator, programa da Adobe que uso para criar os meus desenhos no computador, eu praticamente larguei o lápis e o papel. Esses quatro anos se passaram sem que eu priorizasse o projeto e então me acomodei. Entretanto, no final de 2018, decidi finalmente sair da inércia por uma necessidade de me reinventar e de expandir a minha área de atuação. Então comecei a estudar design de padronagens e criei algumas estampas para o meu estúdio na COLAB 55, comprei material de desenho, reativei a minha caixa de lápis de cor que estava guardada no fundo do armário e, por fim, encomendei um jogo de canetas para porcelana a fim de testar os primeiros traços em algumas peças que já tinha em casa.

tomate

Uma das primeiras louças que pintei foi essa petisqueira retangular. Pensei em um desenho que fosse mais ou menos neutro a fim de que eu pudesse usar a peça várias vezes. Como adoro preparar confit de tomate cereja, salada caprese, canapés e muitos outros antepastos cuja matéria prima é o tomate, achei interessante pintar um tomatinho simpático rodeado de folhinhas de manjericão e bolotinhas de pimenta do reino.

receita

Aproveitando o ensejo, a receita do antepasto que aparece na foto da petisqueira é a seguinte.

Ingredientes:

  • 1 caixa de tomate cereja
  • 1 pimentão vermelho
  • 3 dentes de alho
  • Azeite a gosto
  • Pimenta branca
  • Alecrim fresco
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Mantive os tomatinhos inteiros, mas cortei o pimentão e os dentes de alho. Temperei e levei a mistura ao forno por meia hora mexendo de vez em quando. Desliguei, deixei esfriar e servi em temperatura ambiente com fatias de pão sourdough quentinho.

cactus

Depois do tomate, pintei um cactus no mesmo estilo “fofinho” em outro prato com a ideia de usá-lo para receber petiscos mexicanos. No caso da foto, preparei guacamole (receita AQUI) e servi com chips de tortilha.

creative-marker-01-768x768

Essas são as canetas que comprei para fazer os desenhos. Basta clicar na imagem acima para ser direcionado ao site do fabricante.

A descrição do produto é a seguinte:

“Com os Marcadores de Porcelana Creative Compactor você transforma xícaras, bules, pratos em verdadeiras obras de arte. Personalize aparelhos de chá e café e toda a louça da sua casa de forma simples e rápida. Com o traço marcante de Creative Marker Compactor, tudo é possível. A tinta dos Marcadores Creative Marker Compactor possui baixo odor e é resistente à lavagem e ao uso constante. Seu sistema de escrita funciona através de uma válvula. A tinta só é liberada após o corpo ser agitado e a ponta ser pressionada contra a superfície. O sistema é seguro e só libera a tinta após esta operação ter sido realizada.

  • Para garantir a fixação, deixe a peça decorada no forno à 160ºC por 90 minutos.
  • Ponta de poliéster com traço de 2mm a 5mm
  • É importante também que o marcador seja utilizado em porcelana ou vidros temperados.
  • Não garantimos sua fixação em peças que imitem porcelana e louças.
  • Para maior tempo de fixação, utilize a porcelana para fins decorativos.
  • Não esfregar com objetos duros, mesmo após a queima.”

Fonte: https://compactor.com.br/produto/marcador-de-porcelana-creative/

Achei que a fixação da tinta na peça depois de queimada é muito boa e não sai nem com álcool. Só consegui apagar alguns desenhos com aguarrás e uma esponja, esfregando a porcelana vigorosamente com força.

Fica a dica para quem está procurando um novo hobby. À medida que eu for me aventurando nas peripécias planejadas para 2019, venho aqui mostrar os resultados, OK?

Um grande beijo pra todos com votos de que a gente consiga tirar várias ideias do papel em breve!!!

Bonfa-ass

6 comentários:

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!

Eu achei uma graça esse de cacto! Se vc tem o dom de desenhar tem mesmo que colocar isso pra florescer!!!

Beijos,
Gábi

Blog @gabrielaer
Ig: @gabrielaer

(ah, o meu blog mudou de endereço! O "Casar é assim"já foi, agora é "gabrielaer" mesmo! hehe....)

Ana Karine Braz Fernandes disse... [Responder comentário]

Um arraso como sempre...Beijos!☺

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Gabriela RodriguesOi, Gábi, muito obrigada pelo incentivo! Eu adoro desenhar, mas esse mês d janeiro está sendo super atípico com muuuuito trabalho. Não posso reclamar, rs. Mas não sobra tempo. Estou doida pra conseguir uma brechinha! Super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Karine Braz FernandesAna, muito obrigada pelo carinho!!! Bjs

DE TUDO UM POUCO disse... [Responder comentário]

Nossa amei os desenhos e mostra sim para irmos acompanhando

ANNA PRADO disse... [Responder comentário]

Boa noite, fiz dois pratos, um de pequenos girassóis, e outro uma santinha com flores em volta, usei forno eletrico, todas as cores ficaram marrom...usei o tempo e os fraus corretos, alguém sabe o que aconteceu? 😭

Related Posts with Thumbnails