segunda-feira, 22 de novembro de 2021

A comemoração do meu aniversário em 2021 - parte 2

O tema que escolhi para a segunda comemoração do meu aniversário foi COSMOS, uma homenagem ao maravilhoso CARL SAGAN. Quando eu tinha 9 anos, era fascinada pelo programa que ele apresentava no início dos anos 80.

Carl Sagan foi um cientista, físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, divulgador científico e ativista. Ele é autor de mais de 600 publicações científicas e também de mais de vinte livros de ciência e ficção científica. Junto de sua esposa Ann Druyan, escreveu e apresentou a premiada série Cosmos em 1980. Grande defensor do ceticismo e do uso do método científico, Sagan é considerado um dos divulgadores mais carismáticos e influentes da história. Ele ficou famoso nos meios não-acadêmicos por conta de sua didática exemplar, traduzindo a linguagem técnica para o grande público com um toque de poesia.

Além de celebrar a vida e a obra desse grande cientista, eu queria aproveitar a oportunidade pra dizer o quanto valorizo a ciência e os divulgadores científicos, principalmente os que se dedicam a combater a desinformação e o negacionismo. Em uma época em que regimes extremistas como o Talibã são possíveis, é cada vez mais importante lançar luz sobre o obscurantismo.


A querida
@anapessoacriacoes fez o boneco do Carl Sagan sob encomenda. O trabalho dela é lindo, vale a pena conferir.

O bolo e bombons perfeitos são da @_deliciasdanana, os bem-vividos deliciosos são da @flaviabrumbemcasados e o topo do bolo, além dos outros itens em acrílico espelhado são da @meri_studio. “We are made of Star Stuff” é uma famosa frase do Carl Sagan.

Comprei um projetor com controle remoto que simula o céu (estrelado ou não), tem três níveis de movimento e várias opções/combinações de cores, além de ser uma caixa de som que funciona por Bluetooth. À noite, com todas as luzes apagadas, o efeito é super bacana!

Pra deixar a parede mais alegre e colorida, usei círculos recortados em EVA representando planetas nas cores da decoração, além de estrelas prateadas.

Nesse cantinho do buffet coloquei uma garrafa de espumante, quatro taças (porque recebemos um casal de amigos) e uma petisqueira contendo drágeas de chocolate com cereja, confeitos de chocolate e macarons de rosas. As estrelinhas de acrílico espelhado (palitinhos para petiscos, mexedores de drinks e decoração no balde) são da @meri_studio.

O livro do Carl Sagan que mais gosto é "O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro". A publicação reúne diversos exemplos práticos de charlatanismo e investiga como, mesmo provando as farsas (em alguns casos assumidas pelos próprios picaretas) algumas pessoas ainda preferem acreditar em mentiras reconfortantes, simplesmente porque são mais convenientes às suas crenças. Foi por isso que imprimi a capa do livro e colei em um pedaço de EVA para que ganhasse mais estrutura e eu pudesse apoiá-la na mesa como um porta-retrato.

Além do Carl Sagan, escolhi seis divulgadores científicos (cujo trabalho acompanho e admiro) para homenagear no meu aniversário. São quatro brasileiros e dois britânicos: Richard Dawkins, Marcelo Gleiser, Natalia Pasternak, Pirulla, Bibi Bailas e Stephen Hawking.

Clique AQUI para ver o registro em vídeo da decoração completa.

Na imagem acima vocês podem ver uma fatia do bolo da Iternice (@_deliciasdanana), que estava maravilhoso! A massa era de nozes e o recheio era de ganache de chocolate meio amargo com nozes.

A primeira comemoração do meu aniversário em 2021 aconteceu no dia 27 de setembro, que caiu numa segunda-feira. Clique AQUI pra ver o post com todos os detalhes da decoração e comidinhas. Em casa estávamos somente eu e o Marcelo celebrando virtualmente com meus pais, irmãs, cunhados e sobrinhos pelo computador. Na sexta-feira seguinte decidi comemorar novamente e convidei um casal de amigos. Ainda teve a terceira parte, que foi um almoço na casa dos meus pais com um mini rodízio de massas artesanais feitas pela @marinapaulinopersonalchef.

Gostei demais de todos esses pequenos eventos intimistas, mas como eu sempre digo, acho que a melhor parte de uma festa são os preparativos. Passo uns três meses pensando no tema, na decoração e nas comidinhas, anotando ideias e salvando referências na minha pastinha de inspirações. Todo esse processo criativo me agrada bastante! Vocês também são assim?

Um grande beijo pra todos com votos de que a gente possa comemorar muitos aniversários no futuro, sempre com saúde e disposição!!!

 

1 comentários:

Juliana Moreli disse... [Responder comentário]

Que legal essa festa! Amo o Carl Sagan e curto muito o canal do Pirulla! Muito legal ver uma festa com tema de divulgadores científicos!

Related Posts with Thumbnails