segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Uma tábua mediterrânea inspirada na viagem de férias ao Kosovo, Macedônia e Bulgária

Preparei essa tábua mediterrânea inspirada nas experiências gastronômicas da última viagem de férias. O Kosovo têm muita influência turca, mas os outros dois países (Macedônia e Bulgária) têm pratos típicos que lembram bastante a culinária grega.

Aproveitei que uma amiga paulistana veio passar o final de semana na minha casa e tive a ideia de preparar um recepção especial para comemorar a visita.
Na foto acima, retirei as sementes e os filamentos do pimentão amarelo e preenchi com uma pastinha de alho feita com maionese e gengibre ralado. Mantive a “tampinha” porque achei a ideia charmosa.

Desde o início do planejamento da festa eu sabia que o ingrediente principal dessa produção seria o pimentão. Não sou muito chegada aos verdes porque acho o sabor forte, mas adoro os amarelos, vermelhos e laranjas. Escolhi os mais bonitos que encontrei no mercado e fiz uma série de receitas cujo passo a passo em vídeo compartilhei no meu perfil do Instagram, o @coisasdabonfa, e depois salvei no destaque “RECEITAS”.
  
Mostrei todos os detalhes dessa composição nos stories do Instagram, devidamente salvos no destaque “TÁBUAS”.
  
Nessa mesma imagem vocês podem ver o molho pesto, as amêndoas de cacau que o Marcelo trouxe de Belém do Pará, o salaminho espanhol e os pecãs.
O pimentão laranja foi recheado com azeitonas pretas. Tive essa ideia na hora e gostei do resultado. Na parte superior da imagem, vocês podem ver as bolinhas de queijo de cabra temperadas com pimenta rosa e azeite.
Os destaques desse pedaço da tábua de 50 cm foram o cream cheese temperado com páprica e gergelim preto, o salaminho, o antepasto de pimentões (comprei pronto), o cream cheese decorado com sementes de romã, o queijo de ovelha, as nozes, os amendoins temperados, o azeite aromatizado com grãos de mostarda, as bolinhas de chocolate amargo com recheio de laranja e o chocolate com lascas de amêndoas e flor de sal que ganhei da amiga Romara na nossa passagem por Londres.

Na panelinha branca (no canto superior direito da foto), derreti queijo feta com grãos de mostarda e raspas de limão siciliano.

Na imagem acima, vocês podem ver o cream cheese temperado que coloquei dentro de uma das tigelas compradas em Veliko Tarnovo, Bulgária. Adorei o artesanato do país e, principalmente essas peças únicas, feitas à mão e repletas de detalhes.

Nessa foto vocês podem conferir o panorama completo da mesa com as louças e acessórios ao redor da tábua principal. Nas panelinhas brancas do lado direito servi antepasto de pimentões vermelhos e amarelos e antepasto de abobrinha. Na petisqueira tripla coloquei um antepasto de berinjela (comprei pronto), damascos e um antepasto de tomate cereja com cebola roxa, alho, azeite e manjericão.

Todas essas receitas estão salvas no destaque “RECEITAS” do perfil @coisasdabonfa.
Montei o petisco de damascos com queijo feta, manjericão e mel seguindo o passo a passo que encontrei nesse POST da Dani Noce. Finalizei a apresentação com palitinhos de metal.
Na decoração aproveitei para usar praticamente todas as minhas louças azuis, já que estou numa fase de empolgação com a cor e, principalmente, com esse tom que chamo de ”carbono” ou “tampa de caneta BIC”.
Nesse pratinho redondo vocês podem ver um pedaço de queijo feta coberto com mel, pecãs, cranberries desidratadas e pimenta rosa. Achei essa combinação deliciosa!
Para acompanhar as comidinhas, misturei água tônica com esse gin saborizado que comprei no Duty Free de Londres. Acrescentei uma rodela de limão siciliano, gelo e pronto. Foi aprovadíssimo!

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana especial!!!
  

1 comentários:

Ana Karine Braz Fernandes disse... [Responder comentário]

Tudo perfeito e harmonioso como sempre...😉Obrigada por compartilhar conosco sempre.

Related Posts with Thumbnails