quarta-feira, 18 de março de 2009

Preparando uma "Happy Hour" temática parte II

Semana passada mostrei o convite virtual que mandei pros meus amigos, convidando-os para a Happy Hour da sexta-feira 13 lá em casa. Depois da criação da "logomarca" do evento, era hora de partir pras peças que enfeitariam a mesa, a porta de entrada do apartamento e as embalagens dos brindes. Primeiro me concentrei na placa da porta de entrada, que foi praticamente uma adaptação do convite virtual.

seta13

Tive a idéia de colocar os 4 amuletos pendurados para que, ao chegar, os convidados pudessem participar da brincadeira, fazendo o que sugere o cartaz: "Pegue um amuleto e entre por sua própria conta e risco".
 
DSC05601
Pra dar um toque inusitado e contrabalançar com o aspecto sombrio do evento, desenhei um mosaico com os amuletos coloridos e pensei em usá-lo como porta-copos personalizado. Fui pesquisar o melhor material e resolvi usar placas de papel pluma – uma espécie de isopor fininho prensado – como base. Cortei quadrados de 9 cm x 9 cm e colei neles o mosaico. Pra completar as peças que dariam a cara do evento, fiz uma placa para mesa com a "logomarca" na frente e o mosaico de amuletos no verso. E como era também aniversário do meu amigo Wagner, resolvi distribuir lembrancinhas aos convidados, como numa festa de aniversário infantil! Comprei bolsinhas de papel na cor prata e nelas amarrei as etiquetas pretas com fita. Procurei por amuletos pequenos que coubessem nas embalagens, mas logo desisti porque não gostei de nada do que vi. Foi aí que minha amiga criativa Verônica sugeriu que eu usasse moedinhas de chocolate. Amei a idéia e fomos juntas na Kopenhagen comprá-las! Pra incrementar ainda mais a Happy Hour resolvi comprar um pedaço de cetim preto para usar como toalha na mesa de centro e algumas lantejoulas prateadas pra dar um toque de brilho. Era também a oportunidade ideal para estréia das minhas cadeirinhas, originalmente marcadores de lugar na mesa de jantar. Como na minha pequena mesa só cabem quatro pessoas bem apertadas, resolvi adaptá-las pra servirem de apoio às plaquinhas com a descrição dos belisquetes. E deu certo! No mais, velas (sempre!) e, lógico, as comidinhas!

DSC05581
DSC05586
DSC05591
 DSC05592DSC05559
DSC05557

Como já escrevi aqui, eu não sou boa na cozinha, não tenho muita paciência pra preparar comidas elaboradas e sinto enorme resistência em seguir receitas passo-a-passo. Gosto de fazer as coisas "de olho" e ir provando aos pouquinhos. Sendo assim, fui procurar no meu baú de referências, comidinhas fáceis e bonitas, é claro! Lembrei que há algum tempo vi num dos sites que frequento um móvel do tipo buffet enfeitado com garrafas de vinho, decantadores, potes cheios de rolhas e – repare no cantinho esquerdo – um copo de vidro com grissinis envoltos em presunto de parma amarrados com uma folhinha de alecrim fresco. Pronto: petisco número um resolvido! Como petisco número dois, lembrei que no primeiro aninho do meu sobrinho Gabriel, meu pai contratou um buffet que ele já conhece há tempos, o da Lilia Fortuna (http://www.liliafortuna.com.br/). Ela elaborou uma massa folhada recheada de brie, damascos, castanhas e passas. Achei uma delícia e resolvi adaptá-la à minha falta de talento culinário, eliminando a massa folhada. O resultado é o tradicional brie derretido com geléia de damasco acrescido das castanhas, passas e damascos inteiros. Pra completar o cardápio principal, encomendei uma deliciosa quiche de alho poró à minha amiga Andréa Braga (9154-5233 ou 3761-1257). Complementando o cardápio principal, cubinhos de queijo minas padrão pra serem mergulhados na mostarda Dijon à l´Ancienne, azeitonas pretas e biscoito pimentinha.
 
grissini 
Pra beber, resolvi experimentar uma receita de sangria feita com vinho branco, cointreau, suco de laranja, soda limonada, maçãs, uvas, laranja, pau de canela, hortelã e açúcar. Deixei o vinho branco com as frutas, o hortelã e a canela na geladeira de véspera para que fosse absorvendo os sabores. Na hora de servir, adicionei a soda e o suco de laranja, além de algumas pedras de gelo. O ideal é servir bem geladinho. As rodelas de laranja liberam um aroma bem fresco e agradável na sangria. E o hortelã deixa a bebida ainda mais refrescante.

Na sexta-feira 13, saí do trabalho direto pra casa com a quiche na mão e comecei a colocar os petiscos em seus devidos lugares. Na véspera tinha deixado na geladeira o grissini com o parma enroladinho. Não cometam o mesmo erro! Na hora de servir, o grissini absorveu a umidade do presunto e a parte do biscoito que ficou em contato com o presunto amoleceu. Felizmente o resto do grissini continuou crocante e o belisquete não foi um fracasso total!
 
Aproveitei a oportunidade para usar as duas bandejas de vidro que comprei por R$12,50 cada uma, num mercado popular em Parada de Lucas. Gostei muito do efeito conseguido pelo contraste do vidro trabalhado com a toalha de cetim preta. Mais um exemplo pra ilustrar a minha teoria de que o que é bom e bonito não precisa ser caro! Numa delas coloquei a quiche enfeitada com algumas pimentas vermelhas e na outra, o brie com os complementos.
 
Numa outra bandeja de vidro com pés cromados (comprada no mesmo mercado popular já citado por oito reais!!!), coloquei as taças junto com algumas velas de réchaud, lantejoulas prateadas e as quatro lembrancinhas. A inspiração veio da edição de novembro/2008 da revista Casa Cláudia, onde havia uma matéria que mostrava uma mesa de Natal linda e pouco convencional.
 
Com a mesa pronta, velas acesas e perfume ambiente, era só esperar os convidados chegarem. Aliás, meu amigo Wagner foi o primeiro e, à medida que eu colocava a mesa, ele ia clicando os pratos. Adorei as "fotos artísticas" que ele tirou com closes interessantes, ângulos inusitados e foco nas texturas. Você pode conferir agora algumas dessas imagens:
 
sexta13_014
ATgAAABJlYTxtM-Gt3bjjUok7CNKrRdSGkF5NOEgdPbjNC8-pOAe7R1aNFjQms8G6aUIED3RykThs53Qix1-bQBRCzLfAJtU9VB9OpmYmZ9t5XZI-Gj2uS7YlQikuA
DSC05782
sexta13_002
sexta13_003
sexta13_005
sexta13_007
ATgAAABWm13TwzhisuCbk5QyDeNJ8UJgS2xsG-HCCrtg_s6RtqbuyJQrcZt0OHmMjZMB6KT828UBauMLpioMEtUNXl5iAJtU9VBdMjGtxObMZsmtyPWQSKhvcivYZw
ATgAAADu91DhR_gjdgeNAI09mbttr2p2sTgoT_yVzTpc8R9YD7NP8EGXUdL-DzF5jUHCsPvjo8hIh8Fo7OHWawtqCavsAJtU9VB-EUdhqxKm-5lIMe8JYaYRg_3Xaw
ATgAAADNNIr6LWNUpA80yDigU--nLAhJaAzGpI0aQ_-xJG9ERF4CSPw8Z8ioBfVKyTK3jnunoi33t20HpGBE9v-q3GBFAJtU9VAxWitZs1cgmYTDLeDK2akzCFBnwg
 
sexta13_012
 
sexta13_009
ATgAAADxrgBDdVzmE12ORAVlWcvpFnIQjMcJUTvTinaTYtXqTySso9nNa9RD-ReJidgHItvfzlYWyb6lYujABW91EDzsAJtU9VCRPJjk71YIYFvzAo3QdtNf21-hyg
A natureza colaborou pra dar um clima sombrio à nossa Happy Hour. Pouco tempo depois de chegar em casa, raios e trovões clareavam os céus e uma forte chuva caiu. Cheguei a achar que ia faltar luz! A rua onde moro alagou e fiquei com medo que meus amigos não conseguissem chegar. Alguns vieram um pouquinho atrasados mas, felizmente, todos compareceram e tivemos mais um encontro bem divertido! No final da noite, prometemos que vamos repetir a dose com mais frequência esse ano. E é claro que compartilharei tudo aqui com você!
 
Você gosta de festas? Costuma receber os amigos em casa ou prefere encontrá-los em território neutro? Tem alguma dica de um petisco rápido que eu possa deixar pronto de véspera sem comprometer o resultado na hora de servir? Vou ficar muito contente de ouvir novas idéias e sugestões pra experimentar no próximo encontro!
 
Receita dos porta-copos

Pra fazer porta-copos personalizados pro seu evento você vai precisar do seguinte material:
 
1. papel pluma;
2. impressão no tamanho de 9 cm x 9 cm;
3. cola em spray;
4. estilete;
5. papel contact transparente.
 
material_completo_copy

Comece colando o papel contact transparente no material que você imprimiu. Depois passe a cola spray no verso da impressão e cole no papel pluma. Use o estilete pra cortar o conjunto. E é só! Seu porta-copos exclusivo está pronto! Se você quiser, pode colar outra impressão no verso do papel pluma e, assim, ter um porta-copos que pode ser usado dos dois lados.

Bonfa ass

26 comentários:

Cal Moreira disse... [Responder comentário]

Gostei do seu blog, bem interessante! Apareça lá no meu, o Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida) e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira

Aline Amthor disse... [Responder comentário]

Kátia... definitivamente eu sou sua fã.
Sensacional sua sexta-feira 13!
Acho que trouxe é muita sorte para todos os presentes... rsss
Sorte de quem estava lá!
Beijos e sucesso sempre.

Aline Amthor

Flavia Bernardo disse... [Responder comentário]

Nossa! Que arraso essa happy hour!
Adorei tudo, principalmente a decoração!!
Vou pegar as dicas! :)

bjs
Flávia.

Beta Bernardo disse... [Responder comentário]

Katia, SIMPLESMENTE SENSACIONAL!!!!!
Nunca pensaria em tudo isso!! Todos os detalhes impecáveis, lindos, de bom gosto, criativos, divertidos... perfeitos!!!
Qq comentário que você receba aqui, qq coisa que eu escreva será pouco pra essa produção!!! Tô encantada!!
Bom estar perto de você, sabia? Vou pegando por osmose essa criatividade e dedicação toda!!
Parabéns!!!!!!!!
Bjks, da fã, Beta! =))

Karla Lemos disse... [Responder comentário]

Nossa para mim é um privilégio conviver com você e ver a sua paixão pelo que faz, concordo com vocÊ o melhor da festa é a elaboração, o pensar e produzir...
Ainda faremos muitas festas juntas. Talento seu nome é Kátia.
Bjs

Priscila Resende disse... [Responder comentário]

Oi, Katia!
Adoro o blog de vocês. Sou constantemente inquieta e se pudesse dedicaria todos os meus dias a fazer arte. Seus posts são sempre excelentes. Mas dessa vez não pude me calar. Você se superou. Estou aqui, simplesmente encantada com tudo que vi e li. Que mente brilhante a sua! Parabéns!
Bjs.
Priscila Resende

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Te disse hoje mais cedo o quanto curtia estar sentada na arquibancada vendo você brilhar. Adoro perceber o olhar admirado com que as pessoas te escrevem depois de ler teus posts. Vejo o encantamento, a sedução, o interesse e o prazer que o colorido dos seus múltiplos talentos provoca. E gosto muito. Talvez porque conheça de perto, porque saiba do tamanho desse baú de surpresas, mas principalmente porque sei que tu és muito mais do que tudo isso. Caramba...no dia que esse povo todo souber do bem que você é para quem desfruta de pertinho...vamos até perder nossa deliciosa exclusividade.

Aí não vou querer não!!! Lindo, lindo, lindo....bjs. Vê

Aline disse... [Responder comentário]

Nossa...que capricho!!! Amei tudo. Ótimas dicas

Anonymous disse... [Responder comentário]

Só na sua mão uma sexta-feira 13fica convidativa... Tudo lindo!
Bjs,
Jane

Lucia Laureano disse... [Responder comentário]

Katia,
A sua festa ficou simplesmente o máximo, com direito até a chuva e trovoadas!!!
Morri de pena quando li que o grissini ficou mole, que droga esta vida de quem tem o tempo cronometrado, não é mesmo?
A caixinha das lembranças ficaram muito fofas e a ideia das moedas de chocolate foi perfeita...
Post lindo, festa incrível! Parabéns por tudo!
Ah! Temos que marcar uma visita ao mercado de Parada de Lucas, você não é a primeira que consegue coisas lindas com valores imperdíveis por lá!

Casamento feliz disse... [Responder comentário]

Nossa , vc é chique , criativa e caprichosa

PARABÉNS

BEIJOS

Wagner disse... [Responder comentário]

Bom, sou suspeito para falar, mas não há como não elogiar seu trabalho. Tudo muito bonito e feito com muito capricho — estão aí as fotos como prova. Mas poder tomar parte de uma das suas HH tem um sabor todo especial — que as imagens não podem captar —, ainda mais quando se é o “homenageado”. Foi uma noite bastante agradável e divertida! E mais uma vez você mostrou que com criatividade (e talento!, claro) não é necessário gastar muito para ter um ambiente belamente decorado. Só me resta desejar que aconteçam muitas outras HH ao longo deste ano — e que eu possa participar de algumas delas. Seu empenho e trabalho se apuram cada vez mais: sorte de quem pode ver (e sentir) tudo isso de perto!

Nayara Menezes disse... [Responder comentário]

Tenho mil idéias para minha casa...MAs não consigo colocar em prática! Affffeeeeeeee!
Aqui é bom demais inspirador!
Chic e eleganteee
eu quero um happy hour assim....
Mega lindooo!
Parabéns mil vezessss!

Anonymous disse... [Responder comentário]

Katia,
Vc é um espetáculo... sua mente tem idéias geniais, com a arte maravilhosa e acabamento perfeito!!! Continue abrilhantando o site com suas dicas e fermentando nossos desejos em fazer algo do gênero...
beijos,
Giully

Cecy disse... [Responder comentário]

Kátia, parabéns pela festinha, ficou linda.
Coloquei no blog a receita das tortillas.

Cecy disse... [Responder comentário]

Kátia, parabéns pela festinha, ficou linda.
Coloquei no blog a receita das tortillas.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, pessoal! Muito obrigada pelos comentários tão carinhosos e elogiosos! Fico muito feliz que tenham gostado dessa "produção". Espero fazer várias outras e colocar aqui pra compartilhar esses momentos com vocês. Obrigada mais uma vez pelo incentivo! Um beijão!

Anonymous disse... [Responder comentário]

Olá, Kátia.
Parabéns pelo post, simplismente lindo!!´
Já falei no post da Verônica e repito aqui que acompanho esse blog diariamente. Achei interessante que à partir de suas postagens,onde vc mostra esses detalhes todo, acabou despertando o meu lado criativo tb. Adoro receber meus amigos em casa, mas não me preocupava com isso tudo. Hj em dia,quando vou a alguma feira de artesanato, começo a olhar os detalhes de cada peça e penso em levar pra casa e montar minhas reuniões de maneira temática. Já estou cheia de idéias e agora só falta parar e colocar em prática.
Mais uma vez, parabéns!!
abraços.
Virginia.

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Oi, Katia! Nossa! Como vc é caprichosa, criativa, e detalhista! Parabéns!O q mais me encantou foi a beleza que conseguiu com simplicidade. Poderia me passar o nome do bureau ou gráfica q imprime seus trabalhos? Obrigada. Fabiana (fabicarvalhos@globo.com)

Sandreane disse... [Responder comentário]

Kátia, parabéns pela criatividade e pelas habilidades manuais *rsrsrsrs*
Tenho uma despedida de solteira no próximo mês e você deu aquela famosa "luz no final do túnel"...
Um grande abraço!!

Carla Cristina Alves disse... [Responder comentário]

olá
gostaria de saber onde encontro as bolsinhas de papel prata? achei muito legal...

Nana Papel Criativo disse... [Responder comentário]

Katiaaaaaaa.... ui, esse mês tem sexta feira 13!!!!! Já sabe oq vou fazer né???? Não ouse apagar esse post essa semana, hein? Nem deixar o blog inacessível... kkkkkkkkkkk

Vou pesquisar sobre os petiscos e dividir com vc...eu adoro cozinhar mas desde q o filhote nasceu as opções são pratos prontos ou beeeeem simples! rsrsrs

Bjssssssssssssss

Anônimo disse... [Responder comentário]

Meu Deus, estou salvando todos os seus post com dicas de como organizar festas temáticas e todas as idéias que eu possa aproveitar. Você escreve super bem! Tem idéias maravilhosas!!!! Parabéns pelas iniciativas! Sou recém casada e estou amando seu blog, voltarei sempre pois amei!!!
Beijo. Rafaela.

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Kátia !!
Como em 2009 nem sonhava em ser blogueira ,somente hoje conheci sua nova conquista. Parabéns.
Deixe aqui um recadinho atualissimo.
Adoro seu blog e confesso não tinha habito de plubicar minhas festinhas, vc é minha incentivadora e agora mentora das minhas inspirações.
Obrigada.
Nunca perca este combustivel pois ficariamos todas muito triste sem seus posts. Sou viciada não durme sem dar uma espiadinha.
Bjos

Danyela Guedes disse... [Responder comentário]

Olá Katia, mais uma linda reunião!! Amo demais esse seu capricho! Estava lembrando de algum post antigo seu que você citava seu medo de avião, e que você perdeu ele. Acabei lembrando disso no último vôo que fiz semana passada, e tenho muuuita fobia. Tem como você fazer um post dando dicas para ajudar a acabar com isso?? Cansei de ter mini-infartos entre pousos e decolagens! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@SadakoOi, Sadako! Muito obrigada pelo elogio! Ah, o medo de avião é realmente algo difícil de lidar! No auge das minhas crises, eu passei os 3 meses antes do dia de uma viagem longa pensando o tempo inteiro em como eu iria me sentir na hora do voo... um imenso gasto de energia! Eu faço terapia e isso ajudou muito, mas outra coisa que ajudou foi começar a viajar pelo Brasil nos finais de semana a cada 15 dias. Fazemos isso há 3 anos e os voos constantes me deixaram mais tranquila... parece uma incoerência, mas a verdade é que me acostumei a voar com frequência e percebi que essa rotina é algo "natural", digamos assim. Tem gente que viaja a trabalho toda semana, né? Aí percebi que quando a gente se acostuma com uma situação, ela deixa de ser um bicho de 7 cabeças pra se tornar algo "comum". Como um amigo meu diz, pra ele o avião é um ônibus que voa, ele não vê diferença, rs! Um super beijo e estou na torcida para que você consiga viajar mais tranquila!

Related Posts with Thumbnails