segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

O nosso Réveillon Tropical Latino

Bom dia com os detalhes da decoração e comidinhas que preparei para a nossa micro festa de Réveillon. Normalmente não me empolgo com a data,  a não ser que eu esteja em uma festa animadíssima com música boa e amigos queridos. Isso quase nunca é realidade na passagem do ano e em 2021, com a Covid ainda nos ameaçando, a decisão foi ficar em casa. Como o Marcelo geralmente prefere pensar no que fazer somente na véspera, tomei a iniciativa de escolher o menu da nossa comemoração solitária. Tivemos salgadinhos deliciosos da @pulodogato.rj, prosecco @freixenetbrasil, antepasto de cogumelos @cogumelado pra comer com torradinhas e mix de bombons @lindt_brasil para a sobremesa.

Eu nunca comprei um pinheirinho tradicional porque sempre gostei de fazer a minha própria versão artesanal e não muito convencional. Esse ano investi nas bolas artesanais colombianas da @etniasmundi que distribuí em galhos secos dentro de uma garrafa de vidro da @cristalerianacional. A ideia era criar uma Árvore de Natal Tropical e Latina, mais coerente com o nosso verão.

Os salgadinhos que escolhi da @pulodogato.rj foram os seguintes:

  • Medalhão de bacalhau
  • Rissoles de camarão
  • Mini quiche de bacalhau
  • Pastel de forno de camarão
  • Empadinha de queijo
  • Pastel de abóbora com cogumelos (@tiaizafit)

Todos estavam muito saborosos, mas vou destacar os rissoles de camarão e o medalhão de bacalhau, que foi uma novidade da marca para as festas de fim de ano.

Servi os pastéis de abóbora e cogumelos @tiaizafit com uma geleia de Lima da Pérsia, pimenta e cumaru. Adorei o resultado dessa combinação de sabores.

Comprei o copinho azul pintado à mão em uma viagem à Bahia há alguns anos e achei que combinou com a ideia da decoração latina artesanal. Aliás, todas essas petisqueiras/boleiras de madeira que usei no buffet foram feitas artesanalmente.

Os copos bola com mix de pecãs e nozes + chips de banana salgados são da @cristalerianacional

No meio dessa petisqueira redonda coloquei um potinho com sal grosso onde espetei palitinhos de madeira com pompons coloridos na ponta. Fiz o mesmo para o nosso Baile de Carnaval para dois no ano passado.

Nessa imagem vocês podem ver a decoração completa.

A nossa Àrvore de Natal era também uma Árvore dos Desejos para 2022. A ideia era escrever nos corações de papel craft as nossas metas e expectativas para o ano novo e, em seguida, pendurá-los nos galhos.

Na boleira de madeira lá atrás, coloquei os pastéis de forno de camarão da @pulodogato.rj, um dos meus salgadinhos preferidos da marca.

O antepasto de cogumelos Shimeji al mare da @cogumelado foi aprovadíssimo. Servi com torradinhas.

Eu compro cogumelos praticamente toda semana, mas estou meio enjoada do meu tempero e por isso achei interessante essa versão feita com vegetais e azeite de dendê.

O maravilhoso queijo chevrotin da @frialpqueijaria vai deixar saudades porque não sei onde encontrá-lo fora de Friburgo-RJ. Servi com geleia de Lima da Pérsia com cúrcuma e pimenta.

Dos bombons @lindt_brasil, amei o de menta e o de pistache, que não lembro de ter experimentado antes. O de laranja, o de caramelo salgado e o de coco também são muito saborosos. 

Coloquei essa luminária turca no carrinho de bebidas porque achei que iria combinar com a decoração alegre e colorida. 

Para acompanhar os acepipes, escolhi o vinho L. A. JOVEM RIPIANO da @vinicolaluizargenta, que vem em uma garrafa linda e é delicioso. Obviamente guardei a garrafa para reutilizar com sucos e água aromatizada. O prosecco @freixenetbrasil eu já conhecia de outras comemorações e é o que eu mais gosto de abrir em momentos especiais.

Nossa celebração a dois foi muito divertida e dessa vez eu consegui ficar acordada até depois da meia-noite, uhuuuuuu!   

Fiquei com pena de desmontar a Árvore dos Desejos, mas eu já planejava continuar usando as bolinhas coloridas pra decorar a casa durante o ano.

Tentei pendurá-las uma a uma em fios com alturas diferentes no portal que fica entre a sala e o corredor, mas eu tive que limitar muito a altura para que o Marcelo não batesse a cabeça nas bolinhas, rs. O resultado ficou meio sem graça e então desfiz a composição.

Vi na Internet alguns móbiles feitos com as bolinhas e gostei muito do resultado. Então peguei um carretel de fio de nylon e uma agulha pra colocar a mão na massa e emendei as peças verticalmente. Gostei, mas... onde pendurá-las? Lembrei dessa parede do banheiro e da barra pra toalhas que está sempre vazia, já que não usamos a banheira com frequência. Achei simpático!

Não sei se as bolinhas ficarão direto aí porque com o passar do tempo a umidade do banheiro pode danificar o material, mas a vantagem do cômodo é que não recebe iluminação direta e por isso as cores das fibras ficam mais preservadas. A exposição prolongada ao sol faz com que as peças desbotem bastante. 

O que vocês acharam? Gostariam de compartilhar outras sugestões? Adoro essa troca de ideias. Um grande beijo pra todos, desejando que 2022 traga boas notícias, saúde e muitos motivos pra comemorar!!!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails