segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Um encontro especial + variações de belisquetes com queijo de cabra

nos

Duas queridas amigas fazem aniversário no mesmo dia em janeiro: a Milena e a Stela. Conheci essas mulheres especiais na blogosfera e nos tornamos muito próximas nos últimos três anos. Eu as considero um presente e uma prova concreta de que é possível fazer amigos de verdade no mundo virtual. Na foto acima, da esquerda para a direita, vocês podem ver a Milena, a Laély, eu, a Stela e o Felipe, caçula da Mi. Estávamos comemorando o aniversário da Milena na casa dela e eu tive a deliciosa oportunidade de conhecer pessoalmente a Laély, da SALA DA LÁ, blog que adoro e recomendo por seu conteúdo variado escrito por uma mulher inteligente que aborda temas como casa, decoração, culinária, moda, maternidade, crônicas e muito mais…

Nosso encontro foi divertidíssimo e passamos muitas horas conversando sobre diversos assuntos até que alguém percebeu que já passava da meia-noite e tínhamos chegado às 17:30 hs. A Laély, que mora no Espírito Santo e estava no Rio de passagem, precisou sair mais cedo e deixou um gostinho de “quero mais”, mas não faltarão oportunidades de nos reencontrarmos ainda esse ano, tenho certeza!!!! Ela fez um post sobre esse dia com direito a muitas fotos e detalhes fofos da decoração da casa da Mi:

http://saladala.com.br/2012/01/encontro-com-cariocaxxx.html

A anfitriã nos mimou com vários belisquetes saborosos e, entre eles, havia algumas variações de queijo de cabra servido de forma bastante criativa. Na foto acima, o petisco está envolto em passas claras e escuras e me lembrou uma bola de futebol em miniatura.

Os falsos docinhos eram aperitivos de queijo de cabra com damasco, sementes de papoula e ervas finas. Como eu adoro esse tipo de queijo azedinho e valorizo muito uma apresentação charmosa, fiquei encantada com a novidade e decidi preparar algo parecido em casa. Há tempos eu queria testar uma entradinha que provei na Finlândia e mostrei aqui:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/05/kynsilaukka-um-restaurante-finlandes.html

Adorei o HOT GOAT´S CHEESE (queijo de cabra quente) tanto pelo sabor do prato quanto pela sua apresentação. Além do queijo em si, que veio sobre uma torradinha com bastante molho de alho por cima, uma saborosa salada verde com rúcula, alface roxa, pepinos, morangos e um vinagrete adocicado incrementavam essa delícia. Hummm, me lembro bem do gostinho do queijo meio derretido até hoje.

Sendo assim, inspirada pela Milena e por outros blogs com receitas similares, fui ao mercado e comprei alguns ingredientes para fazer a minha versão da salada com queijo de cabra e uma pastinha para comer com torradas.

Para incrementar a salada de folhas, achei que frutas vermelhas cairiam bem em um dia quente de verão. Decidi experimentar um molho de iogurte misturado a vinagre balsâmico aromatizado com framboesa. Dois pacotinhos de queijo de cabra e uma fatia de pão integral com grãos completaram a lista das matérias-primas básicas para um almoço leve e charmoso em plena terça-feira.

Eu sempre trago pra casa a salada de folhas pronta do HORTIFRUTI. É mais prática e conveniente porque o Marcelo não é muito fã de verduras e, se eu comprasse cada ingrediente separadamente, eles acabariam apodrecendo na geladeira.

Depois de picotar a alface americana, a crespa, a roxa e o agrião, acrescentei várias folhas de manjericão, que adoro e acho que deixa tudo refrescante. Para finalizar, adicionei os morangos cortados em rodelas, as amoras cortadas ao meio e as cerejas cortadas em lascas. Preparei o molho à parte, simplesmente misturando o iogurte natural sem açúcar ao vinagre balsâmico aromatizado com framboesa. Eu gosto muito desse tipo de condimento porque sinto que é mais leve e suave do que o tradicional vinagre de vinho tinto.

Em seguida, parti para a vedete do almoço: o queijo de cabra temperado/decorado. Infelizmente, o meu queijo preferido é uma iguaria cara e às vezes difícil de encontrar nos mercados cariocas. Então decidi comprar uma ricota com sal de boa qualidade e fazer uma mistura manual dos dois queijos, acrescentando à massa um punhado generoso de lascas de amêndoas e damasco picadinho.

Coloquei um pedaço do queijo de cabra cremoso na palma da mão e fui acrescentando a ricota aos poucos, até chegar a uma consistência que considerei ideal. Depois inseri o damasco e as lascas de amêndoa na mistura. O resultado final foi essa bolota grandinha.

Depois de torrar o pão com um filete de azeite no forno, posicionei uma fatia sobre a salada montada no prato.

Acrescentei um pedaço generoso da mistura de queijos em cima do pão e reguei tudo com mais um pouco de azeite extra virgem.

Por acaso, quando fui ao HORTIFRUTI nesse mesmo dia em busca dos ingredientes para a minha experiência culinária, encontrei esses bonequinhos fofos bem escondidos na seção de produtos para casa. Eu não sabia qual era a utilidade deles, até chegar mais perto e ler a etiqueta que dizia “palitinhos para petiscos ou decoração de comidas”. Não pensei duas vezes: arrematei a última embalagem disponível na loja e já fiz a estreia da ovelhinha no meu almoço solitário de terça-feira.

Com a sobra da mistura de queijos, preenchi uma taça de acrílico branco fosco para margarita que comprei recentemente na DRESS UP (Rua Dezenove de Fevereiro, 80 - LJ B, Botafogo). Como toque final, salpiquei pedacinhos de damasco e lascas de amêndoa por cima de tudo e esperei o Marcelo chegar do trabalho à noite para degustarmos a pastinha com torradas e grissinis.

Uma outra ideia para servir a pastinha é usá-la como recheio de damascos cortados ao meio. Para decorar, espetei palitinhos de metal em cada canapé.

E assim terminou mais uma aventura culinária que deu certo e foi super simples de fazer. A mistura com a ricota não anulou o sabor do queijo de cabra e rendeu uma boa quantidade. Aliás, era tanta pastinha que eu ainda inventei de preparar uma salada de fusili com ela alguns dias depois!!!!

Tenho certeza de que repetirei a receita muitas vezes nas próximas festinhas, experimentando diferentes “recheios” como azeitonas pretas, pimenta calabresa, alecrim, ameixas, cebola picadinha, pepinos em conserva etc.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana saborosa!!!!

Bonfa ass

27 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei a combinação!
E estes palitinho...que coisa mais linda!!
Acho que hj vou passar minha hora do almoço dentro do Horti fruti!!kkkk
Bjão

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Bom dia linda!
Que belo encontro!
Adoro queijo de cabra e adorei essa deliciosa mistura, farei com certeza!
Te desejo uma linda semana.
Bjim
Léia

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Que vontade de comer!!! Acho até que eu nunca comi queijo de cabra... vou experimentar essas combinações algum dia destes! Adorei!!
Bjao e boa semana!

Cynthia Pessoa disse... [Responder comentário]

Como você, Kátia, adoro entradinhas, e estas estão super charmosas. Tenho um fraco por canapés...kkkkkk Ah!!! quero te parabenizar pela postagem de sua viagem à Suíça. MARAVILHOSA!!! Suas fotos são lindas e sua explanação nota 10. Viajei junto contigo...Parabéns!!! Beijos!!

Ciane disse... [Responder comentário]

Delícia tudo!! E esses palitinhos também servem no Bento Box. Escrevi um Post com alguns bentos que fiz e lá tem alguns palitinhos também. Beijos

BubbleDesign/Bruno disse... [Responder comentário]

Olá Kátia tudo bem?
Começando o ano e viemos aqui para te dizer que, depois de muito tempo, estamos de volta!!!
E não podíamos deixar de passar aqui para fazer este comunicado!!!
Sua visita é muito importante.

Abraços

Bruno Kambara

BubbleDesign.
Agora é:http://www.bubbledesign.com.br

Rose Maria Simoes disse... [Responder comentário]

Katia, voce como sempe encntrando as coisas mais lindinhas.
Sus "joie de vivre" e contagiante e eu, assim como as outras milhares de pessoas que vem aqui, medelicio e aprendo mil coisas.
Muito obrigada MESMO por tudo de lindo que voce nos proporciona!!
Boa semana!!

Viviane disse... [Responder comentário]

Nhami, nhami! Pertinho de casa tem uma "fazenda" e lá eles fazem de tudo com leite de cabra, a boutique deles é dar água na boca! O que mais amo é o yogurte deles com framboesa e frutas silvestres.Hmmmm
Deu água na boca essas suas delícias de dicas.
Beijokas
Vivi-Israel

RUTE disse... [Responder comentário]

Ai que delicia, Katia!
Os queijos prestam-se a confecções maravilhosas, mesmo!
E quanto requinte na apresentação.
Os olhos também comem. Aliás são os primeiros a comer.
Beijinhos.
Rute

Liliane disse... [Responder comentário]

Katia, adorei as fotos, cada delícia de dar água na boca.
Estava com saudades de vc.
Um ano maravilhoso.
Grande Beijo
www.caminhodagula.blogspot.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Mais uma recepção de sucesso não é? Nem gosto de queijo e fiquei com água na boca, coisa louca né?

Marly disse... [Responder comentário]

Katita,

Há dias que venho esperando obter uma horinha tranquila para vir curtir o seu blog, rsrs. Eu não sei vir aqui com pressa, porque acho que os seus posts merecem um pouco mais de atenção, rsrs.
Adorei os petiscos, queijo de cabra é uma delícia e as entradinhas ficaram show de bola!
Gostei também da menção às blogueiras, conheço o blog da Laely e gosto muito, vou procurar conhecer os da Milena e Stela.

Um beijo e votos de que a sua semana seja excelente!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Como tudo que vc. prepara, estava tudo muito lindo e acredito que gostoso tb. Os detalhes fazem a diferença. Adoro queijo de cabra, adoro damasco, adoro saladas... tudo muito bom ao meu paladar.
Encontrar blogueiras tb é maravilhoso.
Aproveito para desejar uma ótima semana. Bjs, Katia.

Thalita Godoy disse... [Responder comentário]

Katia, que crueldade ver essas comidinhas num horário desses, tô morrendo de fome e desejo aqui haha.
Ficamos lisonjeados com o convite para participar seção Bonfa Convida. É claro que a resposta é sim né!!!
Bjs

Thalita Godoy disse... [Responder comentário]

Katia que crueldade ver essas fotos de comidinhas lindas uma hora dessa da tarde, com a fome me matando haha.
Ficamos lisonjeados com o convite para participar da seção Bonfa Convida, e é claro que a resposta é sim né!!!
Bjs

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Fiquei com água no boca!!!! Quero essa salada já!
Bonfa, vc chegou a ler no seu face que eu escrevi sobre o prato que vc fez no Que Marravilha?? Então, eu gravei o programa e depois a minha irmã fez a receita aqui em casa e sabe ficou uma delicia!!!!
E adorei o programa. Bjocas!!!

Gina disse... [Responder comentário]

A criatividade faz toda a diferença!!
Será que você já bateu meu record de encontros com blogueiras?? Estou no 11° e quero mais!
Boa semana!

Bruna Leite disse... [Responder comentário]

Katia, querida! Quanta ideia boa e deliciosa em um post só! Estou aqui babando e morrendo de vontade de colocar tudo em prática! Amo queijo de cabra, e o marido mais ainda!
E a apresentação de tudo hein? Show!!!!!
beijos

Maria disse... [Responder comentário]

Delicia de queijos. Eu adoro a forma como você apresenta seus pratos. É de dar água na boca e brilhar os olhos. Adorei os palitinhos de bichinhos. Bjus.

Katima disse... [Responder comentário]

Oi,Katia.
Adorei a foto de vocês,e os pratos além de bonitos deveriam estar uma delícia.
Tenha uma ótima semana.
Kátima.

Jo Andrade disse... [Responder comentário]

boa noite,que mistura boa, apresentacao linda, bjs.
chocolatesdocemel.blogspot.com

Paula Pacheco disse... [Responder comentário]

Menina quanta coisa boa e diferente neste blog,esse queijo nunca experimentei, bem temperado e apresentado fica irresitível, e adoro damascos,comeria muitos deles...
bjs
Paula

Laély disse... [Responder comentário]

Oi, Bonfa!
Já lhe disse o quanto curti nosso encontro e a pena que senti, por precisar sair mais cedo.
Tenho mantido contato com a Stela e ficou a vontade de atender ao convite de voltar ao Rio: ela se prontificou a me dar umas aulas de fotografia( aliás, as suas são sempre ótimas!).
Gostei muito da ideia do petisco de damasco! Quero fazer.
Obrigada pelos comentários no blog, especialmente, o relacionado ao meu filho: tô meio sensível com esse distanciamento, mas sei que ele vai aproveitar ao máximo a experiência do intercâmbio.
Beijo, Bonfa!

Marta disse... [Responder comentário]

Ahhh.. Felipe tá lindo e as meninas são demais! Deve ter sido um encontro muito gostoso!
Adorei as variações dos queijos e seus petiscos tb ficaram uma belezura.. eu gosto de queijos mais suaves, acho o queijo de cabra um pouco forte, ou estou enganada? Pelo menos os que meu pai come em Portugal são fortes..rsss
Beijos

Tutitati disse... [Responder comentário]

Oi amada, saudade!
Adorei a visitinha, obrigada! Logo, logo terei novidades, mas não esqueci daquela "nossa"!

Teve bem pertinho aqui, né? tem que vir de novo para Floripa pra trocarmos mil ideias...

Aqui no seu blog, como sempre de encher os olhos e salivar muitooooo! Tenho pensado muito em vc com os preparativos da nova viagem... viagem, festa, design e criatividade, não tem como não pensar em vc!

Depois de muito tempo, consegui publicar o post do bolo... passa lá pra ver como é fácil! beijos

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Katinha, que deliciosas ideias...amei!!! Fiquei tentada a repetir tudo!rs!Os palitinhos são fofos demais! Aproveito pra deixar um beijo pra Milena e outro pra Stela!
Beijos, querida!

Monica Uehara disse... [Responder comentário]

Katia querida! Que lindeza estes belisquetes, menina! como sempre você arrasa com sua criatividade. Amei a apresentação. Delícia que é encontrar as amigas, não é?
bj.

Related Posts with Thumbnails