segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Dia de festa: detalhes que fazem diferença

Como a maioria das mulheres, eu adoro detalhes, mimos, brindes, frescurinhas. No armário do meu quarto existem mais acessórios do que roupas. Tenho muitos sapatos, pulseiras, bolsas, brincos, anéis, colares e faixas de cabelo. E não sou diferente quando o assunto é festa.

Com a correria do dia-a-dia, nem sempre tenho tempo de preparar alguma coisa especial quando recebo os amigos em casa. Mas quando o "evento" acontece no final de semana, a história é diferente. Gosto de acordar cedo e pensar onde vou servir cada canapé, pastinha, torradinha e etc. Primeiro separo as cestas, pratos, bowls e talheres. Depois escolho os copos ou taças de acordo com a bebida a ser servida: vinho, cerveja, espumante, cocktails. Em seguida, penso na toalha, nas flores, nas velas, na decoração da mesa. Adoro velas e sempre acendo algumas porque acho que criam uma atmosfera romântica, aconchegante e suave. Num jantar a dois ou reuniãozinha com amigos, velas sempre são acesas!

Outro dia estava assistindo a um reality show que retratava a rotina de uma celebridade preparando uma festa. O evento acontecia pela manhã no jardim da casa e os convidados usavam roupas despojadas e coloridas. De repente apareceu um garçom que servia batatinhas fritas dentro de um cone de papel pardo. Achei a idéia interessante. Não era tão original mas dava um certo charme... E é esse charme, detalhe, surpresa ou "mimo" que eu gosto de oferecer aos amigos que frequentam meu "lar doce lar". Estou sempre passeando por blogs que falam sobre casa, decoração, arrumação de mesas e etc. São uma ótima fonte de prazer e inspiração! Gosto de me basear em alguma coisa e depois adaptá-la à minha realidade.
Foi o caso dos cones. Pensei em usá-los no aniversário do meu pai, que estava próximo. Depois de queimar muitos neurônios tentando decidir o que dar de presente, conversei com minha irmã e tivemos a idéia de fazer uma pequena comemoração convidando apenas a família direta e o melhor amigo, que por acaso faz aniversário no mesmo dia. Esse seria o nosso presente.

No cardápio, sanduíches incrementados e cervejas importadas. Eu já tinha feito uma experiência com sanduíches e recheios diferentes e decidimos repetir a dose. Achamos que combinariam bem com as cervejas, além de ser uma solução prática, rápida e deliciosa! Montamos três tipos de sanduíches: um de rosbife com pasta de alho e aipo, tomate seco, rúcula e parmesão; um segundo com pastrami, tomate, manjericão, azeite aromatizado com alho e ervas e queijo parmesão. Por último, presunto alemão cortado bem fininho (que eu adoro, pena que é difícil encontrar!), queijo brie e mostarda escura.

No meu caso, essas festinhas também são uma ótima oportunidade pra pesquisar e colocar em prática receitas de canapés e belisquetes. Foi o que fiz: damascos marinados no suco de laranja com recheio de gorgonzola e tomate cereja com manjericão e o mesmo queijo. O segundo ficou uma delícia, é sucesso garantido! Já o damasco talvez ficasse melhor com um queijo menos forte, poderia ser um cottage temperado ou queijo de cabra.

Pra complementar a decoração, fiz os cones usando padronagens que criei na hora e plaquinhas listando os ingredientes de cada sanduíche. A inspiração das padronagens e cores partiram de um guardanapo de papel listrado que comprei pra usar na festa. Até as gérberas tinham os mesmos tons de amarelo, laranja, vermelho e rosa. Pra rechear os cones usei um mix de frutas secas: amêndoas, castanhas de caju, passas, amendoim e castanha do Pará. Na hora de arrumar a mesa, percebi que não sabia como deixar os cones em pé mas logo surgiu a idéia de colocá-los nos copinhos pra vela de réchaud. E deu certo!


Terminada a arrumação da mesa, só faltou acender as velas, perfumar a casa, colocar um CD de bossa nova e esperar os convidados pra mais uma noite de bom papo, risadas gostosas, boa comida e cerveja gelada!


Pra fazer os cones é bem fácil e rápido! Você vai precisar de uma folha de papel liso ou estampado dos dois lados. Nesse caso, escolhi uma padronagem bem bonita em tons de verde criada pelo meu talentoso amigo e designer Wagner Campelo (http://padronagens.wordpress.com). Separe também um rolo de fita dupla-face (com cola dos dois lados) e uma tesoura ou um estilete.
1. Corte quadrados de 16 cm x 16 cm no papel escolhido e cubra uma das laterais com a fita.
2. Comece a enrolar o papel no sentido indicado na foto até colar toda a fita.
3. Seu cone está pronto pra ser recheado com biscoitos, castanhas, chocolates, balas, brindes e etc. É só soltar a imaginação e ser criativo!

19 comentários:

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Uau!!! Que lindo!! Festas inesquecíveis não precisam de uma super-produção, mas que elas encantam e seduzem... A mim, sem dúvida alguma. A explicação didática é um quê especialmente atrativo, que anima e insufla até mesmo as almas desprovidas do talento com papel e tesoura. Bom...como fazer festas comuns a partir de agora? Ainda bem que conheço a designer!!!
bjs. Vê

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Vê! Você foi rápida!!!! Combinei com a Roberta de trocar os dias. Postei e logo depois vc comentou! Obrigada, temos muitas festas pela frente pra trocar idéias e comemorar muito!

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Kátia, gostei da sua didática!! Muito legal, principalmente a explicação visual do seu processo criativo!! Sem ofender as outras profissões, mas digna de um designer!! Como eu já conheço a sua fama de diretora de eventos festivos, sou até suspeito pra falar, mas realmente seu bom gosto e profissionalismo nesse ramo é realmente de bater palmas. E por falar em festas, precisamos combinar alguma pra esse ano! Tô aguardando!! Bjs

Flavia Bernardo disse... [Responder comentário]

Adorei! Dicas simples mas que fazem toda a diferença numa recepção em casa para amigos. Vou tentar colocar em prática qualquer dia desses!
Beijos,
Flávia Bernardo.

Wagner disse... [Responder comentário]

Já conheço as produções dos seus "eventos" (já que participei de vários deles) e, realmente, os detalhes podem, sim, acrescentar muito — aí estão as fotos para comprovar.
Ótima a "aula" sobre os cones. Obrigado pelo link! Mas como ainda não tive o prazer de vê-los ao vivo, espero que no próximo evento eles façam parte da cena.

Beijo!

Beta Bernardo disse... [Responder comentário]

Delícia de post em todos os sentidos!!!! Desde o texto, até às fotos, passando pelas dicas e comidinhas.
Tô até com vergonha de postar o meu texto! srsrsrs
Simplesmente amei a produção e as dicas. As festinhas lá em casa não serão mais as mesmas depois que passei a fazer parte do CRTVS!!!
Obrigada, Katia!

Lucia Laureano disse... [Responder comentário]

Katita,
Definitivamente agora eu sou sua Fã!!!!
Os papeis parecem muito com os papeis de scrap, como vc fez a impressão? Qual o papel e gramatura que usou (ele parece brilhoso e impermeabilizado)? Fez em casa ou em copiadora? Você scaneou o guardanapo para pegar as cores?
Os sandubinhas comi em uma festinha na casa da Vê e posso garantir que as receitas estão aprovadíssimas!
Parabéns pelo lindo trabalho e pelo sucesso da festa!!!

Karla Lemos disse... [Responder comentário]

Adorei o post, realmente a aula foi excelente e deixou bem simples a sua imensa capacidade criativa... adoro participar das suas festas, mais que caprichosas, verdadeiros banquetes de bom gosto. Que bom fazer parte do seu convivío... Vamos em frente... Quero mais... bjs

Jane Murback disse... [Responder comentário]

Katia, tudo lindo, parabéns!
Seus convidados devem ter se sentidos muito queridos.
Adorei.
Jane

Mamãe da Alice disse... [Responder comentário]

Olá Kátia, com este seu post pude perceber que qualquer "reuniãozinha" de amigos na sua casa vira um grande evento!! Parabéns!!

Evelyne disse... [Responder comentário]

Adorei!! De super bom gosto!! Pena que eu não tenha herdado este talento... rssss

Cecy disse... [Responder comentário]

Sempre quis saber como fazer esses cones. Adorei a dica

Sabrina Vairus disse... [Responder comentário]

Oi,Katia.
Tudo bem???
Gostaria Lhe pedir permissão para usar as imagens dos cones no meu blog.Vou fazer a festa do meu filho de 4 anos agora em abril e achei uma otima ideia.
Qual o papel e gramatura que usou (ele parece brilhoso e impermeabilizado)? Fez em casa ou em copiadora?
E queria lhe convidar para participar do meu blog.
http://mundinhodasabrina.blogspot.com/
Deste já agradeço pela atenção.
Sabrina Vairus.

roberta disse... [Responder comentário]

Adorei!
Boas idéias, momentos inesquecivéis.
Vou copiar.
Abraço.

Monique Barreto disse... [Responder comentário]

Meus parabéns Kátia!
Nem sei como cheguei até aqui... só sei que estou simplesmente encantada! E agora visito todos os dias! E estou indicando para todas as minhas amigas que como eu e você, adoram esses mimos... rs.
Bjo grande!

Anonymous disse... [Responder comentário]

Oi Kátia! Estou com uma dúvida. Vc comprou os papéis prontos? Tenho as mesmas dúvidas da colega Lúcia "Os papeis parecem muito com os papeis de scrap, como vc fez a impressão? Qual o papel e gramatura que usou (ele parece brilhoso e impermeabilizado)? Fez em casa ou em copiadora?"

Se puder me responder, agradeceria imensamente!

Com carinho;

Luciana (lalvalenca@gmail.com)

Vivian disse... [Responder comentário]

Cheguei aki por acaso, mas me apaixonei...É um prazer aos olhos tanto bom gosto. Obrigada!!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

OI Bonfa, pode nos contar como fez as plaquinhas de identificação das comidas? Parece que são coladas num EVA.É isso?
Bjs e parabéns

Veronica F. disse... [Responder comentário]

Oi Bonfá, tudo bem? Nossa!!!! me encantei pelo seu blog.Final de semana passada fiz uma festinha para meu marido, cuja inspiração veio daqui. Aqui é tudo lindo!!!!
Obrigada!

Related Posts with Thumbnails