O Arraial Criative-se aconteceu no último domingo na casa dos meus pais. Lembram dos elementos decorativos que coloquei aqui na semana passada? No post de hoje vou mostrar como os usei na decoração e contar um pouco sobre a festa.
Comecei a decorar a casa colocando a placa de boas-vindas no portão de entrada, para facilitar a localização dos amigos que ainda não conheciam o lugar. Pendurei a outra placa na porta do banheiro externo da casa, perto da churrasqueira e da área onde estavam as comidinhas.
O dia começou bem cedo e meu pai embalou a costela encomendada com antecedência, para que ficasse assando durante cinco ou seis horas. Durante esse tempo a gordura vai derretendo e o resultado é uma carne bem macia, sem gordura e saborosíssima. A costela dele é famosa e eu havia prometido aos meus amigos que ele prepararia uma caprichada no dia da festa!
No corredor de entrada da casa que dá acesso ao quintal, prendi algumas bandeirinhas, lanterna e acendi algumas velas, aproveitando o “escurinho” do lugar. Acho que o ambiente ficou aconchegante e com aspecto de “lounge”.
Usei alguns dos enfeitinhos que criei espetados em vasos de planta espalhados pelo quintal.
Detalhe do enfeite com um lacinho que acrescentei depois.
Também amarrei um pedaço de fita com um laço nas garrafinhas que usei como arranjo de mesa, onde já havia colado o rótulo personalizado.
Detalhe do arranjo de mesa.
No final de semana anterior comprei cinco chapéus de palha para abrigar os acessórios como colheres e guardanapos, assim como as guloseimas, como mostro nas fotos abaixo.
Eu e minha irmã mais nova, a Marcinha.
A produção da minha caipira foi um episódio à parte. Como eu quis deixar meus amigos à vontade, preferi não “exigir” que as pessoas viessem vestidas com fantasias típicas. Mas, como anfitriã, achei que seria interessante me produzir pra festa. Usei uma camiseta de tecido branca e amarrei um lacinho colorido em cada botão. Lembrei que tinha uma saia florida com fundo branco que combinaria bem com o tema. E finalizei o “look” com meias listradas, sapato boneca, chapéu de palha e trancinhas. Foi tudo improvisado. Só esqueci de colocar as pintinhas na maquiagem, que gafe!
Eu pedi às mulheres que levassem alguma comidinha, doce ou salgada, e aos homens que cuidassem da bebida. O resultado foram várias guloseimas deliciosas, que você confere nas fotos abaixo…
Caldo de abóbora com gorgonzola feito pela Paula. Sucesso total, deliciosol!!!!
Bolo de fubá bem macio e saboroso, feito pela Criativa Karla.
Arroz doce molhadinho e cheiroso feito pela Andrea.
Gelado de paçoca feito pela Paula. Além de delicioso, a apresentação ganhou nota 10! No final do post, passo a receita.
A Criativa Verônica, eu e Andrea provando a iguaria!
O amigo de longa data Daniel, cuidou do queijo coalho e dos salsichões, além de ajudar meu pai com a costela.
A costela finalmente pronta, depois de assada por seis horas…
… e os churrasqueiros orgulhosos!
Paula, Marcinha, eu e a Criativa Karla.
Wagner, Kátia, Joan, eu e Mari.
Eu e xará Kátia.
Foto tirada pelo Wagner e manipulada com o filtro “pele de pêssego”… amei!
Gesticulando muito… como sempre!
Andrea, Carla, eu e Carol.
Eu e a Criativa Vê.
Paula e eu.
Ana Luiza, Vê, eu e Jane.
Grupo de amigos do trabalho.
Vovó Carmota e mami.
João, Paula, eu, Criativa Karla e Carlos.
Seguindo a sugestão da minha irmã do meio, a Flávia, comprei 20 peixes de plástico no centro do Rio e algumas varas de bambu pra improvisarmos uma pescaria na piscina. Quando coloquei os peixes na água, eles tombaram para o lado e ficaram desse jeito aí:
Apesar dos peixes terem ficado com essa aparência meio desmilinguida, a pescaria foi bem divertida!
Marcelo e sua vara super flexível!
Daniel e seu peixe “radioativo”.
A Criativa Lucia também compareceu à festa com seu pimpolho, Gui.
Sorriso gostoso do Gui com a madrinha, Vê.
E conforme prometido, segue a receita do gelado de paçoca, preparado pela Paula (mulher do João, do blog Sabor & Alquimia):
- 2 caixinhas de creme de leite
- 1 xícara (chá) de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de licor de amendoim
- 250 g de paçoca (comprada pronta)
- 1 pacote de gelatina sem sabor, hidratada e dissolvida conforme o fabricante
Modo de preparo
1- Numa tigela misture 2 caixinhas de creme de leite, 1 xícara (chá) de leite condensado e 2 colheres (sopa) de licor de amendoim.
2- Por cima deste creme esfarele 250 g de paçoca e misture muito bem até que todos ingredientes estejam agregados. Distribua em taças (ou copos) e leve para geladeira por 2 horas e meia (apenas para tomar consistência).
3- DICA: Se quiser dar outra textura ao gelado de paçoca, faça o seguinte: antes de levá-lo para a geladeira incorpore na mistura 1 pacote de gelatina sem sabor, hidratada e dissolvida conforme o fabricante, depois transfira o creme em forminhas pequenas de fundo falso e leve para gelar.
E você, já foi a muitas festas caipiras esse ano? Conhece alguma receita típica interessante? Escreve pra gente contando!
Beijão e até a próxima semana!
22 comentários:
Kátia como sempre você mandando muito bem não é mesmo, gosto muito das coisas que você faz.
O arranjo de mesa, ficou uma graça de lindo.
Bj!
Olá
Não tem nada mais gostoso que reunir a família e os amigos.
Parabéns pela festa que foi um sucesso,heim?
uma dia abençoado
beijos
Katia AMADA a festa foi perfeita parabens eu adorei todos os detalhes e me parece que a turma se divertiu muito, um outro detalhe é a casa eu amei muito linda parabens pela festa pelos amigos e pela familia unida e feliz.Que Deus os abençoe.
Bjoss
Não sou muito apaixonada por festas juninas,mas vendo a sua até deu vontade de fazer uma tb.
Bj
A festa julina foi ótima! Gente feliz, se divertindo, comida gostosa (a costela que seu pai fez...mamma mia...ou seria papà mio hehehe), pescaria, tudo isso num domingo de sol de inverno, envolvido pelo calor e sorriso da anfitriã e sua família que tão bem nos recebeu!
Adoramooos!
Beijocas!
Ai que festa gostosa!
Gente bonita, muitos sorrisos e comida boa. Tenho certeza que foi ótima.
Adorei as fotos, Vevê linda como sempre, Lúcia tá uma barrigudinha linda e o Gui sempre simpático, e o seu look arrasou. Capirinha moderna é outra coisa.
Um forte abraço
Um dia e uma festa agradabilíssimos, ótimas conversas, companhias e "quitutes" variados — sem esquecer da apresentação e dos detalhes de tudo (estão aí as fotos para comprovar). Só me resta desejar que outras ocasiões como esta não tardem a se repetir.
Adorei a sua festa!!!
Super linda e criativa... rsrss
Abraços cheirosos
Linda festa, e que que decoração heim! Linda demais.
Bjs
Celita
Kátia,
que festa gostosa, heim?!?
Você, como sempre, primorosa nos detalhes...lindos!!!
Beijo:)
Katia, nasci no mês de junho. E festeira como sou, para mim é o mês perfeito. Todo ano o meu aniversário tem uma festa junina. Já estou com 41 anos....haja criatividade! Sua festa ficou uma graça. Um grande beijo para você, luz para suas ideias e quando tiver um tempinho visite meu blog.
Oi querida !!!!
Eu estava doida para ver as fotos !!!!!!!!
Ficou tudo LINDO !!!!! E com uma carinha de super gostoso !!!
PARABÉNS pelas idéias e pela criatividade !!
Vcs são o máximo com estas idéias !
Beijinhos !
Olá Katiaa! Que festa LINDA! adorei a decoração parabénss! Beijinhos
Tudo colorido, divertido, aconchegante, criativo e generoso como a anfitriã. Mas, sem dúvida, a sopa de abóbora com gorgonzola e o gelado de paçoca, foram os melhores quitutes. Bjsss
Oi flor,
Estou passando aqui para divulgar que está rolando um sorteio no Brecho Juci.
Passa lá para participar e conferir as novidades!
http://brechojuci.blogspot.com
Beijos
Juci
Babei com essa costela maravilhosa!
E adorei a idéia dos chapéus de palha, ficou ótimo!!! (principalmente com o Serenata de Amor: aaaaaaamo
Sereneta de Amor e Sonho de Valsa e Ouro Branco, hehehe)
Que legal a pescaria, ótima idéia!!! :-)
Sucesso total essa sua festa!
Beijos, Angie
P.S. O avental do seu pai tá um luxo!!! :-)
P.S.2 Aqui na Alemanha nao tem festa caipira :-(((
Katia, desde o começo fiquei com vontade de ir à festa, mas tb logo que recebi o convite vi que não pderia por já ter outro evento nesse dia. Uma pena, pq queria muito ter ido... adoro festas juninas... como toda festa temática é uma curtição desde a preparação!!
Adorei as garrafinhas na mesa. Acho perfeita essa combinação de centro de mesa simples e gérberas!
Não vi aqui o jogo de damas... não teve??
Gostei da ideia da pescaria... bem bacana!!
Na próxima organizamos juntas e colocamos barraquinhas e prendas!!! E fogueira!! hehehe
A casa é linda!!!
Bjks, Beta
Katia,
Prometo da próxima vez me organizar melhor e chegar no horário!
A festa estava linda e o gelado de paçoca foi o quitute junino mais gostoso que já comi na minha vida!
Gui manda avisar que amou a pescaria e os estalinhos!
beijos,
Obrigada pelos comentários carinhosos, pessoal!!! Beta, os canapés doces não eram pra festa junina, como muita gente pensou. No post da semana passada, escrevi que eu os usaria em festas futuras lá em casa... e você já está convidada! Foi uma pena você não ter podido ir! Eu adorei juntar grupos de amigos diversos... não fazia isso há um tempão!!!! Vamos marcar mais eventos lá no futuro!!! Beijão!!!
Oi, Katinha! A festa tava muito boa! A decoração toda primorosa e personalizada ficou super legal! Isso sem falar nas comidinhas que estavam muito saborosas. A costela estava deliciosa!! No pão junto com a pimenta, como seu pai mesmo sugeriu, ficou melhor ainda. Modéstia a parte o caldo de abóbora com gorgonzola da Paula também estava excelente. O caldo de ervilha da Jane eu não cheguei a experimentar porque já estava com a barriga estorando, mas pelo aroma também devia estar muito boa. Gostei muito da pescaria também, ainda mais depois que ela virou quase uma "luta de espadas".Rsrs! Divertido!!
Vamos combinar mais vezes!! Bjs!
Êita que a festa tava era boa, hein? :) E os comes e bebes?! Fiquei com água na boca! :) Parabéns! E obrigada pelo comentário lá no blog. Beijão! Fabi.
Olá Kátia,
Tava visitando o blog de vcs e tá tudo lindo!
Queria tirar uma dúvida: que programa de computador vc usou para fazer a personalização da festa junina?
Se puder, me mande por e-mail: carolzinhaunesp@ig.com.br
Bjinhos
Carol
Postar um comentário