quarta-feira, 29 de julho de 2009

Um cantinho lá de casa

Bom dia, pessoal! Se tudo saiu como planejado, nesse momento estou em Viseu, cidade portuguesa onde nasceu meu bisavô Ernesto. Uma das Criativas colocou o post no ar pra mim, enquanto curto minhas férias. A inspiração pra esse texto foi um dos comentário da nossa querida leitora Ruby em algum post mais antigo. Ela sugeriu que cada uma das Criativas mostrasse seu cantinho preferido. Pensando nisso, resolvi mostrar um dos cantinhos lá de casa. Não sei se é meu preferido, mas é com certeza, onde guardo alguns dos objetos, fotos e lembranças que mais gosto. O cantinho em questão é ao mesmo tempo escritório e quarto de hóspedes. É onde o Marcelo guarda suas centenas de livros e CDs, eu exponho minha coleção de caixas de alumínio e outros mimos que adoro, escrevo textos para o blog e faço alguns trabalhos. A sala da minha casa é mais sóbria, menos colorida. Suas paredes são cor de café-com-leite clarinho e os móveis tendem a ser mais escuros. No entanto, a maioria dos objetos decorativos são peças étnicas e bem coloridas cheias de histórias pra contar, geralmente trazidas de viagens. Para o quarto que vou mostrar hoje, escolhi um tom de azul suave para as paredes e mobiliário branco. É o lugar da casa que mais recebe luz natural e fica bem claro durante o dia. Foi proposital essa diferença de estilo entre a sala e esse quarto. Ao mesmo tempo que gosto do tom de madeira, da cestaria na cor natural e do ferro (muito presentes na sala), também me encanto por móveis brancos e acessórios cromados. Mas eu não saberia combinar tudo isso num cômodo só.




Na foto acima, você pode ver meu monitor, a luminária Dessau comprada na Tok & Stok, um porta-retrato em MDF que pintei há alguns anos, meu bonequinho articulado (que uso pra simular gestos, posições e movimentos do corpo humano) e alguns porta-copos, pra quando estou navegando na Internet acompanhada de uma taça de vinho ou uma boa cerveja gelada.

DSC09538[1]

Ao lado da bancada do computador, fica a estante lotada (que parece menos bagunçada ao vivo, eu juro!)

DSC09543_thumb

No outro extremo do quarto, embaixo da janela, fica o banco Bruma da Tok & Stok com duas almofadas nos tons azul e marrom, compradas na Etna.



No topo da estante, coloquei três posters vintage que comprei na Amazon. Adoro a produção gráfica das décadas de 40, 50 e 60; principalmente na área de propaganda e ilustração. Escrevendo esse texto, percebi que, sem querer, coloquei lado a lado três estereótipos de mulher: a primeira, Rosie the riveter, é um ícone cultural americano e representa as mulheres que trabalharam nas fábricas de munição e armamentos durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, a imagem é também um ícone do feminismo. O segundo poster apresenta uma pin-up jovem, despreocupada, linda e loura; e o terceiro é ilustrado por uma mãe e dona-de-casa prendada e afetuosa que se preocupa com o bem-estar da família.



Na base da estante coloquei dois cestos brancos da Tok & Stok que servem para guardar algumas revistas, papéis, posters e outros materiais. Acho que deu um pouco mais de organização à estante que por ser aberta, parece meio “muvucada”...




Em frente à estante, colocamos um sofá-cama que acomoda os amigos quando pernoitam lá em casa (com direito à café da manhã farto no dia seguinte - adoro comer de manhã!). Uma mesa lateral, luminária e espelho complementam esse espaço e dão mais conforto aos hóspedes. Ao lado do espelho, resgatei um quadro com espaço para fotos que minha irmã deixou pra trás quando se mudou e escolhi algumas das minhas fotos de viagem mais legais para preenchê-lo.


Alguns dos mimos que mais gosto lá em casa estão nessa pequena mesa lateral: a cúpula da luminária toda bordada e o cofre em forma de porquinho que ganhei de presente.



A cúpula da luminária toda bordada à mão foi presente da minha irmã Flávia. Ela comprou a peça na IKEA, loja enorme com móveis e objetos de design a preços acessíveis nos moldes da Etna e Tok & Stok.


Adoro o porquinho multicolorido que a Marcinha comprou numa feira de artesanato em Londres no ano passado.



Há poucos meses, comprei duas prateleiras brancas com 1m de comprimento na Etna. A estante já estava repleta de livros e meus enfeites estavam se sentindo "sufocados". Por isso, resolvi comprar um espaço só para acomodá-los. Na prateleira superior, coloquei meu mini-móvel indiano com gavetinhas de porcelana pintadas à mão, o Juice Salif da Alessi com design do Philippe Starck (é na verdade um espremedor de limão que não tenho coragem de usar), um quadrinho que fiz adaptando a ilustração que desenvolvi para a campanha AMOR NÃO SE COMPRA, o trio de latinhas da Valérie Nylin, um cachepot com plantinha e um peso de papel em forma de coruja da Tok & Stok.



Essa é uma das minhas peças preferidas em toda a casa. É um mini-móvel indiano com gavetinhas de porcelana pintadas à mão. Foi comprado na loja americana WORLD MARKET, via Internet, e entregue na casa da minha irmã do meio em Washington D C. Esse é um dos três modelos que possuo. Alguns modelos parecidos estão à venda em um quiosque no shopping Rio Sul.


O quadrinho que fiz adaptando a ilustração para a campanha Criative-se pela adoção de animais.


Adoro essa latinha de Cracker Jack edição limitada!!! Trata-se de uma guloseima feita de pipoca e amendoins caramelados. Sinceramente, nem lembro se o gosto era bom, mas me apaixonei pela latinha colorida com ilustração de um time de crianças jogando baseball. Acho que a comprei num supermercado em Nova Iorque em 2001.



Essa é uma pequena parte da minha coleção de latas de alumínio. Como não sou muito fã de chocolate, só comprei o Godiva pela lata mesmo…



Dentro da latinha Crayola, veio essa caixa de crayons com 64 cores e um apontador embutido. Acho que tive umas 4 caixas desse tipo ao longo da vida e já colori muitos desenhos assim. Remexendo nesse material, encontrei alguns esboços para um livro de quadrinhos que eu pretendia montar um dia. Eu tinha o roteiro da história na cabeça e ia desenhando enquanto o enredo ia acontecendo nos meus pensamentos. Que nostalgia… Isso deve ter sido há quase 15 anos!


Minhas ilustrações de muitos anos atrás...


Gosto muito de trabalhos manuais e artesanato típico. Por isso me apaixonei por essas bolinhas coloridas feitas de crochê que comprei em Cancun, no México. Acho que vou pedir pra minha avó copiar mais algumas pra mim... boa ideia!



Esse vão onde estão os cestos brancos em cima do armário embutido não existia originalmente. Foi o Marcelo quem teve a ideia de abrir esse espaço para que pudéssemos ter mais lugar para armazenar nossas coisas. E depois de pronto, encontrei esses cestos da Tok & Stok que couberam perfeitamente lá! Isso me lembra o blog da Isabela Kastrup, o ARRUMADÍSSIMO, onde sempre apareço pra ler as novidades!

Detalhe do vão em cima do armário embutido, que fica logo na entrada do quarto.


E, por fim, pendurei nas portas dos armários almofadinhas em patchwork feitas por uma amiga muito caprichosa.


Novo concurso!!!!!!

Conforme prometido no meu último post, quero propor um novo Concurso Criative-se valendo a partir de hoje: MOSTRE SEU CANTINHO PREFERIDO. Para concorrer, basta mandar uma foto (uma só) do seu cantinho preferido para o e-mail criative.se@gmail.com até o dia 5 de agosto. Na semana seguinte, as fotos enviadas para o Criative-se serão publicadas aqui e submetidas à votação dos leitores. O prêmio para o cantinho mais votado será um objeto decorativo que trarei da viagem.

O cantinho pode ser dentro ou fora de casa. Não precisa ser um cômodo inteiro, pode ser um pedacinho do quarto, do banheiro, da sala, da cozinha, da varanda, do jardim etc. Caprichem e soltem a imaginação!!!! Vou tentar acompanhar a votação e a movimentação do blog na medida do possível e volto com um post novo no dia 19 de Agosto. Nesse meio tempo, se der eu escrevo alguma notinha de viagem. Coisa rápida, só pra matar as saudades! Obrigada a todos pelo carinho de sempre!

Beijão e boa sorte!

P.S.: Quem tiver dúvidas, sugestões ou perguntas sobre quaisquer dos meus posts, pode mandar uma mensagem pro meu e-mail pessoal, que é o katiabonfadini@gmail.com. Vou ficar muito feliz em responder os e-mails que chegarem!!!!!

assinatura

29 comentários:

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Que pecado comprar o Godiva só pela lata, Katia :-) Nhac-nhac-nhac :-) E concordo com você: o mini-móvel indiano com gavetinhas de porcelana é muito cute-cute, nao tem como nao se apaixonar! :-)
Beijos, e lindo seu cantinho,
Angie
P.S. Boa viagem! Que você tenha céu azul e dias lindos em Portugal :-)

*-._.-* Anita *-._.-* disse... [Responder comentário]

Katia, que cantinho aconchegante! lindinho e delicado. Gostei da idéia do concurso... pra mim meu melhor cantinho de casa seria minha cozinha...hahahahaha... vivo enrolada em minhas panelas... :DD

Achei lindas suas ilustrações amiga!

bjsssssssss

Ruby Fernandes disse... [Responder comentário]

Kátia querida que saudades! Voltei ontem de viagem e hoje me deparo com este post maravilhoso!
Cada coisa linda neste quarto de hóspedes/escritório/ateliê!!!!
As fotos estão lindas e o texto digno de revista de decoração!
Todas as peças além de serem lindas e de bom gosto estão com uma arrumação impecável.
Já olhei as fotos várias vezes e não consegui escolher uma preferida, TODAS arrasam viu? Mas a cúpula bordada do abajourzinho me arrancou suspiros...
Vou escolher uma foto daqui de casa para participar do concurso tá?
Aproveite bem sua viagem e até a volta.
Bjokas flor.

Fabiana disse... [Responder comentário]

Olá Katia, adorei esse seu cantinho, tudo em seu devido lugar. Tô precisando de um desses, rsrs.

Bjs

Rosi disse... [Responder comentário]

Bonfadini
Quer dizer que até mesmo longe você apronta...rsss.

Adorei o seu cantinho, muito capricho e detalhes maravilhosos, parabéns pelo bom gosto.

Tb gostei muito do concurso, mas fiquei matutanto como participarei, haja vista que minha casa é totalmente provisória, pois deixamos toda a parte de decoração para o apê novo...enfim, vou pensar em algum canto das minhas duas outras casas: da minha mãe e da minha sogra. Sim, eu tenho mais duas casas, não é uma maravilha?!

Bjs e aproveite muito Portugal. Esse lugar deve ser maravilhoso mesmo, traga muitas fotos para mostrar pra gente.

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Kátia tudo muito lindo e particularmente amei a estante recheada de livros. Sou apaixonada por eles. As cestas Tok & Stock são lindas também e é uma pena que não tenha por aqui essa loja.
As peãs de publicidade que você tem, marcaram época.
E uma observação: você é super organizada, gosto disso.
Bj!

Rafaela disse... [Responder comentário]

Lindo seu cantinho, todo estiloso e dá pra perceber um pouquinho de história em cada objeto.

Lindo, lindo!

Bjos

Natália disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!

Uma graça seu cantinho...os detalhes fazem toda diferença!!!

Logo logo vou mandar a foto do meu canto!

bjokas,boa viagem!

Débora Fouraux disse... [Responder comentário]

Oi Katia! Lindo seu cantinho! adorei! cada cantinho tem uma história! Vou mandar meu cantinho favorito tbm! :D Beijos

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia!!

Sim, espero que esteja dando tudo certinho na sua viagem, como a publicação do post por uma das criativas... ;)

Foi legal ver seu cantinho tão querido. Sua análise sobre os posters dos três diferentes tipos de mulheres me fez pensar: “salve, salve as diferenças!” :D

Você gosta bastante da Tok&Stok, né? Também gosto muito dessa loja. De vez em quando dou uma voltinha por lá para ver novidades e adquirir algo. :)

Beijos e curta sua viagem!!!

Éllyda e Marlon disse... [Responder comentário]

Olá Kátia! tenho acompanhado o blog e identificado-me bastante, sobretudo, com suas postagens. Simplesmente, A-M-E-I cada detalhe da festa de sua irmã. Choquei geral! hehehe. Tudo muito simples mas ao mesmo tempo tão luxuoso... O cúmulo do cúmulo da contradição. Gostei meeeeeeesmo!Fora a coincidência de ter uma loja quase que xará do blog. Se utiliza o orkut, procure a Creative Foto Produto. Depois poderemos trocar figurinhas.
Um grande abraço!

Éllyda e Marlon disse... [Responder comentário]

Aaaah! Eu gostei do blog todo, das postagens das demais meninas tb. Mas, é que eu PAREI naquela happy hour. Estou reformando meu "home sweet home" e não páro de pensar na festinha de inauguração, só pra eu poder fazer um "ctrl C, ctrl V" as idéias da Kátia. hihihihi
Posso, né???

Lola disse... [Responder comentário]

Oi Katia, espero que vc esteja aproveitando muito a viagem. Olha que coincidência: a familia do meu marido tb veio de Viseu! Essa regiao e linda mesmo, temos planos de passear por la num futuro bem proximo. Adorei o seu cantinho, muito bom gosto aliado a funcionalidade! Tem tudo a ver com mulheres criativas!

bjs, Loraine

Wagner disse... [Responder comentário]

Como você sabe, conheço bem de perto este seu cantinho. Além de versátil e agradável, ele também é bastante fotogênico.
Espero que você esteja aproveitando bem a viagem!

Beijo e até a volta!

Rita de Cássia Pauleto disse... [Responder comentário]

Oi!
Tem uma novidade no meu blog pra vcs!
bjos!

-Helô Helê- disse... [Responder comentário]

Ai, que delicia tudo arrumadinho! Santa inspiração! Vou lá que meu guarda-roupas grita por ajuda!!!

=cD

Eu já fui viciada em latas... hoje sobraram só as favoritas... e o cofre-telefone-londrino igual o seu é uma delas! =cD

Beijossss

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Quantas coisa linda! Adorei este seu cantinho! Gosto muito de azul claro, mas sempre ficquei com receio de pintar uma parede da casa nesta cor e ficar parecendo hospital, mas não! Fica super suave e aconchegante! Adorei! Os detalhes deixam o quarto ainda mais intimista e acolhedor. E que coleção incrível! Coisa de designer mesmo, hein? :) Bjs, Fabi.

Eduardo Nassife disse... [Responder comentário]

Katinha, lindo o post! Adorei! Bom, vou fazer uma foto bacana no meu quarto, para concorrer no Criative-se. Adorei a idéia! Bom, aproveite bastante Portugal, e não se esqueça da dica: visite Albufeira, no Algarve, com as suas famosas falésias! Nessa época de verão europeu, a cidade ferve! Um beijo carinhoso do amigo que te adora! Curta bastante seus dias aí! Beijão!!!

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Prá você, que está longe e talvez só leia no seu retorno, - caso a síndrome de abstinência da internet não te tome de assalto - digo do que penso de seu cantinho preferido. Sim, é aconchegante e acolhedor tal qual a dona do lugar. E além do abajour, cuja cúpula te foi presenteada pela Flavia, não há nada que me lembre mais você do que o mini-móvel indiano. Onde quer que eu veja a peça, lembro sempre da primeira vez que vi - em sua casa - e me apaixonei. Depois daquele dia, já vi em outros lugares ( inclusive na casa de sua mãe), mas a lembrança primeira que me vêm é sempre o seu sorriso, querida amiga.

Mais uma vez, enjoy yourself!!!!!!

bjs.

Ana Carolina Peixoto disse... [Responder comentário]

Katia, quanta coisa linda! Adorei tb ver a sua organização! Realmente, tudo com um olhar profissional! Adorei!

Terminei uma big obra em casa o ano passado... Mas ainda estou finalizando alguns detalhes, como: guarda-corpo, jardim... Quando a gente mora em casa, parece que o negócio não termina. Depois da obra, veio a filhota. Além de todos os acessórios necessários, montamos o quartinho e dela e, agora, acabamos de montar um quarto de brinquedos.

A casa tá linda, modesta parte, mas ainda não consegui decorar tudo como eu gostaria. Mas, vou tentar caprichar e vou escolher e registrar um cantinho especial para o seu concurso.
Bjs e curta o passeio,
Carol

Beta Bernardo disse... [Responder comentário]

Katinha, concordo com a Vê!! Quando vejo as gavetinhas por aí me lembro logo de você!! Meu marido viu no shopping e adorou, sem eu nem ter comentado. Mas aí o preço desanimou... tá bem carinho isso por aqui.
Seu canto é um charme, já estive nele pessoalmente e mesmo não tendo prestado atenção a todos esses detalhes que você mostrou deu pra sentir o quão aconchegante ele é.
A promoção ficou bem bacana. Meu canto preferido se descaracterizou há pouco tempo. Um quadro que completava o lugar e que trouxemos da lua de mel se cansou e se jogou no chão! Isso mesmo, num sábado, eu no pc, quase 2 da manhã o "bicho" despencou no chão. Quase morri de susto e custei a entender de onde vinha tamanho estrondo. A principio não dá pra consertar e ainda não achei um que pudesse ocupar o lugar com o mesmo significado. Vou dar uma busca no fds pra completar o canto e ter tempo de mostrar aqui.
Bjks e aproveite a viagem! ;)
Beta

Cris Ventura disse... [Responder comentário]

Katia! Adoro o blog de vocês e que cantinhos lindos e inspiradores...Adoro latinhas, os posteres vintages, o cantinho com fotos e espelhos, o escritório...Tudo muito charmoso e bem energizado ;-)
Beijos!

Lucia Laureano disse... [Responder comentário]

Kátia,

Sua casa é linda e o escritório então é uma graça! Como também conheço pessoalmente o cômodo, acabo tendo uma visão mais ampla e o sentimento de aconchego que ele trás.
Quanto a ao bonequinho articulado, sempre desejei ter um! Nos tempos de faculdade, a cada visita a casa cruz ficava namorando, mas acabei nunca comprando um... Nunca é tarde, não é mesmo?
Adoro quando lançamos promoções aqui no blog! É muito bem ver nossos leitores interagindo conosco, assim temos a oportunidade de conhecê-los um pouco mais. Não tenho dúvidas que esta será mais um sucesso!

Cláudia Ramalho disse... [Responder comentário]

Kátia, sabe o que mais gostei? Saber a história de cada peça que integrou o seu cantinho.

Comigo acontece algo semelhante. Gosto de expor peças significativas e lembro de como elas foram adquiridas ou feitas (em caso de serem artesanais). Isso deixa nossa casa com a nossa cara e o nosso estilo, não é verdade?

Curta muito a viagem. E volte cheia de fotos!

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Katinha, nem preciso dizer que sua casa é um brinco! Cheio de pequenos detalhes cuidadosamente estudados e bem montados. Admiro muito esse seu olhar! Tem pessoas que tem um gosto pessoal, mas não consegue deixar o ambiente com um cara legal e tem pessoas que deixam um ambiente no verdadeiro estilo "Casa Claudia", mas não tem nada a ver com o gosto pessoal delas. Você consegue combinar muito bem o seu gosto com a estética! É muito cativamente ver essa "assemblagem" de interesses, formas e cores.
Mesmo em férias, você ainda teve tempo de deixar os seus posts!! Isso é que é uma blogaholic! rsrs!
Valeu!! Boas férias! Curta de montão!! Beba bastante vinho e coma um queijos da Serra da Estrela por mim!! bjs!!

Anonymous disse... [Responder comentário]

Quanta coisa linda!

Alias, esse espremedor é péssimo!
Ele é apenas um objeto "conceitual"; melhor usá-lo como decoração hihihihi

Ivana disse... [Responder comentário]

Bonfá, adorei conhecer mais um cantinho da sua casa e fico cada vez mais apaixonada! Lindo mesmo!
Eu estou totalmente envolvida no processo (lento) de decoração (e alguma reforma) do meu apartamento. Estou morando nele há apenas 4 meses e estou curtido cada cantinho, mas também tenho receio de errar, por isso tenho alguns blogs que sigo e pesquiso imagens que me inspirem.
Seu apartamento é totalmente no estilo que gosto, ou seja, não tem cara de show room, mas sim a sua cara, a cara das pessoas que moram aí.
Cada vez mais gosto da idéia de achar móveis para a casa, sem necessariamente ter que fazer tudo sob medida. Igual as tuas estantes do quarto de hóspede/home office. Tenho observado este estilo em sites como Apartament Therapy e Ahlvern e adoro! Aliás aquele seu armário embutido, tu fizestes com paredes de gesso? Ficou lindo demais! E aquela cúpula bordada? Fofa!
Pena que aqui onde moro (Floripa), não tem tokstok... Pesquisei sobre a prateleira igual a da entrada da sua casa no site da tok, mas não achei igual...
Bonfá, tu poderias mostrar mais da tua casinha!
Beijos!!

Ana Regiane Ivanski disse... [Responder comentário]

Oie Katia!!
Fiquei saboreando cada foto desta postagem....Cada detalhe passa a energia boa que sua casa e da família também. Parabéns!!
Amei cada pedacinho. A luminária bordada é um sonho...
Beijocas
Regiane

Nana disse... [Responder comentário]

Amiga, nem consigo falar direito contigo no email, queria poder papear mais, só que quero dar um big parabéns por todos esses acontecimentos, o blog nos faz tão bem?! Não é?!
Te adoro demais viu :)
Estava querendo falar com você, vou ver se consigo mandar o email antes da sua viagem.
Bjss
Nana
www.mangacompimenta.com

Related Posts with Thumbnails