Olá, pessoal! Voltei das férias!!!! Que saudades imensas do Criative-se! Não pude acompanhar o blog como eu gostaria durante a viagem e o máximo que consegui foi dar uma espiadinha rápida de vez em quando. Mas quero agradecer muito o carinho de vocês por partilharem conosco um pouquinho de sua intimidade, mostrando seus cantinhos preferidos. São espaços bem aconchegantes e cheios de história… gostaria de visitar todos pessoalmente algum dia! Antes de mostrar o prêmio que trouxe de Portugal para o cantinho escolhido pelos leitores, vou contar sobre a festa de casamento da minha prima Mariline com o noivo Ismael.
Eu e minha avó Carmen chegamos em Viseu no dia 29 de agosto e fomos carinhosamente recebidos pela Tia Anunciação e Tio Alberto na rodoviária da cidade. A viagem de ônibus a partir de Lisboa durou cerca de três horas e meia e fomos direto almoçar. Depois do almoço, partimos pra Moselos, a aldeia onde meu bisavô Ernesto nasceu e viveu até os 17 anos. Moselos fica bem pertinho do centro de Viseu, acho que demorou só uns 10 minutos de ônibus até chegar na casa dos meus tios. Passamos cinco dias hospedadas lá e fomos muito mimadas! Comi o melhor prato de bacalhau da minha vida (Bacalhau à Lagareiro com batatas ao murro feito pela Tia Anunciação), um franguinho na brasa delicioso e a geladeira estava sempre abastecida com a cerveja portuguesa Super Bock, especialmente comprada pra mim.
Mas vamos à festa: o dia do casamento começou com um café da manhã mais do que farto na casa dos pais da noiva. O evento aconteceu na garagem da casa, no mesmo local onde estive há 13 anos para o café da manhã do casamento do meu primo Pedro, irmão da noiva. Havia uma mesa só com bebidas na entrada: vinhos branco e tinto, refrigerantes, sucos, café, chá e água. Uma mesa retangular enorme exibia toda sorte de belisquetes: presunto cru, bolinhos de bacalhau, rissóis, camarões empanados, queijos, quiches, croissants recheados, bolos e tortas. Eu adorei a melancia recortada no estilo “abóbora de halloween” que decorava o centro da mesa.
Minha avó Carmen e eu
Quanta comida! E isso era só o café da manhã!
Esse presunto cru estava delicioso!
Eu adorei a melancia recortada no estilo “abóbora de halloween” que decorava o centro da mesa.
Essa é a fofíssima Sara, filha do meu primo Pedro com a Linda e sobrinha da noiva.
A igreja não teve nenhuma decoração especial para o casamento, como estamos acostumados a ver no Brasil. Nem a faixa anunciando a inauguração da estátua de São Paulo, que aconteceu no dia seguinte, foi retirada.
Depois das várias fotos tiradas na igreja com os familiares, todos os convidados seguiram para a Quinta dos Compadres, onde aconteceu a festa.
Chegando lá, Mariline e Ismael foram recepcionados com taças de espumante.
Os noivos felizes!!!
Logo que o salão exterior foi aberto, um grupo folclórico começou a tocar, animando os convidados.
E a comilança continuou… mais presunto cru, feijoada portuguesa, morcela, chouriço, salgadinhos, queijos e pães foram colocados à disposição dos convidados. Isso sem falar nos vinhos, espumantes, cerveja, whiskey e outras bebidas.
Vovó e seu pratinho.
Eu fiquei só nos salgadinhos… e no vinho tinto, é claro!
Mais ou menos meia hora depois da abertura da festa, apareceu um garçom carregando uma bicicleta onde havia uma cesta cheia de camarões graúdos, uma verdadeira festa para os olhos!
Hummmm, dá água na boca só de lembrar!
Depois os noivos começaram a dançar ao som do grupo folclórico… Achei que a música parecia um pouco com o nosso forró. Dêem uma olhada no vídeo e vejam se concordam comigo!
Na foto, eu e minha avó matando as saudades de Pedro e Linda.
Nós com a noiva e sua mãe.
Eu tinha pensado que a festa se resumiria aos comes e bebes que estavam sendo oferecidos, mas quando percebi a existência desse painel contendo pequenos papéis que exibiam listas com os nomes dos convidados, descobri que a farra gastronômica continuaria em um salão fechado, com grandes mesas redondas decoradas para a festa.
Eu e minha avó estávamos na lista entitulada “Respeito” e tivemos o prazer de compartilhar a mesa com um casal muito simpático, suas duas filhas Carolina e Liliana e o namorado da filha mais velha, Thierry.
Depois que entramos no salão principal e antes que os pratos começassem a ser servidos, alguém comandou uma brincadeira interessante, onde os casais presentes na festa eram convocados a trocar um beijo apaixonado enquanto os outros convidados batiam com os talheres nos pratos e soltavam gritinhos animados!
Na foto, o beijo cinematográfico de Thierry e Liliana.
A nossa mesa completa.
O primeiro prato foi uma sopinha de batata e cenoura.
Logo depois da sopa, foi servido um prato com vitela e carne de porco, acompanhado de batatinhas.
E mais tarde, esse risoto com camarões graúdos que estava perfeitamente temperado e delicioso! Eu já estava na mesa há mais de uma hora e, ao invés de esperar pelo próximo prato (leitão), decidi ir para a parte externa onde percebi que algumas pessoas dançavam.
Os noivos abriram a pista de dança e tocou muita música folclórica, além de alguns clássicos da Daniela Mercury, lambada, Ava Naguila e até o hino do Flamengo!!!!
Eu dancei muito ao som de tudo isso! Normalmente as pessoas dançavam em pares e eu dancei com vários primos e amigos do noivo. Um deles me rodopiava muito!!!! Ainda bem que não tomei muito vinho!
Quando começou a escurecer (lá pras 9 horas da noite), foram servidas frutas, queijos, frios, nozes, mousses, tortas e bolos. Eu já não aguentava comer mais nada! E ainda soube que o último prato do dia seria um caldo-verde, mas isso só aconteceria à meia-noite. Fomos embora às 23 hs, logo após o bolo da noiva e os fogos de artifício (veja no vídeo abaixo), mas sei que a festa rolou até às duas da manhã!
E vocês pensam que a festa acabou assim? Que nada, no dia seguinte, houve o “enterro dos ossos” e uma mesa retangular enorme foi armada no quintal da casa dos pais da noiva para o almoço. Novamente a farra gastronômica começou com sopa e salada, seguidas de um leitão assado na brasa, acompanhado de uma mistura de feijão marrom com arroz. Para beber, muito vinho branco e tinto!
Meu prato com parte das sobremesas que foram servidas: queijo da Serra da Estrela, torta de maçã e rocambole de cenoura. Ah, lá come-se queijo junto com a sobremesa. Geralmente há um prato com vários tipos de queijos.
Depois de terminada a refeição, um dos amigos da noiva tocou algumas músicas animadas no violão.
E pra terminar, os amigos presentes foram convidados a provar a “sangria no balde” usando canudos super longos! E tinha até frutinhas!
Depois da sangria, resolvemos nos despedir, trocar e-mails e prometemos mandar as fotos que tiramos no dia da festa.
E quando estávamos indo embora…
…os noivos apareceram na janela pra nos dar um último adeus! Espero que sejam muito felizes e que possamos nos encontrar em breve no Brasil, em Portugal ou na Suíça, onde moram.
O concurso MOSTRE O SEU CANTINHO
Como prometido, eu trouxe de Portugal esses dois potinhos de cerâmica pintados à mão que servem como elementos decorativos ou como recipientes pra servir belisquetes. Eles tem aproximadamente 8 cm de diâmetro e acho que vão combinar bem com o cantinho escolhido pelos leitores, que foi o da foto nº 11 da Karlinha Ribeiro!!!!!! Parabéns, Karlinha!!!! Seu cantinho fez muito sucesso!!!! Em segundo lugar, o cantinho super aconchegante da Ana Carolina Peixoto também merece destaque e o quarto de bolsas da Stela Martins, que ficou com o terceiro lugar, é um charme só! Mas gostaria de agradecer novamente a todos os que participaram e dizer que planejamos muitos outros Concursos Criative-se no futuro. Fiquem atentos!!!!
Um grande beijo pra todos os que acompanham o blog e que estão sempre trocando ideias e comentários carinhosos e incentivadores! Vou tentar ler todos os e-mails e comentários que recebi enquanto estive de férias, à medida em que for voltando à rotina… E semana que vem tem mais novidades!
30 comentários:
A sua descrição do casamento foi ótima, me senti como estivesse lá.
Adorei!
beijos
Oi, Kátia!
Que delícia de férias, hein!
Menina, senti uma saudade enorme da minha vovó! Elas são sempre muito carinhosas com a gente.
E que festança foi essa?
Estou impressionada com a quantidade de comida que é servida. E ainda tem enterro dos osso!
Adorei conhecer um pouquinho do casamento português. É muito bom conhecer um pouquinho uma cultura diferente da nossa. Apesar de termos sido colonizados por eles, existem muitas diferenças.
Um dia quem sabe não dou uma chegadinha lá também? Amo viajar e conhecer outros modos de vida e conhecer a Europa ainda está nos meus planos. hehe
AGORA, para tudo...
Que potinhos são esses? LINDOSSSSS!!!
Olha valeu a pena todo o meu esforço e o das minhas amigas blogueiras em busca do prêmio, sabia?
Esses potinhos vão ficar lindinhos na minha estante ou então servidos a mesa. São um charme! AMEI de verdade!!!
Quero deixar aqui também registrado o prazer enorme que tive em disputar com a Ana Carolina Peixoto. Aninha, só consegui ganhar mesmo pois eu pedi voto pra Deus e o mundo (rsrs). Se eu dependesse de quem entrasse no blog pra votar em mim, eu perderia com certeza pois o seu cantinho é o mais fofo de todos. Muito lindo e de muito bom gosto. Por esse motivo, fiz a campanha VOTEM NA KARLINHA. Como tenho amigas maravilhosas, elas começaram a fazer a campanha em seus blogs também. Os meninos aqui do trabalho, perguntavam a toda hora quanto estava a votação e quando eu estava lá em baixo, eles pediam votos por MSN para seus amigos (rsrs). Fora os e-mails que eu passei pra todo mundo da minha lista de E-mail, MSN, Orkut e do blog mesmo. Pessoas que eu não via há tempos.
Bom meninas, estou muito feliz por ter ganhado e ter participado com cantinhos muito especiais mas o mais importante pra mim foi saber que sou querida e possuo amigos que lutaram junto comigo para essa conquista. Esse foi o melhor presente que eu recebi.
ADOREI de coração meu presentinho e com certeza irei participar dos próximos concursos.
E não se esqueçam...
VOTEM NA KARLINHAAAAA!
haha
Beijinhos a todas e uma ótima quarta-feira
Oi, Katia!
Adorei as fotos e o post! Me deu água na boca só de ver os doces! Em Minas também se come todo tipo de doce com queijo! Eu adoro!!
Bjs.
Katia, que festa foi essa! Dias e dias... Eu quero casar de novo, mas com o mesmo marido lógico! rs! Como disse no meu post sobre o meu casamento... Se eu tivesse $$$ casava todo ano! Tenho certeza que a viagem foi maravilhosa e que vc está com as energias renovadas.
Os potes são lindos e os votos da Karlinha mas que merecidos! Parabéns, menina!
Preciso confessar que tb apelei nos primeiros dias: fui de mesa em mesa no trabalho, orkut, facebook, meu blog... Mas não tenho o blog há muito tempo e o meu universo de amigas blogueiras ainda é pequeno. :-(
Depois fiquei envolvida com reuniões e reuniões... Eu já estou até acostumada em ficar em 2º. rs! Adoro participar dos concursos e já disse e repito: Tem que ter alguma lembrancinha para o 2º e 3º lugar! rs!
Karlinha, quando li o seu texto fiquei imaginando a adega. Preciso adquirir uma urgentemente. Adorei o cantinho da Aline... O que é aquela guitarra na parede. Adorei o cantinho da Carolina...que quartinho novo mais querido! Nossa e a idéia da Stella do quarto de bolsas... Cada cantinho tem o seu toque especial e ficaria aqui escrevendo enternamente!
Adorei participar da promoção e continuem tornando os nossos dias divertidos.
beijos,
Carol
PS: Karlinha, não consigo entrar no seu blog. Eu queria deixar uma menssagem para vc... Bom, espero que vc veja esse comentário... depois quero ver os potes decorando a sua casa, viu?
Menina,
AMEI toda a descrição do casamento ... nossa .... me senti como se estivesse participando de tudo !!!! Adorei cada detalhe !!!!!!!!
Parabéns pelo post !!!!!!
Em relação a promoção ... bem .... eu confesso que dei a maior força para a Karlinha participar e praticamente obriguei ela a mandar a foto !!!! Fizemos uma propaganda imensa e estou muito feliz por ela ter ganho !!! Sinto como se o presente fosse meu também ! Uma pena eu não ter conseguido participar.
Parabéns para as outras meninas !!! Seus cantinhos são LINDOS !!!!!!! E vocês tem muito bom gosto !!!
Beijinhos enormes !!!!!!!!
Olá Bonfadini
Que farra foi esse casório, deve ter sido uma delícia. E fala sério essa comilança, é para deixar todos os convidados mais que satisfeitos, né?!
Seja muito bem-vinda novamente.
Um beijo.
Kátia, que saudades, que bom que está de volta!
Agora, igual a esse casamento eu não tinha visto, adorei os costumes, a comidaria (eles comem o dia inteiro), as pessoas alegres, preocupadas apenas em se divertir, isso sim é comemoração, e como dançam, adoram música - é um forró lusitano.
Alegria em toda parte, partipação de todos, uma grande família, com os amigos e tudo mais. Nossa que maravilha poder ver e realmente vivenciar através do seu post. A viagem por essa região foi uma delíca hein?!
Bom retorno, bjs
Kátia,
Minha família também é de Viseu e eu, ao ler seu post, me senti em casa! Já fui a vários casamentos lá e todos são assim. Comemos o dia inteirinho... mas é muito bom! Bem difrente do nosso costume!
Obrigada por trazer essa lembrança tão boa! Se Deus quiser, ano que vem estarei lá em Viseu :)
Beijos
Marta
Bonfa, depois de ler o post fiquei de barriga cheia!! Que festança!!! Adorei as fotos, as descrições...mas aposto que vc agora precisa de umas férias das férias rsrsrsrs!
Que bom que está de volta! Temos que nos ver logo, tô com saudades!!
beijocas!!!!
Kátia que casamento diferente, haja comida, e quanta comida.
A música achei uma mistura de forró como você disse e de vanerão sabe aquela música típica dos pampas.
E é festa que não acaba mais não é mesmo, e ainda no dia sguinte mais festa, eita nisso nos brasileiros puxamos aos nossos colonizadores, muita fartura e muita festa.
A única coisa que estragou a festa foi tocar o hino do Flamengo, ninguém merece. kkkkk antes fosse do São Paulo seria bem melhor.
Gostei do post afinal aprendemos mais um pouco de outras culturas.
Espero você lá no Percepções, agora que voltou de viagem.
Bj!
Katia adorei conhecer a festansa que acontece lá em Portugal meu Deus que povo pra comer hein ma me pareceu bem divertido voce estava linda amei seu vestido.
Bjksss
Fiquei surpreso com a duração da festa — não imaginava que pudesse se estender tanto... Realmente, todos (noivos e convidados) precisam ter pique. E, pelo visto, todos o tinham nesse casamento, pois a animação me pareceu geral. Ótima a narrativa do casório e as imagens ilustrativas! Aquela foto da sangria no balde está engraçadíssima!
Beijo.
Kátia, adorei conhecer os detalhes desta festa portuguesa, com certeza! O mais gostoso é o clima familiar, de festa em casa,entre amigos. E quanta comida, menina! Muito bom! Beijos e seja bem-vinda de volta.
Katia, que festa animada!! Começou cedo e durou mais de 24h de festança!
Adorei as fotos e o relato. Incrível!
E viva os Noivos!
Beijocas e seja bem vinda novamente.
Oi Katiaa! Que festa hein! fiquei cheia só de ver as fotos! auhauauha e tudo parecia muito delicioso! uma grande festa! Ahh e os presentinho são lindoss! Beijinhoss
Amiga! Que bom que você voltou!!! Saudades!!!
Um casamento e muitas festas, que maravilha.
As fotos estão lindas e você radiante.
Bjokas florzita.
Nossa,muita comida né? Do café da manhã à ceia...jesus!!!
hehehe
parece ter sido muito animado...
bjokas,NA
Será que todos os casamento lá duram tantos dias de festa assim?Nossa,quanta comida e dança.Achei super diferente a igreja sem ornamentação!!!
Tenho uma tia paterna que mora lá,quem sabe um dia irei conhecer o país natural do meu avô paterno,
Bj
Oi, Kátia. Tb sou descendente de portugueses, e com a sua descrição de da festa comecei a entender pq a família da minha mãe valoriza tanto a fartura, e o costume de fazer o "enterro dos ossos". Festa sem muita comida lá em casa é bem raro. Mamãe é super exagerada. Mas o q achei mais interessante e criativo foi o painel com os papeizinhos com qualidades entituladas para separar as mesa, legal mesmo. Ah! Tb estava com saudades, menia! Muito bom tê-la de volta, revigorada, cheia de boas recordações, e certamente mais inspirada do que nunca.
Viu que tenho me aprimorado nos convites infantis? :) Só continuo com dificuldades de encontrar um bom custo na confecção deles... Beijão, Fabi.
Katia, amiga querida com quem tenho estado desde segunda-feira, quando do retorno ao trabalho, mas a quem não tive oportunidade de relatar o quanto sua presença faz falta e sua ausência me custa...
Ainda vou matar as saudades, mas até lá, se quiser matar a fome, é só pensar nessa verdadeira orgia alquímica e gastronômica que foi o casamento de Mariline e Ismael.
Relato delicioso, com todos aqueles detalhes que enriquecem a história e seduzem o leitor. Só faltou te ver dançando com os primos e com os amigos do noivo.
As fotos estão ótimas,você absolutamente iluminada, Carmota super alegre...mas os destaques do post - além do prêmio para a Karlinha - são dois: um, o incrível bom gosto de quem incluiu o hino do Flamengo na playlist da festa; e o segundo, é claro, o balde de plástico repleto de sangria, misturada com um pedaço de pau, e você e Mariline com aqueles super canudos. Absolutamente divertido!!!
Beijosss mil e que bom que você está de volta.
Katia, adorei seu relato sobre o casamento! Foi muito interessante "participar" de um casamento em Portugal. Sim, assim que me senti ao ler seu post... E aquela sangria no balde?! Que coisa engraçada, hein!?
bjs!
Oi Kátia, bem, contigo eu ainda não "falei", pois quando cheguei à este blog (que visito diariamente) você já estava viajando!
Adorei as fotos, o seu vestido do primeiro dia também é lindo, ficou super bem em você!
Quanta comida, festa e diversão, é muito bom ver fotos de uma festa tão animada!
Quanto ao cantinho, eu adorei o cantinho vencedor, mas o que mais me chamou atenção foi o da varanda com a rede e os quadrinhos de espelhos, talvez pelo fato de eu desejar muito um canto de relaxamento pra mim!
Bem, nos "vemos" quarta-feira que vem, né?
Sinta-se à vontade em conhecer meu espaço!
Um beijo!!
Estiveste em Portugal?! Viseu é um belo sítio, Casamento muito bem detalhado visualmente.
A Super Bock para além do sabor também traz algo maravilhoso que é um festival de verao anual. Vulgarmente conhecido como "Super Bock, Super Rock" e que tem deliciado Lisboa e Porto nos últimos anos. ;)
Olá!
Ah, que legal! Adorei, foi como se estivesse lá; que festa linda!
Mas, depois de ver tudo isso, me deu uma fome! :D
Bjos!
Oi, Kátia!
Que delícia a leitura do texto! É que eu vou embalada na tua narrativa e viajo... ehehehe...
Sua avó é uma senhora muito elegante, viu? :D
Ai que gostoso aquele som típico! Concordo contigo. Parece forró. Eu que sou chegada num “arrasta pé”, iria me acabar...kkkk...
Menina! Quanta comilança! A festa de casamento deles é bem diferente da nossa. Obrigada por compartilhar tanta informação bacana sobre os costumes portugueses. :)
...
Estou no teu time: sala de estar = sala de tv. ;)
Se não tem jeito, “ajeitado está”, né não? ;)
;*
Katinha, o relato da sua experiência em Portugal foi muito legal!! Cada detalhe, me instigava a saber o que vinha a seguir. O casamento foi algo completamente inusitado. Na verdade, eu fiquei impressionado com toda a festa. A incrível fartura de comida, começando na garagem da casa, depois evoluindo para o salão é algo bonito de se ver. Todos aquelas iguarias são de dar água na boca: o camarão, a vitela, só faltou a foto do leitãozinho!! O bom dos portugueses é que eles sabem comemorar, tanto que o fazem por mais de um dia. Acho que seria uma idéia legal para instituirmos aqui. Afinal, já gastamos bastante para fazer um casamento, porque não então, passarmos mais dias comemorando!! Gostei!!! bjs!!
Oi, Kátia
A festa deve ter sido mesmo inesquecível!
Divertida, animada e farta!
QUero aproveitar a parabenizar a Karlinha, vencedora do concurso Mostre o seu Cantinho, todas as participantes e agradecer os votos recebidos.
O prêmio é uma graça!
Adorei participar!
Beijos,
Stela
Katia, definitivamente eu não conseguiria casar em Portugal a não ser pela duração da festa. Meu avós paternos eram portugueses e via na infância essa preocupação com fartura nas ceias de natal e outras festas. E assim como meu pai, sou festeira!!!
Mas igreja sem decoração de casamento? Festa sem decoração por onde se passa?? Acho que sou muito brasileira e adoro essas coisas. Detalhista que sou não conseguiria não pensar, pra minha festa de casamento, em cada arranjo, cada lembrancinha pros padrinhos, cada mimo.
Mas adoro ver e conhecer esse choque de culturas. E a colocação que fiz foi só uma maneira divertida de comparar essas diferenças.
Parabéns pela experiência. enriquecedora!!!
Bjks, Beta
PS: Adorei seu vestido, está às ordens?? ;) hahahaha
Ebaaaaaa, que bom que voce voltou!!! Deu saudades dos seus posts :-)))
Parabéns para a sua prima e marido! Que festa legal, e quanta, quanta, mas quanta comida!!! Uau!!! É uma verdadeira quermesse!
Os noivos estao muito bonitos, e você e sua avó estavam elegantérrimas!!!
O que sao batatas ao murro?
E eu quero tooooda a mesa do café da manha para mim: babei com os rissóis, os camaroes empanados, os bolhinhos de bacalhau!!! Tô babando por aqui :-)
Beijos, e bom final de semana!
Angie
Oi Kátia, apresar dos rituais serem parecidos, adoro conhecer os costumes dos casamentos em outros lugares do mundo. Uma festa com 3 etapas é o máximo hein rssss adorei! Bjs
Postar um comentário