terça-feira, 10 de novembro de 2009

Projeto do final de semana passado: contruir um blog pessoal com a minha cara!

Estimulada pelas Criativas, finalmente resolvi sair da inércia e criar meu blog pessoal. Confesso que, a princípio, eu afastava a ideia de ter dois blogs por achar que não daria conta de mantê-los no mesmo ritmo. Adiei a história até o momento em que senti que era importante poder escrever sobre o assunto que desejasse no dia em que eu me sentisse estimulada a isso. Essa foi minha maior motivação.

No Casos e coisas da Bonfa, pretendo continuar falando sobre os mesmos temas que abordo no Criative-se, além de alguns outros assuntos menos explorados por lá. Também quero convidar amigos e pessoas que admiro para escreverem suas próprias postagens e mostrar suas criações em diversas áreas.

propost

Cabeçalho do blog

Quando sentei em frente ao computador e vi a tela branca, não sabia por onde começar. Acho que essa é a pior parte do processo de criação para o designer. É o medo da folha em branco, de começar a partir do nada. Mas quando os primeiros traços vão surgindo e a ideia vai tomando forma, eu particularmente, me sinto envolvida por uma tal empolgação, que posso passar a madrugada criando, sem me dar conta da hora, de que estou com fome ou com sede. Foi o caso desse blog. A partir do momento em que decidi que era hora de fazê-lo, me fechei no meu “home office” sem ar-condicionado, num dia em que os termômetros cariocas chegaram aos 37 graus, e passei o dia inteirinho quebrando a cabeça pra criar um layout que me satisfizesse. Isso depois de ter ido a Copacabana para tomar vacina contra a febre amarela (Ooops, deixei escapar uma dica) e ao mercado a fim de comprar os ingredientes pra um jantar especial em comemoração aos 14 anos de relacionamento com o Marcelo, que aconteceu naquela noite. Ufa, foi um dia bem cheio! Mas, finalmente, cheguei a um resultado que me agradou e comecei a explorar esse bicho esquisito que é o código-fonte do blog. Escolhi o template mais simples e tentei adaptar minhas ideias às limitações da web. Para isso, contei com a grandiosa e indispensável ajuda da Fabi, a quem agradeço no final desse post.

Comecei pelo cabeçalho, onde reuni alguns ícones que representam assuntos pelos quais me interesso: design, decoração, fotografia, ilustração, gastronomia, drinks e etc. E usei minha bonequinha mascote, que já apareceu em vários dos meus posts no Criative-se, para me representar. O nome BONFA é uma contração do meu sobrenome BONFADINI, e muitos amigos me conhecem por esse apelido. CASOS E COISAS representam os assuntos sobre os quais vou escrever no blog novo.

flor1

Padronagem desenhada pelo amigo Wagner Campelo.

Para o fundo da tela, eu queria uma padronagem alegre e divertida, que tivesse a minha cara. Quem melhor do que o Wagner, meu amigo e designer de padronagens, para resolver esse problema? Ele já havia criado algumas padronagens há alguns meses, a meu pedido, e finalmente, apareceu a oportunidade de usar a que mais me agradou. A imagem original era azul, mas troquei para o verde por ser a cor que mais gosto. Lembram do meu post sobre cores complementares? As cores complementares do verde fazem parte de uma gama de tons que vão do vermelho ao cor de rosa. Por este motivo, escolhi o tom rosa escuro para os detalhes como fontes, assinaturas, marcadores etc.

Por cima do fundo, eu criei uma tarja branca fixa, onde serão colocadas as postagens e fotos. Dessa maneira, o fundo não interfere nas imagens e não compromete a legibilidade do texto.

bonfa

Tela do blog

Ao lado do texto do perfil, coloquei uma foto minha tirada no dia do Chá entre amigas e a emoldurei, como se estivesse num porta-retrato. Completei com as florezinhas, que fazem parte da identidade visual do blog.

foto

O próximo passo foi pensar em ícones para serem usados juntos às categorias onde se encaixam meus blogs preferidos, conforme vocês podem ver a seguir.

comida drinks deco retrato

genteboa

Na categoria Gastronomia, linkei blogs e sites cujo tema é gastronomia e culinária. Na categoria Drinks, estão sites onde você encontra receitas para preparar os mais variados drinks e também sobre a bebida que mais gosto, cerveja. Em Decoração e design, você pode encontrar tudo o que tem a ver com esse universo estético, incluindo a arquitetura. Na categoria Fotografia, pretendo listar links de fotógrafos famosos, bem como de gente talentosa que ainda vai dar o que falar. E, por último, mas só por enquanto, na categoria Gente boa, incluí os blogs que mais acompanho e que acho muito bacanas porque tratam de temas bem variados.

Ainda pretendo desenhar os ícones de Viagens, de Vida animal e de Ilustradores que admiro, mas pra isso, preciso de um outro Sábado livre! Flickr Uma das coisas que vi e gostei em alguns blogs, foi esse mosaico com fotos hospedadas no site Flickr. Eu já possuía uma conta lá, mas só tinha colocado algumas fotos de viagem. Aproveitei a oportunidade para enviar fotos de algumas das minhas criações já mostradas no Criative-se e, à medida que minha produção for aumentando, vou incrementando meu álbum!!!!

Bonfa ass

Criei essa assinatura para os meus posts, usando a fonte Wendy Bold. Aliás, adoro essa fonte, que já usei em vários trabalhos. Acho que estou ficando meio repetitiva… mas ela não é fofa?

Essas outras duas assinaturas com o endereço do blog foram criadas para marcação de fotografias que tirei e/ou fotografias que mostram meu trabalho.

rodapé

Por último, criei um rodapé pra página usando as flores salpicadas em diversos tamanhos, junto com a frase Design de Katia Bonfadini.

Agradecimentos especiais a pessoas especiais

Quero dizer aqui que a criação e a confecção desse blog num só dia (Sábado), somente foi possível graças a ajuda preciosíssima da Fabi Carvalhos (Favas). A Fabi, além de ser criativa e talentosa, é inteligentíssima e entende muito de Html, Css, Javascript e outros tantos códigos loucos que fazem nossos blogs funcionarem. Ainda por cima, ela é uma pessoa extremamente generosa. A cada dúvida que eu tinha em relação ao código Html, a Fabi me respondia com um longo e-mail, me enviando a programação correta destacada em vermelho e pinçada do código-fonte da minha nova página. Isso já seria mais do que o suficiente, mas ela também mandava links e explicações sobre o motivo de algo não estar funcionando como eu gostaria. E a Fabi é uma pessoa ocupadíssima, cheia de novos e interessantes projetos rolando por aí, além de ser a mamãe da linda Sophia.

Por tudo isso, Fabi, agradeço sinceramente sua enorme boa vontade e postura cooperativa. Acho que temos isso em comum. Apesar de o mundo de hoje ser ultra competitivo e de haver situações em que precisamos adotar essa postura para sobreviver; como numa entrevista de emprego, por exemplo; continuo fiel aos meus princípios e acho que, entre amigos e pessoas às quais queremos bem, não deve haver competição, só cooperação.

Outra pessoa extremamente talentosa, que passeia pelas áreas de fotografia, design gráfico, web design e ultimamente tem se dedicado exclusivamente ao design de superfícies (surface design), é o Wagner Campelo, do blog Padronagens e Afins, e meu amigo há dez anos. Trabalhamos juntos em um escritório de design por uns 3 anos, mas foi só depois que saímos de lá, que nossa amizade se solidificou. A padronagem do fundo do Casos e Coisas foi feita por ele, além de outros modelos que estou guardando para futuras atualizações do blog. Por isso e muito mais, obrigada Wagner!

Obrigada a todos vocês que estimulam a minha dedicação cada vez maior ao que mais gosto de fazer na vida: criar. Muito obrigada mesmo!!!!!

Espero que tenham gostado da novidade e apareçam pra conhecer o blog! Para comemorar a inauguração do mesmo, estou promovendo o primeiro Concurso da Bonfa!

Que tal ganhar um presentinho vindo direto de uma das cidades mais românticas do mundo??????

OgAAAIhCUgAcWTuPr7YQpqSCy5-CdcyX9mi6FqAdMYdNaMr1VhelNTTbRZ6twAbyhX3xCnYiqDVjYtAyzL415yvil7AAm1T1UFSvCSdsTHx3unZT4KIj2KMvzJU2

Foto tirada por mim em outubro do ano passado, logo depois de um romântico passeio de barco no Rio Sena com o Marcelo. Curiosamente, o passeio terminou exatamente no momento em que as luzes da torre se acenderam, revelando o símbolo da Comunidade Europeia. A galera que estava no barco foi ao delírio! Ouvimos “Ohhhhhh, que lindo” em várias línguas!

Trata-se do seguinte: vocês já sabem que vou viajar no final do ano para algum país africano, não é????? Atenção, guardem seus palpites!!!! Para chegar a esse país, não existem vôos diretos e será necessária uma escala na Europa. No retorno da viagem à África, vamos aproveitar a oportunidade para passar o Reveillon em Paris, pertinho da torre Eiffel bem iluminada. Ruby, que tal se unir a gente?????

Minha proposta é a seguinte: vou trazer uma lembrancinha dessa curta estadia em Paris e presentear um dos seguidores do Casos e coisas da Bonfa.

Pra participar, basta entrar no meu blog novo como seguidor e, automaticamente, sua posição na lista de seguidores gerará um número, começando pelo seguidor mais antigo. Por exemplo, o seguidor número 1 sou eu mesma e o número 2 é a Angie, do blog Joaninha Bacana, uma das primeiras a quem contei a novidade. Esse número será submetido a um sorteio no dia 16 de dezembro. Espero vocês lá e boa sorte!!!!!

Beijos com muito carinho!

Bonfa ass

Escreva pra mim: katiabonfadini@gmail.com

E Pra terminar esse post, fica aqui mais uma dica sobre o país onde vou passar minhas próximas férias…

Dica2a_thumb3

Em público, os beijos entre casais são proibidos. A desobediência a essa lei pode levar o indivíduo à delegacia de polícia. Ou à casa do pai da moça, para explicações, se ela não for casada. Enquanto é proibido o beijo entre casais, para não despertar "imaginações impuras", é comum o beijo entre os homens: três beijinhos na face, às vezes bem molhados...

assinatura

18 comentários:

Ellen disse... [Responder comentário]

Oi já estou aqui...e quero muito ganhar a promoção.

Ah estou preparando o aniversário de 1 ano do meu filho João e muitas coisinhas foram inspiradas nas suas idéias. Depois te mando fotos.

beijinhos

umdiasereieumesma disse... [Responder comentário]

Que bom ter um blog só seu, hein?
Sobre o que você falou da Verônica:
"Foi essa pessoa verdadeiramente amiga, que me incentivou a participar desse grupo de criação, mesmo sabendo que eu nunca tinha pensado em ter um blog, por timidez, insegurança e por achar que ninguém se interessaria pelo que eu tinha pra dizer ou mostrar."
Também tive a "minha Verônica", que me incentivou e ajudou e criar o blog. Não entendo nada de nada sobre computação por isso não consigo fazer o blog com a minha cara. Mas isso não importa.
Assim como a Ellen, eu também quero ganhar o concurso, e também me inspirei em muitas das suas dicas no Criative-se pra enfeitar minha casa pro Natal. Nossa! Isto ficou parecendo um post! Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, meninas! Muito obrigada pelos comentários e pelo carinho!!!!! A Verônica foi realmente uma grande incentivadora e também a criadora do Criative-se, a começar pelo nome. Sejam muito bem-vindas nesse espaço!!!!

Kaira disse... [Responder comentário]

Ai que lindo, Katia!
Amei tudo, você é realmente incrível,tem um bom gosto nato!
E fiquei lisongeada pelo Pimenta estar ali do lado, muito obrigada pela leitura e pelo carinho!
Eu já era seguidora até antes de ler sobre a promoção, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, e que bom! Só assim terei 2 chances de ganhar um mimo seu, pois nos das dicas acho que estou quente tbm, rsrsrs...
Bem querida, boa sorte aqui no teu novo cantinho, no que depender de mim isso aqui já é sucesso, e precisando estamos aí!
Sabe que sou tua fã!
Bjs!!!

Maitê disse... [Responder comentário]

Oi queridona !!!!!!!

Achou que eu fosse perder este blog SENSACIONAL ??????

Claro que não né ????

Parabéns !!!!! Está tudo LINDO como sempre !!!

Beijinhos

Natália disse... [Responder comentário]

Já estou por aqui!!!

Tá uma graça!
bjokas,NA

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Pronto!
Agora sou sua seguidora (oficialmente). :D

Vi o post logo acima sobre as flores que você recebeu. Já recebi flores algumas vezes, mas somente de homens. Nunca recebi de mulher, e acredito que ficaria muuuuuuito feliz com uma delicadeza dessas. :D

Marcia Regina Arão disse... [Responder comentário]

Olá Kátia, eu estou por aqui também. Sou sua admiradora, gosto do jeito que vc escreve, das suas criações, vc me inspira. E, eu já tenho certeza sobre qual o país africano que vc vai, estou amando as dicas!! Quero muito ganhar essa promoção,se eu não ganhar esta, me contentarei com um mimo de Paris, amo a frança!!!!! bjos e uma ótima semana

Anna disse... [Responder comentário]

Já estou te seguindo, seu blog é e vai ser ótimo. Parabéns!!!

Anna disse... [Responder comentário]

Estou tentando assinar, mas acho que não consegui, tem como você saber?

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Katinha, seguidora já tinha me inclu;ida, só faltava assinar o blog, mas vi que vc 'puxou' o feed do criative-se então já estou com tudo certinho! :) Ah! Depois vou te passar o código para vc incluir um link p/ a caixa de comentários antiga, pop-up, para os que usam firefox. Desa maneira, abaixo do post, na mesma página, dá 'bug' no firefox. O pessoal do blogger já está ciente do problema, mas a solução q me deram foi instalar o chrome. Pode? :) Pessoal dedicado... :) Deixei meu comentário lá no criative-se, mas repito aqui, te ajudaria sempre e quanto precisasse, não só por nossa amizade virtual, mas tb por meus valores e moral. Ajudo q quem me pede sem problema algum. Acho que dividindo a gente aprende e ensina, né? E ainda ganha amigos! :) Só ficamos no lucro, né? :) Beijão, Fabi.
Obs: Um super beijão e aprabéns para o Wagner tb. Que trabalho lindo! Cada dia fico mais apaixonada pelo bom gosto e equilíbrio nas formas que ele cria, e nas cores que ele tão bem usa. Beijão!

padronagens disse... [Responder comentário]

Eu bem que desconfiei que toda a concepção e execução do seu blog tinha ocorrido em tempo record... Agora, com seu relato, certifico-me de que isso foi um fato. Mais um ponto pra você, pois criar isso tudo num só fim de semana (e já tão atribulado) não deve ter sido nada simples: o resultado foi excelente!
Parabéns, Bonfinha, pelo seu novo e belo espaço!!! Continue contando comigo para tudo o que julgar necessário, pois tenho o maior prazer em poder contar com sua amizade e também com nossas trocas de conhecimentos e ideias!
Obrigado pelo link pro meu blog, fico muito contente de ter contribuído de algum modo no visual do seu.
Beijo!

Magda Alves disse... [Responder comentário]

Que coisa mais fofa.
Simplismente lindo!
Posso dizer que sou sua fã.
bjs,

Marina disse... [Responder comentário]

Lindíssimo o blog. Estou encantada com o aspecto clean e ao mesmo tempo fofo.
Beijos!

Marta disse... [Responder comentário]

Katia.. que blog lindo! A sua cara.. queria tanto saber colocar o meu com esses detalhes... mas se mexer, acho que estrago tudo!!!
Amei, amei!!! Que bom poder saber que lerei coisas suas com mais frequência!
Beijocas

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Muito, muito sucesso com o novo blog, e have fun! :-) Eu adorei o template, tá poderoso!!! Quando a gente vê algo assim, lindao e pronto, nao faz idéia da quantidade de horas de trabalho que está por trás, né?
Beijocas, Angie

Casa Corpo e Cia. disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!
Eu admiro muito o seu jeito de ser tão alto astral, e este seu novo blog está assim também. Estou te seguindo e quero aproveitar e participar da promoção. Seria ótimo se eu ganhasse! rsrs.

Tenha um lindo dia!

BjOs da Re.

Paula disse... [Responder comentário]

Oi, Katia. Teu blog é tudo de bom!!! Obrigada pelas dicas: sao valiosissímas. Adorei tudo e me motivei ainda mais a criar o meu, com minhas andanças pelo mundo nos últimos 5 anos. Faço artesanato há anos, mas tava parada e sem pique. Ver tuas lindas idéias me fez renascer a inspiraçao. Parabéns e sucesso sempre. Super bj!

Related Posts with Thumbnails