quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O primeiro evento do ano lá em casa: degustação de azeites aromatizados

Bom dia, pessoal! Depois de ler o título desse post, imagino que vocês estejam pensando “Essa criatura mal chegou de viagem e já está pensando em festa???? Que disposição!!!”. É verdade, não posso negar que a partir do momento em que avistei uma filial da loja Oliviers & Co. em Paris, logo tive a ideia de preparar uma degustação de azeites lá em casa. As malas ainda estão espalhadas pela sala, assim como alguns presentes e as poucas compras que fiz no Egito, mas a vontade de reunir a família em torno de uma mesa cheia de belisquetes, pães, azeites e um bom vinho é irresistível e confesso que comecei a pensar em organizar a festinha durante o longo vôo de volta…

Essas foram as comprinhas que fiz em três lojas da rede Oliviers & Co. Confesso que eu pretendia economizar nessa viagem e prometi pra mim mesma que só iria gastar um pouquinho adquirindo mais algumas latinhas da Valérie Nylin pra minha coleção, mas eis que surgiu a oportunidade de degustar os azeites dessa marca que possui uma loja no Rio e duas em São Paulo e que sempre imaginei tão cara que tinha medo de passar pela porta de entrada… Bom, eu não estava enganada nesse aspecto. Os preços já são meio salgados na França, imaginem aqui no Brasil! Por isso, fiz as compras em três etapas, tentando conter meu impulso consumista, mas falhando na empreitada.

Primeiro comprei esse galeteiro que veio com dois vidros de azeite aromatizados com manjericão e limão e um terceiro com azeite balsâmico. Adorei a forma dos vidros e o design do galeteiro e achei que minhas compras acabariam aí…

Mais eis que numa visita à outra loja, avisto numa prateleira distante essas duas latinhas contendo azeite aromatizado com tangerina e pimenta, respectivamente. Eu adoro azeite, ainda mais se for aromatizado com ervas e frutas! A tentação foi grande e eu não resisti…

Numa terceira loja da rede, encontrei esses vidrinhos menores, que custavam 5,80 euros cada um. A senhora que nos atendeu era extremamente simpática e nos ofereceu uma pequena degustação dos azeites aromatizados com manjericão, limão e menta. Adoramos as combinações e resolvemos levar o trio pra casa.

cabeça

É claro que a primeira coisa que fiz ao chegar em casa, foi pensar na produção do encontro e selecionar fotos com os ingredientes usados na aromatização dos azeites. A partir daí, criei essa “Logomarca” para o evento, que apliquei na peça abaixo. Usei a fonte Segoe Script pela primeira vez no título e nos nomes dos aromas. Gosto muito dessas fontes que, apesar do estilo informal e despojado, garantem uma boa legibilidade.

menuazeites
Usei um porta-retrato em acrílico, que meus pais ganharam ao comprar uma foto deles durante a viagem de fim de semana à Buenos Aires, para sustentar o menu com a descrição dos belisquetes que pretendo preparar para o dia da degustação.

E o resultado é esse aí de cima!

placas azeites

Também preparei plaquinhas para identificar cada tipo de azeite e vou aproveitar a ocasião para estrear um dos presentes que ganhei da minha irmã, lembram desse post?


Esses cubos de metal cromado são perfeitos pra sustentar as plaquinhas e, como são neutros, não interferem na identidade visual que criei.

placazeitona

Para completar a produção, desenvolvi outras plaquinhas com os nomes dos belisquetes que vou preparar no dia da degustação, usando a imagem de uma azeitona preta como elemento decorativo.

O resultado impresso é esse aqui.


E pra terminar, na primeira loja que visitei, encontrei essas amêndoas cobertas com chocolate colorido especialmente para ficarem com o aspecto de azeitonas. Achei tão fofo e resolvi que vou colocá-las em alguns potinhos espalhados pela mesa. Essa será a sobremesa!!!

Agora só falta minha família escolher o dia do nosso evento, que ainda está em aberto. Espero que aconteça logo!!!! Estou doida pra experimentar esses azeites por cima de pães bem quentinhos!

Nesse meio tempo, prometo que vou separar algumas fotos da viagem ao Egito e caprichar no texto, pesquisando bastante antes de escrevê-lo. Essa primeira semana de volta à rotina está agitadíssima, mas semana que vem tem post sobre as férias!!!!

Beijos!!!!

bonfa

28 comentários:

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Katinha, ainda bem que vc mesma assume suas loucuras! :)
Mas olha, adoooro acompanhar estas deliciosas loucuras! Porque, não é só disposição que te sobra não, você esbanja criatividade e bom gosto. Parabéns! Tb fiquei com água na boca de imaginar os pãezihos quentinhos com estes azeites maravilhosos! :) Beijão, Fabi.

Nanda disse... [Responder comentário]

Que delícia esse post!
Fico encantada com todas as suas criações e o seu bom gosto é admirável. Parabéns!
Beijos!!!

Kaira disse... [Responder comentário]

Que delícia!!!
Vai ser um sucesso, com toda certeza, como tudo que vc faz!
O mais legal é o carinho que vc dispensa com tudo ... imagina o tempo que vc passa bolando estas delicadezas, pensando no cardápio, criando o visual da festa, só muito carinho mesmo!
Aguardaremos fotos!
Bjs!

Cláudia Ramalho disse... [Responder comentário]

Kátia, vc não para??? Fiquei sem acessar o blog entre o natal e o ano novo, por problemas da Velox/Oi. Achei que vc nem estivesse postando, por causa da viagem. Mas vc é uma máquina!
Que bom que está de volta. Vou linkar seu blog no meu blogroll para aocmpanahr suas novidades, pois estou perdendo muitos posts - já que quase nunca leio pelo reeder.
Feliz ano novo!

Ah, quanto a adoecer na viagem, essas coisas acontecem. Mário certa vez quebrou o pé ao descer do ônibus em Toledo. Não chegamos a ver nada, voltamos para o hotel e ele ficou com o pé imobilizado o resto da viagem.

Eu tive outro problema na mesma viagem. Assim que chegamos em Londres, notei um pêlo encravado na axila que começou a inchar. No final da viagem (22 dias depois) ele estava do tamanho de um limão siciliano. Tinha febre e dores no braço e peito, de tão inflamado. Mas mesmo assim, não deixei de curtir a viagem.

Isso acontece.

Um cheiro e seja bem-vinda de volta.

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse... [Responder comentário]

Menina, que ideia ótima! Os azeites devem ser divinos! Vc, como sempre, não para quieta, né?! rsrsrs Continue assim!!!!!

Abraços!

Nana disse... [Responder comentário]

Katia, vem morar em São Paulo vem??
Menina qual é o seu signo? tu parece ariana, não fica queita nem a pau né.
Bjss e bem vinda (vou te mandar um e-mail)

Aline mamãe do Yuri e Yasmin disse... [Responder comentário]

Olá Kátia ....

Adoro essa sua criatividade e seu bom gosto, você acaba nos dando dicas incriveis. Para você imaginar ate o meu marido gosta, no criativa-se pegou as receitas do almoço que foi feito para o seu pai e de vez em quanto esta la lendo o que acontece.

bem vinda ao lar

KEKA disse... [Responder comentário]

Kátia,

você é incrível!

devia estar ganhando dinheiro com isso!! eventos!

cada detalhe...
adorei, como sempre!!!

beijos

Construindo Laços Boutique de Festas disse... [Responder comentário]

Oi Katia...
Já lhe disse né... Pense bem e veras que o futuro está nas suas mãos...rs
Minha admiração por vc. continua aumenta a cada dia...
Beijos

Rosi disse... [Responder comentário]

Bonfadini

Assino em baixo no que a Nana disse. Bora pra Sampa?
Toda vez que leio esses posts fico com "lombriga" de vontade de ir, de degustar esses belisquestes e bebidas deliciosas.
E 2010 começou com a corda toda, né?! Acho ótimo, adoro novidades, cores, fotos, ê Bonfadini terrível!!
Bj grande

Bird disse... [Responder comentário]

Katia,

Voltou arrasando como sempre!

Menina eu tenho um pé de azeitonas aqui...cada ano da uma mao cheia, so que ainda nao coloquei pra preservar (?)

Adorei os beliquestes e principalmente as azeitonas de chocolate hihi

Seus designs estam barbaros!!!

Beijocas

Anônimo disse... [Responder comentário]

Menina, AMEI!

Posso copiar "as idéias"?
Estava louca para fazer uma reuniãozinho com as amigas para festejar o ínicio do ano novo. Amei tudo. Os petiscos vc mandou fazer ?

Quanto faria para me vender a produção do menu e plaquinhas?

AMEI.

Precisamos nos conhecer...

Michele Bragança
9mdbraganca@uol.com.br)

Milena disse... [Responder comentário]

Ê Katia,quanta coisa bacana num post só.Vidros lindos e imaginação solta pensando nos aramos desses azeites quando abertos...Um sorriso no canto ao ler a sua vontade de reunir parentes e amigos para compartilhar generosamente suas descobertas e compras...(coisa boa!)E o seu impulso de compra,é perfeitamente aceito.Vale a pena!!!Bjs,

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Michele, tudo bem????

Que bom que vc gostou da produção!!!! Eu mesma vou preparar os petiscos, mas já comprei a massa do vol-au-vent pronta e o canapé ainda vou pensar como fazer, mas não vai ser nada trabalhoso. A mini-salada caprese que vou fazer foi inspirada nessa aqui: http://fruitdemapassion.files.wordpress.com/2008/05/dscn8002.jpg

No momento, eu não estou fazendo esse tipo de trabalho free-lancer porque meu expediente de 8:30 às 18hs na editora onde trabalho já consome um bom tempo e energia, mas você deu uma boa ideia, hein? Gostei!!!!! Quem sabe no futuro eu produzo umas plaquinhas pra serem customizadas? Pode deixar que ficaremos em contato e espero te ver mais vezes no blog!

Muito obrigada pela visita, comentário e elogios!

Um feliz 2010!!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Obrigada pelo incentivo, Milena!!!!! Realmente eu adoro dividir minhas descobertas com os amigos e família... é como a questão de viajar sozinha: acho um barato quem tem disposição e jogo de cintura para fazê-lo, mas acho tão melhor compartilhar com alguém querido a visão de um lugar bonito, o sabor de um prato bem-feito, as curiosidades e surpresas que encontramos pelo caminho etc.

Beijos e uma ótima quarta-feira!

Katia

Wagner disse... [Responder comentário]

Cada vez mais caprichadas as "produções", Bonfa!
Adorei a ideia das imagens, sobretudo no fundo bege. Esses azeites aromatizados devem ser maravilhosos! Espero que vocês se divirtam e que a degustação seja um sucesso! Geniais as amêndoas imitando azeitonas: a somebresa perfeita para o evento!

Beijo!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia realmente mal chegou e já está toda toda preparando festinhas, mas parece que qdo compramos algo novo queremos logo estreiar e gostei muito das peças, vi que o cardápio esta bem interessante e degustação de azeite, achei bastante criativo.
Vc é Demais, fala sério, cria cada coisa e inventa cada coisa mais legal que a outra, vou repetir novamente, SOU SUA FÃ!!!!!!!!!!!
BJOCAS!

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Interessante!! Nunca pensaria em fazer uma degustação de azeites! Acho que até por conta da nossa limitação de produtos nessa área, não imagina que daria pra fazer algo do gênero. Mas, diante de produtos como esses, com certeza eu me animaria!! Vou querer saber depois como foi essa experiência!! Acho que vai ser super-inovadora!!!
bjs!

Elaine disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
pra variar amei a sua idéia de fazer este brunch para degustar os azeites... fiquei com água na boca de ver os belisquetes q vc preparou!
fiquei louca pelos marcadores de lugar em forma de cubo, é como vc disse no outro post (2009), é muito dificil achar aqui no Brasil, marcadores q são simples e bonitos, to procurando faz tempo, mas nao acho... onde a sua irmã comprou? nos EUA? vc sabe de alguma loja q venda marcadores iguais ou similares à este no Brasil? queria muito comprar estes marcadores...
bjoes,
Elaine

Nancy Rafaela disse... [Responder comentário]

Oi Katia, o q aconteceu q sumiu do Criative-se, vc não faz mais parte dele? Sinto falta dos seus posts, agora q me lembrei q tem um blog seu, vou seguir...Bjos, me responda,ta?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Nancy, tudo bem???? Que ótimo que você será minha seguidora, obrigada pelo carinho!!!! Saí do Criative-se por motivos pessoais, mas continuo lendo e comentando nos posts das minha amigas!!!! Agora tenho esse meu cantinho e adorei a sua visita!!!! Espero que volte mais vezes e seja sempre bem-vinda!!!! Beijão!

ANNA PAOLA disse... [Responder comentário]

Kátia realmente suas produções são um espetáculo , estous eguindo seu blog e agora seus super posts.
Parabaéns
ANNA PAOLA
Restaurant Os Esquilos

Anônimo disse... [Responder comentário]

Kátia, tô boba com tanta criatividade.
Menina mas vc é chic imais da conta.
Nossa um dia eu chego lá.
Vc teria que ser professora, tô impressionada. Claro que meu bolso não permiti ainda eu fazer essas festinhas, mas que é show isso sem dúvida. Vc esta de parabéns, nunca vi um blog como esse seu. Chi de viver. Sua Fã Paula Mancuso

Arteira!!!! disse... [Responder comentário]

Bonfa ...para tudooooo ...seu blog é simplismente vicianteeeee...não tem uma semana se quer que eu não passe por aqui pra dar uma olhada...

muito criatividade e capricho pra uma pessoa só....

queria te perguntar qual a MARCA DA SUA IMPRESSORA??? ELA É MUITO BOA....PODE DIVIDIR ISSO COMIGO??

BJKAS

ceemus disse... [Responder comentário]

Kátia

Adorei seu blog! Meus parabéns!!!

Devo dizer que você renovou em mim a vontade de voltar a produzir minhas festas, as quais fazia para meu filho e marido ou qualquer membro da família... menos para mim.
Este ano, vou convidar alguns amigos queridos e fazer uma reunião para comemorar meu aniversário de 43 anos!
Inspirei-me em sua criatividade e carinho com que reune os seus.

Muito obrigada por isto!!
Abraços fraternos e que 2011 possa lhe trazer ainda mais realizações!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Katia
Sou carioca e moro em Curitiba desde 1991.
Também adoro inventar moda e me preocupo com os detalhes na hora de receber meus convidados .
Dá um trabalho danado mas depois a gente fica com uma sensação incrível de dever cumprido .
Uma amiga daqui me indicou o seu blog na semana passada e, resultado:viciei!!!!

Não deixo de passar todos os dias para dar uma espiada no que vc aprontou .

Sua simplicidade na narrativa e descrição dos detalhes e seu entusiasmo em mostrar cada detalhe a ponto de nos transportar para os seus eventos gastronômicos é fantástica.
Parabéns pelo capricho,pelo carinho com que registra o que faz,pela clareza e sobretudo por dividir conosco as suas criações .
PS:Esse brunch dos azeites será plagiado viu?um rande abraço
Fernanda

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Fê! Obrigadíssima pelo comentário e elogios!!!! Fiquei muito feliz ao ler sua impressão sobre a maneira como escrevo e espero continuar a corresponder às expectativas! Realmente essas reuniõezinhas me dão o maior prazer e adoro pensar em todos os detalhes! O tempo tem ficado curtinho, mas tento me dedicar ao máximo e sempre surpreender os convidados de alguma maneira!


P.S.: Curitiba é uma delícia, né? Estive aí no Carnaval e amei a cidade! Bjs!!!!

claire gontier disse... [Responder comentário]

Prezada Bonfa
Eu não lhe conheço e procurando onde comprar produtos Oliviers & Co aqui em Curitiba achei este seu Blog que achei maravilhoso. Sou francesa e adoro todos os produtos do Olivier e estou sempre inventando novidades também. Já existe algum aqui em Curitiba que venda os produtos? O Que tenho no momento comprei no Rio. Abraços Claire

Related Posts with Thumbnails