segunda-feira, 24 de maio de 2010

Český Krumlov: uma pequena jóia no interior da República Tcheca

 
Bom dia, pessoal! O post de hoje é sobre uma das cidades que mais gostei de conhecer durante minha última viagem de férias em abril. Trata-se de CESKY KRUMLOV, uma pequena cidade medieval situada no interior da República Tcheca. O lugar parece ter parado no tempo e suas ruelas estreitas e sinuosas revelaram cantinhos charmosos e inesquecíveis.

Foi o único lugar por onde passei em que não cruzei com brasileiros e isso é raríssimo! A cidade ainda é um destino bastante desconhecido por aqui, mas nos dois dias que ficamos por lá, vimos muitas excursões provenientes de Praga, a capital do país, onde grupos de turistas do mundo inteiro passavam o dia em Cesky Krumlov, retornando ao cair da noite.

Pegamos um ônibus para Cesky Krumlov pela manhã. Eu já tinha comprado antecipadamente via Internet o bilhete de ônibus da STUDENT AGENCY, que é mais rápido do que ir de trem e, melhor ainda, deixa você mais próximo do centro histórico.

No dia em que chegamos à pequena cidade estávamos no meio da viagem e até mesmo pra descansar da correria de conhecer cidades grandes e cheias de atrativos em dois ou três dias, reservamos dois dias no KRUMLOV HOUSE, um albergue muito simpático e pitoresco, cuja porta de entrada nada convencional vocês podem ver na foto abaixo.


No site do albergue, havia a indicação de procurar por uma porta com escultura de dragão. Foi o que fizemos e facilmente encontramos nossa hospedagem na cidade. O albergue oferece quartos coletivos e quartos de casal com e sem banheiro. Há também a opção de um cômodo que inclui uma pequena cozinha.


Logo depois de deixarmos nossa bagagem no albergue, saímos para fazer o reconhecimento do local e nossa primeira parada foi o CASTELO DE KRUMLOV, que foi construído no cimo de uma falésia sobre os meandros do leito do rio Vlatava, em meados do século XIII, por um nobre ligado à família aristocrática tcheca dos Vítkovec.


O castelo é um complexo gigantesco e, logo na entrada, avistamos o fosso onde dormia um ursinho fofo, que provavelmente estava tirando uma soneca pós-almoço. Vocês conseguem vê-lo na foto acima?

Pra quem não conseguiu avistá-lo na primeira foto, eis o ursinho em close. Desse jeito ele parece tão inofensivo…


Depois fomos conhecer os pátios abertos do palácio. Chegamos um pouco tarde e achamos melhor fazer a visita guiada da parte interna no dia seguinte, que recomendo muitíssimo! Infelizmente não era permitido fotografar os salões internos, mas fiquei completamente encantada com o salão de baile repleto de pinturas nas paredes realizadas pelo artista Josef Lederer. As ilustrações em estilo rococó representam aristocratas se divertindo durante um baile de máscaras e várias figuras engraçadas e estilizadas saltam aos olhos. O artista também lançou mão da técnica Trompe d´oeil para dar a ilusão de perspectiva e profundidade a superfícies planas. Vocês podem ver algumas fotos do salão nesse link.


A pintura da fachada faz com que a gente acredite que ela é formada por vários tijolinhos, mas é somente uma ilusão de ótica.


Os jardins que ficam na parte de trás do castelo são bonitos e tranquilos.

Decidimos subir na torre do castelo, de onde se tem uma vista perfeita da cidade toda, que mais parece um brinquedo, de tão perfeitinha! Na foto acima, vocês podem ver o pátio principal do catelo.


A cidade não é apaixonante, gente?  Eu fiquei completamente embasbacada com esse visual bucólico! Não sei se isso é comum, mas acho que por morar em uma grande metrópole como o Rio, eu sempre me encanto com lugares calmos e tranquilos que me transmitem uma imensa sensação de paz. Às vezes, acho que nasci no lugar errado e que, no futuro, vou preferir morar em uma cidade pequena.

Vejam os detalhes das casinhas coloridas com pequenas janelinhas no sótão…


…num lindo dia de sol, que refletia seus raios no rio Vlatava, deixado a cidade ainda mais bonita e vistosa!

O castelo pode ser avistado de várias partes da cidade porque é imenso!


Mais castelo…


Os arcos da foto acima também fazem parte do complexo do castelo e foram eles que me chamaram a atenção quando revi recentemente o filme de terror “O ALBERGUE”, rodado na cidade. No filme, a cidade fictícia fica na Eslováquia, mas o cenário utilizado nas filmagens foi a linda Cesky Krumlov. Antes que vocês me perguntem, eu não gostei do filme, apesar de adorar esse gênero suspense/terror. Meu preferido de todos os tempos é “O ILUMINADO”, claro!!!! Um clássico maravilhoso! Bom, voltando ao assunto…

Depois de passear pela parte externa do castelo, decidimos explorar a cidade sem mapa nem guia nem nada. Não havia necessidade. O lugar é pequeno e não havia perigo de nos perdermos. Reparem como os bares com mesas coletivas na beira do rio são aconchegantes!!!!


Eu simplesmente adoro essas ruelas sinuosas cheias de lojinhas de artesanato e restaurantes cujas fachadas foram construídas há vários séculos. Já mencionei aqui que cursei a faculdade de Letras na UERJ e era fascinada por literatura medieval? Deve ser por isso que me interesso por tudo o que lembre esse período, apesar de toda a crueldade, fanatismo religioso e condições de vida precárias existentes na época.

A foto acima é uma das minhas preferidas. Amei esse cantinho! A fachada com cor de tijolo abriga um museu de cera considerado “tosco” por alguns guias de viagem. As fotos exibidas na entrada parecem confirmar essa opinião. Como já estive em alguns museus da rede MADAME TUSSAUDS, resolvi não arriscar e me contentei só em observar fachada mesmo.

Em Cesky Krumlov, você encontra bares, restaurantes e lojinhas fofas por toda a parte. Quando viajo, adoro registrar detalhes interessantes e curiosos, como vocês podem notar nas fotos seguintes.


A cidade tem muitas lojas de artesanato que vendem marionetes e outros brinquedos feitos de madeira. Como adoro ilustração, me apaixonei por essas placas que ficavam na entrada dos estabelecimentos.

Que tal essa loja de material para pintura com vários tubos de tinta em forma de dedos grudados na porta? Criativo, né?


Adorei o trabalho em ferro nas grades dessas três janelas.

Vejam que maneira original de apresentar o cardápio de um restaurante!

Que delícia deve ser ter um tobogã no quintal de casa para tomar um refrescante banho de rio no verão!!!!

Quando começou a escurecer lá pelas 8 horas da noite, os turistas que chegaram para a excursão de um dia já haviam voltado e a cidade ficou praticamente vazia e silenciosa.

Depois de jantarmos em um restaurante temático medieval, resolvemos sair para dar uma caminhada e sentir o clima da cidade à noite.

O castelo todo iluminado era refletido no rio e isso conferia uma atmosfera mágica à paisagem noturna da cidade.


Na foto acima, vocês podem ver a torre principal do castelo à noite.

De um outro ponto de observação, pudemos ver as ruas vazias e o complexo do castelo todo iluminado.

Aventuras gastronômicas


Em Cesky Krumlov come-se muito bem por um ótimo preço. Seguimos todas as dicas que recebemos da simpática recepcionista do albergue e conhecemos restaurantes onde a comida era farta, bem temperada e tinha preços honestíssimos.

Nossa primeira aventura gastronômica aconteceu em um restaurante temático medieval chamado KRČMA V ŠATLAVSKÉ ULICI.

O lugar era bem grande e podíamos escolher entre vários ambientes. Gostamos desse espaço que lembrava uma gruta.

As velas garantiram a atmosfera romântica e misteriosa e no cardápio havia muitas opções de carne de caça. Pedimos duas canecas da cerveja Budweiser, ou Budvar, como a “BUD” é conhecida na República Tcheca.


Pedi um menu fechado e, de entrada, tomei uma sopa de cebola com queijo derretido que vinha dentro de um pão enorme. Estava deliciosa e bem quentinha!

O prato principal do Marcelo reunia carne de porco, peru, frango e cordeiro…


… enquanto no meu só havia carne de porco, uma pequena salada e dois suculentos bolinhos feitos de batata com bacon.


Mais tarde nesse mesmo dia, depois de passear pela cidade à noite, resolvemos tomar uma “saideira” em outro bar temático que lembrava um calabouço e incluía esqueletos e instrumentos de tortura em sua decoração. Era o HOROR BAR.

Bizarro…

No almoço do dia seguinte, decidimos provar uma especialidade local: queijo frito. Para acompanhar, duas canecas de Budvar: uma escura pra mim e outra clara pro Marcelo. O restaurante Na Ostrově possuía esse deck de madeira onde nos sentamos e pudemos apreciar a vista do rio e o barulhinho de suas águas correndo logo abaixo de nossos assentos. Uma delícia de lugar!


O espetinho de queijo empanado e frito veio acompanhado de uma pequena salada e era composto por três tipos de queijo, como vocês podem conferir na foto abaixo.

Conseguimos reconhecer o brie e o provolone, mas o terceiro tipo era um mistério. De qualquer maneira, o prato estava bem gostoso e recomendo essa comida típica a todos os que visitarem a cidade. Geralmente está na parte do cardápio onde encontram-se as opções vegetarianas. Aliás, a cidade é cheia de opções de restaurantes para quem não come carne.

Outra especialidade local é o TRDELNIK, que o Marcelo adorou. Trata-se de uma espécie de massa folhada envolta em açúcar, canela e lascas de amêndoas que pode ser recheada ou não. É um doce típico da Eslováquia e também muito comum na República Tcheca. Experimentei um TRDELNIK com recheio de Nutella maravilhoso!

No restaurante pertencente ao hotel NA LOUZI, repetimos a experiência do queijo frito, mas dessa vez, escolhemos outros tipos.


Eu não quis arriscar e pedi o queijo Roquefort empanado e frito acompanhado de uma salada muito bem temperada. Delicioso, crocante e quentinho! O melhor de tudo foi o preço em Coroas Tchecas equivalente a 8 reais!!!! Nem o queijo puro num supermercado barato no Rio custa isso!

O Marcelo foi mais aventureiro e pediu um queijo de nome impronunciável. Ele gostou, mas eu achei meio esquisito. Na foto acima, vocês podem ver a diferença de consistência e textura entre os dois tipos de queijo.

Para acompanhar os pratos, pedimos a cerveja local Eggenberg, que é maravilhosa e começou a ser produzida na cidade em 1560. Um canecão desses custou o equivalente a 2,50 reais.


Na nossa última noite em Cesky Krumlov, jantamos em um restaurante bastante recomendado, o II dwau Maryí, também especilaizado em comida medieval. O estabelecimento funciona numa casa construída em 1553.

O Marcelo pediu um prato de carne de caça onde vinha de tudo: coelho, faisão, porco, cordeiro e algum outro bicho. Para acompanhar, bolinho de batata e salada.

Optei pela truta e quase me arrependi quando o prato chegou à mesa porque a aparência do peixe não era exatamente o que eu esperava. Mas depois da primeira garfada, fiquei maravilhada com o tempero que levava sal grosso e uma infinidade de ervas que pareciam muito frescas. Amei esse prato e essa cidade linda, que parece ter saído de um conto de fadas!!!!!

Se algum de vocês estiver pensando em conhecer Praga, não deixe de dar um pulinho em Cesky Krumlov, nem que seja somente para passar o dia. Pra mim, a experiência foi maravilhosa!!!!

Beijos e votos de uma semana especial!!!!!

Bonfa ass

64 comentários:

Amanda disse... [Responder comentário]

Katia, fiquei apaixonada por essa cidade! Que fotos lindas vc tirou! Realmente parece ser de um conto de fadas! E claro, fiquei babando nos pratos tbm. Um beijão

Marina Mott disse... [Responder comentário]

Que lugar de sonho! Parece obrigatório conhecer...Adorei, as fotos estão lindas e aquele urso parece mesmo bonzinho... Bjs e boa semana!!

Leticia disse... [Responder comentário]

Kátia
Realmente uma graça de cidade! De arquitetura tão linda!!!! Parece miniatura de tão linda!
Beijos
lelê

Jussara disse... [Responder comentário]

OI KATIA,NUNCA IMAGINEI QUE A REPUBLICA TCHECA TIVESSE LUGARES TÃO CATIVANTES,UM SONHO NÉ !!

TENHA UMA LINDA SEMANA.
ABRAÇOS.
JUSSARA.

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Katia,
Que cidadezinha gostosa. Uma delícia andar pelas ruelas de uma pequena cidade como essa. Seu relato está incrível e as fotos maravilhosas.
Amei!
Bj
Claudia

Milena disse... [Responder comentário]

A cidade é de conto de fadas mesmo!!!E as casas parecem do jogo que toda criança teve ou tem,acho que o nome é pequeno arquiteto,sei lá,algo do tipo.Onde há peças com o telhado bem parecido e se encaixam,como nessa cidade.
Bj,

Patricia disse... [Responder comentário]

Nossa, a cidade é mesmo linda, e eu nunca tinha ouvido falar. Está incluida no meu roteiro de viagem para a Europa! Ah, e gostei do nome do restaurante medieval: é impronunciável!!!
Beijos!

Alex Borim disse... [Responder comentário]

Simplesmente AMEI!!! :)
Linda cidade, linda arquitetura...
O mais dificil é falar o nome dos lugares e perguntar pelo nome das ruas ajajajja

Pati Haddad disse... [Responder comentário]

Lindíssima! Apaixonante mesmo. Parece, como vc disse, uma cidade de bonecas, com casinhas perfeitinhas... Ah! E quando vc falou da literatura medieval, só uma coisa me veio à cabeça: The Canterbury Tales! Nem lembro se isso é medieval ou não, mas é muuuuito antigo e era uma das primeiras coisas que aprendíamos na faculdade.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Haddad, eu lembro desses contos, são do Chaucer, né????? Adorava as histórias dos peregrinos!!!!!! Que nostalgia, menina!!!! Que saudade da época em que estudávamos juntas!!!!!! Bjs!!!!

Ana Maria disse... [Responder comentário]

Gostei muito dessa cidade de Praga. Parece "casinha de boneca". Tudo bonitinho e organizado. Observei que nas suas fotos quase não se vê gente !! O patio aberto do palacio é lindo. Aff, tem tantas coisas lindas nesse mundo de meus Deus para a gente conhecer, que só uma vida é pouco. Beijos, Katia.

Bird disse... [Responder comentário]

Ah Katia, eu me lembrei de vc em colocando as fotos la no blog ontem kkkk

Toda vez que venho aqui me deparo com fotografias belas de lugares inusitados e pratos loucos que sempre me dao fome!! hehehe

As casinhas e arquitetura em geral parecem até de bonecas nao?! Mutio lindo e cada detalhe...

Obrigada querida pelo gesto tao gentil! Sera um prazer e honra esta ai recomendada pela designer mais show da blogosfera hehe

beijocas

ah, esse ursinho ta bem fofinho mesmo...mas dormindo, né?!!

Tamy disse... [Responder comentário]

Oi minha linda!!! Saudades de você tbm... tenho tido pouco tempo para postar e para visitar os blogs que eu amo tbm!!! Beijos

Natália disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!

Esse lugar parece mesmo especial! A sopa de cebola parece tentadora...heheh,delícia!

bjokas,NA

Regiane Correia disse... [Responder comentário]

Oi Katia! pra variar mais um post maravilhoso, com detalhes que dão inveja (saudável é claro)... tai viagens são conhecimento e momentos, sentimentos que ninguém tira de vc... e vc passa esse conhecimento com detalhes incríveis!!!
Adorei!!
beijos
Regiane

Lulu disse... [Responder comentário]

Oi também estive em Cezky Krumlov em 2006, ficamos (eu e marido) lá por 4 dias! Uma das cidades mais lindas que já conheci! Fora que a cerveja é MARA ;)
Vendo seu post, bateu uma saudade...
Bjokas!

Mary disse... [Responder comentário]

Kátia, que cidade linda!!! Adorei as fotos. Limpa, bonita, organizada, parece que tudo esta no lugar certo. Maravilhoso conhecer um lugar assim não é? Bjoss

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia que cidade de conto de fadas e antes mesmo de você dizer isso, pensei essa cidade parece cidade de boneca e deve ser linda mesmo como você mencionou e a gastronomia parece ser maravilhosa como vc disse e cada prato lindo de se ver, acho que ficaria mais nos pratos de queijo, porque carne mesmo só como a de boi e a de galinha o resto tenho meio receio. Ah! peixe é maravilhoso também.
Katia como sempre que post lindo, as fotos ficaram maravilhosas.
bj!

Larissa Lieders disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Quase infertei quando vi o título do seu post! Meu primo mora lá!!
Sempre me perguntei porque ele escolheu essa cidade em todo o mundo para morar e agora eu entendi! kkk
Lindo o seu post, obrigada!
Bj

Gisela disse... [Responder comentário]

Katia,sabe algo que tenho muita vontade e nunca faço é viajar,por vários motivos,grana curta,crianças (2) complica muito,falta de tempo,e com isso tudo vejo a bagagem cultural que deixo de adquirir viajando com vc por aqui.
Quem sabe num futuro próximo depois que as crianças estiverem vivendo com as próprias pernas,rsrsrs,poderei viajar com meu maridão maravilhoso.
Obrigada por compartilhar conosco tantas informações e maravilhas.
Bjs

BilaCaldas disse... [Responder comentário]

Haaaa Kátia... seus posts são sempre um colírio para mim. As fotos são ótimas o texto super agradável, parece que vc está conversando conosco ao vivo e a cores. hehehe
E que fome me dá o seu Blog. Não sei por que??? Amo queijo brie...

Débora Fouraux disse... [Responder comentário]

Oi Katiaa! a cidade parece realmente lindaaaa! amei o tobogã! muito legal! deve ser uma deliciaa! AMEI a porta com os tubinhos de tinta muito criativo! E essa sopa de cebola hein, fiquei com agua na boca! obrigada por responder meu email! mais tarde vou tentar fazer! xD Beijinhoss

Kaira disse... [Responder comentário]

Essas suas recordações de viagens me dão uma vontade de viajar que vc nem imagina, Katia!
Muito bom!

Gabriela Honorato disse... [Responder comentário]

Que lugar mais lindo... parece mesmo cidade cenográfica! Adoro as suas descrições de viagem! Aliás, posso dar uma sugestão? Que tal escrever um post de como fazer malas? O que levar numa viagem internacional? Eu vou fazer a minha primeira viagem internacional este ano, e não tenho a mínima ideia por onde começar. Um abraço.

Sissi disse... [Responder comentário]

Oi Kátia! Fiquei encantada com as cores da cidade e o estilo das casas. Parece uma pintura. Hum! Vontade de voltar aos meus tempos de pés na estrada. Mas também é muito bom poder viajar aqui com você. Beijos.

Cacau Gonçalves disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia!

Apaixonante o lugar...

Tenho uma amiga que é tcheca, mas nunca me contou destas belezas de seu país, talvez porque para quem conhece todos os cantos do planeta (foi comissária de bordo e depois trabalhou na área financeira da Lufthansa, morando em vários lugares do mundo...um luxo!rs) as coisas já comecem a perder a graça...Sei lá! Eu, que nunca saí do Brasil, só conheço as regiões sudeste e sul e mais Brasília, acho tudo muito incrível! Se eu tivesse menos medo de avião talvez já tivesse conhecido mais lugares...rs

Uma delícia o seu blog! Amei!

beijo

Unknown disse... [Responder comentário]

Quanta coisa linda (tirando aquele Horor Bar kkkkkkk), fiquei sem fôlego, com água na boca... obrigada por compartilhar esses momentos lindo com a gente.

Anna disse... [Responder comentário]

Adorei esta cidade,mas que bar (horor bar!!!).
Muito bom você comentar suas viagens, assim poderemos visitar lugares onde nos aconselha.
Beijos

a casa da vovó betina disse... [Responder comentário]

Oi!!!!!
Garota vc me deixou de queixo caído ao ver seu blog CASOS E COISAS DA BONFA,vejo sempre blogs e blogs tão iguais sem idéias ,mas vc esta aí pra mostrar que vc é única seu blog é fantástico de forma irreverente e divertida ,as fotos ,os lugares tudo é muito rico ,muito lindo e tem uma energia!
Se vc fosse homem eu te diria vc é o cara!
Não tem nada no seu blog que eu não goste é tudo incrívelmente incrível! bjs minha querida e que Deus esteja com vc sempre.
abraços de Betina.

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Kátia, que linda essa cidade, hein? E o castelo? Fiquei encantada! Agora, aquele queijo empanado me deixou com água na boca...nossa! Deve ser maravilhoso!
Os seus posts de viagem "enchem" os nossos olhos, de tantas imagens bonitas, enchem a cabeça de informações e curiosidades tão bacanas e nos levam para longe...mesmo quando a viagem não é possível!
Obrigada por compartilhar toda essa beleza! Sei que a viagem foi linda e você merece!
Beijos!

Wagner disse... [Responder comentário]

Realmente, Bonfa, a cidade parece um "cenário" de tão pequena e charmosa. Ela me pareceu também pouco movimentada em relação aos demais turistas (pelo menos nas fotos que vocês tiraram eles quase não aparecem). Por falar em fotos, as imagens das comidas estão apetitosíssimas! Pelo visto vocês aproveitaram mesmo a estada em Český Krumlov!

Beijo

Ivana disse... [Responder comentário]

Kátia, parabéns pelo post! Extremamente informativo!
Ano que vem vou a Europa de férias e Praga está no roteiro! Quanto tempo de Praga até este paraíso? Adorei a dica o albergue e não vou perder?
Obrigada!
Beijos!

Michele Bragança disse... [Responder comentário]

Katia,

Lembrei de você... Na revista Prazeres da mesa deste mês tem uma reportagem "Verrines: Dos coquetéis para a mesa de jantar".

Beijos

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Oiiiiiiiiiii!
NOOOOOOOSSA QUE FOTOS MAGNIFICAS! E que lugar fantástico, realmente, nunca havia ouvido falar. E este restaurante medievál hein? hmmmmm
Espetinho de queijo empanado e frito? Preciso experimentar. Essa sopa dentro do pão, deve ser uma delicia hehehehe! Suas fotos me fizeram viajar. E realmente, vc tem razão raríssimo ir a algum lugar no exterior e nao encontrar brasileiros - rs!
Estou preparando a minha festa de aniversário, que será só em dezembro, mas já comecei os preparativos e hj comprei as tacinhas para os verrines. Pensei em vc, cada tacinha linda, ia até tirar foto para lhe mostrar, mas eles tem um site E COM RECEITAS www.durobor.com - Acho que vc irá gostar de conferir, comprei dois estilos diferentes de tacinhas a Ellipse e a Carat. Uma caixa com 6 tacinhas, €8,99, vi os copos que comprou nas lojas americanas, 4,99 reais e ainda são, pague seis e leve oito, eram esses que eu queria buuuuua! rs
Muitas coisas que terão na minha festa "pesquei" do seu blog. hehehehe
Excelente dia.
Eliete

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Que máximo, Michele!!!! Vou procurar a revista e dar uma olhada em novas ideias de verrines! Bjs e obrigada!!!!

Claudia disse... [Responder comentário]

Menina, que lugar mais lindo! Adorei a visão geral da cidadezinha, as casinhas parecem de brinquedo, de tão fofas. Imagino como deve ser maravilhoso ao vivo!

Ah, eu tb não gosto de filmes no estilo Albergue, Jogos Mortais etc, mas amo o Iluminado, tb é o meu preferido! E O Jack Nicholson está perfeito como sempre.

beijos

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Mais um post de tirar o fôlego hein Kátia!
Nossa, adorei tudo. Que lugar lindo e encantador. Em algumas fotos até parece que é uma cidade miniatura, fictícia!
Amo os seus relatos contados com tanta riqueza de detalhes.
Parabéns mais uma vez!
Ai ai ai ai...eu aqui suspirando...Será que um dia ainda vou conhecer um lugar assim????
BEijos.

Lucila Zahran Turqueto disse... [Responder comentário]

Kátia, vou te pegar no Skype. Tô pensando em ir para o Egito e que muito dicas suas rssss. bjs Lú

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, estou em falta contigo e com todos os que me visitaram ultimamente. Estive adoentada e para piorar, perdi uma empregada que está comigo há mais de 10 anos. Estes últimos dias foram bem corridos. Vou pensar sobre seu e-mail com calma, ainda mais agora, com esse imprevisto, pois terei gastos extras.

Sobre sua viagem... que fotos lindíssimas! Vc está perita nisso.
Gosto do seu jeito de narrar, vai nos fazendo conhecer a cidade com vc.

Que pratos apetitosos! Vcs realmente aproveitaram, hein?

Já sei onde buscar dicas se um dia for a esta cidade.

Um abração.

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse... [Responder comentário]

Oi Kátia! voltou das férias, hein? que delícia!! pelo jeito foram demais, hein? obrigada pela visita. Menina, tem tanta coisa lá! Qdo tudo voltar ao "normal" pra vc, vem me visitar mais, tá? beijos

Patrícia Martins disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
amei suas fotos e pena eu não ter escutado falar dessa cidadezinha tão linda antes! Estive fazendo um trip por algumas capitais da Europa de trem e estive em Praga em abril!
Não fui a Eslováquia que dizem que é muito legal tb! Cancelei os dias na Hungria para ir a Austria! Mas consegui que o vulcão não atrapalhasse meus planos, pois a procura por trens aumentou com aquela fumaça! Você estava lá nessa época?
Eu estava justamente em Praga e "não vi uma fumacinha se quer"... só o espaço aéreo fechado mesmo! risos... ainda bem que eu estava de Europass! Você também, não é?
beijo beijo
Tri

Petit´s Cupcakes disse... [Responder comentário]

Oi kátia!
Me chamo Marcinha e sou a criadora, idealizadora, empresaria, confeiteira e mais um pouco da Petit´s Cupcakes rsrsrsrs...
Que hj conta com o apoi da família para fazer cada delícia...
Vim agradecer pelo carinho dos recados!
Quanto a logo, fico lisongeada com o elogio pq eu gosto mto do seu trabalho, acompanho a alguns meses o Criative-se e tbém o seu blog mesmo nunca tendo deixado um recadinho.
A logo foi criada por mim e por um amigo do trabalho, sou designer de moda e ele de estampas então aproveitamos nossos conhecimentos com ilustração para cria-la. Os cupcakes comecei fazendo pra mim e hj ganharam o paladar de mtas pessoas, já que nasceram da minha paixão pela culinária. Cria-los me faz mto feliz, uma pena mesmo vc morar tão longe pq tenho certeza que ia adorar, pq além de lindos são deliciosos porem ser feitos acima de tudo com a principal receita para o sabor: amor...

Tenha um ótimo restinho de semana e seja sempre bem vinda ao blog da Petit's.

Um forte abraço!!
Marcinha...

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. eu não sei do que gosto mais... se é as fotos (qualidade), a paisagem, as comidas, as cores... sei lá... tanta coisa linda!!!!
Beijocas

Fê Costta disse... [Responder comentário]

Kátia, vc teve o privilégio de passar a noite lá!! Fantástico!! Eu fui e voltei no mesmo dia, não pude curtí-la tanto assim...

As fotos estão bárbaras, dignas de uma designer! ;)

Bjo grande!

Renata disse... [Responder comentário]

Linda cidade!
Vai entrar no meu proximo roteiro hehehe

As fotos estão lindas!

Beijos

Dani Franken disse... [Responder comentário]

Bonfa, vc tem certeza que essa cidade não era de brinquedo??? Era de verdade mesmo? E esses pratos? Mon Dieu... Amei o post!
Beijinhos,
Dani

Flor de Guaraná disse... [Responder comentário]

Kátia,
Adorei seu blog!!
Amei as fotos da sua viagem...cada lugar lindo e os pratos então, hum deu fome..rs
Breve pretendo ir à Paris.. :)
bjos
Sandra.

Flor de Guaraná disse... [Responder comentário]

Ah, te linkei no meu blog tá!!
bjs
Sandra.

Flor de Guaraná disse... [Responder comentário]

Menina,
Tenho uma Siamesa de 2 anos, a SAFIRA, muiiiito linda!!
Ela tb foi adotada num gatil e virou a bebê da casa...
depois vou fazer um post sobre ela, ela é curiosa, manhoosa...rs
bjs
Sandra.

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia,
Pelo que pude constatar nas suas lindas fotos, essa cidade é deslumbrante! Estive em Praga, mas como peguei um trem vindo de Berlim meio esquisito, fiquei com medo de circular pela República Tcheca. Vejo que perdi um ótimo passeio.
Fui a duas cidades deste estilo na Baviera, Bamberg e Rothenburg, são muito especiais também. E super bem conservadas, o que mais me impressionou.
Apesar do título de mau gosto, aquele livro "1000 lugares para conhecer antes de morrer" tem umas dicas muito boas, sabia? Foi por ele que eu descobri essas cidades. O guia da Folha é bom, mas não te dá tanta idéia quando você tem que selecionar uma cidade dentre várias desconhecidas.
Obrigada pelo deleite dessas imagens tão especiais!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Fabricia, realmente a República Tcheca tem lindas cidades e já ouv falar de outras que não conhecemos, mas há uma diferença dos trens da Alemanha, que são bem mais modernos, para os tchecos, realmente mais antigos e às vezes até pichados e com estofamento rasgado! Eu temo esse livro em casa!!!! O título é estranho mesmo, mas a gente descobre lugares lindos e desconhecidos! Essa é uma ótima dica!

Beijos!!!!

Andrea Guim disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia!!!

Está sendo maravilhoso acompanhar sua viajem pelas fotos!! Dá vontade de pintar todas!!! Quanto lugar lindo e mágico você visitou...
Beijins!!

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Post magnífico!!! Informação, fotos, gastronomia, cultura!! Gostei da sopa no pão. Parece apetitosa!! O restaurante temático é realmente único!! Vendo tudo isso, já deu vontade de viajar!! bjs!

Anônimo disse... [Responder comentário]

linda essa cidade mais ainda quem esta na !!!!!!!!!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

LINDA ESSA CITY MAS BELEZA TEM QUEM A DIVULGOU NAO ????

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Witterenedino! Que elogio insusitado! Muito obrigada pela visita e pela gentileza! Seja sempre bem-vindo! Beijos!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Nao conhecia e achei um doce: que cidade mais fofinha!!! Mostrei para namorido, e ele adorou as fotos também!!! Otima dica, Katia, obrigada!! E as comidas... Ai, aquele queijo frito me deixou com fooooome :-D
Beijos, e bom feriadao!!!
Angie

Marcia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Kate, vc acha que podemos fazer um bate-volta somente pra essa cidadezinha ou acha que vale a pena se hospedar e ficar uns dois dias?

Marcia Bonfadini disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Georgia disse... [Responder comentário]

Fotos lindas e relato delicioso. Parabéns pelo blog!

Georgia

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Katia
Meu nome é Maria Amallia e entrei no seu blog por acaso, procurando por verrines.Acabei lendo suas postagens sobre a repúblicaorei.
Sou ilha de mãe tcheca com brasileiro e estive lá, pela primeir vez a alguns anos. Sou apaixonada por aquele país. Recomendo, que numa proxima visita, conheça a cidade de Zlim, terra natal de minha mãe,onde a maior parte da cidade foi construida por meu avo, Jan Antonim Bata.
A cmida de lá é muito saborosa e fui criada saboreando muitas delicias salgadas( muito diferentes para o nosso paladar brasileiro) mas que eu amo.Mas a especialidade de minha mãe sempre foram os doces e petit fours, de Natal, que são deliciosos e lindos de se ver, tão delicados que parece ue só de olhar podem se quebrar.
m grnde abracerteza que vou seguir seu blog daqui para a frente

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha,

Hoje vou fazer um bate e volta a Cesk Krumlov e vim reler esse post. Estou com saudades de nossas conversas. Bj
Claudinha

Gisele Brugger disse... [Responder comentário]

Olá Bonfa.

Obrigada mais uma vez por compartilhar suas valiosas dicas.
Estramos no seu rastro :)

Seguimos várias das suas dicas da Turquia e agora de Cesk Krumlov também.
Um abraço e boas próximas viagens

Kíssila Muzy disse... [Responder comentário]

As fotos e os comentários são muito inspiradores. Darei notícias do efeito surtido nos próximos dias.

Related Posts with Thumbnails