Cansada dos variados pratos de salsicha, salada de batatas e chucrute que experimentei na Alemanha, um belo dia paramos em uma das filiais da cervejaria Hofbraühaus em Munique e eu pedi um prato de bruschetta feita com pão tipo ciabatta.
Eu adoro bruschetta e já fiz várias versões da receita em festinhas aqui em casa. É um belisquete fácil de fazer e possui ingredientes que geralmente agradam a todos. Acompanhada de uma cerveja escura e forte como essa da foto acima, então… fica melhor ainda!
Para documentar minhas aventuras gastronômicas durante a viagem e lembrar dessa bruschetta muito bem feita, tirei essa foto em close.
Logo na primeira semana depois que voltei das férias, resolvi fazer um jantarzinho romântico aqui em casa para agradecer todo o planejamento e preocupação com os mínimos detalhes dessa maravilhosa viagem, toda pensada e organizada pelo Marcelo. Eu estava tão cheia de trabalhos e compromissos na época, que não participei de nada. E eu geralmente adoro pensar em roteiros e pesquisar muito antes de sair de férias. Dessa vez, não deu. Lembrei do prato da foto acima e resolvi preparar a receita que não fazia há algum tempo.
Nem sempre as coisas saem exatamente como o esperado e, ao chegar à padaria dentro do mercado, percebi que não havia ciabatta nem o tradicional pão italiano. Minha cestinha já estava completa com todos os outros ingredientes necessários à receita e tive que me contentar com uma baguete normal mesmo.
Pensei em fazer dois tipos de bruschetta: uma com tomate, cebola, alho, azeite e parmesão e outra com molho Pesto. Para fazer esse segundo tipo, usei uma receita retirada do site da Ana Maria Braga, a seguir:
Ingredientes
- 60 g de folhas de manjericão fresco (opções: rúcula, agrião,
salsinha ou coentro)
- 2 a 4 dentes de alho
- 40 g de pinoli (Opções: castanha de caju, nozes ou amendoim)
- 1/2 xícara (chá) de azeite
- queijo parmesão ralado a gosto
- sal a gosto
- 2 pedras de gelo
Modo de Preparo
Num liquidificador, coloque folhas de manjericão fresco (ou rúcula ou agrião ou salsinha ou coentro), alho, pinoli (ou castanha de caju ou nozes ou amendoim), azeite, queijo parmesão ralado a gosto, sal a gosto e pedras de gelo. O gelo serve para manter a cor das folhas. Bata bem. Observação: esta quantidade de molho serve para 500 g de massa cozida, também pode acompanhar peixes grelhados, carnes.
E o resultado é o da foto acima!
Para a bruschetta de tomate, eu refoguei dois tomates grandes, junto com cebola picada, alho e sal.
Depois cortei a baguete em fatias finas no sentido longitudinal…
… e coloquei uma porção de molho Pesto em cada fatia, antes de levá-las ao forno.
Fiz o mesmo com o molho de tomate e ainda salpiquei queijo parmesão ralado por cima de tudo. Coloquei as bruschetas semi-prontas em duas travessas e pré-aqueci o forno por 5 minutos. Eu não gosto muito de “esturricar” as bruschettas, torrando demais o pão. Por isso, o queijo é o meu termômetro. Quando ele estiver começando a derreter, eu tiro as travessas do forno.
Num prato de sobremesa quadradinho, fiz um “x” usando folhas de rúcula e salpiquei-as com um filete de azeite extra-virgem antes de posicionar os dois tipos de bruschetta como vocês podem ver na próxima foto.
Coloquei duas bruschettas maiores feitas com o molho de tomate no meio do prato e deixei as outras duas menores feitas com o molho Pesto nas extremidades, inserindo um pedaço de noz em cima de cada uma para dar o toque final.
Depois preparei nossa pequena mesa de jantar, usando um caminho de mesa contendo tons de vermelho, laranja, marrom e verde (cores que despertam o paladar e abrem o apetite), um vaso com arranjo de flores secas e a vela quadradinha que mostrei essa semana, trazida de uma loja em Viena, na Áustria. Ah, e também sempre coloco meu conjunto de saleiro e moedor de pimenta redondinhos e ecologicamente corretos (feitos de bambu) próximo aos pratos. Acho essas peças ultra charmosas e comprei-as há pouco mais de um ano na loja TOQUE (Avenida Ataulfo de Paiva, 1015, loja A, Leblon, 2294-3847).
Por último, coloquei na mesa a entradinha que preparei. Dá pra perceber como a bruschetta de tomate ficou bem molhadinha e suculenta?
E a mesma completa ficou assim.
Querem saber qual foi o prato principal? Bom, não teve nenhum, rsrsrsrs! Minha querida vovó Carmota havia preparado uma deliciosa carne assada, com a qual nos presenteou no dia em que chegamos de viagem, e esta seria o complemento do jantar. Mas antes disso, esvaziamos as duas travessas de bruschetta, acompanhadas de um bom vinho, e não sobrou espaço pra mais nada!
Bom, fica aí a dica de uma entradinha fácil, rápida e praticamente unânime entre os meus amigos!
Beijos e um ótimo final de semana!
43 comentários:
Eu simplesmente amo pesto de manjericão!
Mas costumo também temperar tomates cerejas, cortados ao meio, com azeite, sal, acrescento manjericão picado e, pronto: já rende uma deliciosa cobertura para torradas. ( Aqui é meio difícil encontrar pão italiano, ou ciabatta)
Suas fotos e o capricho na arrumação, como sempre, enchem os olhos( e a boca, d'água)!
Abraço!
Realmente é uma delicia de receita de super facil de fazer!!!adorei.
Sua mesa como sempre muito linda!!!
Você tem mesmo muito bom gosto!!!Vou fazer sua receitinha aqui em casa,bjs
Kátia, que jantar romântico, intimista e muito charmosinho. E suas bruschettas estão muito apetitosas, acho que vou desconfiar quando vc disse que não entende de cozinha...
Boa sugestão para o dia dos namorados. Tb andei falando sobre isso lá no blog.
Bjks
Menina,
Parece fácil de fazer... nada complexo, heim?? Acho que até para iniciantes como eu... rsssss.
Adorei o jantar romântico!
Beijos
lelê
Kátia querida, que saudades de você!
Ando meio sumida, por pura falta de tempo mas prometo voltar a aparecer mais,rs
Bjo no core
Yoyo
Deu água na boca...
Michele Bragança
Oi Káta que charme... ficou tudo lindo, e pensado nos mínimos detalhes, a arrumação do prato e da mesa ficaram ótimas. O sabor e o clima também devem ´ter sido maravilhosos!
Nossa... Fiquei com vontade!
Meu marido adora. Irei fazer para ele.
beijos
Candida
Lindo como sempre, hj vou testar sua receita,qual o melhor vinho para acompanhar? Amo seu blog, estou preparando uma festinha para uma grande amiga e pegguei varias sugestões de suas festinhas , misturei um pouco do niver de sua irmã, com o seu niver , quando tudo estiver pronto, vou te enviar uma fotinho, para vc minha musa inspiradora..rsrsr bj sempre , e não fique tanto tempo sem postar , pois vc me viciou e sempre sinto que preciso mais...
Vanessa
Imagina você sentada numa repartição púbica,quanto talento desperdiçado!!!rsrsrs.
Minha amiga,ficou lindo,incluo aí as fotos.
Eu sou suspeita para falar pois adoro tomate,cebola,folhas,a rúcula: perfeita e claro o pão,que nãe é a toa-divino.
Vou fazer com certeza,
bjs e bom final de semana,
Milena.
Oi Katia!
Brusqueta realmente é mto bom! Meu sogro é especialista e sempre faz umas diferentes....
bjokas,bomfds
Ná
Ahh fala sério Katia, deu água na boca. Nossa, parece que ficou delicioso realmente...
Hummmmmmmmmm...
Eu sou péssima na cozinha, mas quem sabe não me arrisco qualquer hora dessas...hahahaha
Bom fim de semana pra vcs!
Beijos.
Katia, adorei a organização final da mesa, ficou romantico e exotico e como vc disse com a utilização das cores passa a sensação de ação, ou seja, comer.
Comer é de fato uma das melhores coisas da vida e adorei o prato, quem sabe um dia tento fazer isso em casa.
Pena que não será um jantar romantico, mas quem sabe um dia.
bjocas!
Ai flor! Que perfeito essa jantar! Desde a comida até a decoração, tudo perfeito e lindo!
Adoro pesto vou tentar fazer aqui também!!
Bjo bjo *Ü*
Kátia, deu água na boca! Delícia!
E lindo, claro! rs
beijos e bom final de semana
Perfeito! Perfeito! Perfeito!! Kátia que vontade de te conhecer pessoalmente! Vc é uma pessoa genial, criativa e generosa! Dividir essas fantasias do dia a dia, só para deixá-los mais feliz, só pode ser uma pessoa completamente generosa!
Gosto muito de vc e do seu mundo virtual!
Amei sua viagem! Compartilhar faz bem e sonhar, mais ainda!
bjos,
Cris
Oi Kátia!!
Falando em Alemanha... Você já esteve em Paderborn? Se sim, teria algum lugar para me recomendar, ou alguma loja fofa?
Bjosss
Hummm, que jantarzinho gostoso e romântico!!! Adorei!!! Bem simples de fazer e com um lindo visual! Ótima ideia de entrada para o dia dos namorados!
Você está se saindo bem na cozinha, hein? Parabéns!
Beijos! Òtimo final de semana!
Katia - Eu que sou fa sua! As badeirinhas ficariam super legais! Otima idéia! vc se inspira e amelhora com o toque so seu que é marca registrada Bonfandini! :)
Como inclusive esse jantar romantico! Bonfandini é italiano, nao? vc deve ter umas receitinhas escondidas ai na manga!!! :)
Minha vo era italiana de Padua..
Também to ocupadinha aqui com alguns projetinhos, por isso nao grila nao! To entendendo... rsrsrs
Hummm que delícia, Bonfa!
Certo que vou anotar e fazer num dia desses!!! Te conto como ficou!
Bjus, Lu
Oi, Katia.
Mamãe te falou da Prima Bruscheteria, no Leblon? Fomos lá no sábado passado e é incrível. Ela disse que ia combinar com você de ir um dia depois do trabalho e ia me chamar também. Logo, caso ela te chame, lembre que tem que me chamar também! : )
Beijoo,
Ana.
Oi!!
Primeiro parabéns pelo novo projeto! Tentei deixar recadinho mas a net tava meio doida , sei lá!
Agora, quem não gosta de bruschetta?? Eu sempre faço , é super fácil e prático. Minha sugestão é picar uns tomates secos , junto com o stomates frescos , dá um saborzinho todo especial!
Já anotei a receita do pesto!
Beijinhos!!
Kátia adorei a ideia, por que adoro pães com molhos, cremes, antepastos, é chique, gostoso, é prático, fora que os pratos que você fez estão lindos, deixei um lindo recado pra você lá no blog, é um dos últimos post, você vai ver por que seu nome está lá :) beijinhos querida, Lu.
jeitinhodeboneca.blogspot.com
Luiza Scortegagna
Para mim o que chama atenção no seu blog são os detalhes que nos dá ao fazer qualquer post. Admiro o seu capricho nos quitutes que preparas ai. Este por exemplo achei simples de fazer e ficou tudo bonito. Tenho certeza que o Marcelo adorou. Sua arrumação na mesa e as fotos estão "show". Beijos
Bonfa, só agora pude dar um pulinho aqui...a-do-rei!! Vou fazer em casa, com certeza, e mais importante, acompanhadas de um bom vinho!
Gostei do detalhe da arrumação da mesa com "um vaso com arranjo de flores secas" rsrsrs
Beijocas, linda!
Que delícia, amiga, a mesa ficou um charme e aprovadíssimo o cardápio. Também adoro bruschettas.
bjos
Por incrível que pareça, nunca comi Bruschetta, mas vontade não falta.
As suas ficaram muito bonitas e apetitosas!
Vc falou da loja Toque na Ataulfo de Paiva. Eu não conheço a loja, mas já morei nesta rua em 1974, hehe. Voltei no tempo!
Bjs e bom findi :)
Ah imagina.. sei bem como é. De vez enquando também fica impossível para mim fazer tudo que queria, temos que ver as prioridades.
Eu amo bruschetta, meu sangue italiano grita!!!! Vou experimentar as suas pois além do mais també, adoro manjericão.
Tenho um blog chamado Postando sobre Artes onde partilho aom as amigas coisas que faço e material que tenho. Ele fez um ano e estou fazendo um sorteio de canecas que pinto. Se lhe interessar passe por lá :)
http://postandosobreartes.blogspot.com/2010/05/vai-uma-caneca-ai-promocao-de.html
Eu não estou participando do seu porque pensei em perfume, acredita: e já vi que não é. Mas nos próximos participarei porque amei suas compras.
Um lindo final de semana
Menina, vim correndo conhecer o seu espaço. Tô encantada.
Sabe aquela frase "Não repara não", quando alguém chega de repente na nossa casa? Isso não vale pra quem AMA designer. A gente repara TUDO! E seu blog é IN-CRÍ-VEL! Sou metida a designer de web e gráfico, fiz uns cursos e adoro fuxicar. Vejo que você é expert no assunto, e vou mergulhar no seu blog. Obrigada pela visita e pelo convite pra vir conhecer o seu. Espero recebê-la mais vezes lá em casa..rsrs... pois eu virei aqui sempre agora.
Beijos!
Olá amiga
Que delícia!
Bom final de semana e não esqueça de conferir o post "LUGARES INUSITADOS" I E II, hoje e amanã às 18 horas.
Bjo
Olá Kátia!
É sempre tão bom visitar o seu Blog, agente aprende tanto. Parabéns! Bruschetta é muito bom, pesto é maravilhoso, mas nunca antes tinha comido bruschetta de pesto. Estou louca para experimentar. Bjo
Katita.. adorei o capricho com a mesa e os detalhes.. as folhas no prato! E o prato quadrado? Amoooo... ficou super lindo o visual e certamente saborosíssimo!!!!
Beijocasss
Olá amiga
Fiquei muito feliz com sua visita.
Bom domingo
Bjo
Oi Ká!!!bacana mesmo aquele cara que pinta a rua né???então amei vc me linkar...pode ser sim adorei o gente boa!rsrsrs Bjs e muito obrigada!
Olá, Katia! Vim agradecer a sua gentil visita e palavras!! Adorei o que vi aqui! Vamos trocar figurinhas!!! Um beijo e até breve!!
Oi Katia!!!
Que lindo esse jantarzinho...feito com tanto amor e carinho...q mimo!
Parabéns...Bjinhos
Lindas fotos e tudo super bem explicado!
Até eu mesma, que sou uma anta em termos culinários, com todo respeito às antas...acho que seria capaz de fazer, rs...
Abs, Fatinha
Olá Katia
Fiquei muito feliz com sua visita.
Já coloquei seu link em minha galeria, pois seu blog é fantástico.
Não perca a 2ª parte do post sobre a Ilha de Malta.
Bjo
Oi Katia!! Sabe que eu amo bruschetta também?!! Mas a que eu comi era um pouco diferente. Vou tentar fazer igual a sua pro jantar de comemoração do meu niver de casamento. E parabéns pelos novos projetos na sua vida profissional!! Fica com Deus. Um beijão
Oi Katiaaaaaaaaaa! Uhmmm parece delicioso heinnn! Beijoss
Que legal...sexta fiz pela primeira vez molho pesto com meu namorado p comer com macarrão talharim...a receita eu peguei de um site q não me lembro o nome é um pouquinho diferente + ficou maravilhoso!!!
adoro seu blog,conheci faz 1 m~es + ou - e amei.
bjo
Nooooosssaa que blog mais que demais, tanta coisa boa que eu nem sabia onde deixava um comentário, adorei ter chegado até aqui e voltarei sempre.
bjs
Fer
Realmente, esse BLOG é surpreendente... muito booommmmm!!!
Postar um comentário