quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ilustração para o blog FEITO A MÃO, um projeto que adorei desenvolver!!!

semfrase
Terminei esse projeto de ilustração exclusiva para o blog da Claudinha Ramalho ontem mesmo e decidimos fazer uma postagem simultânea para apresentar o redesenho do layout do blog que está no ar a partir de hoje! Vocês podem conferir clicando no link abaixo:

http://claudinha-feitoamo.blogspot.com/

blog
Perguntei à Claudinha se ela poderia preparar um texto introdutório para este post e ela escreveu o seguinte:

“Há algum tempo eu vinha pensando em mudar o layout do meu blog. Por vários motivos. O principal é que eu buscava algo mais representativo da multifuncionalidade daquele cantinho. Por lá se fala de tanta coisa diferente que já estava impossível definir que tipo de blog ele é. Já deixou de ser um blog puramente artesanal há muito tempo. Também não é apenas um blog de festas, embora se tenha falado muito disso por lá ultimamente. Muito menos é um blog de decoração, viagens ou de assuntos ligados à maternidade.

Por outro lado, ele é um pouco disso tudo. O Feito a Mão é um Blog de Variedades e eu queria deixar isso bem claro à primeira vista.

Meus conhecimentos em linguagem HTML são limitadíssimos e por isso resolvi contratar alguém mais abalizada para tal tarefa. Como gosto muito do visual de seu blog, pensei na Katia Bonfadini. Ela tem um traço alegre, que remete aos desenhos puros da infância ou aos gibis infantis. E, por conta da afinidade que viemos descobrindo aos poucos, em longas conversas por e-mails e telefone, achei que ela conseguiu capturar minha intenção e representá-la numa ilustração que tem tudo a ver com o que eu pretendia transmitir.

É melhor ela mesma falar sobre o processo criativo e a conclusão da versão final da ilustração, feita sob medida para as minhas necessidades. Mas desde já eu ressalto que no cabeçalho ficaram representados os principais assuntos abordados no Feito a Mão: família, culinária, festas infantis, decoração e organização de casa, viagens, foto e scrap, bordados e artesanato de um modo geral. Bem do jeitinho que eu queria. Só a Katia mesmo para conseguir reunir tudo isso numa mesma imagem.

A frase que eu escolhi colocar abaixo da ilustração representa um pouco da minha filosofia e tem tudo a ver com o título do blog:

“Porque com criatividade, determinação e um pouco de paciência, as coisas mais simples da vida se transformam em grandes acontecimentos.”

Ninguém tem dúvida que algo feito a mão é mais valioso. Mas algo feito por nossas próprias mãos pode ser muito mais. Seja uma carta escrita à moda antiga, um bolo de aniversário para alguém querido ou uma toalha bordada para o enxoval de nosso bebê tão esperado. São esses pequenos prazeres que ficarão gravados para sempre em nossas recordações e que justificam qualquer trabalho ou esforço extra.

Estou muito satisfeita com o resultado final do meu novo layout e queria agradecer à Katia por sua paciência e pelo profissionalismo que ela demonstrou.

Um beijo enorme,
Claudinha.”

……………………………………………………………………………………….

Claudinha, obrigadíssima pelo texto super bem escrito e que expressa exatamente seus desejos quando me procurou com a proposta de criação de um novo layout para o FEITO A MÃO. Foi um prazer enorme desenvolver esse trabalho junto com você, que é uma das minhas mais queridas amigas virtuais, com quem descobri diversas afinidades durante nossa convivência que já dura quase um ano, né? Fiquei muito feliz que você tenha gostado do resultado final e agradeço demais seus elogios e sua enorme gentileza!

……………………………………………………………………………………….

Pessoal, acho que a Claudinha já resumiu bem a conceituação do trabalho e não tenho muito a acrescentar, mas gostaria de mostrar a vocês alguns detalhes retirados da ilustração completa, que retrata uma cena cotidiana, onde a mãe prepara a mesa do jantar enquanto as filhas brincam e a acompanham.

bonecasemfrango
Mamãe Claudinha e filhotas Maria Clara e Mariana e são as personagens principais do ítem “Papo de mãe”.frango

O prato principal na mesa é um frango assado companhado de cenoura, tomate e ervilhas bem verdinhas… É claro que este é só um ícone para o tema “Comidinhas” porque os pratos da Claudinha são muito mais bonitos e sofisticados!

sobonecas-finais

Na ilustração acima, vocês podem ver a junção da mãe, as meninas e a mesa do jantar.

livros
Para ilustrar os temas “Viagens” e “Receitas”, também abordados no blog, a Claudinha sugeriu que eu desenhasse alguns livros e os inserisse em alguma parte da sala. Optei por colocá-los em uma prateleira no canto esquerdo da ilustração junto com o vaso de flores, que demonstra a preocupação com a decoração e a organização da casa (no menu “Brincando de casinha”).

comoda
Na cômoda situada no canto direito da sala, vocês podem observar um carretel de linha acompanhado de uma tesoura e alguns balões, que remetem aos temas “Costura e Bordado” e “Festas”.

fundo
A padronagem de fundo do blog também serviu como papel de parede para estampar a sala de jantar onde a cena cotidiana acontece.

semfrase

Por fim, acrescentei dois quadrinhos com fotos das filhas na parede esquerda, logo acima da prateleira e uma luminária pendente que fica na altura da mesa de jantar.

E como nem sempre a primeira ideia é a que fica, vocês podem ver abaixo a ilustração que mostrei para a Claudinha logo no início do projeto, onde o conceito era praticamente o mesmo: o de uma mulher, mãe e profissional que desempenha diversas tarefas em um mesmo dia (e algumas vezes, ao mesmo tempo!).

claudia6
A ideia da multiplicidade de braços não ficou muito bem resolvida e foi a própria Claudinha que sugeriu a inserção das personagens em um contexto familiar, como em uma cena diária. Gostei bastante da ideia e parti para a execução da mesma. Foi assim que terminou nosso projeto e quero ressaltar que qualquer projeto gráfico ou ilustração é resultado da interação entre cliente e designer e, por isso, o mérito do trabalho não é só meu. Gostaria de agradecer a Claudinha pelas ótimas ideias, por toda a compreensão e apoio!

Um grande beijo pra todos e já sabem, né? Quem se interessar por um orçamento, pode me contactar no katia.bonfadini@cincomaisdesign.com.br

Na sexta-feira teremos outra das minhas melhores amigas virtuais no BONFA CONVIDA. Espero vocês!!!!!

Bonfa ass

66 comentários:

Mônica Schmidt disse... [Responder comentário]

Oii Bonfa..
vi o novo layout que vc criou pra miga do Blog feitao a mão..e achei uma fofuraa..por sinal tudo aqui no seu blog é uma fofura! Vc está super de parabéns..Já estou te seguindo..
Espero ter a honra de tê-la como seguidora lá no meu humilde blog..pq depois disso aqui, nem sei mais o q é passar horas tentando melhorar a cara do blog..hahah
um dia te faço uma encomenda..quando puder..hehe
Beijinhos com carinho Mô =)

Uska Hope disse... [Responder comentário]

Ficou uma doçura esse layout!!! Ficou íntimo! Bjs

Uska Hope disse... [Responder comentário]

Ficou uma doçura esse layout!!! Ficou íntimo! Bjs

Aninha Padredi disse... [Responder comentário]

Linda ilustração!! :)

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, eu não tenho palavras para agradecer seu empenho. Vc foi super atenciosa e o resultado final só podia ser isso: estou muito satisfeita e madruguei de tão ansiosa por ver os resultados. Mas vi que vc madrugou antes... Como somos parecidas!!!!!!!!
Ah, no meu texto (sem cortes e reescrito) eu conto mais sobre a nossa interação e empatia. Foi ótimo tê-la como designer.
Um cheiro enorme!

Ana Paula R. Portela disse... [Responder comentário]

Mais uma história do teu sucesso.
Parabéns querida!
Um beijo enorme!

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Ficou lindo, parabéns as duas. Beijocas!

Leticia disse... [Responder comentário]


Adorei o layout que você fez para a Claudinha... ficou lindo! Tem realmente tudo a ver com o blog dela q é super hiperdisciplinar... rs.
As ilustrações ficaram maravilhosas!
Parabéns... vou passar lá na Claudinha pra comentar tb.
Beijos
lelê

Fabiana disse... [Responder comentário]

Kátia, a ilustração ficou maravilhosa, só tenho a dizer que vc foi perfeita nos detalhes e na essência do blog. Parabéns por mais esse trabalho, e eu te desejo muito sucesso viu? Bjs!

Anna Lucia disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Bom dia!
Mais uma vez uma ilustração de causar inveja!
Ai , como eu queria saber transformar meus rabiscos em algo parecido!
Beijos e Parabéns!

zilda disse... [Responder comentário]

Ficou muito bom mesmo, menina prendada kakaka
Beijos

Carolina Novaes disse... [Responder comentário]

Eu adorei!
Espero que em breve você também faça a minha identidade visual.

bjos,
Carol Novaes
http://coisinhasdafamilia.blogspot.com/
http://papelariaartesanal.blogspot.com/

Heloísa Sérvulo da Cunha disse... [Responder comentário]

Kátia,
Parabéns. Trabalho lindo.
Como já comentei no blog da Claudinha, o resultado só poderia ser muito bom, levando-se em conta os dois talentos envolvidos : você e ela.
Beijos.

JANA disse... [Responder comentário]

Eu adoro quando vc posta suas ilustrações, adoro o traço e as cores, tudo tão vivo e delicado ao mesmo tempo uma delicia ficar olhando.

Bjus

Milena disse... [Responder comentário]

Katia,parabéns pelo trabalho,ficou belíssimo,com uma linguagem inteligente e com a cara do blog da Claudinha.
Fico muito feliz pelo sucesso do trabalho em conjunto e te desejo que outros venham,
um grande beijo

Mi

chica disse... [Responder comentário]

Ficou maravilhoso e cada detalhe mostra o quanto és carinhosa ao trabalhar.Lindo!beijos,tudo de bom,chica

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse... [Responder comentário]

Bonfa estou encantada com seu blog, não consigo sair daqui, rsrsrs. Já li muuuuuitos posts.
Vc é muito talentosa, parabéns!
Conheci o seu blog através do Feito a mão, que aliás ficou lindo.
Beijos
Patty Martins

Fer Lorenzoni disse... [Responder comentário]

Oi Katia, adorei a ilustração, ficou muito legal mesmo, e ilustra realmente o q se quer mostrar. Conheci a Claudinha por aqqui, e já fucei muito lá e cpoiei algumas receitinhas, q foram aprovadíssimas aqui em casa. Mais uma vez vc arrasou, quero dizer, voces duas arrasaram. Parabéns.
Fer Lorenzoni

Marília Alves disse... [Responder comentário]

Ah Eu quero, eu quero. Que é isso? Sabe a diferença entre a lua e a estrela? A lua precisa do sol pra brilhar e a estrela tem brilho próprio! Minha estrela!

Beto Ribeiro disse... [Responder comentário]

Olááááááááá Katinha!!!!
Karaka menina tá cada vez melhorrrr!!!! kkkkkk
Me deixa extremamente feliz com as suas ilustrações. hehehe.
Gosto mesmo de ver essas cores e formas agradáveis, combinações de ideias fervilhantes na sua mente inquieta. rsrsrs
Muito legal ficou o blog dela.
PARABÉNS DEMAIS DEMAIS!!!!

Beijo grande e fique com Deus te iluminando em todos os momentos.

Beto.

PS: Aquela cadelinha que está no seu blog, é muito linda!!! A raça dela defina como "Tombálata". kkkk
Brincadeirinha!!!! kkkkk

Allison French ! disse... [Responder comentário]

VOCÊ É DEMAIS !
é tudo que tenho pra falar :D

Bird disse... [Responder comentário]

Lindos como sempre! A carinha do feito a Mao!!

parabéns pela parceria!!

ADOREI!!

beijocas

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Sabe que adorei os desenhos do blog da Claudinha !! Está bem familiar mesmo e alegre. Adoro esses teus desenhos. As cores tb ficaram maravilhosas. Parabéns e muito sucesso. Bjs

Ana Karina disse... [Responder comentário]

que lindo Katia, amei!
Tudo com muito capricho e bom gosto como sempre.

Beijos!

Andrea disse... [Responder comentário]

Divino! Maravilhoso!
Parabéns

bjos

Andrea
;)

Débora disse... [Responder comentário]

Olá Kátia !
Parabéns pelo trabalho ! Ficou muito legal ! Eu já conhecia o site feito a mão e nem acreditei quando o vi de cara nova ! Ficou bem mais leve e com um lay-out que tem tudo a ver com os assuntos nele abordados. Show !!!

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Mais um trabalho lindo Kátia, parabéns!
O blog da Claudinha ficou muito fofo. ADorei!!
Beijos.

Francine Stein disse... [Responder comentário]

Já fui espiar o blog da Claudinha e o layouto ficou lindo!!!!!!!
Adorei as cores o desenho, tudo, parabéns!
Você é uma excelente profissional.
BJS

Rosi disse... [Responder comentário]

Eita parceria de sucesso!
Meninas: ficou lindo demais. Adorei.

Bjs

RUTE disse... [Responder comentário]

Nossa!
Não sabia que vc desenhava tão bem e que todos os desenhos do seu blog são de sua autoria. Que espetáculo Kátia!!!

Que cartonista talentosa! Amei.
Bom, agora já fiquei sabendo que um dia posso encomendar um novo layout pro meu blog.
Ainda estou incrédula com a beleza do desenho.
Maravilhoso. Muitos parabéns.
Beijo além-mar.

Ana Matusita disse... [Responder comentário]

Super bacana! adorei os detalhes!
bj

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Bonfa, ficou lindo, a Claudinha com um monte de braços ficou bem bacana e reflete bem a mulher do século XXI com toda a certeza, o tom de rosa em sobre tons curti também, gosto qdo se trabalha com sobre tom de cores.
Bjocas e sucesso!

FaMaura disse... [Responder comentário]

Belo trabalho, a dias acompanho seu blog, pelo feeds, pq me falta tempo para vim visitar, adorei seu blog, beijocas

FaMaura disse... [Responder comentário]

Belo trabalho, a dias acompanho seu blog, pelo feeds, pq me falta tempo para vim visitar, adorei seu blog, beijocas

Silvia Azevedo (@silvia_az) disse... [Responder comentário]

Kátia, é a primeira vez que acesso seu blog e de cara já gostei!

Fiquei encantada com sua ilustração para o blog da Claudia. O visual retratou perfeitamente o "Feito a mão".

E o que registrei no blog da Claudia, quero reescrever a você também:
"...a sinergia entre você e a Kátia ainda deve render muitos frutos, hein!
Parabéns a essas duas meninas arteiras: Cláudia e Kátia!
Saúde e sucesso!"

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, querida,
Que trabalho lindooo! Ficou encantador!!!
Adorei as cores que você utilizou, as personagens fofas e toda a decoração do ambiente! Dá pra ver, que além do talento, você utilizou uma dose extra de carinho nesse trabalho, por isso ele ficou "perfeito"!
Parabéns!!!
Beijos!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Muito legal o resultado do trabalho, Bonfinha! Gostei, sobretudo, das bonequinhas desenhadas neste estilo "divertido".
Os detalhes ficaram lindos e a cena completa idem.
Parabéns!!!

Beijo,
Wagner.

Angela disse... [Responder comentário]

Não preciso dizer novamente o quanto gosto de suas ilustrações,né? Graças ao seu maravilhoso traço nos cohecemos e não vejo a hora de começarmos nosso projeto!
Beijos

Ypsilon Yvone disse... [Responder comentário]

Ja foi dito tudo amiga; vc. é um sucesso. Acho que a maneira com a Claudia escreve e ensina (Feito à mão mesmo) tava merecendo um layout à altura e vc. soube interpretar muito bem.
Ficou perfeito!
parabéns pra vc. e para a Claudia.
bjus

Claudia Mendes disse... [Responder comentário]

Kátia amei a ilustração que fez, além de divertida ficou linda.
Quem sabe um dia vc também não fará uma pra mim hein.
Parabéns pelo lindo trabalho!
Bjs!

Margaretss disse... [Responder comentário]

Ficou muito perfeito.
Engraçado isso do toque...se eu visse esse blog de uma outra forma eu teria a certeza que foi feito por voce.
Os traços e cores que voce usa identifica muito o seu trabalho.
Parabens a Claudinha pelo blog que ficou lindo e parabens pra voce pela competencia.
Beijinhos

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

Adorei... beleza aliado a conceito é tudo que uma identidade visual tem que ter... e você captou muito bem a essencia... muito legal!

Quanto as primeiras ideias... elas raramente ficam né? Mas eles que nos dão um norte...

Parabéns pela parceria!

beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Pessoal, obrigadíssima pelos comentários, fico muito feliz que tenham gostado do trabalho!!!!! Estou doida pra começar a colocar outras ideias em prática! Fico muito feliz de ter terminado um projeto que gostei muito de fazer e mais feliz ainda de saber que a Claudinha ficou contente e satisfeita com o resultado! Mil beijos!

Marly disse... [Responder comentário]

Que lindo, ameei!

Karla G. F. disse... [Responder comentário]

Katia nao é mais novidade que eu sou fa do seu trabalho, mas elogios nunca sao demais, né?! Lindo, lindo! Adoro as cores, as carinhas dos seus personagens, transmite muita alegria!
Beijos pra vc!

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Katia,

Lindo trabalho! E que conseguiu o equilíbrio entre o seu traço mágico e criativo e a alma rica da Claudia Ramalho. Que bom! Parabéns. Muito e sempre!!!

bjs

Thalita Godoy disse... [Responder comentário]

Menina, há qt tempo eu não vinha aqui!!! Continua tudo lindo, adorei a ilustração e mais ainda a lateral do blog dedicada a adoção!!! Bjs

Anônimo disse... [Responder comentário]

Seu trabalho é simplesmente lindo, muito bem feito, perfeito! Adorei esse estilo de desenho, muito lindo mesmo, como tudo que você faz! :)
Beijos

Mila

Donna Fernanda disse... [Responder comentário]

Nossa!
Parabéns!
Ficou muito lindo!

Dani Franken disse... [Responder comentário]

Lindooooo, delicado e alto astral, assim como vc!
Bj,
Dani

Laurinda80 disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!! Impossível não gostar dos seus projetos!! Vc é bem parecida com a Claudinha, faz tudo com muito capricho e autenticidade, consegue transformar coisas corriqueiras em momentos inesquecíveis!! Amei tudo!!! Bjs
http://ateliedaritissima.blogspot.com/

Marta disse... [Responder comentário]

Ficou tão lindo! Adorei os desenhos e ligação com o blog dela que é o máximo!!!
Beijocas

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que alegre surpresa foi aceitar seus comentários! Ainda mais tê-la como seguidora no meu pequenino blog... um espaço que tenho dividido com pessoas queridas e que ainda estou aprendendo a usar! Quero agradecer por sua amabilidade e te parabenizar por tantos trabalhos lindos! DEUS nos "usa" das mais variadas formas. Sendo assim, ELE te deu o dom de celebrar a vida, de fazer o que é simples se tornar especial. Então, que vc possa ser "usada" cada vez mais pelo SENHOR (que tal um dia organizar um evento beneficiente? é uma proposta de festa diferente.. Quem sabe? rs)
Seu blog é leve, criativo e inspirador! Ganhou um "fã" viu? rs Acompanharei todas as novidades!
QUE JESUS CRISTO TE ABENÇÕE DE FORMA PODEROSA! BJS!

Viviane Mendes de Andrade disse... [Responder comentário]

Que alegre surpresa foi aceitar seus comentários! Ainda mais tê-la como seguidora no meu pequenino blog... um espaço que tenho dividido com pessoas queridas e que ainda estou aprendendo a usar! Quero agradecer por sua amabilidade e te parabenizar por tantos trabalhos lindos! DEUS nos "usa" das mais variadas formas. Sendo assim, ELE te deu o dom de celebrar a vida, de fazer o que é simples se tornar especial. Então, que vc possa ser "usada" cada vez mais pelo SENHOR (que tal um dia organizar um evento beneficiente? é uma proposta de festa diferente.. Quem sabe? rs)
Seu blog é leve, criativo e inspirador! Ganhou uma "fã" viu? rs Acompanharei todas as novidades!
QUE JESUS CRISTO TE ABENÇÕE DE FORMA PODEROSA! BJS!

Driks Barreto disse... [Responder comentário]

Uma graça!!!Vc é muito talentosa!!!Linda tem selinho pra vc no meu blog!Bjs
www.momentosdadriks.blogspot.com

Gis Lima disse... [Responder comentário]

Oi Kátia! Você é talentosa demais!!! Adoro o seu trabalho! Visitei o blog com layout novo e gostei muito, ficou uma graça!

Bjoca e parabéns!

Gi

Luiza Boaventura disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa...
Que criatividade e talento hein?!
Parabéns:)

Também amo o trabalho da Fabi!Ela faz coisas encantadoras...
Amei entrevistá-la, ela é super simpática!

Beijos

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Katia, retratou bem a ideia do blog e da rotina diária de Claudinha. Parabéns! Ficou ótimo! Bjs, Fabi

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Ficou show! E que trabalheira! Quando a gente vê o resultado final, nao se dá conta de todos os passos que foram precisos até chegar lá!
A propósito: eu adorei a idéia da mulher-polvo :-) Eu sou uma dessas: as vezes acho que tenho mais de dois braços para conseguir fazer tantas coisas ao mesmo tempo, hehehe :-D
Beijocas, Angie

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Cada vez mais te admiro, cada vez mais eu me torno ainda mais sua FÃ se é que isto é possível. Meu Deus quanto talento. FICOU PERFEITO!!!
Kátia, PARABÉNS! A sua arte me emociona. ja falei isso outras vezes! Minhas sinceras felicitações. Vc trabalha com a amor e transfere isso para sua arte! SOU REALMENTE SUA FÃ!!!
Bjks
Eliete

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia,

Amei!! Já tinha visto esse post e visitado o blog 'Feito a Mão', e digo que é impossível não admirar um trabalho tão bem feito.
Parabéns as duas!! Ficou ótimo!!

Beijos

Pedro disse... [Responder comentário]

Oi Katia,

Acabei de conhecer seu trabalho através do redesign do blog Feito à Mão e estou apaixonada! Uma coisa mais linda que a outra! E o cuidado com cada detalhe faz toda diferença. Parabéns!

Tenho um blog de programação com crianças e costumamos divulgar trabalhos que achamos bacana. Estou preparando um post e gostaria de incluir o seu trabalho, posso?

Bjs,
Eliane

Bjs, Eliane

Jen of MadeByGirl disse... [Responder comentário]

KATIA: Wow i love it...you're very talented! :)))

www.madebygirl.com
madebygirl.blogspot.com

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Katia querida!
Como sempre esbanjando talento! Também adoro tuas ilustrações, acho que além de lindas são cheias de personalidade e criatividade!!!
Bjuuu
Pri

Géssica Maciel "Petit Pois Lilás" disse... [Responder comentário]

Oi Kátia! Simplesmente amei seus trabalhos de identidade visual e ilustrações. Já conhecia o blog da Claudinha e realmente ficou lindooooooo d+!
Parabéns!
Estou com aquela vontade de dar cara nova pro meu blog tb, será que vc me ajuda?
Queria um novo visual, um template bem legal, vc faz?
Espero seu contato para que possamos discutir os detalhes.
Abçãooooo!

Fta. Juliana Araújo disse... [Responder comentário]

Olá, quero fazer uma logomarca e um site para minha clínica. quanto vc cobra? meu email é julianaraujo_caa@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails