sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ultrapassando fronteiras com o ORIGAMI

 022J
Meu convidado de hoje se chama Bruno Ferraz e acho que posso dizer que somos primos distantes, né, Bruno? O Bruno é primo de dois primos meus, a Ju e o Gustavo, e tem um talento enooooooooooorme, como vocês vão descobrir ao longo desse post.

Uma das coisas que mais me chamam a atenção na personalidade do Bruno é sua simplicidade. Trocando e-mails ou recados através do Orkut, você não imagina que esse cara é “fera” na arte do Origami!!!!!! As criações do Bruno já apareceram em várias lojas famosas, eventos importantes, programas de televisão conceituados, livros especializados no assunto e, mesmo com todo esse currículo valioso, o cara é simples, generoso e humilde. Essas são algumas das minhas características preferidas nos seres humanos. Acho que quando alguém é bom no que faz, seu trabalho aparece e encontra reconhecimento naturalmente, sem precisar lançar mão de nenhuma estratégia de marketing super elaborada.

Sendo assim, convido vocês a conhecerem e se apaixonarem pelo incrível trabalho desenvolvido pelo meu convidado especial de hoje!

bonfaconvida
Katia, sem querer descobri o seu blog e a partir de então sou um “seguidor”. Não sabia quantas possibilidades podemos inserir em coisas tão simples: falo da decoração e comida, simples e sofisticadas ao mesmo tempo. Isso torna um ambiente com amigos e eventos muito mais agradável! São os pequenos detalhes. Eu já não sou tão detalhista assim. Quanto a ser criativo, posso dizer que me esforço.

Então, sou psicólogo cognitivo comportamental, mas não foi por essa formação que fui convidado, e sim pra falar sobre o ORIGAMI, que para quem não sabe, é a arte de dobrar o papel. Comecei a dobrar papel sem saber que o nome era Origami. Com 18 anos entrei em um grupo de origami no Centro Cultural e Informativo Brasil-Japão e foi lá que conheci outros origamistas com 30, 40 anos de experiência. Eu ministro aulas de origami no Sesc Tijuca e no Nikkei RJ, sou coordenador do grupo origami zig zag – GOZZ e também já lancei 3 livros pela editora Ciência Moderna. O quarto chega dia 29 de setembro e todos estão convidados para o lançamento, basta acompanhar pelo meu site ou receber o convite pela Katia,...que vai correto?

(Nota da Bonfa: Minha presença está confirmadíssima, Bruno!!!!)

coletanea-vol-1-jul07-1
O Origami surgiu na China, mas se desenvolveu no Japão. No Brasil é mais comum o Origami estar vinculado aos meninos e, quando adultos, mulheres. Origamis infantis tem temas masculinos: chapéu de soldado, barco, estrela ninja... Para os adultos, existem muitas artesãs e professoras que ensinam em sala de aula outras aplicações do Origami.

Origami é uma arte que pode ser muito fácil ou muito complexa! Tem modelos que, só dobrando, demoram de 4 a 5 horas para serem finalizados, já outros duram somente 30 segundos.

Algumas das aplicações que já realizei foram: vitrine de loja de moda, joias, recreação infantil, workshop anti-stress para empresas, aulas para menores de rua, brindes, exposições, entrevistas em programas e pesquisas com aplicações na psicologia. No meu site tem todas as fotos e trabalhos. Qualquer dúvida, podem escrever!

Exemplos de decorações e vitrines: Eclectic, Cantão, Monte Carlo Joias, BIG BROTHER BRASIL 10, Bela a Feia. Oficinas como a da Comunidade dos Macacos não tem como descrever, só experimentar. Cada trabalho é um desafio novo!

022H 025F

025D ipanema1 RDL1

<Digimax S600 / Kenox S600 / Digimax Cyber 630>

Nas imagens acima, vocês podem ver o trabalho do Bruno exposto nas vitrines da LEELOO e da CANTÃO.

Sobre as vitrines, no inicio foi muito dificil saber o que o cliente queria e o que eu poderia fazer. Normalmente ele quer um dragão com sete cabeças e vinte asas e que canta “o sapo não lava o pé”. Detalhe, isso em menos de uma semana!!! Depois aprendi um pouco como trabalhar “pra ontem”. Imaginem ter que fazer 9.000 borboletas em 3 semanas, e depois colocar uma por uma em um fio de nylon. Imaginaram? Agora imaginem isso trabalhando, estudando... Enquanto me dedico a esses trabalhos, assisto muitos filmes na televisão, pois não gosto de dobrar com silêncio.

flyer_15x15_origamiweb <Digimax S600 / Kenox S600 / Digimax Cyber 630> IMAG0563
O recado que posso deixar é: origami não é dificil, mas também não me perguntem quanto tempo demora para aprender. Tem aluno que aprende com 4 aulas, já outros em 3 meses, já outros não querem aprender e sair, mas ficar... ficar... ficar... sempre dobrando e aprendendo coisas novas. Já tive alunos com 4 anos de aula e que eram extremamente inteligentes, o objetivo deles é que mudava. Então convido vocês a dobrar!!!!

  

Bruno em ação!


Email:
contato@ferrazorigami.com.br
Meu site: www.ferrazorigami.com.br
You Tube: www.youtube.com/ferrazorigami (tem as entrevistas e vários origamis simples para aprender)
Informativo:
http://br.groups.yahoo.com/group/origami-if/
Outro site com animação em Flash e passo a passo: www.origami-club.com/en

abraço,

Bruno Ferraz

…………………………………………………………………………………………………………………

Obrigadíssima por ter aceito meu convite, Bruno!!!!!! Pessoal, viram como o meu convidado de hoje é tudo aquilo que eu descrevi na abertura desse post? E quantos trabalhos lindos ele tem no portifólio!!!! Eu sou super estabanada pra trabalhar com papel e cola e vou contar um segredinho pra vocês: apesar de ter sido boa aluna na faculdade de Desenho Industrial, eu quase fui reprovada na matéria intitulada ARTES PLÁSTICAS I (logo no primeiro período, que mico!) por conta da minha pouca habilidade com esses materiais. Por isso, acho que não tenho jeito para Origami e admiro muito quem tem esse dom e domina a arte de maneira tão primorosa como o Bruno!

Convido vocês a descobrirem outros trabalhos desse artista talentosíssimo em seu site:

www.ferrazorigami.com.br

Vale muito a pena!!!!!

Um grande beijo e um final de semana bem colorido pra todos vocês!!!!!

Bonfa ass

45 comentários:

Carol disse... [Responder comentário]

Que fera esse Bruno! Ele tem mais que talento, ele tem o dom mesmo.
Babei nas flores com miolo.
Parabéns pelo post maravilhoso! Amei!
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Você advinha os nossoa pensamentos,heim?
Estou há um tempo pensando em fazer curso de origami.Já aprendi a fazer 1 tsuru na internet mesmo.Vou ficar ligada nas indicações do Bruno.
Quanto talento!
Bjocas

Nicinha disse... [Responder comentário]

Amei esse trabalho de origami. continue essa arte tão legal!Parabéns pelo trabalho Bruno.
Abs Nicinha.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Nossa.. isso foi um presente. Sou simplesmente apaixonada por origami. Ja até vendi mobile de origami na escola e entra as clientes da minha mãe. Muito bom mesmo!!
E esses das fotos, tão lindos e bem complexos também. Parabéns ao artista pelo trabalho incrivel!!
Beijos

Ana Matusita disse... [Responder comentário]

Parabéns aos dois, convidado e anfitriã!
Acho origami uma arte ao mesmo tempo delicada e intensa, forte. E as aplicações do Bruno, aliadas à sua formação, tornam tudo ainda mais interessante!
Bjs, bom findi!
Ana

5º ano B disse... [Responder comentário]

Muito bacana esse trabalho, coloridérrimo e muito criativo.
Parabéns ao Bruno...amei as tulipas!

Unknown disse... [Responder comentário]

Um sonho isso não é? Amo Origami, quando criança fiz muita coisa, hoje o corre-corre diário não me dá mais essa serenidade, se acho que estivesse aí pertinho de você também seria desses alunos de anos. Também trabalho com papel e admiro demais essa arte do Origani... espero voltar a fazer mais. Amei essas flores brancas.

Milena disse... [Responder comentário]

Katia e especialmente Bruno:que trabalho lindo!!!
As flores,nunca havia visto...
Muito bom conhecer gente que trabalha,estuda e consegue fazer isso tudo com essa capacidade e talento.
E Katia,o Carlos Motta,em um trabalho de faculdade também quase foi reprovado porque fez uma cadeira e o professor queria o desenho(oi???),bjs

Sicores disse... [Responder comentário]

Encontrei! ahahhahahahahahaa
Obrigada pela dica, Katia. E também pelos parabéns! :)
Seguinte.
Esse Bruno é muito talentoso.
Parabéns, Bruno.
Eu brincava de fazer origamis...
E olhando seu trabalho vejo que era só uma brincadeira mesmo...hahahahahahaa
Muitos beijos e ótimo final de semana para todos.
Com carinho,
Si

Beatriz disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
LINDO trabalho do Bruno!
Infelizmente não tenho o menor talento para tanto...mas quando vejo uma arte assim, quero logo comprar um para ficar o dia inteiro olhando e ver se aprendo "por osmose", he, he.
Parabéns pela inciativa!!!
Beijocas,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

*-...-* Ana Anita *-...-* disse... [Responder comentário]

Guria, amei a entrevista com o bruno e adorei o trabalho dele.

Quando eu ministrava aulas na faculdade, fizemos (eu e uma colega minha) um curso sobre origami aplicado a matemática, para que os nossos alunos fossem multiplicadores nas escolas da cidade, foi um sucesso!

Me fez recordar!

bjs amiga e bjs ao Bruno tbem... Talento!

Mari disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!! Adorei seu convidado de hoje!!
Eu adoro fazer origamis (acho que está no meu DNA rsrs), queria ter é mais tempo, putz! Acaba ficando só pra ocasiões especiais (tipo aquela lembrancinha de páscoa), natal etc.
Muito lindo o trabalho do Bruno, parabéns!!

Beijocas e ótimo finde (prolongado pra alguns)!!

Fer Lorenzoni disse... [Responder comentário]

Oi Katia, sabe q acho Origame lindo, mas nunca tentei, e admiro quem o faz, estou indo pesquisar no site do Bruno. E li em algum lugar, que o verdadeiro talento se descobre na simplicidade... e isso se aplica ao convidado de hoje né. Vou lá olhar.
E estou quebrando a cabeça p montar um lugar na mesa, mas eu vou conseguir p fotografar e mandar p vc,,, ahhh vou!!!
Bjos e bom fim de semana.
Fer Lorenzoni

RetroMomentos disse... [Responder comentário]

Qto talento hein Bruno?!! Parabéns!!!

Cris Marcelino disse... [Responder comentário]

Nossa que lindo, parabéns pelo post e Bruno fiquei encantada! bjs, Cris - www.encantosepresentes.blogspot.com

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Oi! Kátia, adorei o convidado e vendo o trabalho dele já me deu umas ideias sobre próximas peças que eu posso criar e de fato o trabalho com origami é lindo e parece ser bem desafiador.
Bj e bom findi

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Adorei a entrevista. NOssa a gente nem imagina o tanto de possibilidades que existem no origami. Eu só fazia o basiquinho: barquinhos, chapeu, lixeira...essas coisinhas que as crianças fazem. Eu acho que essa arte deveria ser mais divulgada e estimulada. É tudo muito lindo!
Parabéns mais uma vez.
Beijinhos.

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Ola Kátia
Que lindo o trabalho do Bruno.
Parabéns Bruno,é verdade Kátia quando se é bom no que faz o sucesso é consequência.
Bela parceria vc e Bruno,trocas otimas.Amei o post,vc sempre nos proporcionando conchecimentos.
lindo final de semana,bjkas

Carolina FPS disse... [Responder comentário]

Olá Katia!
Você se supera a cada post.
Eu amo origami! E o Bruno realmente é super, hiper, mega show!
Obrigada querida!
Tenha um dia abençoado!
Carolina FPS

Ana do Viajar é tudibom! disse... [Responder comentário]

Parabéns pelo post e a excelencia do Bruno nos Origami´s.

Abraços
Ana
www.viajaretudibom.blogspot.com

Tati disse... [Responder comentário]

Adorei! Meu marido sabe fazer algumas coisinhas, e uma vez, logo no início do namoro, fez um tsuru para mim, num curso que fazíamos. Guardo na carteira até hoje. Nunca consegui aprender. Acho que meus dedos são meio lerdos para estas coisas... ehehe
Mas a arte do Bruno é linda! Como assim, 9000 borboletas em 3 semanas?
Beijos.

Tati disse... [Responder comentário]

Adorei! Meu marido sabe fazer algumas coisinhas, e uma vez, logo no início do namoro, fez um tsuru para mim, num curso que fazíamos. Guardo na carteira até hoje. Nunca consegui aprender. Acho que meus dedos são meio lerdos para estas coisas... ehehe
Mas a arte do Bruno é linda! Como assim, 9000 borboletas em 3 semanas?
Beijos.

Paty disse... [Responder comentário]

que lindo trabalho...
fiquei imaginando o tamanho do papel pra fazer aquele tsuru amarelho... e que linda aquela cestinha com tulipinha...
amei tudo...
parabéns!!!!

Karine disse... [Responder comentário]

Mais uma vez um convidado super especial.. cheio de talento!

Bom final de semana!

bjos

Chocolate com Pimenta disse... [Responder comentário]

Katia que post incrível...ameiii
Parabenize o Bruno por mim...Ele é muito talentoso !!

Grande Beijo

Gabi ;)

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Nossa Katia que trabalho incrível! Talento é uma coisa sensacional! Algumas pessoas surpreendem com sua habilidade. Parabéns!!!
Bj
Claudia

Ana Paula disse... [Responder comentário]

SENSACIONALLLLLLLLLLLLLLLLL!!!ADORO ORIGAMI, FLORES BRANCAS, PERFEITO, AMEI!!!
BJS

Ana Paula disse... [Responder comentário]

SENSACIONALLLLLLLLLLLLLLLLL!!!ADORO ORIGAMI, FLORES BRANCAS, PERFEITO, AMEI!!!
BJS

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

Bruno,

estou encantada com seu trabalho. Amo o Japão e tudo que envolve sua cultura... pratico Kendo, arte marcial com espadas e lá a gente faz alguns workshops referente a cultura japonesa: origami, culinária, haikai...

No kendo aprendi que devemos sair da nossa zona de conforto e por isso até comprei um livro de origami... como a Kátia, tenho super dificuldade... eu sou hiperativa (falo mais que a boca, hahahaha) e o origame exige concentração e paciência... essa arte é ótima para desenvolver isso né?


Minha primeira experiência com origami foi desastrosa e foi na escola, rs! A segunda foi no kendo e adorei... tenho uma amiga descendente de japoneses que faz uns belíssimos e lembrei dela quando disse que dobra vendo filmes... ela dobre vendo novelas japonesas, rs!

Seu trabalho é lindo, parabéns! Dizem que 1000 tsurus trazem a realização de uma cura ou um pedido... então aproveita porque vc tem muitos créditos! rs! Mas falando sério, os japoneses depositam seus sentimentos ao dobrarem o papel e é legal saber que suas energias estão espalhadas né? Um trabalho belo e iluminado!

Os samurais faziam origamis e antigamente as mulheres não podiam fazer... fico pensando que devemos nos dedicar a essa arte quando nos propomos a praticá-la pois assim como no kendo, temos a honra de podermos pratcicá-la... pois para nós ocidentais é uma honra já que somos permitidos a isso hoje em dia!

Não disse que falava demais! Adoro o assunto!

Sucesso sempre pra você e que seu trabalho embeleze muitos lugares e leve alegria a muitas pessoas pois sei que é do bem, pelos trabalhos que faz!

Kátia, obrigada por nos apresentar esse trabalho maravilhoso e ainda mais, nos mostrar o ser humano que está por traz disso tudo... :)

beijos nos dois!

Mi Satake disse... [Responder comentário]

Talentoso o rapaz né, amiga!
Meu marido é oriental e meus cnhados fazem origami. Eu babo.
Acho lindo!

Belo post amga!

Bjs

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha,
O trabalho do Bruno é genial, lindo demais!
Adoro origamis, já fiz alguns modelos com os meus aluninhos há algum tempo atrás...vou querer reaprender, porque vou fazer para a festa da minha filha mais nova, que é em dezembro...mas eu já estou planejando,rsrs!
Beijinhos e ótimo fds pra você!
Obrigada pelo carinho lá no blog!

Marta disse... [Responder comentário]

Muito legal o trabalho dele! E cada coisa tão bonita... dá para usar em festinhas Katita.. para enfeitar o ambiente!
Adorei ver o trabalho dele nas lojas!
Beijocas

Patrícia Gomes disse... [Responder comentário]

Que trabalho mais lindo esse do Bruno!
Eu sou simplesmente apaixonada por essa arte, pena q não tenho coordenação motora suficientemente boa pra desenvolvê-la! ;oD

Xerinhos, frô.
Paty

Andanhos disse... [Responder comentário]

Quanto talento!
Adorei ver o lindo trabalho dele.
Beijos.

Poronga's disse... [Responder comentário]

Olá!
O Poronga's está fazendo 3 anos nos ar e em comemoração estamos realizando sorteios! Passe lá pra nos prestigiar, será um prazer!!!
Bom final de semana!
Abraços

Poronga's disse... [Responder comentário]

Olá!
O Poronga's está fazendo 3 anos nos ar e em comemoração estamos realizando sorteios! Passe lá pra nos prestigiar, será um prazer!!!
Bom final de semana!
Abraços

Poronga's disse... [Responder comentário]

Olá!
O Poronga's está fazendo 3 anos nos ar e em comemoração estamos realizando sorteios! Passe lá pra nos prestigiar, será um prazer!!!
Bom final de semana!
Abraços

Miriam Nogueira disse... [Responder comentário]

Katia, que surpresa, vir aqui hoje e ver seu convidado. Ele foi meu colega na faculdade e é uma pessoa linda, do bem mesmo e me emcamta sua serenidade.
Tenho um de seus livros, claro que não tenho aptidão pra coisa, mas sou fã desse trabalho.
Obrigada por trazer alegria ao meu dia hoje.

E Bruno, saudades viu? Farei tudo pra ir ao lançamento, claro. Um bjo.
Katia, bjo pra vc e tenha um bom sábado!

Miriam Nogueira

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei este seu post e coloquei um chamado no meu blog: http://leiacook.blogspot.com/2010/09/amigas-blogueiras.html

bjsss

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia,

Conheço a arte do origami tem bastante tempo, uma cunhada me mostrou uma habilidosa amiga dela que fazia.
Imagino que eu já deva ter visto o trabalho do Bruno algumas vezes e não ter parado para admirar.
Adorei o que ele disse.
Achei magnífico o trabalho dele. Fiquei apaixonada para falar a verdade. Ele é realmente muito talentoso e parecer ser bem simples e humilde como você falou.

Acho que também não tenho muito habilidade com trabalho manual. rs

Bem, parabéns pela entrevista e sucesso ao Bruno!

Calma que estou com pressa! disse... [Responder comentário]

OI AMIGA,TEM PROMOÇÃO - sorteio ABAJOUR DONA MIX NO MEU BLOG.SERÁ UM PRAZER SE PARTICIPAR
bjs

Uska Hope disse... [Responder comentário]

Muito talentoso esse menino!!
Amo origami, vivo fazendo tsurus... Rrss. Quem sabe, ainda num dô um pulo no sesc de nickit... Bjsss

Mima D. disse... [Responder comentário]

Conheço Bruno há mais de dez anos, e ele sempre teve esta habilidade incrível com origamis.

Lembro que na época da faculdade de Contábeis ele se desligava das aulas e passava um tempo enorme fazendo mini tsurus com seus papéis. Definitivamente as aulas financeiras nunca foram para ele...

Hoje, mais que um 'não-contador', ele é um profissional na área que escolheu e que com certeza faz dele uma pessoa maravilhosa.

Parabéns Bruno, por batalhar por seus sonhos, e obrigada Katia por trazer um pouco do trabalho dele para mais perto de todos.

Bjs

Bruno Ferraz disse... [Responder comentário]

quanta informacao! só consegui ler as mensagens hoje e adorei a quantidade de pessoas que admiram esta arte. galera, nao é dificil!! katia, por que voce não aprende origami tambem e adiciona mais um assunto no seu blog???? :-)

beijo
bruno ferraz

Bruno Ferraz disse... [Responder comentário]

amigos,
segue programação do programa que participarei: Hiperativo, será exibido no próximo sábado as 15:00 e segunda as 17:30. Pode ser visto UHF ou na propria internet: http://www.boasnovas.tv/hiperativo.html
esta bem divertido o programa!

relembrando:
para quem não anotou ainda o endereço para o lancamento do livro, origami do real ao imaginario: CCJF: Av. Rio Branco 241, Centro. dia 28 de setembro
AGUARDO TODOS LA!

Related Posts with Thumbnails