segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Arquitetura, decoração e duas românticas aventuras gastronômicas em Ipanema, RJ


Bom dia, pessoal!!!! Se tudo ocorreu como esperado, chego hoje das minhas mini-férias, mas já havia deixado essa última postagem agendada. Na véspera de viajar, combinei com o Marcelo de sairmos para jantar em algum restaurante que ainda não conhecíamos e fomos parar na charmosa pizzaria STRAVAGANZE. Nós já havíamos passado em frente ao local várias vezes e eu sempre ficava admirando a fachada elegante. O lugar é realmente bonito e muito aconchegante. Como eu adoro iluminação suave e romântica, achei sensacional a ideia de encaixar dezenas de luzes amarelas na grande escultura de metal que literalmente sobe pelas paredes do restaurante. As duas luminárias pendentes cobertas por folhas recortadas no mesmo metal também chamaram a minha atenção. Preferimos uma mesa no mezanino do segundo andar, mais reservado e praticamente vazio, o que possibilitou que eu fotografasse as duas imagens acima.

Há também uma varanda bem convidativa com vista lateral para a Lagoa Rodrigo de Freitas, mas como estava muito quente, optamos pelo ambiente fechado com ar condicionado.

Para começar, pedimos o suculento “pão da casa” feito no forno à lenha, recheado com linguiça calabresa, presunto, cebola, provolone, parmesão e manjericão. Só esqueci de fotografá-lo, infelizmente!


Em seguida escolhemos dois sabores de pizza: a primeira foi uma deliciosa combinação de cogumelos e alcachofra temperados com vinho branco e limão, mussarela especial, tomate seco e orégano.


A segunda tinha presunto de Parma, mussarela de búfala, tomate seco e pesto de manjericão. As duas pizzas estavam perfeitas e ficou difícil saber qual a melhor. Enfim, a STRAVAGANZE entrou no meu ranking das 3 melhores pizzarias cariocas!!!!

STRAVAGANZE
Rua Maria Quitéria, 132 - Ipanema
Rio de Janeiro - RJ, 22410-040
(0xx)21 2523-2391 ou 21 2523-2391

No Dia dos Namorados do ano passado comemoramos a data com um jantar romântico no restaurante italiano ANNA, pertencente à mesma família que comanda o FIORINO, POMODORINO e ARTIGIANO. Já estivemos em todas as casas do grupo e posso dizer que, na minha opinião, elas tem uma excelente relação custo x benefício. Os preços dos pratos são mais baratos do que a grande maioria dos restaurantes semelhantes, o atendimento é atencioso e a comida saborosa, com destaque para o delicioso couvert com pães especiais.


A decoração do espaço é bem interessante e conta com um belo lustre de bronze do século XVII, um lindo espelho veneziano e um conjunto de pratos de porcelana trazidos da Itália.


A iluminação também é suave e romântica (perfeita para um jantar especial!!!) e as paredes com tijolos aparentes reforçam a ideia de aconchego.

Chegamos cedinho, como de costume, e o restaurante tinha acabado de abrir as portas. Assim pudemos escolher uma ótima mesa, perto da janela e embaixo da claraboia que recebia uma grande quantidade de chuva naquela noite.


Como também acontece nos outros estabelecimentos do grupo, os pratos vem nessas bandejas especiais que dão um charme extra à refeição. Como já mencionei no blog diversas vezes, acho que a atenção aos detalhes faz muita diferença.

Procurei pelo cardápio do restaurante na internet, mas não o encontrei. Então fiz um exercício mental pra lembrar qual era o nome do prato da foto acima. Não consegui, mas sei que eram medalhões de filé mignon ao molho de queijo e ervas finas acompanhado de uma massa fininha ao perfume de limão.


O prato do Marcelo era composto por uma massa recheada de algo que a gente não lembra, com cobertura de ervas, parmesão, amêndoas picadas e aspargos.

A sobremesa foi sorvete de torrone que vinha dentro de uma casquinha de amêndoas carameladas… hummm, espetacular!!!!

Procurando informações para esse post, cheguei a um blog bem interessante e gostei de ler o seguinte texto sobre as casas da família Aleixo, proprietária do ANNA:

http://riodejaneiroadezembro.wordpress.com/2010/08/16/anna-homenagem-a-matriarca-da-familia-fiorino-artigiano-e-pomodorino/

Concordei com todos os comentários do autor, inclusive o fato de que os restaurantes não aceitarem nenhum cartão de crédito é um inconveniente, ainda mais se você chega lá despreparado. Enfim, fica aqui a dica: levem o talão de cheques!!!!

ANNA
Av. Epitacio Pessoa, 214 (entre Prudente de Moraes e Visconde de Pirajá)
Rio de Janeiro, RJ
(21) 2512-4069/(21) 2512-4069

Beijão e uma ótima semana pra todos!!!!!

Bonfa ass

15 comentários:

Ângela disse... [Responder comentário]

Querida, adorei essas dicas, e a decoração é linda. Espero que denha descansado e que a viagem tenha sido proveitosa.
Boa semana e um grande beijo.

JULIE disse... [Responder comentário]

Katia,

Adorei a decoração realmente e linda.
Os pratos estão convidando.
Espero que tenha aproveitado a viagem bastante e que venha com muitas novidades.
Bjos

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Nossa....só de ver as fotos me deu uma fome (isso pq ainda são 8 da manhã!! rsrs)..

beijos!!
Gábi

Angela disse... [Responder comentário]

Que bom que está chegando!
Nossa, já fui tanto na Extravaganze que estou dando um tempo para não enjoar... Também gosto muito tanto do lugar quanto das pizzas! O ANNA tb acho ótimo, mas o preço do Artiggiano vale mais a pena,né?
Beijão

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi querida
Que bom que você chega hoje, estou curiosa com as tuas novidades!
Que maravilha essa pizzaria! E o restaurante Anna é um espetaculo! E esse sorveteeeeee, hummmmm....
Bjos
Léia

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Delícia de restaurantes, deu água na boca!!! Babei com a descricao do pao da casa, deu água na booooooca :-D
Beijocas, e bom retorno de férias :-)
Angie

Michelle Sales disse... [Responder comentário]

Adorei os restaurantes, com certeza qdo for ao Rio quero conhecê-los...

Bjão.
Mi

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, adorei as dicas. Eu e Bruno adoramos sair para comer e esses lugares são super convidativos!!
Adorei a pizzaria, a iluminação e decoração!
Beijocas

Babi Mello disse... [Responder comentário]

oi! Bonfa, como sempre suas fotos dão àgua na boca.... fiquei com vontade de comer tudo e justo na hora do almoço que eu resolvi ler o post... ai que fome!!!
Lindo os lugares, rustico e bem envolvente.
bjocas!

Bird disse... [Responder comentário]

SE esses posts seus engordassem... :)

Cada coisa linda!

bjos

Livia Curi Fernandes, disse... [Responder comentário]

Katia, que restaurante lindo! Adorei as dicas!! Estou sempre publicando dicas no meu blog também! www.cozinhafesteira.blogspot.com

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Que bom viajar!! Adorei esse post. A pizzaria Stravaganze dá para ver que é bem aconhegante mesmo. Vc. sempre comemorando tudo. Que bom!!
Aproveito para te desejar uma ótima semana. Bjs

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, amiga,
Que lugares lindos! Eu também fico admirando a arquitetura e a decoração de cada lugar que eu vou, mas não costumo fotografar, não!
As fotos das comidinhas estão incríveis! A cestinha de amêndoas me lembrou uma de parmesão que fiz recentemente!
Beijocas pra você!

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Alo! Seja bem-vinda ao lar novamente. Voce tem andado bem pelo mundo ultimamente.
Bjs
Claudia

Ana Cristina disse... [Responder comentário]

Amei as dicas...
Minha proxima viagem ao rio do uma passada la só pra dar uma espiada, ja que eu não to podendo igual vc..rsrs
bjin

Related Posts with Thumbnails