segunda-feira, 7 de março de 2011

Desfile de canapés e entradinhas para um jantar leve e romântico + o resultado da promoção AS MULHERES FRANCESAS NÃO ENGORDAM

Embora eu não seja muito fã de Carnaval e normalmente aproveite o feriadão para descansar ou passear, sei que para a maioria dos brasileiros é tempo de diversão e alegria. Por isso me inspirei em uma das datas mais esperadas do ano para preparar um jantarzinho leve e romântico antes de colocarmos o pé na estrada.


Na foto acima, vocês podem ver o “desfile de canapés” que organizei em uma travessa de porcelana branca estreita e comprida. Na comissão de frente, o queijo de cabra envolto em cinzas negras chamou a atenção do público, seguido por várias alas animadas de canapés exibindo cores e sabores diferentes. Para fechar o desfile, convidei damascos recheados com mix de sementes e frutas secas.

DSC01427
Para matar a sede dos foliões, algumas taças de vinho branco com uma dose do licor italiano FRAGOLI deram conta do recado!!!! A receita foi tirada da revista canadense TOUT SIMPLEMENT CLODINE, presente de uma amiga que mora no país. Os morangos silvestres são deliciosos e ficam boiando nas flutes.


Tudo começou assim: durante a semana fui comprando ingredientes que listei no meu caderninho de inspirações para preparar uma surpresa pro Marcelo. Bom, não foi exatamente uma surpresa porque combinamos de fazer algo especial na sexta-feira pré-carnavalesca, mas ele não sabia o que eu iria aprontar. Enfim,fiz um inventário das sobras da geladeira, pensei no que poderia fazer com elas e parti para o mercado.

Eu adoro molho Pesto e às vezes passo em frente a uma filial do mercado ZONA SUL. Foi lá que encontrei os três vidrinhos acima contendo Pesto de abobrinha, Pesto de pimentão vermelho picante e Pesto de manjericão. No mesmo mercado comprei um saquinho contendo 12 vol-au-vents que serviram como base para preparar os canapés, além de um pacote de pizza branca com parmesão e alecrim.


Queijo de cabra não poderia faltar no meu “desfile de canapés” e por isso comprei dois tipos que nunca havia provado: um holandês da marca CABLANCA e um francês da marca PRESIDENT coberto por cinzas negras.


Aposto que muitos de vocês torceriam o nariz pra esse queijo preto, né? Mas como eu gosto de aventuras gastronômicas e sou fanática por queijos, resolvi dar uma chance a essa iguaria e não me arrependi.


Os temperos da foto acima já estavam nas prateleiras da minha despensa: pimenta do reino moída, mix de sementes e frutas secas, azeite aromatizado com limão e um potinho de MAPLE SYRUP, que foi lembrança do casamento de outra amiga que também mora no Canadá.


Comecei a montar as “alegorias e adereços” usando damascos cortados ao meio recheados com queijo de cabra cremoso e mix de sementes.

 
Vocês podem conferir o resultado na foto acima.

 
Preparei seis tipos diferentes de canapés com os seguintes recheios:

1. Queijo de cabra holandês com Pesto de abobrinha
2. Queijo de cabra holandês com damasco e maple syrup
3. Queijo de cabra cremoso com mix de sementes e frutas secas
4. Queijo de cabra holandês com Pesto de pimentão vermelho picante
5. Queijo gorgonzola envolto em presunto de Parma com azeite de limão
6. Queijo de cabra cremoso e Pesto de manjericão

Sinceramente não sei dizer o que mais me agradou porque gosto de todos os ingredientes que foram utilizados. Aprovei todas as combinações e vou oferecer as minhas “invencionices” aos convidados das próximas festinhas lá em casa!!!!

Na fofa panelinha verde que ganhei de presente da amiga Patricia Hadddad, coloquei um pedaço de queijo holandês coberto com maple syrup. Acho que é uma opção para o famoso queijo coalho com melado, que adoooooro!!!!


Reuni as seguintes sobras da geladeira para elaborar um antepasto: tomate-uva, pimentão amarelo, manjericão, cebola e alho. Adicionei uma pitada de sal, azeite e pimenta do reino à mistura e refoguei tudo por uns dez minutos em fogo baixo.


Com os grissinis que amoleceram depois de um tempo guardados, fiz o seguinte: envolvi-os com molho Pesto de manjericão, levei-os ao forno por alguns minutos e depois que esfriaram, enrolei uma fatia de presunto de Parma em suas extremidades.


A mesa pronta com as entradinhas ficou assim…

… e eu gostaria de destacar os pesos para guardanapos/marcadores de lugar que improvisei na última hora. Eu havia guardado esses bichinhos de argila, trazidos por meu pai de uma viagem à Costa Rica, na mesma gaveta onde ficam os talheres e tive a ideia de usá-los para que os guardanapos não saíssem voando pela sala. Achei que o resultado ficou legal, concordam? A produção da mesa já tinha um ar rústico e penso que as pequenas esculturas combinaram com a proposta decorativa.

Para finalizar a produção, coloquei duas velinhas em recipientes de cerâmica verde, um dos tons presentes no caminho de mesa que joguei sobre a toalha vermelha.

O prato principal foi fondue de queijo e, como adoramos gorgonzola, sempre adicionamos um pedaço generoso do queijo a um pacote com a mistura pronta. Hummmm, ficou delicioso e terminamos a semana com um jantar leve e divertido!!!!

Agora vamos ao resultado da promoção AS MULHERES FRANCESAS NÃO ENGORDAM?

 
Antes de divulgar a resposta vencedora, gostaria de agradecer a participação de todos e elogiar a criatividade e originalidade de vocês!!!! Infelizmente, eu só posso presentear um dos leitores com o livro AS MULHERES FRANCESAS NÃO ENGORDAM, e foi bastante difícil escolher uma só frase entre tantas ideias interessantes.

O que combinei com a Roberta Fernandes, da editora ELSEVIER, foi o seguinte: ela fez uma pré-seleção dos textos que mais gostou e, entre essas frases, eu escolhi a que mais me agradou. Fiquei em dúvida, pensei, pensei, pensei, mas decidi pela seguinte:

Qual o segredinho ou receitinha que você tem mas as francesas não tem?

“O meu segredo é cozinhar não só com amor, mas misturar a cozinha européia, indígena, africana e árabe num prato só e, no final das contas, chamar o resultado de “comida brasileira”. Esse é um segredo que só quem é brasileiro entende, afinal das contas, a nossa culinária espelha essa mistura de culturas que torna o nosso país tão único. É o sincretismo culinário que junta o melhor de cada cantinho desse mundo pra fazer a melhor comida que existe: a brasileira!”

KARLA G. F.

Acho que a resposta da Karla resume bem o que penso sobre a culinária brasileira e sua mistura de temperos, sabores e técnicas vindas de várias partes do mundo. Nossa cozinha é realmente muito rica e eu adoro experimentar pratos regionais quando viajo para outros estados!!!!!

Parabéns pela frase, Karla, e espero que aproveite bastante o presente que vai receber em casa!!!! Só preciso do seu endereço para poder enviar o mimo logo após essa semana carnavalesca. Você pode me enviar essa informação por e-mail no katiabonfadini@gmail.com.

Esse concurso não possui um segundo lugar, mas eu gostaria de fazer uma “menção honrosa” a outra frase que também adorei e que pretendo colocar em prática na primeira oportunidade:

“As francesas vão fazer um bico enorme quando conhecerem a receita do Palmito Biquinho! É um petisco leve, lindo e simples. Basta cortar o palmito em rodelas e espetar uma folhinha de manjericão e uma pimenta biquinho com um palito. Um fio de azeite finaliza este segredinho. E pra acompanhar, é só escolher: champagne ou caipirinha?”

SORAYA FERNANDES

Soraya, parabéns pela frase criativa, bem-humorada, gostosa de ler e que ainda veio com uma receita-bônus que combina com o meu estilo: fácil e rápida de executar!!!!

Vejam como o petisco fica lindo nesse post do blog TOMATE CONFIT: http://www.tomateconfit.com.br/?p=181

Por hoje é só, pessoal, e espero que estejam aproveitando esse feriadão da maneira que mais gostam: festejando, passeando ou descansando!!!!

Um grande beijo!!!!

Bonfa ass

29 comentários:

Sabores e Sensações disse... [Responder comentário]

Oi,Bonfa!
Adorei este jantarzinho romantico mega prático adorei os canapés e vou fazer.
Não participei do concurso, mas queria saber onde posso encontrar este livro já procurei algumas vezes e não encontrei. Vc sabe?
Beijos,
Re

karlinhall disse... [Responder comentário]

Katia, ahhhhhhhhhhhhh!!!! Que maravilha!!!! Nao existe alegria maior do que comecar o dia com uma surpresa maravilhosa dessas! Obrigada pela chance de participar do concurso!
O presente eu já sei que vou amar de paixao porque eu adoro cozinhar, mas diferente de voce, que adora inovar, eu já sou daquelas que tenho que ter um livro de receitas e uma balanca na mao, pra fazer tudo exatamente como está no "manual". Nao sou muito criativa nesse sentido :P
Adorei as dicas de canapés e vou entrar em contato com vc por e-mail!
Feliz restinho de feriado!
:*

Doce Sucre disse... [Responder comentário]

Menina, impressionante o dom de transformar coisas simples em maravilhosas! Mais uma vez, amei o q vc fez, tudo!!! =)

Sabe o que eu fico me perguntando? Onde vc arruma tanto espaço pra guarar essa quantidade de coisinhas de cozinha (e outras coisinhas q usa para a função)? Fico apaixonada pelas coisas, mas eu não sei se teria onde guardar tudo isso... rsrsrs

De uns tempos pra ca, desde que conheci teu blog, tenho comprado bastante coisinhas assim pra levar para o Brasil, ja que aqui (de passagem) não compramos la grandes coisas. Me inspiro muito em você...E ja me peguei até comprando coisas e tendo idéias baseadas nas tuas, o tipo: os seguradores de plaquinhas. Não posso ver nada que tenha o ferrinho de segurar papeis que não lembre de você! rs

E por falar nisso, você ja tem algo das "Kokeshis", aquelas bonequinhas japonesas? Comprei umas pra mim, junto com aquelas bolinhas de colocar cha, sabe?! Achei a tua cara, e se você não tiver... terei o prazer de te mandar umas, ja que pensei tanto em você quando comprei. :D

Bom, quanto à melhor resposta, eu tb concordo muitooooooo com ela! Temos uma mistura de tudo isso em nossa culinaria, que é deliciosa!

Acho que meu comentario esta longo demais, vou parar por aqui... hehehe

Beijo gde menina!

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi querida
Uau, que delicia de jantar!
Esses canapés ficaram incríveis, realmente foi um desfile!
Eu também adoro pestos, mas nunca experimentei com abobrinha - cheguei a salivar! E esses damascos? Que sonho, você é muito chique amiga!
O Marcelo é realmente um homem de grande fortuna, por ter você ao seu lado!
Parabéns para a vencedora a sua frase é excelente. Irei comprar o livro. A receitinha da Soraya também é show.
Um abraço apertado
Léia

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, td bem?
Adorei mais este jantar que você preparou. Vou guardar todas as dicas dos canapés e o seu prato principal me fez relembrar ótimos momentos em Gramado.
Ótimo feriado pra vocês.
Beijos.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse... [Responder comentário]

COMO SEMPRE TUDO MUITO LINDO POR AQUI!!!
ADORO SUAS RECEITAS RÁPIDAS FÁCEIS E LINDAS COM INGREDIENTES ESPECIAIS E DELICIOSOS!
PARABÉNS!
BEIJO

disse... [Responder comentário]

Arrasou no seu desfile!! Desde o "abre alas" até a "apoteose". Um luxo só!
Bjs.

Mari e Eder disse... [Responder comentário]

Bom dia!!!!
menina...vc é fina demais da conta...adoro!!!
e suas fotos me deixa com muita vontade de experimentar tudim!!!!
bju grande!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que mesa mais linda, colorida, divertida e saborosa!!!

Coisa mais linda!
Adorei!!!

Adoro passar por aqui porque sempre é um super presente para os olhos!!!

Parabéns!!!

Bjos e bom feriado!!!

Driks Barreto disse... [Responder comentário]

Oi Katia!!!Como sempre sua mesa cheia de aromas e sabores que mesmo virtualmente nos faz salivar,sem contar o bom gosto da disposição dos utencilios e afins...Tudo lindo de ver!bjs pra vc e ótimo carnaval!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita. adorei o jantar especial! Delicioso e super harmonioso! Eu e Bruno fazemos hoje, 07/03, 2 anos de casados! Esse tempinho chato no Rio não favorece.. estamos pensando no que fazer nesse dia chuvoso! Alguma sugestão? rssss
Jantar em um lugar legal, já está na lista, mas queria aproveitar o dia!
Adorei os pesos, os potinhos verdes e a tarvessa branca eu amei! Adoro louça branca!
Beijocas

Anna disse... [Responder comentário]

Eu adoro seu blog, tem sempre coisas maravilhosas, toda vez que sobra um tempinho venho dar uma olhada, pretendo um dia voltar a postar, logo que minha obra terminar e outros problemninhas.
Seu blog é maravilhoso, parabéns, já anotei a idéia
Beijos
Bom descanso.

Simony disse... [Responder comentário]

Lindo o desfile de canapes! Como sempre o seu bom gosto nos inspira!

Pri Bragança disse... [Responder comentário]

Bonfa, você SEMPRE arrasa!!

Um beijo grande,

Pri.

Camilla Sartorato disse... [Responder comentário]

Katia, lindona!
Adorei o jantarzinho romântico!
Você sempre dando um show de sofisticação e estilo! Adooooro suas dicas!!!

Parabéns mais uma vez!
Bjinhos

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Que capricho a sua preparação para um jantarzinho leve e romântico !!
Adoro os seus detalhes. Só tenho que te parabenizar por tudo. Ficou lindo.
Um ótimo carnaval. Bjs

Maria disse... [Responder comentário]

Adorei seu jantar romantico. Bom descanso no carnaval. Bjus.

Glau disse... [Responder comentário]

Nossa, K., vc é muito criativa.Amei a mistura de sabores, ingredientes. Eu sou como você, adoro experimentar novos sabores e tbém amo queijo!

Bjão pra vc e ótimo feriado, Glau

Manddy G. disse... [Responder comentário]

Só para variar, você arrasou no post, na decoração e nas comidas!!
Adoro vir ao seu blog. É inspirador demais!!

Se não for explorar, gostaria de um help seu. Estou montando minha casa agora e ainda não tenho quase nada de utensílios, pratos e talz.

Será que vc poderia me orientar no que considera mais importante pra o dia a dia e para receber amigos em casa?

Fico olhando seu blog e procurando coisas parecidas no mercado, lojas etc. rs Só que eu me perco total até pq não tenho mto espaço pra guardar essas coisas.

Bjss e obrigada!

Manddy
http://tourdubaiguide.blogspot.com

Tati disse... [Responder comentário]

hummmm! tudo lindo, divino e inspirador!
aniversário do maridão tá chegando e ele ama pesto, vou ver se encontro esses tipos diferentes por aqui.
Beijinhos

Ettiene Mattos Farias disse... [Responder comentário]

Ai Bonfa, tô totalmente com água na boca depois desse post, tudo que eu gosto, mas não teria essas idéias imagino...
Postei essa semana uma receita de vieiras com molho roquefort no blog, esse molho é receita do meu marido e vai super bem também com salmão e com macarrão. É um clássico na nossa casa, se gosta de gorgonzola dá uma olhada!
bjao

K disse... [Responder comentário]

Há dias tento comentar e não consigo.Primeiro, a respeito do post sobre o banheiro azul gostaria de dizer que a decoração de seu ap é aconchegante, simpática e o mais legal, a sua cara.E adorei ver a estante de livros no seu escritório.Alguém já disse que uma casa sem livros pode até não ser uma casa desagradável mas o dono dela certamente o será.
Não vejo a hora de experimentar flan de manga e o palmito biquinho.

Eliene Vila Nova disse... [Responder comentário]

Mulher que pra mim é uma maravilha
você não tem idéia do quanto fiquei feliz com sua visita no meu blog
afinal és ídala meu bem ,rsrs
quando crescer quero ser que nem você
e venho aqui e fico babando nem pelas comidas, que devem ser deliciosas,mas pelas suas louças, adoroooooooooo
cada peça linda que tens
amo amo
um excelente feriado
beijos

Nayran Moreira disse... [Responder comentário]

Olá!!

Dando uma voltinha no mundo virtual me deparei com esse cantinho lindo e aconchegante!! Simplismente amei cada detalhe... as ilustrações feitas por vc então! perfeitas!! Parabéns pelo talento!

Dá uma passadinha lá na minha casinha... é simples, mas será um prazer receber vc!

Bjkas!

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Bonfa!!
Gosto muito de Carnaval, mas este ano estou muito introspectiva e resolvi ficar quietinha em casa, daí dar uma passadinha aqui e verificar as novidades e receitinhas é... tudo de bom!
De quebra, ainda saber do resultado do concurso.
Não foi desta vez, novamente, mas quem sabe dia destes... eu consigo. ;D
Parabéns para as ganhadoras e para vc tb!!
Bjs.

Babette disse... [Responder comentário]

Ficou linda, a mesa! E esses canapés bem apetitosos!!!!
Um beijo do outro lado do oceano
Babette
PS. Tenho retirado óptimas dicas e óptimas ideias do seu blog. Em breve verá no meu blog uma apresentação de umas entradinhas à boa maneira da Bonfa. Simples, originais e super convidativas!

Juju Bombana disse... [Responder comentário]

Oii Kátia, estou maravilhada com o seu blog!!! Você é muito detalhista... minhas amigas sempre dizem que eu adoro inventar coisas, é porque elas não conhecem você!!!
Já sou sua fã... adoreii as festas que você dá!!!
Beijinhos

Laély disse... [Responder comentário]

Tá brincando!
Depois dessa comedoria de nos deixar com água na boca faz promoção "Mulheres francesas não engordam"?!
Deveria escrever outro livro: "Mulheres como eu( Bonfa) não engordam"!
Engordei, só de olhar, mas com muito gosto! rs
Abraço!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Adorei a sugestao de gorgonzola no fondue: nunca tinha pensando nisso (apesar do Roger amar de paixao gorgonzola). Dica mega-super-maravilhosa, vou aplicar :-D
Beijos, Angie

Related Posts with Thumbnails