sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bonequinha de papel para recortar e vestir com modelos da estilista Tali Batistella

Boneca-Teste-encaixe-2

Muitos leitores já me perguntaram sobre as bonequinhas estilosas que ocupam um espaço na lateral do blog há alguns meses. Vocês sabem que esse cantinho estreito com fundo verde-claro serve como um portifólio para meus trabalhos de design gráfico e ilustração, né? Volta e meia eu troco a posição das peças, mas normalmente tento colocar as mais recentes em primeiro plano.

Hoje o “mistério” será desvendado e vocês conhecerão a história desse trabalho de criação em parceria com minha convidada, a estilista Tali Batistella.

tali14

É com imenso prazer que escrevo hoje aqui no Casos & Coisas, blog que amo muito desde a primeira vez que o "descobri". E agradeço à Katia pela oportunidade de estar aqui, fiquei super super feliz com o convite! Bom, antes de eu falar sobre o projeto que fizemos em conjunto, gostaria de me apresentar: sou a Natalie (conhecida também como Tali), do ateliê Tali Battistella crochet/tricot. Junto com minha mãe, a Marisa, montamos uma sociedade. É, somos um ateliê de mãe e filha, duas gerações juntas, empreendendo um negócio em que os ensinamentos foram e ainda são passados de uma geração a outra. Aqui produzimos acessórios femininos, masculinos e infantis, peças de vestuário e também peças decorativas e utilitárias. Querem saber como começamos, ou melhor, quando? Bom, tudo começou com a Marisa (minha mãe), ainda criança aprendeu a arte das agulhas e se apaixonou! Marisa adora criar e se aventurar com linhas e agulhas. Fazia muitas blusas para ela, gostava sempre de desfilar um modelito novo a cada fim de semana para passear com as amigas. Não demorou muito para as amigas começaram a pedir-lhe para fazer para elas também.

tali2

TALI1
Anos mais tarde, Marisa casou e veio morar no sul, onde moramos até hoje. E foi em meio a linhas, lãs, livros, revistas e agulhas que eu nasci, e nasceu junto a paixão e admiração por tudo que minha mãe fazia com fios e agulhas. Numa família onde mãe, avós, bisavós, todas com esse dom de criar coisas maravilhosas, cresci e aprendi também a fazer o crochet e o tricot, entre outras técnicas. E Marisa continuava se aperfeiçoando cada vez mais, e conforme os filhos cresciam (somos em quatro), ela ia fazendo blusas maravilhosas para nós. E assim, Marisa, lá nos anos 80, deu vida a sua maior paixão, o tricô e crochê. Começou a receber muitas encomendas, criava, fazia e vendia para as amigas blusas para seus maridos, filhos e para elas próprias. Não havia blusa que não recebesse elogios, muitas vezes até de desconhecidos nas ruas querendo saber de onde eram aquelas peças. Marisa vendia para muitos lugares do Brasil, e por alguns anos vendeu também suas criações nos EUA.Eu, Natalie, sempre acompanhando a evolução do trabalho de minha mãe e cada vez mais aprendendo com ela, comecei a fazer roupinhas para minhas bonecas e, bem mais tarde, durante a faculdade eu fazia cachecóis usando diversas técnicas (crochet, tricot, crochet de grampo, etc) e vendia entre as colegas e amigas.

Depois, houve uma época em que os trabalhos manuais não eram mais tão valorizados e acabamos deixando um pouco nossos fios e agulhas de lado. Por muitos anos paramos de fazer e vender, mas as pessoas sempre que nos encontravam perguntavam à minha mãe: quando vai voltar a fazer aquelas blusas maravilhosas? Nesse meio tempo terminei minha faculdade de Publicidade e Propaganda e comecei a perceber que as artes manuais, principalmente o tricot, estava começando a aparecer de novo em desfiles e aos poucos ia ganhando espaço nas ruas.E foi assim, conversando com minha mãe e vendo oportunidade num mercado que estava crescendo e onde poucas pessoas faziam trabalhos manuais, começamos a resgatar, agora juntas, toda aquela bagagem que tínhamos. Eu, como adoro internet, fui pesquisando e comecei a ver que o e-commerce estava também ganhando cada vez mais adeptos. Descobri um site onde as pessoas vendiam suas artes manuais, foi perfeito! E em março de 2010 montamos nossa loja virtual (www.talibattistella.elo7.com.br) e também nosso blog (www.talibattistella.blogspot.com). Fazer uma loja virtual nos possibilitou expor e vender nosso produto em todo o Brasil e no exterior. Nosso negócio está crescendo a cada mês e estamos conquistando novos horizontes. E hoje, com a demanda um pouco maior, contamos com a ajuda de algumas colaboradoras, com quem terceirizamos uma pequena parte de nossa produção.
Pelo fato de desenvolvermos também um trabalho social (www.retalhosmaisamor.blogspot.com) e estarmos atentas às necessidades das pessoas, aliando também à nossa necessidadede mão de obra, estamos incluindo donas de casa com talento no tricot ou crochet e contratamos seus serviços. Isso as ajuda a ter um trabalho sem descuidar de seus afazeres, pois muitas vezes não existe a qualificação para um outro trabalho. Isso vem de encontro a algo muito atual: desenvolver seu trabalho no seu próprio lar, sem despesas com deslocamento e etc. Resgatamos dessa maneira, a arte do tricot/crochet, pois a moda não passa de um eterno resgate do antigo com o atual. E o valor do trabalho artesanal está no fato de ser feito manualmente, poucos possuem a habilidade de uma excelente execução e acabamento e isso acaba agregando valores e produzindo peças bastante exclusivas.

Além de oferecer um ótimo atendimento aos clientes, priorizamos também a oferta de um serviço personalizado e exclusivo, tanto no atendimento quanto na qualidade das peças. Um grande exemplo disso são nossas peças de vestuário, não seguimos apenas medidas padrões para diferenciar um tamanho do outro. Cada peça que fazemos é feita sob medida para cada cliente. E além de tudo o que está exposto em nossa loja, aceitamos também encomendas personalizadas, para isso basta entrar em contato conosco pelo nosso email (tali.battistella@gmail.com).

Aos poucos queremos resgatar todos os modelos que Marisa já fez. São lindas blusas, casacos, casacões, boleros, xales, estolas, acessórios, peças para casa e decoração e a nossa linha infantil, que aos poucos está aparecendo. Peças que são marcadas pela sua beleza, inovação e criatividade.Bom pessoal, depois de muito escrever e falar e tagarelar, preciso contar para vocês o que me trouxe aqui no Casos & Coisas. E não é porque deixei para falar por último que esse assunto tem menos importância, muito pelo contrário, tem uma importância gigantesca, porque além de tudo conheci uma grande pessoa que é a Katia, posso dizer que nos tornamos amigas virtuais!

Então comecei a pensar em algo para presentear nossas clientes, queria algo que as pessoas não só guardassem como lembrança, mais que interagissem e também tivessem o contato com nossa marca e nossos produtos. E lembrando da minha infância, onde tínhamos aquelas bonequinhas de papel que vinham com roupinhas para recortar e montar, surgiu a ideia de fazer essa bonequinha com as nossas criações em crochet e tricot. Sou designer também, mas não disponho de tempo para colocar todas essas ideias em prática. E por que não valorizar o trabalho de outro designer?

Foi aí que pensei no talento da Katia, pois já tinha visto aqui no blog dela muitos dos trabalhos que ela já fez com bonecas e personagens e me apaixonei pelo seu estilo. Entrei em contato e na hora formamos uma parceria, ela aceitou e ficou super feliz em fazer este trabalho. Passei a foto de algumas peças, fizemos 5 peças de início, e ela as desenhou com a maior riqueza de detalhes que eu poderia imaginar! Simplesmente amei o resultado do trabalho!! Nossa parceria está apenas começando, logo teremos mais e mais roupinhas para as bonequinhas. Em breve nossas clientes irão receber junto com suas encomendas, as bonequinhas para montar. Deixamos para fazer o lançamento junto com a Katia, para que a surpresa não fosse desfeita. A seguir vocês poderão conhecer o rico trabalho feito para o nosso ateliê, especialmente pensado para nossos clientes.

Seis-bonecas
Trata-se de um kit para recortar e montar contendo algumas das seguintes peças da coleção:

………………………………………………………………………………………..…

Tali, você sabe o quanto eu amei desenvolver esse projeto com você, né???? E aprendi muito com minha cliente e colega designer. Como já disse anteriormente, cada trabalho que elaboro é um desafio, um aprendizado e uma troca de conhecimentos que vou acumulando e guardando para o resto da vida!!!! Você me deu várias sugestões que melhoraram bastante o produto final das ilustrações. Penso que essa interação é importantíssima para que o projeto desenvolvido seja satisfatório para ambos os lados.

Adorei a seguinte frase que você escreveu: “Sou designer também, mas não disponho de tempo para colocar todas essas ideias em prática. E por que não valorizar o trabalho de outro designer?

Concordo plenamente com isso!!!!!! Recentemente indiquei uma colega ilustradora para dois projetos (Nádia Burghi) e estou sempre recomendando uma blogueira expert em HTML para desenvolvimento de layouts na blogosfera (Nana Ricchetti). Adoro divulgar o trabalho de quem admiro e esse foi um dos motivos pelos quais criei meu blog. A seção BONFA CONVIDA existe desde os primórdios do CASOS & COISAS porque acredito que há espaço para todos nesse mundão e gosto muito de incentivar a generosidade e a troca de informações entre colegas de profissão ou entre pessoas que compartilham os mesmos interesses.

Aliás, ontem conversei longamente com um amigo que pensa como eu e tive a ideia de preparar um post com dicas básicas para quem gosta e/ou pretende trabalhar com design. Seriam informações objetivas e práticas, nada que envolvesse gosto pessoal. Vou pesquisar um pouco mais e prometo dividir com vocês um bocadinho do que aprendi na faculdade de Design Gráfico. Podem me cobrar isso, hein?????

Para visualizar mais peças da Tali, basta acessar os seguintes links:

www.talibattistella.elo7.com.br
www.talibattistella.blogspot.com

Um grande beijo com votos de um final de semana maravilhoso!!!!

Bonfa ass

22 comentários:

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Que trabalho lindo! Parabéns à Natalie!!!
As bonequinhas ficaram adoráveis! Parabéns, amiga!
Beijocas!

Milena disse... [Responder comentário]

Nossa, era doida por essas bonecas. Me lembro quando eu tinha uma t-shirt da "Company" estampada com uma boneca dessa e suas roupinhas. Amava, usei até acabar e sofri pra jogar fora quando estava cheia de furos. Que nostalgia!

Muito legais as peças também, hein! Adorei os cahecóis e as peças supercoloridas!
;*

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Que amoooooooor! Ficou tudo lindo, desde as peças de roupas até as bonequinhas. Eu amei este cachecol vermelho com flores em 3D. Está perfeito!(como toda a coleção)
E as ilustrações da Kátia são sempre muito maravilhosas.

Parabéns meninas!
Ps.: Ainda nao deu para lhe responder o e-mail. Desculpa.

Bjks e excelente final de semana.

Regina Fatima disse... [Responder comentário]

Adorei tudo!!!
Eu também aprendi com minha mãe a arte do tricô e croche é maravilhoso ver o resultado, e as bonequinhas de papel, nossa!!! vc me fez voltar a infância, brinquei muito.Parabéns p/trabalhos.Sucesso!!

Elza Carrara disse... [Responder comentário]

Katia,
Adorei ter ver de volta no meu cantinho :)
As bonequinhas são super estilosas e o que mais gosto nelas é que são muito femininas também. Parabéns pelo seu talento.
Bjs e um ótimo final de semana pra vc.

Unknown disse... [Responder comentário]

As bonequinhas para montar as roupinhas são um resgate da minha infância! Que lembrança boa...ai...ai...suspiros!Adorava ir ao jornaleiro e comprar!
Lindo trabalho da Tali e da Marisa!
Lindo seu trabalho , Bonfa, como sempre!
Um beijo grande e um fim de semana bastante iluminado!
Flávia
http://ateliedacaie.blogspot.com

kaci disse... [Responder comentário]

Oi Katia !
Ontem meu marido estava viagando na net e me chamou:
"Amor tem um blog aqui bem legal, acho que voce vai gostar..."
não consegui disfarçar, e enchi minha boca pra dizer que eu conheç sua seguidora a tempos,ai que ele se tocou que e disse que o coelinho que eu havia imprimido estava no blog, seus traços são incnfudiveis!
Re sumindo seu trabalho é perfeito
obrigado por dividir com nós seus fieis seguidores!
Sucesso voce merece!!!

Milena disse... [Responder comentário]

Adorava essas bonecas e o trabalho da Tali é divino!!
Que bom a valorização dos trabalhos manuais e a possibilidade de criações cada vez mais bonitas!!!

Bjs

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Ai, cada roupa linda!!! E essas bonequinhas são muuuito legais...nos remete à infância!
Ahh..Parabéns pelo post de ontem!...Vc merece!!
E outra coisa...vc pode me dizer duas lojas legais de utensílios domésticos que tem nos EUA?

Obrigadinha!

beijos,
Gábi

Maria disse... [Responder comentário]

Super bacana Tali. Eu adorei as roupas e também as bonecas da Katia. Ficaram perfeitas. As clientes vão adorar recebe-las e com certeza voltarão para terem mais trocas. Parabéns às duas.
Katia, sei que é muito ocupada e agradeço muito ter lembrado de passar no meu blog. Bjus

JuJu Sardenberg disse... [Responder comentário]

Olá...Minha Noite Mexicana se aproxima e adorei ver suas idéias...Sua decoração ficou ótima!!!
Me inspirei no seu blog e fiz convitinho pra mandar aos amigos que irão lá em casa tb!!!
Dá uma olhada por lá!!
jujuvoavoa.blogspot.com
Beijokas!!
P.S. Amei essas roupas sou apaixonada por crochê.

Francine Stein disse... [Responder comentário]

Que trabalho lindo Natalie!!!!
Acho lindo peças confeccionadas a mão, pela qualidade e exclusividade, pois uma peça nunca fica igual a outra.
E também concordo com vocês em valorizar o trabalho dos colegas de profissão ou de interesses, pois quem acaba ganhando com isso são todas as partes envolvidas.
BJS

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Que peças lindas da sua convidada de hj, Tali!! Quando era criança brincava muito com essas bonequinhas, mudando as roupas.
Um ótimo final de semana. Bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

nossa lindo o trabalho, mega artesanal... e as bonequinhas? luxo - vou tentyar imprimir para minha boneca recortar... ela adora uma tesoura,
um bj doce bom fim de semana:)
roberta
www.docesabobrinhas.com

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei o trabalho e já fiquei apaixonada por alguns modelitos!!! Para casa e para o corpo! Adorei a delicadeza das bonequinhas...
Beijocas

Vero Kraemer disse... [Responder comentário]

Ká amadaaaaaaaaaaa, eu adoro a Tali, sou cliente dela e admiro DEMAIS seu trabalho!!!
Agora, o que são estas bonequinhas de papel, eu queroooooooo!!!
Será que cliente antigo pode ganhar??? rsrsrsrsrsrs
AMEI!!!
Parabéns pra vocês todas, que criam coisas tão lindas e deixam o mundo cheio de luz!!!
Beijosssssssssssssss
Vero

Nádia Argeri Burghi disse... [Responder comentário]

Trabalhos charmosíssimos... das duas!
Beijo,
Nádia Burghi

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Que trabalho maravilhoso. Um primor.
Sou apaixonada por crochet e tricot!
Parabéns para as duas artistas (Tali e Bonfa)!
Um grande abraço
Léia

Tali Battistella disse... [Responder comentário]

Que delícia ler todos esses recados!! Fiquei encantada com o resultado das bonequinhas que a Katia fez para nós! E achei muito legal que todos aqui estão gostando das bonequinhas e relembraram suas infâncias, é interessante trazer essas lembranças para o presente, não é?

Não vejo a hora de as clientes começarem a receber as bonequinhas em suas casas e divertirem-se com elas! Corram e garantam as suas! Logo logo teremos mais roupinhas para as bonecas!

Quero agradecer imensamente à Katia e a todos os leitores que estão comentando aqui e que elogiaram o nosso trabalho! Será um prazer receber a visita de vocês lá no nosso ateliê!

Tão bom termos parcerias assim, com pessoas super talentosas e queridas! E assim como a Katia, também recomendo a Nana Ricchetti para quem quiser serviços de HTML.

Um super obrigada a todos!!

Beijos, Tali e Marisa.

As 3 Marias disse... [Responder comentário]

Adorei a matéria com as bonequinhas.
E o blog todo é bacana, com muitas coisas bonitas.
Também faço alguns mimos.
Quando der, dá uma passadinha por lá:
http://jeitinhodemaria.blogspot.com/

Abs

Christiane

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ola pela primeira vez aki, adorei seus post, principalmente da bonequinha de papel ha! como brinquei com isso, to te seguindo pra sempre voltar bjs DEYA

Mara Almeida disse... [Responder comentário]

oi, adorei seu blog, essas bonequinhas, você faz, se eu mandar uma foto minha, vc faz uma parecida?qual o valor se por um a caso vc fizer?
maralusantos@uol.com.br

Related Posts with Thumbnails