sexta-feira, 6 de maio de 2011

O curioso TAPIDOG ou Cachorro-Quente na Tapioca

Taipidog1

Minha primeira convidada pós-férias tem um talento enorme para a cozinha e veio nos presentear com uma criação super inusitada e divertida, o TAPIDOG! Vamos conhecê-la?????

jana

Impossível começar essa introdução sem agradecer a grande honra de ter sido convidada pela Katia para fazer parte da sessão "Bonfa Convida". Se hoje eu me arrisquei a virar uma blogueira foi muito por conta de ter ficado maravilhada ao conhecer o "Casos e Coisas da Bonfa". É um lindo blog, feito com amor e dedicação, e que me deixa sempre com água na boca.

Como digo no meu blog "Fazendo Arte na Cozinha", tenho uma grande paixão pela culinária, mas ela estava um pouco de lado, até encontrar o blog da Bonfa e inúmeros outros que passei a seguir e visitar sempre que tinha vontade de fazer algo diferente. Depois disso, a vontade de voltar a cozinhar veio com força total, e desde então não largo o fogão, e os amigos fazem cada vez mais fila para serem minhas cobaias.

Costumo brincar dizendo que tudo começou no meu aniversário de um ano, quando minha mãe estava assando o meu bolo de aniversário e eu dei um perdido nela e meti as duas mãozinhas na porta do forno. Digo que o acidente me fez ter uma paixão por bolo quente, lógico que ganhei duas queimaduras, mas isso acabou se tornando um grande amor pelo fogão e não um trauma que me levou para longe dele.

Depois disso sempre estive grudada na barra da saia da minha mãe, quando ela estava perto do fogão. Lembro que sempre ficava querendo saber dela para que era aquele ingrediente, ou que tempero estava sendo usado, e é claro como se fazia aquela receita.
Minha primeira tentativa na cozinha foi fritar ovo. Eu devia ter uns 7 anos. Claro que não acertei de primeira, o ovo caiu foi em cima do fogão, mas como sou brasileira, não desisti até hoje...

Além dos bloggers, também não deixo de assistir aos meus programas de gastronomia prediletos. Tudo começou com Ofélia, depois Ana Maria Braga, e hoje, adoro o Jamie Oliver, Claude Troisgos, Nigella Lawson, e mais recentemente as Receitas de Chuck.

Só sei que com essa "brincadeira" de blog e receitas pra lá e pra cá, estou me tornando consultora dos amigos e minhas receitinhas também estão sendo seguidas por eles, o que me deixa mais animada ainda em continuar mexendo o caldeirão e testando aqui e a ali para ver a mágica que vai dar.

Um dia vou  conseguir realizar o meu  desejo, que é o de um dia ainda fazer um curso de gastronomia. Não sei se seria para trabalhar na área, mas para conhecer mais profundamente essa arte que amo tanto, que é a alquimia de misturar elementos que às vezes imaginamos que não tem nada a ver , mas no final vira uma combinação perfeita.

Por isso é que a receita de hoje é o Tapidog, ou um Cachorro-Quente na Tapioca, uma mistura de um tradicional sanduíche americano , que é o hot dog, com a Tapioca, famosa no Nordeste brasileiro. Olhem só no que deu. Abraços para todos.

TAPIDOG

Taipidog2 
Ingredientes:

Farinha de tapioca
Requeijão cremoso
Requeijão sabor cheddar
Alho poró
Azeite
6 salsichas
Salsinha picada

Modo de Preparo:

Dê uma leve fervura nas salsichas e reserve.

Misture os dois tipos de requeijão e reserve.

Refogue o alho poró no azeite até murchar e também reserve.

Em uma frigideira em fogo baixo, peneire a farinha de tapioca o suficiente para formar um disco, nem muito grosso, nem muito fino, quando estiver solto virar o outro lado, tomando cuidado para não queimar. Repita essa operação até ter 6 discos de tapioca.

Em seguida passe a mistura de requeijão por todo o disco, espalhe um pouco de alho poró sobre o requeijão e por último coloque a salsicha e enrole como uma panqueca.

Salpique salsinha sobre um prato e coloque o taipidog cortado ao meio na diagonal.

Sirva acompanhado do molho que preferir. Eu usei os tradicionais catchup e mostarda, mas posso garantir que sem molho também fica perfeito.

Bem  como a mistura dos dois requeijões, que pode ser substituída por qualquer outro molho.

E o recheio pode ser ainda de carne seca desfiada com queijo coalho, ou qualquer outro recheio que a imaginação e criatividade criar!!!

Espero que gostem!!!

Janaina Oliveira

………………………………………………………………………………………………………………….

Jana, sou eu que agradeço a sua participação e seu carinho demonstrado nesse texto e nos comentários que você escreve aqui no blog. É realmente bom demais fazer o que a gente gosta, né? Entendo perfeitamente o prazer que você sente ao criar seus belos pratos, em montar uma “produção” para fotografá-los e depois postar as receitas no FAZENDO ARTE NA COZINHA! Dá pra perceber claramente que tudo o que você prepara é feito com muito amor, dedicação e capricho. Deixo aqui registrada minha admiração pelo seu talento e originalidade: o TAPIDOG é um dos belisquetes mais criativos que já vi!!!! Parabéns por todo o conteúdo do blog, que é bem diversificado e tem pratos para todos os gostos!!!!

Para se deliciar com as receitas da Jana, basta clicar no seguinte link:

www.fazendo-artenacozinha.blogspot.com

Um beijo enoooorme com votos de um final de semana apetitoso pra todos vocês!!!!

E FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!!!

Bonfa ass

21 comentários:

Teodoro disse... [Responder comentário]

hum.... fiquei com água na boca!

Jana Oliveira disse... [Responder comentário]

Bonfa querida, mais uma vez obrigada pelo convite para fazer parte do Bonfa Convida, estou adorando estar aqui!!! E obrigada também pelas palavras mega gentis!!!

Bjãoooo

Camilla Nesti disse... [Responder comentário]

deu até água na boca!! deve ser uma delícia!!
bjoks e bom fim de semana...

Beatriz disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Já ía dormir quando passei por aqui....que delícia deve ser este "inusitado" cachorro quente! Onde você consegue essas coisas, menina!!!
Beijos e bons ventos!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Kátia,
Mais uma vez você nos deu um belo presente ao trazer aqui para o blog essa receita deliciosa e super diferente da Janaína.
Fiz questão de passar logo lá no blog dela e me encantei com os pratos que ela prepara, você tem toda razão ao elogiar a disposição deles, pra mim, ficaram impecáveis.
Beijos e ótima sexta!!

Bird disse... [Responder comentário]

Nossa que saudade do Brazil!! Comia tapioca na feira com queijo rsrsrs Essa nunca vi, mais eats me dando agua na boca como todas a delicias que vc posta por aqui né? Adeus dieta...

:D

Bjocas

Coisas do Casal (Cynthia) disse... [Responder comentário]

Adorei este "Bonfa convida"... Gostei muito de conhecer a Jana e esta receitinha maravilhosa!!

Beijos!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Minhanossasenhoradocéu!! Não faz isso comigo não...maldade...tô me esforçando para fechar a boca e vcs vêm com uma "marrravilha" dessas!!rsrsrs. AMO TAPIOCA , SALSICHA e CHEDDAR!! E a Jana juntou tudo numa coisa só...babei!!!rsrsrs
Vou lá conhecer esta moça e sua alquimia agora!!
Bjos e um bom fim de semana!
E para todas as mamães: UM FELIZ DIA!!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Parabéns para Jana. Aqui no nordeste, a gente come muita tapioca e fazer essa receita fica bem mais fácil. Obrigada por nos mostrar tantas pessoas bacanas no seu cantinho. Valeu muito.
Um ótimo dia. Bjs, Katia.

Rejane Abreu disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!
Como boa nordestina eu adoooro uma tapioca!
Parabéns pela entrevista e adorei conhecer o cantinho da Jana.

Bjo.

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Claro que a receita inusitada é realmente um grande destaque, mas o que me chamou bastante a atenção foram as fotos. Uma produção digna de publicações especializadas! Parabéns, Jana!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Nunca comi tapioca :-( Mas o prato pareceu gostoso (além de ser muito criativo :-) ). A propósito, linda foto, Jana!!!
Beijocas pra vocês, Angie
P.S. Só para avisar: no início do texto, há uma mencao ao blog 'Fazendo Arte na Cozinha' - o link lá nao está funcionando, só o de baixo.

Paty disse... [Responder comentário]

eu amo cachorro quente de qualquer espécie, eu amo tapioca...
e agora? dieta foi pras cucuia né ...
amei a receita
bjks

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Angie, obrigadíssima pelo toque, já consertei o link! E a Jana é uma fofa, acho que a receita de hoje tem tudo a ver com o CASOS & COISAS, eu amei a originalidade e a criatividade da minha simpaticíssima e talentosa convidada! Beijão pra todas... também me deu uma fominha de tapidog agora, hummmmm!!!!

laila disse... [Responder comentário]

NossA! Deu agua na boca! Concerteza vou esperimentar!
Estou te seguindo bejoks!

Francine Stein disse... [Responder comentário]

Hum, esse tapidog parace ótimo!!!!!
Vou experimentar com certeza, já vou conhecer o cantinho da Jana.
Um ótimo final de semana.
BJS

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Hummmm, iria amar comer esses tapidog com uma salsicha vegetariana, pois adoro tapioca!
Muito original, parabéns para a Jana.
Um abraço
Léia

JuJu Sardenberg disse... [Responder comentário]

Menina...o prato de bolinha é tudo né, tem a bandejinha tb...é de uma loja gigante aqui em Vila Velha (ES) chamada Mini Preço...Coisas bem legais com preço ótimo!!!
Beijokas Estaladas!!

JuJu Sardenberg disse... [Responder comentário]

Amiga, meu primeiro chá de aniversário foi sucesso viu!!!
Já postei algumas fotos!!!
Bjuss!!
jujuvoavoa.blogspot.com

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Bonfa que receita mega diferente e o visu do prato preparado pela janaína ficou hummmmmmm delicioso!!!!
Bem diferente, só faltava o pc ter vida e ai daria para sentir o cheiro e adentrar na tela e pegar nas comidas e experimentá-las vai viajei, mas bem que seria interessante.
Bjos!!!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Que diferente! Quero experimentar!
Parabéns à criativa Jana!
Beijos!

Related Posts with Thumbnails