quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sopa de legumes com mix de queijos + picanha de forno + massa colorida com manteiga e alho negro + drink de ameixa com espumante para um almoço de domingo


Finalmente tivemos um domingo tranquilo e sem compromissos, no qual pudemos relaxar em casa, preparar um almoço gostoso e ver alguns DVDs de filmes recentes. Às vezes tudo o que a gente quer é descansar e não ter que pensar em nada, né?

Não havia programação para esse dia e o Marcelo sugeriu que a gente preparasse uma comidinha em casa mesmo. Nós adoramos sair pra almoçar no domingo, mas eu estava com “preguicite aguda” e já havia pensado em como aproveitar as sobras do Brunch do Dia dos Namorados pra fazer uma sopinha. Juntamos o útil ao agradável e, enquanto ele foi ao mercado comprar uma peça de picanha, eu vasculhei a despensa em busca de uma massa italiana colorida que havíamos comprado há alguns meses.

No HORTIFRUTI, encontrei um saco de legumes já cortados, próprios para sopas ou saladas, e uma bandeja com abobrinha verde ralada. Na geladeira havia pedaços de cheddar, maasdam e brie que sobraram da comemoração do domingo anterior. Piquei meia cebola roxa, acrescentei três dentes de alho e manteiga com sal em uma panela e comecei a refogar a mistura.

Depois que a cebola ficou douradinha, coloquei os legumes e a abobrinha na mesma panela, junto com três copos d´água, um punhado de sal e pimenta branca. Depois que os legumes amoleceram, levei a sopa ao liquidificador e bati por um minuto até que adquirisse a consistência de uma papinha.

Cortei os queijos em cubinhos pra facilitar seu derretimento em fogo baixo e os inseri na panela de sopa. Fui mexendo com cuidado até que o líquido ficasse mais denso, mas deixei alguns cubinhos intactos pra garantir uma textura especial.

Na hora de servir, despejei um pouco da sopa em panelinhas individuais com tampa, que comprei na seção de casa do HORTIFRUTI no ano passado e ainda não havia usado. Optei pelas colheres de madeira porque me passam uma ideia de simplicidade e aconchego e adorei a combinação dos legumes com o mix de queijos!!!!

Eu adoro experimentar novidades e quando me deparei com essa massa italiana colorida naturalmente com beterraba, cenoura, espinafre e nero di seppia nas prateleiras do mercado GREEN FRUIT, não pensei duas vezes e levei o pacote pra casa. Espero que a Tamy não fique chateada comigo, mas na hora em que vi a massa na despensa, lembrei imediatamente do tempero de manteiga com alho negro que ganhei dessa talentosa Chef com a indicação de que serviria como base para o preparo do Risotto Bonfadini. Não resisti à tentação de misturar os dois ingredientes e voilà: AMEI o resultado!!!!!

Esse tempero da Tamy é MARAVILHOSO e combinou super bem com a pasta al dente, que deixei à cargo do Marcelo, já que ele não abre mão de massa bem durinha.

Foi uma pena as cores terem ficado meio esmaecidas depois do cozimento, mas isso já era esperado. O importante é que o sabor agradou muito!!!!

Para a peça de picanha, o Marcelo só precisou acrescentar um tempero pronto de sal grosso com ervas aromáticas.

Depois de 40 minutos em fogo alto, a carne ficou pronta e pudemos começar nossa refeição.

Para acompanhar o almoço, resolvi testar uma mistura de suco de ameixa com espumante brut e o resultado foi uma bebida leve e adocicada na medida certa. A quantidade de cada ingrediente varia de acordo com o gosto pessoal, mas deixo aqui uma dica: quanto mais suco na taça, mais intensa será a cor do drink.

Preparei uma decoração simples e sem muitas “firulas”, usando um caminho de mesa africano em tons de terra, louças brancas, descansos para copos feitos com palha trançada, saleiro e pimenteiro de bambu com metal e um porta-velas de vidro. Para aromatizar o ambiente, optei por uma vela com cheirinho de canela e especiarias, ideal para essa época do ano que adoro!!!!

Um grande beijo pra todos com votos de muitos domingos tranquilos, prazerosos e revitalizantes!!!!

Bonfa ass

62 comentários:

Thalita disse... [Responder comentário]

Que lindo que ficou!!! Amei!

vic frade disse... [Responder comentário]

katiia linda !! q coisa mais linda esse seu menu! mas com certeza seu drink foi o ponto chave, se posso trocar uma dica com vc é espumante com sorvete (de sua preferencia) vi uma vez na tv e provei em casa fica ótimo! No meu caso fiz com sorvete de coco que adoro. Parabéns pelo blog acompanho sempre sou sua fã! Meu sonho é um dia poder te conhecer, vc é meu "ídolo". Beeijo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Vic, essa ideia de misturar espumante e sorvete é sensacional e tenho certeza de que fica delicioso!!!! Eu adoro pistache, já pensou um drink verde-claro com esse sabor? Vou experimentar, muito obrigada pela dica!!!!! Beijão!

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Ficou incrível. Provei uma receita aqui no Congo que gostei. Chá com dois tipos de sucos (menos de laranja) e hortelã. Achei super refrescante. Beijocas!

Chef Daniel Deywes disse... [Responder comentário]

Kate,

Domingo é dia de descansar mesmo, comer aquela comidinha caseira (se bem que tem dia que a preguisa é tanta que eu vou no frango assado), enfim Domingo é dia de curtir a casa e a família ...

Essa comidinha (e quando digo comidinha, é carinhoso tá?) está um show de qualidade, harmonia e bom gosto.

Parabéns

abraço
do amigo
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Almoço em casa não tem preço! Amo!! Fiz uma picanha parecida no feriado (coloquei ela congelada no forno e foto no face). Ainda vou experimentar esse drink com espumante e sorvete. Nem tomei café da manhã ainda e já me abriu o apetite com esse post. Sacanagem! Vou comer horrores agora. rsrsrsrrsrs

PS.: estou preparando um jantar mexicano no dia 08. Vamos comemorar 07 anos de casados e 11 anos que moramos juntos! E o saldo disso? Duas preciosidades - Manu (5a) e Duda (2a). Comprei o Kit da Tuty e estou me inspirando na sua festa. Só que eu só fico com a decoração, porque é Marido quem cozinha! Já forrei o pufe, já troquei os forros também das cadeiras, comprei umas panelinhas para o Chili... e o dinheirinho acabou...kkkkkkk Desculpa pelo desabado... Mas amo seu blog e vc! Bjs Dri

Unknown disse... [Responder comentário]

Bom dia apetitosoooo!!! Combinação maravilhosa entre a picanha e o drink A massa colorida confesso que não me agradou a aparência (risos)...beijinhos e tuuudo de bom!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Dri, vc é uma fofaaaaaa!!!! O kit da Tuty é o máximo e recomendo a todos os que quiserem fazer uma festa mexicana! Eu também prefiro a decoração porque não tenho tempo pra cozinhar, mas meu sonho é ter um dia livre pra aprender a fazer bolo!!!! É sério, eu nunca assei um bolo na vida e morro de medo dele ficar solado! Mss um dia eu tomo coragem e me aventuro, rsrsrsrs! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Daniel! Obrigadíssima pelos elogios, mas tudo o que faço é bem simples mesmo. Pra ver pratos sensacionais e elaborados, basta ir rolando a barra lateral do blog até chegar a seção CULINÁRIA e apreciar receitas tentadoras das minhas blogueiras preferidas!!!!! Eu só sei mesmo fazer canapés, verrines e saladinhas, rsrsrsrs! Um grande beijo e obrigada pelo carinho!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, querida!

Pois é, menina, sou meio suspeita e "exótica" porque adoro doces verdes e azuis, por exemplo, que não são cores "naturais" para alimentos, rsrsrsrs! Fico feliz quando vc comenta e estava com saudades!!!! Bjs!

Nathalia disse... [Responder comentário]

Oi Katia! Fico aqui babando toda vez que você most sua casinha e a decoração para as comidinhas. Você é nossa inspiração para isso, sabia? Adoro vir aqui, hehehe

Beijo!

JULIE disse... [Responder comentário]

Katia,

Seu almoço ficou super lindo, até as coisas mais simples que você faz não deixa de ter um ar luxuoso, acho que tudo isso e porque e feito com muito amor.
Parabéns mais uma vez.
Bjos

Elza Carrara disse... [Responder comentário]

Katia, uma sopinha nesse frio é tudo o que a gente precisa.
Essa tá com uma "cara" ótima, rsrs
E já falei mil vezes, mas vou repetir, sou sua fã, olha só quanto capricho num almoço só para vocês dois. A mesa ficou linda :)
Bjs

Camilla Nesti disse... [Responder comentário]

Lindo o seu almoço de domingo...
a massa ficou com uma 'cara' ótima!! rrsrs

beeeijos

Os meus momentos favoritos disse... [Responder comentário]

Suas mesas são sempre lindas. Beijinho.

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Aiiii que delícia Katia. Sempre que vejo as suas receitinhas sinto vontade de cozinhar...mas aí o tempo vai passando e acabo esquecendo...kkkk
Tudo o que vc faz fica perfeito, até as coisas mais simples. Adoro isso.
Beijos.

Unknown disse... [Responder comentário]

Que delícia! Feito com tanto carinho! Pena que o computador ainda não transmite os aromas...

Bjos grandes

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Nem 10h30 ainda e eu já com fome depois de ver essa picanha suculenta e a massa com manteiga e alho. Pensando em fazer isso qualquer dia. Ok, ainda não me aventuro com carnes e tal, mas quem sabe? A massa é mais fácil, mas usarei alho branco mesmo. Não tenho um paladar exótico como o seu... rsrsrs Você sabe que eu e Bruno estamos casados há muito pouco tempo, então ainda não tive muitas oportunidades de preparar tantas coisas, mas já fiz uns lanchinhos e caprichei na apresentação. Aos poucos, vou incrementando mais. Bjs!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Adorei esse almocinho, adoro seu blog e adoro esses posts sobre jantinhas e almoços que vc faz em sua casa! Como você é aplicada! Se quiser conhecer meu blog é www.mamaenadia.blogspot.com
Beijos!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Haddad, vc sempre foi caprichosíssima desde o colégio e tenho certeza de que o Bruno é um cara de sorte!!!!! Estou em dívida com vc, mas vou compensar! Hoje mesmo estou preparando um jantar romântico indiano pra comemorar nossos 6 anos de união estável e um dos componentes da mesa são suas panelinhas verdes!!!! Como elas são versáteis, amiga!!!! Já apareceram em várias festinhas aqui em casa e acho que combinam com tudo! Um grande beijo da amiga relapsa e sumida!

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, td bem?
Mais uma vez vc nos inspira e muito com suas comemorações (mesmo que seja um simples almoço de domingo).
Adorei a dica do espumante com o suco de ameixa, com certeza irei experimentar.
Bjos e ótimo dia pra vc.

Denise Padoan disse... [Responder comentário]

Ai, quanta comida gostosa e bonita! A mesa ficou incrível! Simples, aconchegante e sempre de muito bom gosto e muito carinho!
Lindo!
Beijão!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse... [Responder comentário]

Katita, tô aqui querendo iniciar uma dieta e vc me vem com uma comida deliciosa dessa?

Adorei a idéia do espumante com sorvete. Assim que der vou experimentar.

Bjao

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Oh domingo gostoso hein?!
Deixo sempre para passar no seu blog, quando estou "zen", ou seja, com tempo para ler com tranquilidade a assim não perder nenhum detalhe...
Fiquei com vontade de experimentar esta sopa e a manteiga de alho negro ... hmmmmmmm!!!
Vc está me saindo uma bela culinarista hein? Para quem vivia dizendo que não sabia cozinhar ;)
E a picanha parece tão suculenta, devia estar td muito delicioso,,,
E fiquei aqui imaginando o sabor desta espumante, porém por enquanto, em relação ao álcool, tudo que farei por um bom tempo é só imaginar - rs
E as ilustrações ao lado... Oh Kátia, vc realmente é uma grande artista, me deixa sem palavras... Sempre arrasando! Parabéns!!!
Um beijo carinhoso.
Eliete

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Eliete, vc é uma pessoa por quem tenho um carinho imenso e sinto que te conheço há tempos!!!! Uma vez uma pessoa espiritualizada me disse que minha intuição era muito boa, mas que eu não a utilizava... a partir do momento em que comecei a prestar mais atenção ao meu "sexto sentido", tudo na minha vida começou a melhorar e tenho certeza de que vc é uma pessoa especial que ainda vou conhecer pessoalmente! Podemos viver em países diferentes, ter gostos e objetivos diferentes, mas afinidade é algo que não se explica, mas se sente! Querida Eliete, gosto demais de vc!!!! Bjs!

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

Ai que delííícia! Que fomeeeee!!! AMEI!...

Vicentina disse... [Responder comentário]

Que lindo esta massa colorida, nunca tinha visto.
Fiquei aqui babando com tanta comida boa, e tbm esta mistura de espumante e suco deve ser delicioso.
Sua louça é linda, adorei
Bjs

lilian vieira disse... [Responder comentário]

Que lindo! como é gostoso ver o seu capricho e cuidado para tudo se tornar perfeito, parabens.bjos.
http://mulhersuper.blogspot.com

Milena disse... [Responder comentário]

Amiga,que preguiça produtiva!!!
Comidinha com jeitinho delicioso!!
Produção simples.
Precisa mais???

Bj

Clube da Joaninha disse... [Responder comentário]

Guria,

tô furiosa comigo!! Como eu ainda não conhecia seu blog?? Aff!!

Ainda bem que sempre há tempo... Agora eu tô aqui enlouquecida querendo ler todas as postagens!!

amei seu trabalho, a forma como escreve e as dicas.

Parabéns!! Quero ficar aqui para sempre!! =DD

Bjcas, Aninha

Marci disse... [Responder comentário]

Bonfa, você consegue fazer de um simples almoço de domingo, algo inusitado e especial nos mínimos detalhes.

Agora, por curiosidade, na correria do dia a dia é sempre assim também? Eu não duvido, pois tudo que vc compartilha com a gente é feito com muito amor e dedicação.
Você é uma inspiração mesmo.

Beijos

Maria disse... [Responder comentário]

Que almoço maravilhoso! Eu senti até o cheiro de seu tempero. Como vc pode fazer tudo isso apenas para dois e sujar tanta louça no domingo. Eu quase sempre tiro o domingo para comer fora só para não ter de arrumar a cozinha. Parabens. Bjus.

Pri Bragança disse... [Responder comentário]

Que delícia... Nossa, Bonfa, você está cada vez superando mais as expectativas. Um dia eu chego lá!!!!

Risos...

Um grande beijo, flor.

Pri.

Gina disse... [Responder comentário]

Kátia,
Tive que dar uma sumida das visitas aos blogs, por causa da mudança do Naco para a plataforma wp. Venha visitar minha cozinha nova.
Com esse friozinho, ficar em casa curtindo é mais aconchegante. E você sempre consegue dar um toque pessoal às refeições.
Para receber as atualizações do Naco e corrigir a barra lateral, peço o favor de alterar a URL para
www.nacozinhabrasil.com, ok?

Outro dia estava comentando no twitter que quero voltar pro Rio... por causa do frio, mas quando o calor chegar aos 40º, aí já não acostumo mais. Acho que devia passar 6 meses aí e 6 aqui...rs!
Bjs.

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Kátia, que chic esse almoço! 5* mesmo!
Sou apaixonada por sopas. Amei essa panelinha!
Bjim com muito karim
Léia

Unknown disse... [Responder comentário]

deu fome agora

•♥ Sra. N ♥• disse... [Responder comentário]

Tb não resisti a essa panelinhas. São fofas!

Adorei a decor dessa refeição. VC sempre capricha mesmo que seja a dois.

Parabéns

Bjs

wcampelo disse... [Responder comentário]

Pra quem diz não ter o menor jeito na cozinha, creio que você está se saindo muito bem (he he he).
A "cara" dos pratos está ótima nas fotos.
Beijo.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Marci! Obrigada pelo comentário!!!! Respondendo à sua pergunta, no dia a dia eu sou bem diferente do que aparece aqui no blog! Como besteira, nunca vou pra cozinha e é o Marcelo que prepara as refeições! Eu só como um lanchinho à noite e ele faz questão de jantar aquele pratão, sabe? Como nossos hábitos são bem diferentes, cada um acaba comprando sua própria comida, é engraçado! E eu também não tenho vaidade nenhuma no dia a dia, ando sempre de cabelo preso, estou há 1 mês tentando me estimular a cobrir as raízes brancas que já estão em um nível indecente, uso óculos e NUNCA vou ao salão. Só uso maquiagem quando viajo, vou à festas pu saio pra jantar. No resto do tempo, é cara limpa e muitas olheiras, rsrsrsrsrs!!!!! Beijão!

Andanhos disse... [Responder comentário]

Lindo, saboroso e cheio de charme!
Beijos.

Cy disse... [Responder comentário]

Katia, adorei este post. Acho que é porque me identifiquei com ele.

Como vc, Marido e eu temos pouco tempo nos fins de semana e raramente consigo ir para a cozinha. Sempre que sobra um tempinho, eu aproveito para cozinhar, pq eu gosto mto e ele adora a comida. rs.

Noutro dia, disse a ele que no próximo almoço de domingo teríamos um drink de espumante com um suco de amora que catei no Hortifrutti ou no Extra, agora não me lembro.

Identificação total. Parabéns!

CRIA DA CASA DESIGN disse... [Responder comentário]

Eu amo o seu capricho, simplismente...
Beijos!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Cy, fiquei animadíssima pra experimentar esse suco de amora, au ainda não vi no mercado, mas depois da sua dica, vou ficar de olho! Obrigada e obrigada a todos vocês, pessoal!!!! Bjs!

CRIA DA CASA DESIGN disse... [Responder comentário]

Nada disso,
O simples é o mais dificil, o capricho simples então, poucos sabem executar.
O diferencial que vejo em tudo q v faz é o capricho, seja ele simples ou sofisticado.
Beijos !!
Soraya

Sara A. disse... [Responder comentário]

Katia, simplesmente amei seu blog e amei sua visita no meu blog (bomdemesagarfoeboca). Suas fotos e ideias sao perfeitas, sei que vou me inspirar mto nelas..bjinhos

Larissa Motta disse... [Responder comentário]

Hum deu água na boca.
Deve ter ficado uma delícia.
Ficou linda a mesa um convite e tanto.
Bjks!!!

Nadia Fialho disse... [Responder comentário]

Ai meu Deeeus! Eu queeero!!!

Katima disse... [Responder comentário]

Humm!!
A mesa esta tão bela, que realmente é de comer com os olhos.hehehehehe
Beijos,Kátima.

Cláudia disse... [Responder comentário]

Ôôô Katia, isso é de matar! Que delícia! Você sempre fazendo coisas que dão água na boca. ^_^
Mas eu gostaria de te pedir uma coisa, tem como você fazer alguns drinks sem álcool, ou colocar uma versão sem álcool junto com a com álcool no post. É que adoraria, mas não posso beber, e nunca sei o que fazer para acompanhar uma boa refeição. E você tem uma facilidade com os drinks. Please.
Brigadão e beijos mil.
Cláudia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Claudia! Preparei um drink não-alcooolico que é um dos meus preferidos e mostrei nesse post: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/11/lanchinho-frugal-e-drinks-refrescantes.html

Acho que vc vai gostar, é delicioso e refrescante! Bjs!

Lululinha disse... [Responder comentário]

Tu realmente sabe transformar um simples em almoço em um charmoso acontecimento!!!
Adorei!!

Bjos,
Lu.

Tutitati disse... [Responder comentário]

amada, um espetáculo este almoço... quem dera meus dias de preguicite fossem como esse seu...kkkk
por aqui ando tão cheia de projetos, mais a casa e o pitoco que to correndo horrores da cozinha!
não consegui ler todos os comentários, mas descobri mais dois pontos em comum...kkk não me acerto com bolos, mas faço para todas as festinhas do pitoco. O próximo post, inclusive, é como fazer um bolo "migué" de aniversário... e o outro ponto em comum é a sua rotina diária, com olheirasssssssss e tudo... beijos e ótimo fim de semana friozinho

ale disse... [Responder comentário]

Amei essa peça branca para sopa; qual hortifruti vc consegue essas "fofuras" brancas ? alê bjs

vivo intensamente as coisas mais simples disse... [Responder comentário]

Oh, blog caprichado esse, viu??
Tudo em detalhes, de bom gosto, organizado .... e a gente só baba!! rsrs
Bjs,
Adriana Ávila
Meu blog "Vivo intensamente as coisas mais simples!"
http://vivointensamenteascoisasmaissimples.blogspot.com/

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. que lindo almoço de domingo! Adorei as panelinhas brancas e a dica dos queijos na sopinha!
Adoro macarrão colorido tb.. deixa o prato com um visual diferente! E essa carne estava boa demais! Vcs fizeram no forno mesmo?

Beijos

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Katia.
Como eu queria que a preguiça do final de semana me desse esse pique. Que mesa fantástica. Aliás, está na hora do jantar (de um final de semana friozinho e preguiçoso) e quero ver se me inspiro em você.
Beijos
Claudia

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Katia.
Como eu queria que a preguiça do final de semana me desse esse pique. Que mesa fantástica. Aliás, está na hora do jantar (de um final de semana friozinho e preguiçoso) e quero ver se me inspiro em você.
Beijos
Claudia

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha que almoço delicioso. Estou doidinha para testar receitinhas com alho negro.
Marcelo gosta de carne, não é? Deu pra notar...
Eu nunca misturei espumante com sucos. Gosto dele ao natural, mas se vc diz que fica bom, vou testar.
Bjks

Cláudia disse... [Responder comentário]

Bom dia Kátia. Brigadão pela sugestão. Eu já tinha visto o post que você me recomendou, mas como tinha uma foto com a vodka, passei batido. Quer dizer que quando se tem um drink com vodka é só trocar por água tônica e ele fica bom sem ser alcoólico? ADOREI! Vou começar a testar vários e colocar no Facebook.
Você, como sempre, um anjo.
Beijos mil,
Cláu.
PS.: eu notei o horário do seu post (4:53hs), isso lá é hora de levantar?! Rsrsrs

Tamy disse... [Responder comentário]

Meu Deus, que falha a minha!!! Ainda não tinha visto esse post... deve ter ficado maravilhosa essa massa com a manteiguinha!!!! Arrasou!!! Beijos

Ozaíla disse... [Responder comentário]

Oi Kátia! Amo suas receitas, mas fiquei com água na boca mesmo pela picanha! A mesa ficou linda, sempre considero que o menos é mais... Um cheiro!!!

Related Posts with Thumbnails