segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Voltei com um post apimentadíssimo!!!! Conheçam as 31 receitas com fotos enviadas pelos leitores para o CONCURSO DA BONFA, inspirem-se à vontade e escolham suas preferidas

Quando pensei nesse concurso, imaginei algo que tivesse a ver com o estilo e a proposta do blog de alguém que tem pouca intimidade com a cozinha: comidinhas fáceis e rápidas, com ênfase em petiscos para serem servidos em festinhas. Reúni duas das minhas paixões que, infelizmente, não são aptidões: comida e fotografia. Se eu escolhesse a carreira de fotógrafa, não teria a menor dúvida em que nicho me especializaria… gastronomia!!!! Ah, como adoro ver fotos de pratos com apresentação criativa!!!! Fico um tempão analisando essas imagens em revistas e me sinto feliz quando percebo que a qualidade das fotos que publico aqui deram uma melhorada desde o início de vida do blog. Apesar das dicas do meu amigo Wagner, eu cismava em usar o flash pra fotografar as festinhas em casa porque achava que tudo “tremia” se não usasse esse recurso e as imagens não ficavam nítidas. Bom, realmente é necessário um tripé ou uma boa dose de equilíbrio e firmeza para fazer boas fotos com pouca luminosidade, mas a prática é nossa amiga, gente!!!! É claro que comecei a tirar dezenas de fotos iguais para que pelo menos uma delas tivesse bom resultado e isso demanda tempo e paciência. Mas o esforço vale a pena!!!! E hoje estou super animada por poder mostrar a vocês as receitas e imagens enviadas pelos leitores para essa brincadeira apimentada. Adoro essa interatividade!!!! Vamos curtir e escolher nossas preferidas????

Como gosto de mudar as regras de um concurso para o outro, dessa vez não haverá enquete lateral para voto popular, mas vocês poderão deixar suas impressões e sugestões no formulário de comentários e estes serão levados em consideração na hora da decisão. O júri será composto por mim mesma e pela Tamy Rolim, chef e nutricionista que edita o blog NA COZINHA DELA e que já participou da seção BONFA CONVIDA. O resultado será publicado aqui no dia 17 de agosto.

Então aconselho vocês a pegarem um copo d´água antes de lerem esse post bem picante!!!!! Vamos lá?

crostini

CROSTINI À SICILIANA 
Enviada por Cecília Padilha

Ingredientes:

250g de polenta
500ml de água
2 linguiças calabresa (usei uma temperada com ervas)
1 tomate sem pele cortado em cubinhos bem pequenos
2 colheres de sopa de azeite
Ramos de alecrim fresco a gosto
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Pimenta dedo de moça picada (a gosto)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Colocar a polenta aos poucos na água fervendo com sal e pimenta do reino. Assim que engrossar, colocar em um pirex de maneira uniforme. Assim que esfriar cortar com um molde na forma desejada. Fritar em óleo. Cortar a linguiça em rodelas e fritar. Para o Vinagrete: misturar o tomate com o azeite, vinagre, pimenta dedo de moça, alecrim fresco picado sal e pimenta do reino. Para montar: Colocar a linguiça em cima da polenta frita e cobrir com o vinagrete. Decorar com uma folhinha de alecrim.

IMG_2735

MOUSSE DE GORGONZOLA COM GELEIA DE PIMENTA
Enviada por Nisandra Francisco Bueno Pan

Ingredientes:

300g de queijo gorgonzola
1 lata de creme de leite (com soro)
1/2 lata de leite (usar a lata como medida)
1 envelope (12g) de gelatina sem sabor
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta a gosto
Geléia de pimenta (eu uso Queensberry)

Modo de preparo:

Prepare a gelatina como manda o fabricante. Junte os demais ingredientes no liquidificador, acrescente a gelatina já dissolvida e bata tudo. Cuide com o sal e a pimenta, pois, em geral, o queijo gorgonzola já é bem salgado. Coloque numa forma (ou untada, ou com plástico no fundo, ou de silicone) e coloque na geladeira por quatro horas. Sugiro cobrir a forma com alumínio para não ressecar a mousse. Desinforme e cubra com a geleia de pimenta.

Sfolgiatine_alla_provenzale_b

FOLHADINHA A PROVENÇAL                                                 
Enviada por Léia Silva

Ingredientes para 8 pessoas:

250 g de massa folhada
1 ovo
2 peras, William
30 g de manteiga
1 limão
canela em pó
noz moscada em pó
200 gr de queijo de cabra
sal
pimenta do reino branca
manteiga para a forma
1 colher (sopa) de pimenta rosa em grão, para decorar

Modo de preparo:

Abra a massa em uma espessura de 3 mm, com um cortador de 8 cm de diâmetro, corte 16 discos. Coloque-os em uma forma untada com manteiga, pincele com o ovo batido e asse em forno preaquecido a 200°C por 10-12 minutos. Lave as pêras, descasque, retire o talo, corte em 16 discos e regue com o suco do limão. Derreta a manteiga em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, adicione os discos de pêra e deixe dourar, em seguida adicione uma pitada de sal, a pimenta do reino, a canela e a noz-moscada. Corte o queijo de cabra em 16 discos. Coloque uma fatia de pêra em cada disco de massa folhada e uma de queijo de cabra. Leve novamente ao forno pré-aquecido a 200°C por 5 minutos. Decore com alguns grãos de pimenta rosa.

Salatini_paprika_e_emmentaler

SALGADINHO DE PÁPRICA E QUEIJO                                                 
Enviada por Léia Silva

Ingredientes:

200 gr de massa folhada
200 gr de queijo emmental
1 gema
2 colheres (chá) de páprica

Modo de preparo:

Estenda a massa e corte discos de 5 cm de diâmetro. Corte o queijo em fatias finas em forma de discos um pouco menores que a massa. Coloque o queijo em metade dos discos e sobreponha com o outro círculo de massa. Feche corretamente ao longo das bordas. Bata a gema e pincele a superfície dos salgadinhos. Polvilhe cada um com as sobras do queijo picado e polvilhe com a páprica. Disponha-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno preaquecido a 200°C uns por 10 minutos.

GELEIA DE MORANGO, ACETO BALSÂMICO E PIMENTA ROSA
Enviada por Aninha Padredi

Ingredientes:
 
300g de Morangos
100g de Açúcar
4g de Pimenta Rosa (parte dela moída e outra parte inteira)
2 colheres (sopa) de Aceto Balsâmico

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes na panela (há um tempão eu comprei esse tacho de cobre da Rosane e essa geleia foi a estreia dele!) e mantenha em fogo baixo mexendo de vez em quando. Para o ponto certo, teste a geleia colocando um pouco em uma colher ou em um pires, quando esfriar a consistência dela deve ser firme.

gourmandisme - ovos de codorna mimosa

OVOS DE CODORNA MIMOSA                                                
Enviada por Bruna

Ingredientes:

12 ovos de codorna
1 colher de sopa de maionese (eu fiz caseira, mas pode ser a pronta)
1 colher de sopa de creme de leite
sal e pimenta para temperar (se tiver flor de sal, fica ótimo)
páprica e cebolinha para decorar

Modo de preparo:

Cozinhar os ovos em água fervente, por 5 minutos. Esfriar imediatamente em água fria e descascá-los completamente. Cortar cuidadosamente um terço de cada ovo, na parte menor, e retirar as gemas. Misturar as gemas, maionese, creme de leite, sal e pimenta. Encher delicadamente as partes maiores das claras de ovo com o creme. Em seguida, cubra com o um terço retirado e espete um grande palito. Apresente os ovos em copinhos forrados com cebolinha e páprica salpicada por cima.

DSC_0286

BARQUETE APIMENTADA COM HADDOCK                                                
Enviada por Flávia Mergulhão

Ingredientes:

barquetes
Cream cheese temperado com um pouco de suco de limão
Algumas gotas de molho tabasco
Pimenta rosa masserada
Açafrão
Noz moscada

Modo de preparo:

Colocar este creme sobre a base e enfeitar com carpaccio de haddock defumado e pimenta rosa. Vou te confessar que o sabor da pimenta com o limão com o haddock defumado ficou muito especial!

_MG_4562

RISOTO DE PIMENTÃO PICANTE                                                
Enviada por Luciana Petry 

Ingredientes:

1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão vermelho
1 cebola pequena
1 pimenta dedo de moça
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara de vinho branco seco
2 xícaras de arroz arbóreo
1 litro de caldo de galinha
3 colheres (sopa) de queijo cottage
1/2 xícara de queijo parmesão

Modo de preparo:

Corte os pimentões em cubos bem pequenos e reserve. Em uma panela coloque o azeite, a cebola e a pimenta dedo de moça picados e refogue em fogo baixo até que a cebola esteja murcha. Acrescente o arroz e refogue até que fique branco. Adicione o vinho branco, mexa e deixe evaporar, acrescente 2 conchas do caldo de galinha e deixe cozinhando até que o caldo seja absorvido pelo arroz. Mexa de vez em quando e acrescente mais caldo sempre que necessário, cozinhe por aproximadamente 15 minutos em fogo brando, até que o arroz fique al dente. Acrescente os pimentões e o que sobrou do caldo de galinha e espere o caldo secar. Desligue o fogo, acrescente os queijos, mexa, tampe a panela e deixe descansar por uns 3 minutos. Distribua em panelinhas ou bowls e sirva.

ROLINHO DE COUVE MANTEIGA RECHEADO COM PURÊ DE ABÓBORA TEMPERADO COM PIMENTA ROSA
Enviada por Ana Tereza Rodrigues de Oliveira

Ingredientes:

Couve manteiga
Abóbora ( quantidade a escolher, depende para quantas pessoas)
Alho
Cebola
Sal
Pimenta rosa

Modo de preparo:

Cortar a abóbora em cubos e reservar. Cortar cebola e alho e refogar. Adicionar a abóbora e acrecentar água e um pouco de sal. Deixe cozinhando até que ela fique macia, para que facilite expremer em forma de purê.Enquanto isso, separe as folhas de couve que você já higienizou e coloque individualmente (ou no máximo duas) em uma panela com água já fervente. Dê um "susto" (no bom sentido rsrsr) na folha deixando a apenas por alguns instantes nesta água, o suficiente para que a folha fique mais molinha. Assim que tirar da panela, bata com um batedor  de carne no talo que fica no meio da folha para que possa dobrar em forma de rolinho e reserve. Após cozinhar a abóbora, retire e exprema até que fique um purê. Pegue um prato e coloque a folha aberta, coloque o purê dentro, algumas bolinhas de pimentinhas rosa e enrole.

Receita1_6

AMOUSE BOUCHE DE MAÇÃ E FRANGO PICANTE 
Enviada por Liviany Moura

Ingredientes:

Maçã
Frango cozido na panela de pressão pra ficar bem molinho
Pimenta caiena
Açúcar

Modo de preparo:

Cortar a maçã em camadas bem finas e colocar numa assadeira para dourar, sem manteiga, sem nada. Depois, coloca-las nas colheres (ou em outro refratario). Em seguida, colocar o frango que foi anteriormente cozido (para cozinhar o meu, usei: alho, cebolinha verde desidratada, um cubo de tempero de legumes, 3 colheres de extrato de tomate para 3 peitos de frango) e desfiado. Polvilhar pimenta caiena e meia colher de cha de açucar, que sera queimado com o lança chamas (é assim que se chama no Brasil? Rs). Voilà! Agora é so se deliciar!

1

CAMARÕES COM CREAM CHEESE E MOSTARDA DIJON 
Enviada por Liviany Moura

Ingredientes:

7 camarões
1 colher de chá de cream cheese
Mostarda Dijon
Coentro
Cebolinha desidratada
Pimenta americana

Modo de preparo:

Para essa receita, usei 7 camarões para cada mini-caçarola, uma colher de cha de cream cheese. Um pouquinho de mostarda de Dijon (usei o cabo da colher pra pegar. So um pouquinho mesmo, pra dar um sabor diferente e bom!). Coentro e cebolinho desidratados (a gosto, eu adoro, então coloco bastante). Uma debolinha de conserva e um pedaço de pimenta americana (eu não coloquei muito porque não conhecia o sabor, mas acho que poderia ter colocado um pouquinho mais). Acrescentar 2 colheres de sopa de agua e um fio de azeite grego, que fará um caldo delicioso, que pode ser comido com pão. Coloquei tudo dentro da caçarolinha e levei ao forno por 25 minutos.

CHUTNEY PICANTE                                                
Enviada por Catharina Vale

Ingredientes:

2 kg de tomates, cortados em quarto
(Nota da Cath: usei nosso tomate normal e com casca)
400 gr de açúcar (Nota da Cath: usei o refinado branco)
250 ml de vinagre branco (Nota da Cath: usei de maçã, de boa qualidade)
2 colheres de chá de chilli em pó (Nota da Cath: usei pimenta caiena)
4 colheres de chá de alho raladinho
2 colheres de sopa de passas (Nota da Cath: usei as pretinhas)
2 colheres de chá de gengibre fresco ralado
4 pimentas vermelhas secas, cortadas em pedaços (Nota da Cath: usei da minha
pimenteira que tenho em casa – tinha umas sequinhas e outras frescas)
4 pimentas verdes, sem as sementes e cortadas em pedaços maiores
Sal à gosto

Modo de preparo:

1. Higienize e corte os tomates
2. Prepare todos os ingredientes
3. Coloque tudo em uma panela grandinha (Nota da Cath: usei uma wok média), no fogo baixo por pelo menos 20 minutos, ou até que a mistura esteja mais grossa. Deixe por pelo menos uma hora antes de come para permitir que os sabores se acentuem. (Nota da Cath: 20 minutos? Eu fiquei mexendo por pelo menos uma hora e meia até o líquido reduzisse e ficasse com a consistência ideal)
4. Guardar em um pote com tampa, manter na geladeira. Validade: 2 semanas. Nota da
Cath: acho que seu estoque vai acabar antes
Dica: essa receita rende bastante. Aproveitei para presentear alguns amigos queridos, para
que eles também pudesse apimentar um pouco suas vidas. A cor desse chutney é também apaixonante e a mistura agridoce com o picante é perfeita para acompanhar sanduíches, saladas, queijo parmesão... um toque especialmente picante a qualquer prato!

5906272291_bdf2e8b349_b

GELEIA DE PIMENTA BIQUINHO
Enviada por Amanda Campos

Ingredientes:

1 vidro de 300 gramas de pimenta biquinho (dizem que não pode usar a em conserva, mas eu usei)
1 copo e meio de açúcar
1 maçã grande ralada
1/4 de xícara de água

Modo de preparo:

Escorra as pimentas do vidro e deixe de molho por uma hora mais ou menos, na água, para tirar o vinagre das pimentas. Coloque a pimenta, o açúcar e a maçã ralada, com 1/4 de xícara de água no liquidificador. Bata até a mistura ficar uniforme e coloque em uma panela. Deixe cozinhar por mais ou menos 25 minutos, até ela atingir o ponto de geléia. Deixe esfriar (ou não) e utilize das mais variadas formas. Pode ser até em um romeu e Julieta moderno, olha este post da Faby.

Blog_Confra_dos_Chefs_-_Camembert_Picante3

FOLHADO PICANTE DE CAMEMBERT
Enviada por Patrícia Souza

Ingredientes:

20 cm de Massa Folhada
1 Queijo Camembert
2 colheres de sopa de Geleia de Pimenta
1 Gema
Pimenta Calabresa

Modo de Preparo:

1. Limpe a superfície que trabalhará com álcool e abra a massa folhada. Se for usar massa caseira, não esqueça de untar a mesa com farinha de trigo, as massas comercializadas já vêm com um plástico protetor, use-o para abrir a massa. Corte a massa num tamanho bom para poder cobrir o queijo. Coloque o queijo inteiro no meio da massa, e por cima coloque a geleia de pimenta. Se preferir, pode colocar mais geleia ao redor do queijo, inclusive.

2. Dobre duas pontas opostas, depois as outras duas, formando um "pacotinho"  bem fechado. Não precisa usar nada para colar a massa, basta fazer uma leve pressão na massa. Certifique-se que a massa esteja cobrindo o queijo totalmente, para que não vaze enquanto assa.

3. Pincele a gema por cima da massa folhada e salpique um pouco de pimenta calabresa por cima. Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 15-20 minutos, até que fique dourado. Não é necessário untar a forma.

4. Sirva como entrada ou aperitivo com torradinhas. Quando cortar, o queijo estará derretido e misturado com a geleia, e escorrerá de uma forma deliciosa.

CHAMPAGNE COM PIMENTA 
Enviada por Liliane Engels

Ingredientes:

Groselha
Champagne
Pimenta dedo de moça

Modo de preparo:

Pique a pimenta em rodelinhas. Coloque a groselha no fundo da taça, adicione o champagne, e coloque 3 rodelinhas da pimenta picada sem sementes. Sirva bem gelado.

CASQUINHA COM PIMENTA NO MEL 
Enviada por Liliane Engels
 

Ingredientes:

Massa de pastel
Pimenta calabresa
Queijo parmesão ralado
1 clara de ovo

Para o molho de mel:

Mel
Pimenta tabasco

Para a pastinha de frango:

1 xícara de frango cozido e desfiado
120 ml de creme de leite
3 azeitonas verdes sem caroço
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo:

Abra a massa de pastel, passe clara, salpique com pimenta calabresa e queijo parmesão. Corte a massa com um cortador de pastel , fazendo tirinhas, asse em forno pré-aquecido (200 C) até dourar. Molho de Mel: Misture o mel com umas gotinhas de pimenta tabasco, coloque a pimenta tabasco devagar, vá experimentando, até o ponto de ardor que desejar. Enfeite com uma rodelinha de pimenta dedo de moça.

Pastinha de Frango:

Em um processador, coloque o frango, o creme de leite, as azeitonas, e tempere com sal e pimenta do reino, enfeite com uma rodelinha de pimenta dedo de moça.

DRINK HALLOWEEN 
Enviada por Carolina Vieira

Ingredientes:

Suco de 1/2 limão
2 doses de tequila ouro
2 doses de sangrita*
Suco de vegetais 167ml ( pode ser só suco de tomate)
Gelo
* Sangrita:
1 latinha de suco de vegetais (ou garrafinha de suco de tomate)
Suco de uma laranja
Suco de um limão
1 colher de café de molho inglês
10 gotas de Tabasco
1 pitada de sal e pimenta moída na hora
Misture todos os ingredientes e reserve

Modo de preparo:

Primeiro você faz a borda de sal nos copos, depois acrescente o gelo no copo, a tequila, o limão, o suco de vegetais e a sangrita.

TROUXINHA DE QUEIJO APIMENTADA 
Enviada por Carolina Vieira

Ingredientes:

Massa folhada (comprei pronta)
Queijo com pimenta (é um queijo de vaca, cabra e ovelha curado com pimenta)
Geleia de pimenta
Gergelim preto
Gema de um ovo para pincelar

Modo de preparo:

Cortei o queijo em quadrados medianos envolvi a massa folhada e deixei em formato de bolinha ou parecido com bolinha. Pincelei com gema de ovo e levei em forno alto. Quando a massa estava assada e sequinha, tirei do forno, servi com geleia de pimenta e finalizei com gergelim preto.

lachscreme_1

PASTA DE SALMÃO DEFUMADO
Enviada por Georgia Aegerter

Ingredientes:

200 g de Salmao defumado em fatias
200 g Queijo Cream Cheese Light (Polenghi), caso nao ache substitua por ricota
200 g Creme Fraiche
1-2 Colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de mel
1 molho de Endro pequeno, ou cebolinha picadinha (aqui na Alemanha usamos muito Endro, veja foto na internet para vc saber o que é, talvez no Brasil se tenha um outro nome, nao tendo use cebolinha no lugar)

1 cebola pequena bem picadidinha (entenderam?)
Sal à gosto
Pimenta branca à gosto
(para quem gosta de pasta mais picante, use chilli ao invés da pimenta branca à gosto)

Modo de preparo:

Numa bacia de vidro coloque o queijo Cream Cheese Light ou a ricota, o leite, o creme fraiche e misture bem tudo. Acrescente o mel, a cebola picadinha, o endro ou cebolinha, sal, a pimenta e torne a mexer para misturar bem. Por último adicione o salmao defumado e misture. Prove o sabor se vc quer acrescentar mais alguma coisa. Fica delicioso com torradas como entrada ou com batatas cozidas no prato principal. Eu o sirvo até mesmo quando faço churrasco com batatas cozidas. Esse creme passa com tudo.

DSCF9368_copy

DSCF9351_copy

HOT ROLL DE BANANA DA TERRA COM QUEIJO COALHO, MELAÇO E GELEIA DE PIMENTA
Enviada por Livia Curi Fernandes

Ingredientes:

Banana da terra
Cream Cheese
Queijo coalho
Melaço
Canela
Geleia de pimenta

Modo depreparo:

Rale o queijo em um ralador fininho o queijo e reserve; corte a banana em rodelas de mais ou menos 5 cm de altura, e com ajuda de um cortador (eu utilizei um todo frizadinho), deixe todas as bananas no mesmo formatos. É legal que todas fiquem do mesmo tamanho e modelo, para ficar mais bonito e uniforme. Sobrou uns pedaços da banana, não jogue fora, aproveite para fazer outra receita... Com as bananas já cortadas, utilize um boleador, ou uma colherzinha para cavar um buraco no meio de cada banana. Leve as bananas para saltear em uma panelas com manteiga, arrume em uma assadeira, regue com um fio de melaço e pitadas de canela. Recheei cada um com um pouco do cream cheese. Coloque em cima um pouco do queijo coalho ralado e leve ao forno até ficar quentinho. Sirva regado com um pouco mais de melaço e geleia de pimenta à gosto! Diga ai se não fica parecendo um Hot Roll mesmo?!?!

IMG_5306 cópia

BRUSCHETTAS APIMENTADAS 
Enviada por Patricia Haddad

Ingredientes:

Tomates
Azeite (de preferência extravirgem)
Cebola
Alho
Sal
Pimenta do reino
Pimenta calabresa
Orégano
Pedacinhos de muçarela
Pão (de preferência, italiano)

Modo de preparo:

Tire a pele e a semente dos tomates e pique-os em pedaços não muito certinhos. Para tirar a "casca", basta mergulhar o fruto em água fervente por alguns minutos. Coloque os pedaços em uma vasilha e regue com bastante azeite (usei extravirgem). Acrescente um dente de alho bem amassado, sal a gosto, cebola bem picadinha, orégano, pimenta do reino e pimenta calabresa (quando fiz, esqueci desta última...). Deixe a mistura descansando algum tempo para que os tomates cozinhem um pouco pela ação do alho e do azeite. Depois, disponha um pouco da mistura por cima da fatia de pão e coloque pedacinhos de muçarela. Leve ao forno para assar pelo tempo que achar necessário. Fiz no forninho elétrico e deixei uns 15 minutos em temperatura média. Lá no blog tem fotos do passo-a-passo: http://www.antesduranteedepois.com.br/receita/bruschetta. Deliciem-se!

IMG_5441_copy

MUÇARELA PICANTE 
Enviada por Patricia Haddad

Ingredientes:

Muçarela em bolotas
azeite
Ervas aromáticas
Pimenta do reino
Pimenta calabresa
Uma pitada de sal

Modo de preparo:

Parecem batatas na foto, né? Mas é muçarela em bolotas cortada e 8 pedaços cada uma. Em uma vasilha, misturei azeite com todas as ervas que tinha no armário: orégano, manjericão, manjerona e alecrim. Para apimentar, pimentas do reino e calabresa. Finalizando, uma pitada de sal. Pronto! O bom dessa "receita" é que a gente pode fazer com o que tiver na despensa. Não existe regra!

13

CREAM CHEESE “ENCHILADO” (Mistura rápida para comer com nachos, paezinhos, bolachas salgadas, etc.)
Enviada por Kiev Gama 

Ingredientes:

150g de Cream cheese
10 pimentas malaguetas
1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo:

Amassar as pimentas com um garfo, derramando o azeite gradativamente à medida que vai amassando as pimentas. Misturar com o cream cheese e mexer bem até que a pasta fique rosada, num tom homogêneo. Aplique no salgado de sua preferência. Cuidado com a quantidade a usar e a tolerância à pimenta, pois o resultado é bem picante para alguns. A quantidade de pimentas pode ser alterada dependendo de quem for comer. Caso tenha medo, sugiro tentar a receita com 5 pimentas antes.

SAM_5688

PURÊ JOSEFINA PICANTE 
Enviada por Daniel Deywes 

Ingredientes:

4 batatas médias
1 dente de alho
1 lingüiça fina tipo josefina
+ ou - 150 ml de leite
1 colher (bem cheia) de manteiga Mococa
sal a gosto
orégano
2 chilli desitratados

Modo de preparo:

Pique a lingüiça em cubinhos bem pequenos e reserve. Cozinhe as batatas junto com o dente de alho até as batatas ficarem macias. Escorra as batatas e amasse o dente de alho. Coloque a manteiga numa panela, o alho, mexa bem. Adicione as batatas e as amasse com o garfo, sempre colocando um pouco de leite. A quantidade de leite vai depender do gosto de cada um (purê mais sequinho ou mais molhadinho, eu gosto mais molhadinho). Pique o chilli. Adicione o sal e a linguiça, mexa bem, coloque orégano e o chilli por cima e sirva.

DICA: Faça cestinhas de massa de pastel.

É só pincelar maionese na massa (corte em círculos). Coloque as massas em forminhas de empadas (grandes) e deixe no forno (médio) até ficarem douradinhas e sequinhas. depois é só rechear com o purê.

BELISQUETE DE QUEIJO 
Enviada por Anne Caroline da Silva

Ingredientes:

massa de lasanha pronta, pré-cozida (4 folhas)
1 pacote de queijo provolone ralado em tiras
3 colheres sopa de orégano
1 colher de pimenta do reino moída
1 colher chá de farinha de rosca
azeite de oliva

Modo de Preparo:

Misture o queijo, orégano, a pimenta e a farinha de rosca, então reserve. Coloque a massa de lasanha sobre uma superfície lisa e passe azeite de oliva nela com um pincel, depois espalhe a mistura reservada a gosto. Então corte a massa em tiras e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus, por aproximadamente 8 minutos ou quando ficar dourado (atenção porque fica pronto bem rápido).

<KENOX S860  / Samsung S860>

BARQUINHOS PREGUIÇOSOS 
Enviada por Cristiane Ferreira

Ingredientes:

1 pacote de barquetes
1 pote creme de ricota
1 pote de geléia de pimenta biquinho

Modo de preparo:

Rechear cada barquete com uma colher de sobremesa de creme de ricota, acrescentar
1 colher de café de geléia de pimenta por cima.

Dica: Para variar, podemos acrescentar palmito picadinho junto ao creme de ricota
também fica uma delícia.

Curiosidade: batizei com este nome, pois é muito fácil fazer, e também muito gostoso!

 

BROWNIE DE CHOCOLATE COM PIMENTA 
Enviada por Cristiane Ferreira

Ingredientes:

1 pacote de mistura para brownie (utilizei da marca Fleischmann)
1 ovo
3 colheres manteiga derretida
120 ml leite
1 colher sopa pimenta calabresa
1 colher café gengibre ralado

Modo de preparo:

Siga as indicações do fabricante e adicione a pimenta e o gengibre. Dica: variar a apresentação, eu utilizei panelinhas de porcelana. Também vai bem acompanhado de uma bola de sorvete. Curiosidade: Ficou muito gostoso, foi a 1 ° vez que utilizei pimenta em preparação doce e o resultado agradou muito, pois ficou sabor picante muito interessante, vale testar!

MOLHO DE CARNE PARA TACOS MEXICANOS 
Enviada por Cláudia Ramalho

Ingredientes:

500g de carne magra moída
2 tomates picados
2 cebolas picadas
½ pimentão vermelho picado
½ xícara de coentro picado
azeite e margarina para refogar
4 pimentas dedo de moça picadas
1/2 caixa de extrato de tomate
4 dentes de alho amassados
molho de pimenta de sua preferência
2 colheres (chá) de gengibre ralado
1 tablete de caldo de carne
sal a gosto
1 colher de sopa de maisena para engrossar
açúcar para balancear a acidez

Modo de preparo:

Frite a carne no azeite e na margarina. Retire do fogo e reserve. Na mesma panela, refogue as verduras. Deixe cozinhar e soltar bastante água. Retorne a carne e junte o extrato de tomate, deixe apurar. Acrescente os temperos e prove, ajustando o sal e o açúcar. Ferva 1 xícara de água e dissolva aí o tablete de caldo de carne e a maisena. Despeje na panela e continue mexendo. Se precisar, acrescente mais água. Sirva quente.

MOLHO DE FEIJÃO MEXICANO 
Enviada por Cláudia Ramalho

Ingredientes:

2 xícaras de feijão mulatinho cozido
1 cebola picada
margarina e azeite para refogar
2 dentes de alho picados
4 pimentas dedo de moça picadas
pimenta chilli em pó
molho de pimenta de sua preferência
½ xícara de chá de coentro picado
½ caixa de molho de tomate

Modo de preparo:

Refogue a cebola, o alho e a pimenta dedo de moça. Acrescente o feijão cozido e o molho de tomate. Deixe apurar. Junte o coentro e os temperos. Ajuste o sal. Depois de cozido e apurado, passe no liquidificador. Sirva quente.

GELEIA DE PIMENTA DEDO DE MOÇA 
Enviada por Adriane Pinhate 

Ingredientes:
 
500g de pimenta dedo de moça
500g de açúcar
1kg de maçã
1l de água

Modo de preparo:

Pica tudo, coloca para ferver. Depois bate no liquidificador e peneire. Misture bem e leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar e tomar o ponto de geléia. Depois de fria, guarde em vidros esterilizados e bem fechados.

pime-000-Page-1


MINI KIBE COM TOQUE DE PIMENTA MALAGUETA 
Enviada por Marcelly Greco 

Ingredientes:

500gr de carne moída
1 xicara de trigo
2 colheres de salsa e cedolinha picadas
1 cebola picada bem pequena
1 colher de sopa de cebola
1 colher de sopa de pimenta malagueta ( picada bem pequena )

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes como na receita de kibe normal, enrolando em bolinhas bem pequenas que caibam num palito de dente. Frite em oleo bem quente, escorra e monte no palito. Obs: O kibe tem que ser bem misturado e enrolado pequeno para que a pimenta misture na massa e não fique muito ardido.

………………………………………………………………………………………………………

Hummmmm, quantas delícias!!!!! Meu acervo de receitinhas fáceis, rápidas e apimentadas aumentou consideravelmente depois desse post. Espero que vocês tenham gostado da brincadeira e quero agradecer a todos os que toparam o desafio e enviaram suas fotos com o maior carinho.

A tarefa de escolher uma só receita vai ser bem difícil e eu, particularmente, vou levar em consideração os seguintes critérios:

1. A criatividade da mistura/combinação de ingredientes
2. A apresentação do petisco/drink
3. A foto em si*

*Em alguns casos, publiquei duas imagens para que vocês pudessem entender melhor o passo a passo das receitas, mas para o concurso, só estamos considerando a do petisco pronto.

Além dos ítens listados acima, há um componente subjetivo a ser analisado: qual desses belisquetes eu tenho mais vontade de reproduzir em casa? Ainda não sei, mas tenho uma semana pra descobrir!!!!!

Também estou curiosa pra conhecer as preferências da Tamy, já que ela domina bem tanto a arte da culinária quanto a da fotografia e é uma chef de cozinha super talentosa!!!!

Fiquem à vontade para deixarem seus palpites no formulário de comentários e nos ajudarem a tomar essa decisão!!!!

Ah, vamos relembrar quais serão os prêmios para o ganhador do concurso?

Um pote de cerâmica decorado contendo paprika picante que eu trouxe da viagem à Hungria e uma faca Silvermark para legumes com capa protetora na cor vermelha.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana bem “caliente”!!!!!

Bonfa ass

47 comentários:

Dri Dauzacker disse... [Responder comentário]

Bom dia Bonfa,
Quanta coisa boa num post só! Ainda não tenho meu preferido, mas vou ficar paquerando eles até descobrir...rs
Têm sorteio lá no blog!
Boa semana pra vc!
Bjim

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi linda
Que sucesso o teu novo concurso!
Adorei todas as receitas, muito criativas.
Boa sorte a todos os participantes.
Bjo grande querida
Léia

Claudia Mendes disse... [Responder comentário]

Que pena Kátia não consegui te enviar o que tinha feito, me esqueci totalmente e depois o tempo foi passando, mil coisinhas acontecendo. Fica para a próxima.
Sorte aos pratos que estão concorrendo.
Bjks!

JULIE disse... [Responder comentário]

Olá Katia!!!

Que post mais delicioso de se ver, cada prato mais lindo que o outro.
Vou namorar cada um deles quem sabe vou me aventurar a afzer um deles.
Bjos
Boa semana!!!

Cândida Nolasco disse... [Responder comentário]

Fiquei encantada com as opções.
Amei quase todas. Risos
Mas esse Hot Holl de Banana da terra tem algo de especial... é curioso, regionalista, e ainda por cima criativo.
Adorei!
Muito bom ter você de volta! Espero que tenha descansado direitinho.
Bjocas

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Nossa! Nem 9 da manhã ainda e eu aqui salivando! Muitas receitas fantásticas, fotos mais bacanas ainda, fiquei até com vergonha da minha participação. Gostei muito das receitas feitas com massa de pastel e massa de lasanha assadas no forno! Prático, não faz sujeira e ainda evita o mal da fritura. Ai, ai... Muita coisa boa mesmo. Parabéns a todas!

Unknown disse... [Responder comentário]

Quanta receita criativa e apimentada!

Bjosss

YES we Cooking disse... [Responder comentário]

Estou muitoooo na torcida!!!!
Beijão, Cecilia

Pati disse... [Responder comentário]

Nossa, adorei várias!!! Vai ser difícil mesmo hein! Mas estou torcendo por mim hahahaha.

beijinhos

Bruna Leite disse... [Responder comentário]

Katia, que post lindo! Ficou ótimo!!! Como quem está participando não pode dar pitaco, vou me limitar a dizer que vai ser uma disputa difícil, hein? Vários pratos deliciosos!!!

Mas... dedos cruzados pra mim! rsrs

beijos

Mercês Mello disse... [Responder comentário]

AMEI!!!

As receitas e a maioria das fotos estão maravilhosas!
Como estou muito sumida, não vi a tempo o post. Teria o maior prazer em participar desse concurso delicioso!

Boa sorte a todos os participantes!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Bom dia, meninas! Que saudades de blogar!!!! Minha pausa para fazer outras atividades não foram férias de verdade e por isso mesmo, não pude descansar! Fiquei afastada do blog e como senti falta dele!!!!!!! Espero que apreciem as receitas... estou animadíssima pra experimentar várias e fiquei muito feliz com as 31 participações, não esperava receber tantas, já que dá trabalho preparar essas comidinhas e ainda fotografar. Obrigada mesmo a todos os participantes e leitores pelo carinho e incentivo!!!!! Bjs! E vamos votar?????

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

A Bonfa voltou!! \o/
Graças a Deus que eu esqueci de participar deste concurso, ia passar vergonha!! rsrs....
Adoro polenta, risoto e camarão, portanto as receitas que contem esses ingredientes foram as minha escolhida!! =)

beijos!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Sentimos sua falta!! Beijo :)

Maria.

Gina disse... [Responder comentário]

Difícil escolher, as sugestões estão ótimas!
Bom retorno!

Maria disse... [Responder comentário]

Adorei todos, sou vidrada em pimenta, mas o gorgonzola com pimenta e os ovinhos de codorna são meus preferidos. Parabéns a todas as concorrentyes. Bjus.

Jaqueline disse... [Responder comentário]

Quanta pimenta junta!!!
Essas fotos me abriram um apetite...rsrs
BjO

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfinha do céu!!!! Seja bem-vinda de volta!!! O povo caprichou na produção hein? Ficaram ótimos os pratos!

E voce tem toda razão! Um tripé na hora de fotografar é essencial! Estou preparando um post sobre isso, pois vou comprar o meu no mês que vem! :D

beijoca!

www.papeldelamusique.blogspot.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que saudades Katia! Uau... Os leitores capricharam, hein? As fotos estão lindas. Vê-se que houve cuidado e carinho ao fazê-las! Todos os petiscos parecem apetitosos; mas meu voto vai para o'Ovo de codorna mimosa'. Sou fã dos ingredientes desta receita. Beijos! A Executiva de Panela

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Adorei a CROSTINI À SICILIANA!! Meu voto vai pra ela. Quer dizer, eu nao voto, entao, vou torcer por ela!! rsrsrsrs Achei a foto linda e gostei da receita tb.

Bjs

PS.: ainda bem que voltou! Não vejo a hora de ver seus novos post, suas festinhas, suas aquisições, suas viagens!! Esse seu blog é o Melhor. Amo!!!

Fer Lorenzoni disse... [Responder comentário]

Oi.... apimentado mesmo este post... Bom, eu n gosto de comidas apimentadas, n faz meu paladar, mas uma geléia de pimenta ganhou meu coração uma vez... sendo assim, o Mouse de gorgonzola com geléia de pimenta acho q casou bem, e vou tentar repetir em casa.
Pela originalidade do prato, eu me rendo ao HOT ROLL DE BANANA DA TERRA COM QUEIJO COALHO, MELAÇO E GELEIA DE PIMENTA, p mim seria a vencedora, mesmo n imaginando como ficaria essa combinação, mas creio q dev ficar deliciosa!!!
Bj e estava com saudades de te ler!!!
Fer Lorenzoni

wcampelo disse... [Responder comentário]

Caramba, Bonfinha, o pessoal caprichou bastante dessa vez, hein?! Não sei em relação aos gostos, mas a maioria das fotos está bem legal. Eu não queria estar no lugar dos jurados...
Boa sorte para todos os participantes!

Beijo,
Wagner.

Carol disse... [Responder comentário]

Ainda bem que nem estou participando pois ia perder feio.
Adorei as receitinhas.
Beijos

Livia Curi Fernandes, disse... [Responder comentário]

Adoreiii ver minha receita ai, como não posso votar, desejo boa sorte a todos. Os pratos estão lindos!! Vou reproduzir vários deles...

Meu Canto Na Cozinha disse... [Responder comentário]

A Receita que achei mais criativa foi a BELISQUETE DE QUEIJO
Vou testar pra conhecer o sabor, pq a aparencia ja me conquistou!
www.meucantonacozinha.blogspot.com

a responsável pela casa disse... [Responder comentário]

karaka...quanta receita boa já roubei algumas kkkkk.
bjinhus e uma linda semana!!!

JuJu Sardenberg disse... [Responder comentário]

Aiiiiii...Não deu tempo de participar...Buááááááá!!
Andei meio afastada!!!
Beijokas!!
jujuvoavoa.blogspot.com

Borbulhas Literárias disse... [Responder comentário]

Vou chorar! Amo pimenta. Mas minha emoção é essa receita da geléia de pimenta. AMO isso! Comi uma vez essa delícia com queijo brie num pub que fiquei espantada, tamanha a delícia...

Sempre dou umas passadas por aqui. Acho suas ilustrações lindíssimas!!! Parabéns.
:)

Beijocas! ☼
Bia

Ypsilon Yvone disse... [Responder comentário]

uau! Quantas delicias!!! Vou testar a receita MOUSSE DE GORGONZOLA COM GELEIA DE PIMENTA
Enviada por Nisandra Francisco Bueno Pan
E também a champanhe com pimenta.
bjus amei
linda semana viu!
yvone

Comidinhas lá de Casa disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa, adorei ver a minha receita e fotinho aqui! Nossa, o que me surpreendi mesmo foi com a quantidade de delícias! Vou testar algumas delas, com certeza. Fiz um post lá no meu blog, avisando a "minha galerinha" que estou concorrendo com a Mousse de gorgonzola. Tem links para cá e, inclusive, usei a imagem do topo do teu blog (ok? algum problema?) Beijos, Nisandra

Marina Mott disse... [Responder comentário]

Katia, oi!! menina, esse post dá um livro! Quanta coisa boa, quanta foto linda, quanto capricho!! Estou embasbacada! Maravilhoso!! mesmo!! beijo grande!!

Sandra Lima disse... [Responder comentário]

Nossa, estou me sentindo pronta para virar a Maga das Pimentas na cozinha!
Beijos

Nadia Fialho disse... [Responder comentário]

Meu Deeeeus, isso vai ser muito difícil!! Vou olhar com calma pra escolher a melhor!
Bjuuu

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha,
Que missão quase impossível você tem nas mãos, hein?
Receitas sensacionais! Vou querer fazer a maioria delas!rsrs!
Que sucesso esse concurso! Não sei porque eu "novamente" não estou participando!rs! Falta talento pra administrar meu tempo e minhas ideias!rs!
Beijo grande!

Bia Jubiart disse... [Responder comentário]

Aí! Que calor!!!

Bonfa, daria até um livro picante...

Adoraria ter participado, amoooooo pimenta! Faço sempre conservas aromáticas delas aqui no cafofo, passei batida nesta... O Sr. do tempo, poderia esticar as nossas 24 horas rsrsrsr.

Um lindo dia p/ vc!

Beijoooooooooo

Tatinha disse... [Responder comentário]

Oi querida... Lindas as receitas, super apetitosas principalmente para loucos por pimenta como eu!! Estou super em dúvida!! Mas parabéns a todos os participantes... Beijos

Mamae no blog disse... [Responder comentário]

Caramba!! A D O R E I!! Cada receita muito legal!! Com certeza dá pra fazer até uma festa de pimentas!!!
Parabéns a todos!!
beijão Katia Katita

Izis Borck disse... [Responder comentário]

Adorei a receita de geléia de morango com pimenta, divina...
Beijocas
Izis

Elen disse... [Responder comentário]

Excelente este post!! Adorei!
Lindo blog, parabéns!!
Abs.
Elen.
noznamoscada.blogspot.com

Nina disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!

Sou sua leitora assídua! Amo de paixão seu blog e agora q vou me casar, penso em me inspirar mto em vc!

Comecei pelo chá de panela! Dá uma olhada no meu blog...achei q ficou fofo!

http://blogvestidaparacasar.blogspot.com/2011/08/cha-de-panela-fotos-oficiais-por.html

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

Caramba!
Quantas delícias!...
AMO pimenta e fiquei com vontade de provar várias das receitas enviadas.

Foi muito difícil escolher uma... Mas levei em consideração duas coisas:
- A vontade de provar por levar ingredientes que gosto;
- E a foto em si!
Com isso consegui escolher a minha favorita: BARQUETE APIMENTADA COM HADDOCK (Flávia Mergulhão).
Parabéns para todas as participantes!!!
E Bonfa... tava com saudades dos seus posts!!!
Beijos!

Eva disse... [Responder comentário]

Noooossa Senhora, só dá expert aqui, eu adorei as receitas, maravilhosas, que capricho hein, tenho muito que aprender por aqui, parabéns pelo post,bjos!

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa, td bem?
Que bom que vc voltou a blogar, já estava com saudades, rsrs.
Humm, essas receitas estão com uma cara ótimo, vou ter que ler todas com bastante calma, para ver qual delas consigo fazer. Também não sou muito prendada na cozinha e por isso, não me atrevi a inventar nada.
Não sei se me enganei, mas acho que está faltando a foto do Brownie de chocolate com pimenta, que inclusive foi uma das receitas que mais gostei.
Bjos.

Cozinha Perfumada disse... [Responder comentário]

Bonfa !!! Que post lindo e cheinho de delicias!! Nham amei !!! Adoro seus posts e festas, sempre tudo lindo e com capricho!! beijos Tereza

http://cozinhaperfumada.blogspot.com/

Jana Oliveira disse... [Responder comentário]

Katia, estou na maior dúvida entre CROSTINI À SICILIANA e o HOT ROLL DE BANANA DA TERRA COM QUEIJO COALHO, MELAÇO E GELEIA DE PIMENTA. Pode votar nas duas???
As outras receitas tb são bem interessantes!!!

Ah, bem vinda na volta a blogsfera!!!

Beijãooo

Suzete Retti disse... [Responder comentário]

Oi Katia, quanta delicia, como amo couve e abóbora escolho o Rolinho de Couve Manteiga Recheado com Purê de Abobora.
O sabor da pimenta rosa no purê de abóbora deve dar um sabor delicioso.

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. tô impressionada com a criatividade do pessoal!!! Comidas e fotos lindas.. literalmente comi com os olhos!
Beijos

Related Posts with Thumbnails