sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DESIGN GRÁFICO + ARQUITETURA: criação de Identidade Visual e cartão de visita para a arquiteta Suelem Monteiro

 

Basic CMYK

Logomarca versão CMYK Vertical com fundo branco

 

Basic CMYK


Logomarca versão CMYK Horizontal com fundo branco
 

Basic CMYK

Logomarca versão CMYK Vertical com fundo cinza

 

Suelem Monteiro CMYK Fundo cinza

Logomarca versão CMYK Horizontal com fundo cinza

 

Bom dia, pessoal!!!! Hoje apresento um Bonfa Convida coletivo, no qual eu mesma e a arquiteta Suelem Monteiro dividiremos o espaço para mostrar nossos trabalhos. Eu criei a identidade visual dessa profissional competente e criativa e, vou confessar uma coisa aqui que não contei nem pra Suelem: quando fechamos o orçamento, fiquei super feliz por ter a oportunidade de desenvolver a Logomarca de uma arquiteta!!!! Já comentei que admiro muito a profissão, adoro ver projetos bem elaborados e estou encantada com a obra de um casal de amigos que, felizmente está chegando ao fim, e que fui autorizada a mostrar quando estiver prontinha. O projeto foi desenvolvido por uma talentosa arquiteta carioca com muitas soluções originais e estou ansiosa pra poder organizar o “Chá de Casa Nova” deles… mas ainda vai demorar um pouquinho.

Voltando ao assunto do post, vamos conhecer a Suelem e saber como nossa parceria teve início?

suelem

Olá Pessoal, primeiramente gostaria de agradecer o convite da Katia para participar do Bonfa Convida. Conheci o blog dela por acaso, estava tentando fazer uma festa para receber meus amigos na minha nova casa (que acabou não rolando, rs.) e através das minhas pesquisas encontrei o blog na internet e me apaixonei no mesmo instante.

Meu contato com ela surgiu através de um desejo de criar algo novo na minha vida e na minha profissão, sempre desejei ter um escritório e depois de tantos anos trabalhando em uma construtora, decidi este ano engajar nessa nova empreitada e para que tudo tivesse forma não pensei duas vezes e entrei em contato com a Katia para desenvolver minha identidade visual.

Não foi muito fácil, a fiz trabalhar bastante (risos), como toda arquiteta nunca está satisfeita com uma primeira ideia, pedi para que desenvolvesse outras formas, fontes, cores até chegar a esse resultado final (que acabou sendo o primeiro layout apresentado), mas arquitetura é assim desenhamos, projetamos e algumas vezes nossas primeiras ideias são as melhores e nesse não foi diferente.

Minha ideia era desenvolver um trabalho com espirito jovem, criativo, detalhista e inovador, mas que trouxesse seriedade e profissionalismo. E foi através dessas palavras que a Katia criou minha logomarca, “um símbolo estilizado que mostra duas metades que se encaixam e se aproximam em prol de um único objetivo, representado pelo círculo inteiro no miolo da composição, da mesma maneira que pode ser interpretado como um alvo”. (O resto a Katia pode explicar melhor para vocês).

O nome pode até parecer clichê, colocar o próprio nome não é mesmo original, mas para as pessoas que não sabem, SUELEM significa SUA MARCA NO MUNDO, então nada melhor do que marcar meu nome e meu trabalho no mundo! Então segue um pouco do meu trabalho e o trabalho da Katia feito com muito carinho.

……………………………………………………………………………….

Conforme combinamos na primeira apresentação de layout, enviei duas sugestões diferentes, contruídas com base nas informações sobre o trabalho da Suelem, sua personalidade, seu público-alvo, conceitos e cores.

A Logomarca escolhida foi inspirada em uma das imagens de referência que a Suelem havia me enviado (um alvo) e o símbolo estilizado que criei é composto por duas metades, simbolizando o cliente e o arquiteto, que se aproximam em direção a um objetivo único, representado pelo círculo inteiro no miolo da composição. Este seria o projeto final, resultado da confluência de ideias e da satisfação tanto do cliente quanto do profissional em relação ao trabalho desenvolvido.

Busquei uma fonte com boa legibilidade que fosse bem construída graficamente e tivesse traços delicados, porém sólidos, o que me remete à arquitetura no que diz respeito ao design harmônico e a boa estrutura como base para um trabalho confiável e bem-feito (EUROFURENCE LIGHT). Reparem que o desenho da letra “e” foge do previsível, apresentando um traço inclinado, o que confere uma certa “ousadia discreta” ao conjunto.
 
Optei por tons quentes e fortes que reforçassem o conceito de dinamismo pretendido pela Suelem. O símbolo pode ser utilizado de diversas maneiras e é bastante versátil. 


Cartão frente e verso com faca especial

Cartão de visita com recorte especial (frente e verso)


O cartão de visita horizontal tem um recorte especial para dar a impressão de que o símbolo ultrapassa os limites do papel, sem deixar que o conceito de encaixe se perca. A ideia para a criação dessa peça gráfica foi retratar a ideia de expandir limites e de “pensar fora da caixa” (think outside the box, no termo original em inglês), utilizando o conhecimento e a criatividade em busca de soluções originais e muitas vezes, surpreendentes, com o objetivo (alvo) de conferir praticidade e funcionalidade ao espaço a ser projetado.

Esse foi o resultado gráfico da minha interpretação sobre o que a Suelem desejava para representar seu trabalho e a seguir vocês podem observar as diferentes assinaturas criadas e os limites de redução da marca.

 

Basic CMYK

Logomarca versão P&B Vertical com fundo escuro

 

Basic CMYK

Logomarca versão P&B Horizontal com fundo escuro

 

Basic CMYK


Logomarca versão P&B Vertical com fundo claro

 

Basic CMYK

Logomarca versão P&B Horizontal com fundo claro

 

Basic CMYK


Exemplo de estudo para limites de redução das versões da Logomarca

 

Agora vejam as fotos de alguns trabalhos desenvolvidos pela Suelem:

282613_250843514928842_100000095859528_1012474_5854502_n[1]

IMG_3425

IMG_3444

284716_250843341595526_100000095859528_1012469_6250195_n[1]

IMG_3432

IMG_3401

073

072

285424_250843614928832_100000095859528_1012478_2626866_n[1]

IMG_3396
IMG_3436

IMG_3434

IMG_3449

Espero que tenham gostado meu site e meu blog ainda não ficou pronto, mas quem quiser pode entrar em contato através do e-mail sumonteiro.rd@gmail.com.

Um grande beijo.

Suelem Monteiro

……………………………………………………………………………….

Suelem, você não me deu muito trabalho, pode acreditar!!!!! É mais do que natural  a gente querer explorar outras possibilidades antes de tomar uma decisão definitiva. E, como sempre afirmo aqui, eu aprendo muito com meus clientes. Algumas vezes, uma sugestão aparentemente simples transforma todo o projeto de forma a satisfazer ambos os lados, o que deve ser o objetivo do trabalho. Por isso, acredito que um bom profissional de qualquer área precisa estar aberto a novas ideias e conceitos e ter humildade para reconhecer que sua criação pode satisfazê-lo, mas se não agradar o cliente, o projeto não tem sentido.

Parabéns por suas belas criações!!!!! Adorei os banheiros, em especial, porque acho que sempre dá pra ousar mais nessa parte da casa!

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana inspirador!!!!

P.S.: Para solicitar um orçamento, vocês podem me contactar através do seguinte e-mail: katiabonfadini@gmail.com

Bonfa ass

15 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Parabéns às duas! A logo ficou bastante elegante! E agora, Suelem vai poder utilizá-la para deixar as fotos com a marca d´água dela e assim imprimir sua personalidade em cada uma delas! Perfeito! Kátia, quando Suelem lançar o blog dela, não deixe de nos avisar! Adoro arquitetura! Amo decoração!:D

Bia Jubiart disse... [Responder comentário]

Bom dia Bonfa! Acho muito legal a forma como vc captou a identidade e personalidade de Suelem, foi no alvo...

Suelem, lindos projetos, parabéns! E sucesso!

Beijossssssss e uma ótima sexta p/ vcs!

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei a percepção da Bia : "no alvo"!
Belo trabalho, muito chique esta logomarca.
Adorei o trabalho da Suelem!
Sucesso para vcs!! E...até amanhã!!!!!eheheheheheh

Maquiagem Definitiva disse... [Responder comentário]

Como sempre seu trabalho é impecavel Bonfa vc consegue captar exatamente o que o cliente procura, lindo trabalho e muita sorte para Suelen.
Bjs Bonfa...

Milena disse... [Responder comentário]

Essa logomarca ficou incrível,gostei dela logo que coloquei os olhos.
Acho que a harmonia existe,gostei das cores e o alvo,ou a menção a ele, é perfeito!
Tenho que dizer que amei os banheiros e que um particularmente me inspirou a continuar uma obra forçada que comecei,
bjs e muito sucesso as duas,

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Tudo muda depois que vc explica o logo pra gente...=)....Nada como uma explicação porfissional! rs

beijos...!!

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Gostei muito da logomarca!
Parabéns para as duas profissionais talentosíssimas!
Bjim e um lindo fim de semana para vocês.
Léia

Marta disse... [Responder comentário]

Cada ambiente lindo! Um mais bonito que o outro!!! Adorei todos os detalhes... excelente trabalho!
Beijos

Andreia Lica disse... [Responder comentário]

Acho super legal esse cuidado que vc tem para executar cada trabalho. parabéns.
Adorei os ambientes projetados.

Bjão

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Nossa, Katinha, adorei o estilo da Suelen!
E sua logo marca ficou simples, visualmente chamativa e de fácil memorização. Adorei!
Sabe, minha sala de jantar é enorme e minha cozinha bem pequena, adorei a idéria do janelão na parede para unir os dois ambientes. Quando a coisa aqui melhorar, quem sabe não faço algo assim? Tb gostei do corredor com a porta de escamas.
E o chá, como foi?
Tenho certeza de que se divertiram muito!
Adoraria ser uma abelhinha pra estar aí.
Olha, consegui escrever aquele post sobre a primeira parte das extravagâncias gastronômicas. Vai sair amanhã, gostaria muito de ver sua opinião sobre aquele aspecto de que falamos por email.
Ah, li aqueles posts e esqueci de responder dizendo que vc tem razão, não soaram afetados, mas corriqueiros. Não é o que se diz, mas a forma como o dizemos que fala muito sobre a nossa personalidade.
Bj

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Parabéns as duas. Os trabalhos ficaram maravilhosos.Nada como uma boa ideia. Bom domingo. Bjs

Milena disse... [Responder comentário]

Katia, tive uma idéia: vou levar comigo uma garrafa de Pimm's e a gente pode preparar o drink curtindo o verão carioca, que tal?

Equipe Papelier disse... [Responder comentário]

Bom gosto para todos os lados! ;)
Adorei a marca! Parabéns pelo excelente trabalho!!!

Pop Paper Box disse... [Responder comentário]

Nossa! Adorei o trabalho de vocês duas! Ficou muito bom mesmo! Katia, você sempre nos inspira aqui na Pop, e Suelem, queremos saber mais de seu trabalho menina! Inspiração total tb!!!

bjs e boa semana!

bjs
jo

http://poppaperbox.blogspot.com
www.poppaperbox.tanlup.com

Suelem disse... [Responder comentário]

Katia obrigada pelo carinho e por toda a dedicação com o meu trabalho, obrigada também a todas vocês que gostaram do meu trabalho.

grande bjo

Related Posts with Thumbnails