quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um final de semana em Maceió com convite especial para jantar na casa da Claudia Ramalho: a cidade é linda, mesmo debaixo de chuva

Estivemos em Maceió para uma viagem curtinha de dois dias. Como já mencionei antes, o projeto do Marcelo de conhecermos o Brasil nos finais de semana tem me deixado bastante animada e mudado alguns conceitos que eu tinha antes de visitar determinadas cidades. No fim do post, explico mais sobre isso.

Na sexta-feira eu estava trabalhando em casa e acompanhava a previsão do tempo para Maceió: probabilidade de 90% de chuva, com pancadas frequentes durante o dia e céu nublado por todo o período. Apesar de a previsão não ser nada animadora, as passagens já estavam compradas há 3 ou 4 meses e viajaríamos de qualquer maneira. Então arrumamos as mochilas e partimos.

Chegamos na cidade com tempo bastante chuvoso e algumas ruas próximas ao hotel estavam alagadas, mas já passava muito da minha hora habitual de dormir e eu só pensava em ir pra cama.

Dormimos bem e ficamos hospedados em um hotel pertinho da praia de Jatiúca (http://www.stpatrickpraiahotel.com.br/), mas alugamos um carro para que fosse possível nos deslocarmos com mais facilidade entre as atrações turísticas. Mesmo com chuva, havia muita gente caminhando no calçadão ou correndo na areia e aproveitamos bem os períodos de estiagem para passearmos na orla desde Jatiúca, passando por Ponta Verde, Pajuçara e Jaraguá.

Durante a nossa caminhada, cruzamos com vários barquinhos estacionados na areia e só alguns poucos se aventuraram a navegar no tranquilo mar verde clarinho, que tanto me impressionou.

Um barco encalhado na areia chamava a atenção de quem passava pela praia de Jaraguá e eu aproveitei para registrar o episódio.

No bairro de Jaraguá, passamos pelo Memorial à República, “museu localizado em um bairro histórico, à beira de uma das mais lindas praias do país, que homenageia os dois primeiros presidentes da República, os alagoanos Manuel Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. É dividido em dois andares, o primeiro onde se tem uma vista magnífica da praia e do porto, e o subsolo onde fica o auditório, a loja e um pequeno museu. Na parte superior ficam as bandeiras de todos os estados da federação. Para quem prefere percorrer o circuito museológico, o Memorial à República oferece em seu subsolo um salão com oito grandes painéis com textos e reproduções de telas famosas sobre a Proclamação da República.”*

*http://www.alagoanos.com.br/?pg=cultura-detalhes&item=memorial-a-republica

Conhecemos também o Memorial Teotônio Vilela, fundado em 2005 e projetado por Oscar Niemeyer. O acervo do mini-museu conta com objetos pessoais e fotografias do político alagoano. Adorei o vitral que representa a bandeira do Brasil de forma estilizada.

Voltou a chuviscar e pegamos o caminho inverso em direção ao carro, mas antes demos uma espiadinha na Feira de Artesanato da Pajuçara, que conta com uma estrutura montada à beira mar e aproximadamente 200 barracas que vendem artigos típicos como quadros entalhados em madeira, cestos, cerâmicas, rendas, acessórios para praia como chapeus, óculos e bolsas, biquinis, cangas e pequenos souvenirs.

Mesmo com o céu encoberto por nuvens escuras, foi possível me encantar com os diferentes tons de verde das praias urbanas, além dos coqueirais e da ótima infra-estrutura que a orla de Maceió oferece, como quiosques bem projetados e confortáveis, uma larga ciclovia e bastante espaço para quem gosta de correr ou caminhar pelo calçadão.

Existem dois lugares turísticos no Rio de Janeiro que frequento e adoro: o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e a praia de Ipanema. A orla de Maceió me lembrou muito a Lagoa, que também possui quiosques bem estruturados, especializados em diferentes tipos de culinária, além de quadras poliesportivas, triciclos e bicicletas para alugar.

Eu simplesmente A-D-O-R-E-I essa estrutura toda e fiquei imaginando o quanto deve ser animado circular pela orla em um dia de sol quente e forte, que deve realçar o lindo tom verde clarinho do mar. Gente, vocês sabem que no Rio eu praticamente nunca entro no mar porque tenho medo das ondas? Em Maceió eu entrei numa boa, mesmo com chuva, porque as águas são tão tranquilas e morninhas… uma delícia!!!!

Durante as viagens que faço, eu sempre paro pra registrar meus achados de design e decoração e achei interessantíssima a ideia de cobrir tanto a geladeira quanto o frigobar desse quiosque com uma padronagem inspirada nos azulejos decorados que também enfeitam o balcão.

Ih, voltou a chover forte, mas felizmente, as pancadas duravam mais ou menos 5 minutos na manhã de Sábado e, como já eram 13 hs, pensamos em dar uma paradinha pra beliscar alguma coisa.

Entramos no quiosque DOM CARLOS por ser o mais próximo de onde estávamos quando a chuva voltou a cair, mas não nos arrependemos da escolha aleatória, muito pelo contrário. O rapaz que nos atendeu foi extremamente simpático e atencioso e eu pude experimentar uma porção inteira de camarões empanados com queijo parmesão, que estava deliciosa!!!! Confesso que o gosto do queijo era menos proeminente do que eu antecipei, mas o petisco estava muito saboroso mesmo assim.

Depois da pausa para comer e bebericar algumas cervejas, fomos conhecer algumas praias do norte como Sonho Verde e Guaxuma, ambas bem vazias, mas muito bonitas.

De volta à Ponta Verde, paramos mais uma vez para comer (notem que a gente não almoça em viagens, só belisca) e escolhemos o quiosque LOPANA, uma das sugestões da Claudinha Ramalho. O lustre de madeira com miçangas, o outro feito com garrafas coloridas, a canoa que virou estante e as toalhas de mesa com artesanato típico me chamaram a atenção e ajudaram a criar uma atmosfera criativa, convidativa e aconchegante.

Adorei esse trabalho típico de artesanato chamado de renda filé!!!!

Como o Marcelo não come frutos do mar e devorei a porção inteira de camarões do DOM CARLOS, eu estava sem fome e só provei um pouquinho do arrumadinho de carne com macaxeira e queijo coalho empanado que ele pediu. Vocês repararam no sousplat bonito e diferente? O quiosque também oferece um “anexo” no meio do mar e há um lounge onde DJs se revezam tocando hits diversos. Deve ser um lugar bem badalado em dias de sol… quero voltaaaaaaaaaaaaaar!!!!

Passeamos mais um pouco de carro e voiltamos ao hotel para tomarmos banho e nos prepararmos para a hora mais esperada do dia…

…o jantar na casa da Claudinha Ramalho, a talentosíssima editora do blog FEITO A MÃO, que foi uma das primeiras blogueiras que conheci nesse mundão virtual há quase 3 anos. Além de ser extremamente criativa e original, essa moça bonita é cozinheira de mão cheia e preparou uma refeição caprichada e deliciosa pra gente, apesar de ela não ter ficado tão satisfeita com o resultado. Olha, Claudinha, não fui simplesmente educada não, eu adorei mesmo nossos pratos, principalmente o risoto, no qual você misturou ingredientes inusitados.

Mal chegamos na casa da Claudinha (fomos recebidos pela família inteira na porta de casa, achei isso muito fofo e carinhoso!!!!) e já começamos a tagarelar e a fotografar, rsrsrsrs! Duas coisas que adoramos fazer, né? Nossa lista de afinidades é grande e pensamos de forma muito parecida sobre diversos assuntos. Constantemente nos surpreendemos com reações bastante similares ao nos deparamos com as mesmas situações. Enfim, ela é uma pessoa muito querida e eu estava ansiosa por esse dia há muitos meses.

Quando eu enviei o e-mail para a Claudinha com a confirmação da nossa viagem, ela ficou tão animada que me ligou logo em seguida… é uma fofa mesmo, né? Fiquei muito feliz e agora isso me fez lembrar de uma frase que ouvi da Grazi há algumas semanas:

“amigos verdadeiros não são aqueles que te consolam nas horas tristes, mas sim aqueles que vibram genuinamente com as suas conquistas ou felicidade sem sentir inveja ou incômodo.”

Escolhi a foto aí de cima como a “oficial” do nosso encontro, que pretendemos repetir outras vezes em Maceió ou no Rio… ou quem sabe no meio do caminho?????

Enquanto a Claudinha se movimentava pela cozinha ligada em 220 volts, eu documentava o passo-a-passo do nosso jantar. Reparem que os ingredientes estavam separados em pequenos recipientes à la Ana Maria Braga… que chique!!!!!

Hummm, dá pra sentir o cheirinho da comida aí do outro lado da tela? Eu tenho a impressão que sim…e a Claudinha não estava uma graça com esse vestido?

Quando minha amiga tirou do armário o azeite trufado e a flor de sal que havia comprado recentemente na França, fiquei super lisonjeada com o fato de ela usar esses ingredientes especiais no nosso jantar. Oba!!!!! O azeite trufado tem um aroma incrível e a embalagem é muito elegante.

A mesa estava linda e eu adorei os sousplats que a Claudinha comprou na Falabella. Super festivos!!!!

velas

Gente, jantar à luz de velas é tudo de bom, né? Adoro essa iluminação romântica!

É claro que a Claudinha pensou também no vinho geladinho pra acompanhar os pratos e me apresentou uma iguaria da PALATO, um misto de mercado, delicatessen e loja de objetos para casa. O pão com casca dura recheado de três queijos foi simplesmente o melhor do tipo que já comi!!!! O mercado GREEN FRUIT de Teresópolis-RJ perdeu o primeiro lugar no meu ranking de pães especiais, rsrsrsrs!!!!!

A entradinha foi uma casquinha de camarão cremoso gratinado…um ótimo começo!!!!

Eis a foto do nosso prato principal bem suculento. O risoto estava molhadinho e tinha uma aparência linda e colorida!!!! Vocês querem saber as receitas? Vejam lá:

http://www.blogfeitoamao.com/2011/07/fil-com-molho-de-shimeji-e-risoto-de-maracuj.html

http://www.blogfeitoamao.com/2011/07/medalho-de-fil-com-bacon-e-risoto-ramalho.html

O Marcelo se apaixonou pelo maçarico da Claudinha. Além de dar uma gratinada suave no queijo do risoto e no açúcar que cobria a sobremesa, achamos super elegante o ato de usar o maçarico na hora de servir os pratos. Taí um detalhe que faz a maior diferença e que entrou pra minha lista de desejos…

Na foto acima, nós duas novamente bebericando um bom vinho servido pelo Mário.

E eis a sobremesa que também deixou o Marcelo encantado!!!!! Já anotei a receita e vou prepará-la qualquer dia desses. É fácil de fazer e saborosíssima, mas deixo que a Claudinha a compartilhe com vocês: http://www.blogfeitoamao.com/2010/06/receitinhas-file-ao-molho-de-ostras-e-shitake-creme-de-frutas-e-cappuccino-caseiro.html

Depois do jantar, houve uma troca de presentes (além do jantar em si) e fiquei super feliz com a caixa decorada cheia de biscoitinhos amanteigados separados por sabor. A receita deles está aqui: http://www.blogfeitoamao.com/2011/11/biscoitinhos-do-clau-em-4-verses-limo-canela-coco-e-queijo.html

foto

Levei para a Claudinha os seguintes mimos: uma caixa de chocolates com diferentes graduações de cacau de uma marca que gosto (CACAU SHOW) + um bracelete de resina com recheio de sisal criada por um dos meus designers preferidos (SOBRAL) e uma bolsa de tecido com ilustração feita por mim para o CHÁ ENTRE BLOGUEIRAS: UMA TARDE EM PARIS.

Depois de conversarmos sem parar durante seis horas seguidas, o Marcelo sinalizou que era hora de voltarmos ao hotel e parti com gostinho de “quero mais”. Confesso que, de tão empolgada, nem senti sono!!!!

No dia seguinte, fomos conhecer as piscinas naturais e fazer um passeio de barco que saía da praia de Pajuçara. Enquanto aguardávamos o resto do grupo, nos abrigamos da chuva em um quiosque cuja especialidade era chiclete de camarão (???). Parecia ter queijo derretido em sua receita e o aspecto do prato no painel era tentador… mas tínhamos acabado de tomar o café da manhã!!! Também aproveitei o tempo de espera pra registrar essa luminária feita, aparentemente,  de couro moldado, com desenho de um peixe estilizado.

A chuvinha teimosa caiu sobre Maceió durante o domingo inteiro. Quando eu era pequena, não entendia o conceito dos livros “Pollyanna”. Eu achava que aquela menina que esperava ganhar um baú cheio de brinquedos e se sentiu satisfeita por descobrir que nele só havia um par de muletas, era muito esquisita. Ah, eu ficaria revoltada!!!!! A saga infanto-juvenil não teve efeito sobre a pequena “Bonfa”, mas teve uma repercussão tardia bastante significativa. Depois de madura aprendi que não adianta reclamar e nem ficar de mau humor quando uma coisa não acontece conforme o esperado. Sendo assim, se a gente está na chuva, é pra se molhar (nesse caso, literalmente) e lá fomos nós mergulhar nas águas mornas de Maceió com muito bom humor!!!!

As piscinas naturais são bem bonitas, mas a água estava um pouco turva por causa da chuva, eu acho. Mesmo assim, coloquei o snorkel e vi muitos peixinhos lindos nadando ao meu redor!!!!! No princípio, fiquei com medo de que eles me mordessem (boba,né?), mas depois me acostumei, relaxei e aproveitei!!!! Só não tiramos fotos desse episódio porque minha máquina não é à prova d´água, rsrsrsrs!

Depois do passeio de barco e de ouvir histórias divertidas contadas pelo nosso guia, voltamos ao hotel pra fazer o check-out e aproveitei pra fotografar uma construção interessante que ficava bem próxima ao local onde nos hospedamos, onde funciona um restaurante também recomendado pela Claudinha, o BODEGA DO SERTÃO. Adoro essas fachadas insusitadas!!!!

A Praia do Gunga é simplesmente sensacional!!!!!!!!!!!! Foi a que mais gostei e parece uma lagoinha com águas muito claras e muito calmas… uma verdadeira piscina gigante.

Eu não gosto quando o Marcelo sai tirando fotos à esmo (e ele adora fazer isso pra implicar comigo), mas dessa vez, achei a sequência legal, rsrsrsrs!

Achei esse chuveirinho super diferente e charmoso!!!!

Quando chegamos na praia, vi uma barraca que vendia acarajé e lembrei que eu não comia esse petisco há muito tempo… adoro acarajé e fui logo pedindo um. Não me pareceu muito tradicional, mas estava bem gostoso. A massa do acarajé é algo que tem um sabor especial pra mim e comi tudo com o maior prazer!!!!

Em seguida, passamos rapidamente por Marechal  Deodoro, a primeira capital de Alagoas.

A orla da cidade é bem estruturada, possui quiosques, bancos confortáveis, ciclovia, mesas para jogos de damas ou xadrez e um rio tranquilo.

Marechal Deodoro é uma dessas cidades pequenas onde o tempo parece passar mais devagar e não há pressa para admirar o rio, seu entorno ou o pescador que prepara o barco e depois rema vagarosamente enquanto é capturado pela minha lente indiscreta…

Depois da visita a essa cidade histórica, fomos conhecer a badalada Praia do Francês e a chuvinha já havia dado uma trégua.

Também achei a estrutura dos restaurantes bem diferente de tudo o que conheço no Rio. Das mesas encostadas na varanda a gente vê a praia toda enquanto degusta uma casquinha de siri… bom demais!!!!!

Passeamos um pouco pela praia e colocamos o pé na estrada novamente.

Continuando a comilança, no caminho de volta a Maceió, paramos no BAR DO WILSON (O PULO DO GATO), também recomendado pela Claudinha, que elaborou uma extensa lista com sugestões de atrações e restaurantes pra gente conhecer. Pedi meia porção de filé de siri que veio acompanhado de farofinha amarela, molho vinagrete e molho de pimenta bem picante do jeito que eu gosto!!!!

Na semana passada, preparei dois posts sobre nossas breves incursões na alta gastronomia carioca, que foram extravagâncias que nos permitimos fazer em datas especiais. Mas, segundo um amigo que não vejo há anos, “não importa onde você esteja e a grana que você tenha: não há nada melhor do que estar sentado em um bar simples e honesto com bebida gelada, comida farta e saborosa, cercado por amigos com quem você fica conversando durante horas sem sentir o tempo passar”.

Eu lembro exatamente onde e quando ele disse isso: em um boteco no centro da cidade do Rio em 2003. Eu nunca mais esqueci. Assino embaixo. No caso da foto acima, estávamos só eu e o Marcelo e fiquei emocionada ao lembrar dessa frase. Não quero nunca perder esse gosto pelas coisas simples e cotidianas: uma garrafa de cerveja gelada e uma porção de batatas fritas bem sequinhas são o suficiente pra me arrancar suspiros de prazer!!!!

Voltamos ao carro e eu dormi durante todo o trajeto de volta a Maceió. Paramos no Mirante São Gonçalo, registrei a bela vista e seguimos para a praia de Ponta Verde, onde estacionamos e fomos à pé até o restaurante DIVINA GULA, para o encerramento das nossas aventuras gastronômicas na cidade.

O lugar é bem aconchegante, com variedade de ambientes e um cantinho charmoso à céu aberto nos fundos. Eu já tinha comido muuuito e pedi (só) uma porção hipermegasuperblaster calórica de provolone à milanesa. O Marcelo optou pelo cordeiro cozido no vinho tinto com temperos e gostou muito do prato.

Provamos duas sobremesas aprovadíssimas: queijo coalho com mel de engenho e sorvete de tapioca e Quero Quero de goiaba com queijo (Creme gelado de goiaba e cream cheese sobre biscoito de castanha).

Em seguida, fomos para o aeroporto e eu dormi no carro, na sala de embarque, no voo… enfim, cheguei cansada em casa às 4:40 da manhã, mas os cochilos fizeram efeito e não trabalhei como um zumbi no dia seguinte mesmo dia!!!!!

Agora vamos à explicação que fiquei devendo no início do post e uma confissão:

Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, fui criada na zona norte da cidade (onde não há praias em condição própria para banho) e nunca gostei muito de mar, ia muito de vez em quando à Ipanema ou à Barra e, hoje em dia, se vou 5 vezes à praia por ano, é muito. Por isso, nunca tive muito interesse em conhecer o nordeste do Brasil (que vergonhaaaaaa!!!) e sempre preferi viajar para cidades serranas no sudeste e sul do país. Continuo amando o clima de montanha, mas comecei a sentir na prática o que meu ídolo Amyr Klink disse no seguinte trecho do livro Mar sem fim: 3600 ao redor da Antártica‎” :

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Precisei conhecer outras cidades praianas como Florianópolis e Maceió para valorizar “a minha praia carioca”. E, humildemente, quebrei minha arrogância de achar que “no nordeste só tem praia e que praia é tudo igual”.  Qualquer lugar do mundo tem muito mais a oferecer do que a gente imagina, podem acreditar!!!!

Maceió foi uma surpresa deliciosa e pretendemos voltar, mas a Claudinha não foi uma surpresa, já que nos conhecíamos virtualmente há  alguns anos, nos falamos periodicamente por telefone e, pessoalmente, ela é igualzinha ao que imaginei: simpática, bonita, prendada, generosa, inteligente e agitada. Espero que a gente se encontre novamente em breve!!!!!

No fim de semana estamos partindo para uma nova aventura em Aracajú!!!!! Ah, pra quem me perguntou durante a semana onde encontramos boas ofertas de passagens aéreas, nossa fonte é essa aqui: http://www.melhoresdestinos.com.br/

Um grande beijo!!!!

Bonfa ass

63 comentários:

Mercês Mello disse... [Responder comentário]

Kátia,

Confesso que não gosto de chuva e por isso estou impressionada que a mesma não tenha retirado e vocês a alegria e o prazer desta viagem, parabéns!

As fotos ficaram belíssimas, a paisagem linda e os sorrisos estampados ainda mais!

Adorei o post.

Bjos

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha,
de fato eu posso testemunhar que sua empolgação por Maceió não diminuiu com a chuva, seu texto foi exatamente o que vc demonstrou sentir quando esteve aqui. Pena que a chuva não lhe deixou aproveitar mais ainda seu feriado. Mas, apesar do mau tempo, vcs ainda aproveitaram muito!
Adorei a visão Pollyanna empregada ao assunto viagens.

Sabe, eu nem acredito que pudemos nos encontrar pessoalmente! Foi uma noite tão intensa!
Adorei nosso papo, nossa sintonia e a alegria que sentimos nesse dia.

Também não podia deixar de agradecer pelos meus presentes! Adorei todos eles e, sinceramente, não precisava. Sua visita já foi um presentão! Mas aquela bolsinha vou guardar pra sempre. É muito bom ter algo ilustrado por vc.

Ah, e suas fotos ficaram excelentes! Pelo menos a chuva não conseguiu estragar seu álbum de viagem. rsrs

bj

Bia Jubiart disse... [Responder comentário]

Bom dia Bella!

O quê dizer de um post perfeito:
Com comidinhas deliciosas;
paisagens deslumbrantes;
Grandes encontros;
Amizades;
Artesanato;
Momentos inspiradores;
Super companhias;
E uma chuva tropical refrescante!

Sabe Bonfa, a chuva ajudou nas imagens espetaculares que vcs tiraram, o visual ficou mais limpo, e a natureza foi o grande destaque! Esses lugares o maridão conhece tudo, só falta eu dar um pulinho neste paraíso!

Uma excelente semana p/ vcs!

Beijossssssss

Fernanda Sellan disse... [Responder comentário]

Bonfonilda!!!!!! Vc não entrou no Bodega do Sertão???? Não creio!!! Lá é tudo de mais lindo e bom!!! Uma gracinha!

Maceio é tudo de mais lindo que eu já conheci na vida! Eu amei a cidade e a infraestrutura!!!!

BJsss

Tami Fonseca Sousa disse... [Responder comentário]

Esse post está perfeito, retratou muito bem a sua viagem, adorei o seu encontro com a Claudinha,ela é uma pessoa encantadora né...

Bjinhuxx carinhosos.

♥ TAMI ♥

Heloísa Sérvulo da Cunha disse... [Responder comentário]

Katia,
Como sempre, que post incrível.
E fico impressionada como vocês conseguem aproveitar, de forma tão intensa, um fim de semana.
Poucos dias, mas inúmeros passeios e emoções.
As praias de Maceió são lindas, e até em dias chuvosos o mar tem cor bonita.
Adorei,
Beijo.

Novas de Danone disse... [Responder comentário]

Muito legal este post, assim como todos os outros!! Tbm sou fã da Claudinha.
Bonfa vc tbm poderia fazer um post de como vc organiza suas viagens! Eu adoraria saber. Já tô olhando o link que vc deixou sobre s passagens.
Bjs

Rhaqueisy disse... [Responder comentário]

Nossa que alegria ver você na minha cidade, e que pena eu não sabia pois com certeza iria encontrar você onde estivesse só pra dizer pessoalmente que sou sua fã . Eu amo o seu blog e hoje quando vi que você esteve aqui em Maceió fiquei muito feliz.
Espero que apesar da chuva tenha gostado da cidade pra voltar sempre e quem sabe da próxima vez possa te conhecer.
Grande abraço !

Milena disse... [Responder comentário]

Que post gostoso,autêntico e cheio e vida!
Num fim de semana poder conhecer e abraçar uma amiga querida,estar perto desse mar lindo,ver imagens belas e de quebra ao lado de quem amamos.Tem como não ser Pollyana?

bjs

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Ah, que viagem deliciosa, hein, amiga? Eu estava doida pra ver minhas queridas juntas!!!
Foi uma noite memorável, imagino!
Acho incrível como você e Marcelo conseguem conhecer tantas coisas apenas num final de semana! Eu confesso que sou mais preguiçosa,rs! As fotos estão realmente lindas!
Babei aqui no jantar que foi oferecido a vocês!E amei o post, com as lindas citações.
Beijos!

Cristina Oliveira disse... [Responder comentário]

Katia,
que post deliciooosooo. Amei cada detalhe, cada foto, cada descrição sua.. dá para sentir daqui a sua empolgação e alegria. E foi maravilhoso ler sobre o encontro de vocês duas. Bom demais ter uma amizade assim e ainda mais quando nos encontramos e percebemos que tudo aquilo é real mesmo. Também sou do RJ e moro na zona norte.. e como vc, nunca gostei de praia e também nunca tive vontade de sair por aí conhecendo praias, prefiro o lado serrano, mas com esse seu post me deu uma vontade louca de ir lá em Maceio para ver ao vivo essas lindezas. Adorei o post! Beijokas
Cris

Sueli disse... [Responder comentário]

Katia, que delícia de viagem, mesmo com chuva vcs curtiram muito!!!
A Claudinha é um doce, além de linda e sempre sorridente.
parabéns a vcs duas pelo carinho e amizade.
Bjs

Fabiana disse... [Responder comentário]

Bonfa, que maravilha de lugar que vcs conheceram né? rsrs. Maceió realmente é um encanto, e fico maravilhada o que vc conseguem conhecer em um final de semana, nossa, fiquei besta, rsrs. Fiquei super feliz em ver que vc e a Claudinha se conheceram pessoalmente, deve ter sido surreal! A Claudinha realmente é o que é, sem mais nem menos, uma pessoa encantadora e agitada, rsrs! Agora, da próxima vez que vir por aqui, venha com mais tempo né, para eu lhe dar ao menos um abraço, porque um jantar como o que a Claudinha fez pra vc, acho que não vou nem me aventurar!!! ela é show da cozinha! Parabéns pelas lindas fotos!!! um bj!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ha Katia que coisa boa voce ter gostado de Maceio, uma cidade magnifica, sou pernambucana mais conhece mais Maceio que Recife.Se gostou de Maceio voce iria ama Maragogi fica bem pertinho de Maceio um mar maravilhoso uma cidade pequena um povo alegre e uma comidinha perfeita. Mai como voce disse que vai volta se planeja e vem pra Maragogi ai voce vai ver o que mar claro e calmo. Um forte abraço.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Querida Katia, que post lindo! Fui muitas vezes a Maceió e é tudo de bom mesmo. Entretanto, faz tempo que não volto lá e seu post me fez ver coisas novas: calçadões diferentes, o belo Memorial à República, quiosques bem decorados. Que bom que vocês aproveitaram tanto, mesmo com a chuva e foram às lindas praias mais afastadas! A água é tão quentinha né? Um beijo, Paula

Má! disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Adorei esse post!
Eu agora posso sentir como é gratificante conhecer uma amiga blogueira pessoalmente, e é melhor ainda quando nossas espectativas são alcançadas e vemos que a pessoa é o que escreve e o que diz ser de verdade!
Adorei as fotos e a narrativa da viagem foi incrivel, fiquei com saudade do céu, do sal, do sol de Maceio (conhece a musiquiha?)
Vc Vai pra Aracajú?! Lá é lindo muito bom, vale muito a pena fazer o passeio na Foz do Rio São Francisco e tambem no Xingó, o passeio que eu gostei mais foi no Mangue Seco, esse é o melhor, pois é pertinho e o lugar é belissimo!

Bjo Bjo

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!

Eu fui pra Maceió em 2005 junto com meus pais e minha irmã..e lembro muito bem do Chiclete de camarão.....uma receita maravilhosa!!!
Eu adorei lá, e o marido tem muita vontade de conhecer...vou ter que ir com ele, né?? rsrs...
Boa viagem para o nordeste de novo!!!..=)

Que faça sol dessa vez, né?? rsrs..

beijos!!

Carol Vieira disse... [Responder comentário]

Oi Katia, tudo bem?

Eu acho Maceió o máximo e a água é linda, boa demais para mergulhar.
Eu antes de começar a viajar para o exterior eu quis conhecer bem o nosso Brasil (claro que ainda falta muito porque é grande demais), mas posso dizer que quanto mais viajo pelo Brasil mais eu amo nosso País. Tem muitos lugares lindo, tem muitas comidas diferentes, muitos sotaques, várias culturas, artesanatos, pessoas calorosas e melhor muita história.
Já tirei férias que eu e meu marido varremos quase todo o nordeste, alugamos carro e conhecíamos várias cidades e cada uma de se ajoelhar.
Amei seu encontro com a Claudinha, ela pessoalmente deve ser o máximo, rs.

Dá um pulo lá no blog que tem sorteio.

Bjs :o)

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Amiga que viagem maravilhosa essa hein!! E olha que vcs ficaram apenas 2 dias. Eu ainda não conheço Maceió, mas fiquei com mais vontade de conhecer depois desse post. Se achei tudo muito lindo, mesmo com esse tempo nublado, então imagine com um dia ensolarado??
Realmente nosso Brasilzão é lindo e cheio de lugares encantadores pra conhecermos...
E a Claudinha hein!! Fiquei mais fã ainda...rsrs...
Não tenho esses dons culinários. Fiquei babando aqui! hehehehe
Beijinhos pra vcs duas!

Sara A. disse... [Responder comentário]

Bonfa adorei o relato da sua viagem! Vc detalha mto bem! Mandei uns posts há uns dias e nao sei se vc chegou a ver meu blog (bomdemesagarfoeboca.blogspot.com), com diquinhas de pratos elaborados por chefs num Festival de Camarão..mas, nao eh sobre isso que vim falar... Fortaleza está na lista dos seus futuros destinos? Espero que sim, vc irá adorar, e assim como vc, eu nao sou mto chegada em mar, apenas em vislumbrar a paisagem...nasci em Brasilia, e moro aki há 10 anos...a cidade eh encantadora... qnto ao seu marido, parece o meu namorado (que tb se chama Marcelo hehehe, ja o namoro há 8 anos e meio), tirando fotos aleatórias soh pra me irritar...hehehe. Outra coisa, vc vai amar Aracaju, passou ate um dia desses reportagem no Jornal Hoje...acho q falei demais...bjinhossssss

Cheiro de Vanilla disse... [Responder comentário]

Acho que ja te disse que deveria tambem escrever livros, pois me senti la tambem, bem detalhado.
Lindo, ainda nao conheco Maceio.
Bjs......e boa viagem

Leonardo Marques disse... [Responder comentário]

Oi Katia, parabéns pelo post e pelo site e obrigado por recomendar o Melhores Destinos.

[]'s

Unknown disse... [Responder comentário]

suas fotos são lindas de muito bom gosto... e cada lugar lindooo....

www.stetica.net
bjos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Leonardo, sou eu que agradeço seu comentário! Meu marido está sempre pesquisando no seu site, tem mesmo ótimas dicas e fico feliz em poder compartilhar minhas descobertas aqui no blog!!!! Beijo!

Mania D' Marie disse... [Responder comentário]

Adorei os lugares onde você passou, cada cantinho inusitado e divertido
Cheiro!!

http://www.maniadmarie.com/

AUDENI OU Dona Mocinha disse... [Responder comentário]

Oi Katia, que viagem LINDA!!!

Acompanho o blog da Claudia não faz muito tempo, adoro suas dicas e receitas, e temos algo em comum: também sou alagoana!

Tuas fotos ficaram MARAVILHOSAS!!!
Estou com as lágrimas caindo de tanta saudades que sinto ao ver estas fotos.

Fico imensamente feliz que tenha gostado da minha terra e que tenha conhecido a Claudia pessoalmente. Desejo que a amizade entre vcs. seja eterna!

Ah, te acompanho também, adoro tuas ilustrações, viagens e dicas!


Beijos


Audeni

Blog da MeL disse... [Responder comentário]

Oi Katia,
Ler seu blog é uma experiência a parte, eu AMO!
Além de super inteligente é muito alto astral.
Bjusss
http://www.blogdamel.com/

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse... [Responder comentário]

Adoro Maceió. Eu digo que é a praia daqui de Garanhuns, pois fica a 180 km daqui, rs.
Que passeio massa este de vcs, hein e as delícias que a Cláudia fez, super capricho.
Beijos

Milena disse... [Responder comentário]

Quanta comida boa num lugar tão bonito! Combinação supimpa! :)
Me encheu de água na boca esse acarajé!! Não vejo a hora de devorar um (dois, três...) Aumentou muita coisa a vontade agora!!! :*

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Pessoal, agradeço demais as manifestações de carinho que deixaram aqui! Aliás, carinho e amizade são duas coisas importantíssimas pra mim! Tenho poucos, porém ótimos amigos, e descobrir que a gente pode estreitar laços e sentir afinidade com quem está do outro lado da tela foi algo bom demais que o blog me proporcionou! Desejo muitas amizades verdadeiras na vida de vocês, assim como encontros especiais que ficam guardados pra sempre na memória! Um beijão!

Marly disse... [Responder comentário]

Katita,

Tive de esperar ter um pouco mais de tempo para vir comentar neste post porque, como você havia dito no post anterior que falaria da sua viagem a Maceió, eu queria curtir o relato com mais calma, rsrs. E isto porque esta é a cidade em que o meu marido nasceu viveu, se formou (na UFAL em odonto), saindo dela aos 23 anos, rsrs. Então eu a conheço bem! rsrs.
Olha, adorei a postagem, você abrangeu tudo e sempre com esta vibração tão contagiosa, tão persuasiva, no sentido de fazer qualquer um desejar conhecer o lugar! rsrs.
Gostei também de conhecer a Cláudia Ramalho, a quem acabei de ser 'apresentada' e a quem devo visitar (no blog, claro, rsrs) em breve.

Um beijo grande e boa noite, querida!

Sílvia disse... [Responder comentário]

Que bom que gostou da minha cidade, as fotos ficaram incríveis e realmente maceió é tudo de bom, recentmente estive em fortaleza, adorei, mas nada se compara as belezas das praias de mMaceió.
Bjs.
Silvia.

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Que lindo o lugar. Mesmo com chuva, achei o seu passeio ótimo e me deu uma vontade de conhecer também!!!

Suas fotos ficaram lindas!

Rejane Abreu disse... [Responder comentário]

Que passeio lindo, Kátia! Pena que estava chovendo e vc não pode apreciar a cor de nossas águas em sua plenitude. É de um verde indescritível! Gostei de saber que vc visitou minha cidade natal: Marechal Deodoro. Volte mais vezes. Alagoas receberá vocês de braços abertos.

Super beijo.

Maria de Lourdes Ruiz disse... [Responder comentário]

Não conheço Maceió. Achei o lugar muito lindo, nem mesmo a chuva estraga o prazer de estar aí.

Bjs

lugastal disse... [Responder comentário]

kátia, viajei contigo com tantas fotos bacanas! adorei! beijos do sul!

lugastal disse... [Responder comentário]

kátia, viajei contigo com tantas fotos bacanas! adorei! beijos do sul!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Katia!
Eu sempre leio seu blog e adoro-o. Vc é por demais de criativa...
Mas hoje, especialmente, quando me deparei com a sua vinda à Maceio, me emocionei. Sou paulistana mas há tempos que moro nesta cidade linda chamada Maceió. Confesso, suas fotos e as descrições carinhosas que fez de cd lugar que visitou, são fantásticas!
Espero que volte mais vezes aqui!!

Bjocas,
Dani Halliday

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, sabe outra coisa que gostei nesse post? Por causa dele, estou conhecendo muitas conterrâneas que não sabiam que moro em Maceió. Estamos até pensando em fazer um encontro de blogueiras, olha que legal!!!!
Essa internet é mesmo engraçada.

Agradeço todos os comentários a respeito de minha pessoal.

E se alguém vier a Maceió e precisar de dicas, pode me escrever, terei o maior prazer do mundo em ciceroneá-las.

Cláudia Ramalho

Rachel disse... [Responder comentário]

Sem comentários Katia, li seu post inteirinho e fiquei até emocionada no final.
Não viajamos muito, marido e eu, mas sempre que dá, o nordeste sempre foi nossa preferência.
Maceió, é nosso próximo destino e já guardei todas sugestões que você passou, acho que vamos adorar.
Concordo com você, quase sempre estamos só, eu e meu marido, uma cervejinha gelada, uma batatinha crocante num barzinho aconchegante, e o momento se torna mágico, prazeroso.
Adorei seu encontro com a Claudia Ramalho, vou fazer uma visita ao blog e conhecer um pouco mais, pelo jeito ela é uma expert na cozinha!
Passar da amizade virtual para a realidade é ótimo, dia desses pude conhecer uma amiga em BH/MG e fiquei encantada.
Bom, só me resta dizer que vou aguardar as suas impressões de Aracajú, para o futuro...rs!
Bjuss!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Primeiro vou falar do GRANDE ENCONTRO: Maravilhoso!!!Duas meninas maravilhosas juntas só podia dar nisso:bom papo,simpatia e a felicidade estampada nos seus rostinhos!! Que delícia!!

Quanto a Maceió, não vou te enganar não...lugar mágico!! Em especial a praia do Gunga, Lagoa do Mundaú e Barra de São Miguel!! Ficarão sempre na minha memória por razões especiais! Mas quando fomos a Maceió da útima vez era só chuva tb! rsrs...mas mesmo assim aproveitamos muuuito!
Bjão para vcs!!

Veronica F. disse... [Responder comentário]

Que post sensacional!!!!! Vim correndo ler quando se tratava de uma viagem a Maceió, é que eu também sou do Nordeste - Bahia!!!!!!!!!!
Maceió realmente é tudo de lindo e encantador, agora você vai para Aracaju? É outra belezura, faz um tempão que não volto lá, provavelmente será o local onde passarei o reveillon, vou ficar atenta nas suas dicas.
Ha!!!! o blog da Claudinha realmente é incrível mesmo!!!!
Bjs

Janete disse... [Responder comentário]

Adorei conhecer Maceió com vc aqui no blog!!! rsrsrsrs...Muito legal esse projeto de vcs de conhecerem um pouquinho mais do noss País que é taõ lindo!!! Adoro seu blog, sempre falo isso, mas é vdd, o duro de entrar nele é que não dá vontade mesmo de sair...rsrsrs. Bjooss

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu voltei....voltei para ficar... hahahaha

Bonfaaaa! Que saudades de comentar aqui!!!! Fiquei afastada da blogosfera por conta do casamento da minha irma que foi segunda-feira, dia 14!

Katia, foi tudo tão lindo! Estamos todas emocionadas até agora aqui em casa! A ficha ainda não caiu! O máximo! A partir de agora, tenho um tempinho mais livre e vou postar com mais frequencia no blog! E, lógico, voltar à minha rotina de visitar os meus blogs favoritos, como é o Casos e Coisas!!!

Adorei as suas fotinhas em Maceió!!! É uma cidade linda, cheia de charme praiero! Vixe, já sei que voce iria amar Jampa city!!! Voces precisam virrrrrrr!

ahahhah

Beijao lindona!

Silvana disse... [Responder comentário]

Olá Kátia !!
Já fui a Maceió há muitos anos atrás
Esses quiosques já eram bonitos mas agora me parece que são muito mais...
Que bela viagem...!!

Beijoss

Silvana

Jiciane disse... [Responder comentário]

Kátia,
Concordo que qualquer lugar tem seus encantos.
E as praias de Macéio são lindas mesmo, principalmente a cor da água. Se vc achou bonita mesmo com o tempo nublado, imagine com um "solzão" .
Ahh...que bom saber que vc vem visitar minha cidade, Aracaju!
Espero que vc goste muito!
:D
Se precisar de alguma informação ou quiser tirar alguma dúvida sobre a cidade, e estiver ao meu alcance, ficarei muito feliz em ajudá-la.
Um grande bjo!

Bird disse... [Responder comentário]

Katia!!! esse é um dos meus posts preferido!!! :D

Gente quanta delicia junta!!! Fiquei babando e com um sorriso na cara ao ler este posts ever umas das duas amigas virtuais que admiro e ADORO!!! Que vontade de estar ai, parace que foi show!! No so Alagoas como sua visista com a Clau!!

Minha mae é de Alagoas e a Clau me mandou uma renda tipoca como esta que sta na mesa? Linda!! é uma pessoa muito generosa e fofa demais!! Me ligou outro dia e achei uma delicia fala com ela!! Que dabe um dia eu possa escrever um post como este e te-las aqui saboreanbdo um vinho ou creveja! ;) Nao sei se o filé estara tao gostoso womo esse da Clau, mas o abraço sera caloroso também rsrsrs

ADOREI!! nao conhecia Alagoas, mas cresci escutando historias, inclusive de Pajuçara!! :)

Muito linod mesmo e a orla me encantou também!!

vc duas estam gatonas nas fotos, e parace que passaram um momento inesquecivel!! ADOREI de coraçao!!

Bjoca

Lili disse... [Responder comentário]

mas bonfa, o que foi essa sua viagem hein? delícia! =) salivei pelas comidas todas! só coisa boa! =) e que coisa linda essa renda na mesa!!! me identifiquei com vc dizer que n entra mto no mar no rio... eu vou bastante... é lindo lá, mas morro de medo das ondas... sofro preconceito por isso... é sempre um 'você não foi pro rio então'. =/ acho mar pra ser recebido com carinho é no nordeste mesmo. =) abraços!

Marília Dourado disse... [Responder comentário]

Essa Cláudia sabe como receber bem!!

E que vontade de conhecer Maceió...!!!

Um bjo

Maria Luiza disse... [Responder comentário]

Ja fui pra Maceió também e adorei, até acho que do nordeste, é a capital que mais gostei e achei mais bonita! E quando vc vai postar sobre Florianópolis??? Estou curiosa!
Beijos

Silvia Azevedo (@silvia_az) disse... [Responder comentário]

Kátia, faz tempo que não passo aqui (nem em muitos blogs que acompanhava com frequência...)! A vida vai tomando rumos diferentes, prioridades são modificadas e abrimos mão de uma coisa ali e outra aqui, até que tudo se ajeite.
Conheci seu blog através da Claudia e também fiquei muito animada com esse encontro! É muito bacana quando conseguimos prolongar nossas amizades "virtuais" para a "vida real", não é mesmo?
Suas fotos como sempre estão lindas, viu?
Beijoca!

Silvia Azevedo
http://umapitadadecadacoisa.blogspot.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bonfa que saudade de vc! Estava falando sobre festas com uma amiga que esta em Portugal e vim aqui me inspirar nas suas festas maravilhosas. Eis que vejo que vc deu uma passadinha pelo meu nordeste lindo, aqui no UK ta mto frio, fiquei desejando ate o clima chuvoso do nordeste (raros momentos). Um Beijo grande =*

www.larissatododia.com

Maria disse... [Responder comentário]

Muito boa sua viagem. Já fui para Maceio e adorei. Gosto muito de praia e o nordeste apesar de ter muitas praias tem muitas coisas diferentes em cada cidade. Você vai amar conher os costumes e os sabores de cada lugar. Bjus.

Marta disse... [Responder comentário]

Katita... que viagem gostosa.. fui à Maceió há muito tempo, mas AMEI a cidade.. estava muito calor e as piscinas naturais estavam divinas!
E conhecer a Claudinha deve ter sido demais!!!!
A casa dela é linda, a mesa estava show e a comida nem se fala..rsss
Beijos

Regiane Correia disse... [Responder comentário]

Oi Lindona!! Achei esse post maravilhoso... meu irmão mora em Maceió (Pajucara), e em Fevereiro passei 10 dias muito bons lá.. e vários lugares q vc fotografou eu estive... matei saudades! e como já disse admiro o jeito gracioso q vc escreve adoro!!! BEIJOS VC É DEMAIS MESMO!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Se a vida lhe entrega um limão faça uma caipirinha.
também penso com vc se estou cercada de pessoas legal não importa o lugar, o tempo ...vou esta de bom humor. Horrível e esta com gente chata fora isso topo tudo!
Que bom que foi encontrar com a amiga blogueira. As amizades feitas aqui se encanto fácil. São simples e sinceras. Diferente o mundo normal será pq?
Bjos Que delicia de viajem. Com este clima e acompanhada foi mais gostoso ainda.
Felicidade para o casal e viva que tudo e muito efémero.

Unknown disse... [Responder comentário]

Vc esta no meu blog de novo rsrsrs
bjos

Lilica disse... [Responder comentário]

Parabéns!
Lindissima viagem, belo encontro...adoro seu blog.

Beijos,
Lilica.

Uma parte de mim disse... [Responder comentário]

Oii Kátia!
Sou de Maceió e amei ler esse post!, obrigada por compartilhar as belezas de Minha cidade!, uma pena que o tempo não ajudou,bjo.

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Oi! Bonfa sabe vendo esse post me lembrei muito da minha última viagem ao Nordeste - quando fui para o Maranhão e com toda certeza cada praia tem a sua peculariedade e que bom que vc quebrou esse "preconceito" que você tinha. Não vejo a hora de voltar para o nordeste e Maceío e Natal são os meus destinos em breve se Deus quiser. E camarão a milanesa uhmmmmmmmmmmmm não tem coisa melhor, só que eu comi com queijo cheddar, uma delícia e um grata e deliciosa surpresa.
Bjos!

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Não conheço Maceió, mas definitivamente entrou para a minha listinha!
Você me fez sonhar com esse post, tudo perfeito.
As comidinhas me fizeram salivar e o clima me deixou com muitas saudades do Brasil, pois aqui está muuuuuito frio!
Bjos querida
Léia

Ypsilon Yvone disse... [Responder comentário]

Katia
Li seu relato sobre essa viagem com a maior atenção. Primeiro porque eu estou doida para conhecer Maceió, segundo que a cada foto é um flash de inspiração e beleza...Aliás, suas fotos são sempre super caprichadas dignas das melhores revistas da praça.
Katia o que são essas delicias comestiveis!!! Esses restaurantes!! Eita moça descolada viu?!hummm a festa de Babete.

Conhecer mais de perto um pouquinho a Claudunha é um prazer enorme.Adoro o blog dela, a forma como explica tudo sobre o trabalho as festinhas infantis, a forma como escreve seus textos... Fiquei bege com a beleza da mesa de jantar e dos quitutes.
Esse foi um encontro de duas feras que mais admiro aqui na nossa blogsfera.
Parabéns às duas e por partilhar tão ricamente conosco sua linda viagem.
bjus
yvone

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá !!!
Vi que está de férias, mas resolvi deixar meu comentário mesmo assim :)
Nossa, fiquei impressionada com o que vcs conheceram em 2 dias !!! Sou nova por aqui e foi o primeiro post que li, mas pelo que entendi vcs viajam todo final de semana ??????? Que glória !!! :)
Senti uma calma ao ler o post pq deu a entender que vcs aproveitaram muito o tempo e sem correria.
Fiz uma viagem pela Europa em Setembro desse ano. Foram 11 dias, mas foi uma correria tãããão grande, que voltei irritada. O erro foi ter ido de excursão, com guia, mas se não fosse assim, não teríamos conhecido tudo que vimos.
Vc viaja de excursão ou vai por conta própria ? Tem alguma dica para me dar ?
Vou te seguir, adorei o blog.
Beijos,
Sandra.

Related Posts with Thumbnails