segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Evitando o desperdício: antepasto rápido com sobras da geladeira

3

2

Entre as minhas resoluções para 2012, há o compromisso comigo mesma de ser mais contida nas compras de mercado e evitar o desperdício de comida. No ano passado, me senti muito culpada quando percebi a quantidade de pastinhas e pedaços de queijo que jogava fora depois de um tempo esquecidos no fundo da geladeira. Tenho o costume de levar pra casa algumas novidades que encontro nas prateleiras do mercado toda semana e cheguei a preparar uma degustação de molhos e geleias com o “acervo” da despensa em agosto de 2011:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/08/degustacao-de-molhos-e-geleias-com.html

A festinha foi ótima, mas quando acabou, me vi cercada por muitos potes com a indicação de que seu conteúdo deveria ser consumido em até uma semana depois de abertos. Ihhhh, como é que eu iria comer aquilo tudo sozinha? Mesmo dispensando o jantar e optando por um lanchinho à noite, era coisa demais para uma pessoa só, já que o Marcelo adora um pratão de comida e temos hábitos alimentares bem diferentes. Hoje em dia, acho que eu deveria ter pensado em disponibilizar pequenas embalagens a fim de que meus convidados pudessem levar pra casa alguns dos molhos que mais gostaram. Eu poderia decorar e personalizar esses recipientes, transformando-os em lembrancinhas da festa. Fica aqui a dica pra vocês e pra mim também, porque pretendo incorporar essa ideia aos próximos eventos.

Sendo assim, quando vi que os ingredientes comprados para uma salada estavam “passando do ponto” na geladeira, não pensei duas vezes: juntei tudo e preparei um antepasto para servir com pães e torradas.

5

Meu primeiro passo foi regar uma travessa de vidro com bastante azeite extra virgem antes de salpicar as folhas de um maço de manjericão. Eu tinha comprado uma caixinha de cenoura e beterraba raladas no HORTIFRUTI, mas decidi usar somente a cenoura porque a beterraba estava ficando esbranquiçada e saindo do prazo de validade. Acrescentei uma caixa de tomate-uva e finalizei com alho, cebola picada, sal e pimenta do reino moída.

4

Com a ajuda de talheres para salada, misturei tudo e levei a travessa ao forno por mais ou menos 40 minutos em fogo baixo. Esperei até que os ingredientes adquirissem “tons outonais” e que o aroma do antepasto invadisse a cozinha para desligar o fogo. Servi morno.

1

Em um prato branco individual, posicionei o antepasto ao lado de algumas fatias de pão integral com grãos (adoro essa textura crocante!!!!) e uma colher de degustação contendo um punhado de pimenta do reino triturada. Fiquei feliz com o resultado dessa experiência culinária improvisada e com o fato de ter aproveitado os ingredientes sem desperdiçar nada.

Espero continuar cumprindo minhas promessas de Ano Novo, rsrsrsrs!!!!

Um grande beijo pra todos com votos de um Carnaval bem animado ou relaxante, dependendo da disposição e da vontade de cada um!!!!

Bonfa ass[4]

15 comentários:

Flavinha Gomes disse... [Responder comentário]

Está ficando craque, menina rsrsrs
Bjka

Jelleen Kalline disse... [Responder comentário]

Oi Querida adorei o seu cantinho,estou te seguindo espero a sua visitinha...
coisinhas-da-jujuba.blogspot.com
Beijokas e Boa Semana

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa, essa promessa é dificílima! Tb sofro desse problema por gostar de testar novidades do mercado, mas as sobras... são inevitáveis. Eu, geralmente, faço saladas ou massas e adorei a ideia do antepasto.
Por mais q saibamos q sobras ocorrerão, vale tentar. Hsss
Adorei sua dica para lembrancinhas. Útil e fundamental.
Bjokas e um excelente Carnaval para vc e o maridão.';D

Sueli disse... [Responder comentário]

Está com uma carinha maravilhosa, imagino o sabor!!!

Bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Rápido e prático, além de estar com uma cara ótima!
Bjoss

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Que idéia ótima!!! Sabe que eu também 'esqueço' coisas na geladeira frequentemente? Quando lembro, tem até mofinho dentro da embalagem :-O Tenho que me disciplinar e tentar fazer uma revisao a cada semana. Mas as vezes dá preguica :-D
Beijoca

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. dá pena mesmo jogar algumas coisas fora. Mas essa misturinha ficou super boa!
Beijos

Angela disse... [Responder comentário]

Katia querida,

Estamos fazendo um pit stop de dois dias no Brasil antes de partirmos para a 3a etapa da lua de mel! Aproveitei para ver como estão as coisas aqui no meu blog preferido! Que sementes são essas que aparecem na primeira foto? São de papoula?
Na volta definitiva te ligo.
Beijão

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Ficou com aspecto super apetitoso. Também não gosto de desperdício, e como na maior parte do tempo somos apenas marido e eu, tenho que me controlar. Beijocas!

Carol Vieira disse... [Responder comentário]

Eu cresci aprendendo que não se pode jogar comida fora, então como gosto sempre de preparar as coisas aqui em casa e gosto das novidades do mercado, então penso na quantidade... As vezes até quero ter variedades maiores de algo para um jantar, festinha, mas lembro que ninguém como horrores, então prefiro fazer pouca coisa que dê para dar conta e vou variando aos pouco sem querer comprar tudo de uma só vez para o mesmo evento. Não desperdiçamos comida aqui em casa, ainda bem que meu marido também pensa como eu!
Beijos :o)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Carol, você está certíssima!!!!! Parabéns por sua postura!!!! Acho que a gente desenvolve até mesmo a criatividade quando a geladeira não está tão cheia e aproveita os alimentos de forma mais consciente. Quero me espelhar em você e parar de ter medo de que "falte comida". Sei que é uma preocupação boba e, com tantas festinhas que já fiz em casa, eu deveria ter aprendido quais são as quantidades ideais pra cada coisa. Tem uma nova festa pintando por aí e espero que dessa vez eu acerte!!!! Um beijão!

Maria disse... [Responder comentário]

Adorei esse visual. Vou aproveitar minhas sobras. Bjus.

Alicia disse... [Responder comentário]

QUE BUENA PINTA!!!!!!!!
MIRE LAS FOTOS DONDE DICES DE GRAMADO Y CANELA...HACE AÑOS FUI CON MI FAMILIA...MEENCANTOOOOOOOOOOOOOOO
SALUDITOS.

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Amiga, evitar o desperdício é também uma luta constante minha!
Esse antepasto me fez salivar - adorei!
Um grande abraço
Saudade
Léia

K disse... [Responder comentário]

Estou fazendo , nesse momento esta no forno. Depois te conto .

Related Posts with Thumbnails